
Futebol
Foi corrido do Sporting e não coloca leões como favoritos ao bicampeonato: "Desperdiçou vantagem..."
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Após o empate, a duas bolas, frente ao Vitória SC (LER AQUI), o Sporting CP aumentou a sua série de jogos sem conseguir vencer fora do Estádio José Alvalade. https://twitter.com/playmaker_PT/status/1268671761459142658 A última vitória dos leões fora de portas aconteceu a 11 de janeiro de 2020, diante do Vitória FC. Nessa ocasião, no Estádio do Bonfim, o conjunto verde e branco, então orientado por Jorge Silas, levou de vencida os sadinos, por 3-1. Bruno Fernandes, por duas vezes, e Luciano Vietto apontaram os golos da vitória leonina. Desde então, fora de portas, o Sporting CP realizou seis jogos, tendo registado quatro derrotas e dois empates. Neste ciclo, incluem-se dois jogos com o SC Braga (2-1 e 1-0), um jogo com o Rio Ave (1-1), um jogo com o İstanbul Başakşehir (4-1), um jogo com o Famalicão FC (3-1) e, finalmente, o empate diante do Vitória SC (2-2). Contas feitas, e tendo apenas em conta os jogos da Liga NOS, em 13 jogos, a turma de Alvalade venceu cinco, empatou quatro e perdeu quatro. Assim, em 39 pontos possíveis, os leões somaram apenas 19 e são a quinta melhor equipa do Campeonato Nacional nesse registo. Até final da prova, o Sporting CP terá ainda quatro compromissos fora de portas: Belenenses SAD, Moreirense FC, FC Porto e SL Benfica.
Fotografia de Sporting CP
Extremo verde e branco tem estado em grande destaque no ano de estreia, com exibições que lhe valeram a mudança para o Chelsea
|
Geovany Quenda tem sido um dos grandes destaque do Sporting na presente temporada. O extremo foi, no passado sábado, dia 19 de abril, visitar o seu antigo clube, o Damaiense, onde entregou os prémios do torneio de futebol de formação que estava a decorrer.
O extremo foi titular no Sporting - Moreirense da passada sexta feira, dia 18 de abril. Ajudou os leões a conseguir uma vitória por 3-1, muito importante para a luta do campeonato que os verdes e brancos travam, atualmente, com o Benfica.
No dia a seguir ao jogo, realizou o habitual treino de recuperação reservado aos titulares, da parte da manhã. À tarde seguiu para o campo do Damaiense, onde deu os primeiros toques na bola. Geovany Quenda foi o patrono do 10.ª edição da Damaiense Páscoa Cup, torneio de formação organizado pelo clube da Damaia.
Geovany Quenda assitiu às finais dos escalões de Petizes, Traquinas, Benjamins e Infantis, e no final de todos os jogos, fez parte das cerimónias de entregas de prémios, onde ficou com a responsabilidade de dar os galardões às equipas vencedoras.
Relembrar que Geovany Quenda nasceu para o futebol no Damaiense, antes de uma curta passagem pelo Benfica. Mudou-se, de seguida, para o Sporting, onde se destacou. Estreou-se na equipa principal na Supertaça, no início da temporada, e desde então conquistou o seu espaço no plantel verde e branco, sendo neste momento o único jogador com participação em todos os jogos dos leões esta época.
Partida acabou em empate sem golos para qualquer das formações e antigo jogador dos leões não ficou satisfeito com questão colocada
|
O Vasco da Gama - Flamengo, válido para a quinta jornada do Brasileirão, terminou com um 0-0. Na flash interview realizada ao intervalo, Nuno Moreira, antigo jogador do Sporting, não gostou de uma pergunta que lhe foi colocada e acabou por rebater as afirmações da imprensa.
"Nuno, o que tentaram neste primeiro tempo que acabou por não dar certo?", questionou uma jornalista, deixando o extremo algo insatisfeito com a pergunta. "Porque é que não deu certo? Tivemos oportunidades assim como eles, mas isto são duas equipas a jogar futebol. Umas vezes eles vão-nos ultrapassar, outras vezes seremos nós, faz parte", apontou o ex Sporting.
"Acho que fizemos uma boa primeira parte e agora nos minutos finais, se calhar devido a algum cansaço, não conseguimos ter tanto a bola e a pressão não está a sair tão bem e vamos retificar agora no intervalo, mas, para mim, a primeira parte é positiva", atirou Nuno Moreira.
O marcador viria a não sofrer quaisquer alterações até ao final do encontro, apesar do claro domínio do Flamengo. O Vasco da Gama foi aguentando a pressão dos visitantes e a partida acabou mesmo por terminar sem golos, com as formações a dividirem pontos.
Apesar de nunca se ter estreado pela equipa principal do Sporting, Nuno Moreira fez um longo trajeto na formação do Clube de Alvalade, contando com mais de uma centena de encontros com a Listada verde e branca. Na última temporada nos leões, em 2020/21, na equipa B, o extremo realizou 25 encontros e marcou seis golos. Durante os vários anos em Alcochete, venceu dois campeonatos nacionais de juniores.
Confira o momento:
Jogador que representa os leões, e foi formado nas camadas jovens verdes e brancas, deixou palavras carregadas de emoção para o Senhor Formação
|
A morte de Aurélio Pereira deixou o mundo do Sporting em choque, com todo o universo verde e branco a mobilizar-se em torna da figura do Senhor Formação. Diego Callai foi um dos que, recentemente, deixou uma última despedida, através de uma mensagem partilhada nas redes sociais do guardião dos leões, após a vitória da equipa B de Alvalade no último jogo, frente ao Atlético.
"Senhor Aurélio, hoje o meu coração fala por mim. Marcou profundamente a minha vida, não apenas como profissional e como apaixonado por futebol mas principalmente como pessoa. Viu me como criança a jogar e em mim viu algo, acreditou em mim. Trouxe me para o Sporting onde aprendi a defender e a amar este clube. Não fui o único que tive a sorte e a honra de ter cruzado o meu caminho consigo", começou por escrever o guardião, numa mensagem carregada de emoção.
Prosseguiu, com destaque para as características pessoais do Senhor Formação: "O senhor Aurélio não era apenas uma figura histórica no Sporting Clube de Portugal; ele era, é e continuará sendo parte da história. Um senhor de coração gigante, com uma visão de futuro rara, que ajudou a moldar não só o clube, mas também o futebol português", apontou, de seguida, Diego Callai.
Depois, sobre o amor ao Sporting que os dois partilhavam: "A sua dedicação ao clube era algo comovente, o seu amor pelo próximo, ainda maior. Fica um vazio enorme em todos nós, mas também uma gratidão imensa por tudo o que nos deixou. E assim o vazio pode ser preenchido um pouco que seja".
Por último, uma dedicatória: "Senhor Aurélio, descanse em paz. A sua luz continua e sempre continuará a brilhar não apenas em cada canto de Alvalade mas também dentro de todos os nossos corações. Esta vitória foi para si!", rematou Diego Callai, juntando uma foto da equipa B dos leões - onde estão muitos talentos descobertos por Aurélio Pereira - antes da última partida