Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

SPORAR NÃO CHEGOU PARA VENCER NO BERÇO

Bis do atacante esloveno não foi suficiente para conquistar os três pontos aos leões no regresso da Liga NOS, terminando num empate a duas bolas em Guimarães

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

A 25.ª jornada de Liga NOS, que marcava o regresso do Sporting CP pós-pandemia, esperava-se dura, e assim foi. Os leões foram até à Cidade Berço, em Guimarães, onde encontraram um Vitória SC muito coeso e confiante. Ainda assim, Andraz Sporar mostrou-se de pé quente, com o esloveno a bisar e a ser a principal figura leonina na partida. A terminar a partida com menos um elemento, depois da expulsão de Joseph, o Vitória SC não vacilou e conseguiu segurar o empate a duas bolas.


O silêncio e o meter (novo) óleo na engrenagem


Com o Estádio D. Afonso Henriques totalmente vazio, nesta noite de quinta-feira (4 de junho), o silêncio foi mesmo feito ainda antes do apito inicial, com um minuto dedicado aos falecimentos provocados pelo Covid-19.


Rúben Amorim, treinador dos leões, trouxe surpresas logo no seu onze inicial. Com Matheus Nunes e Eduardo Quaresma a entrarem em campo, os leões optaram por jogar com três centrais, algo que acabou por fazer com que a segurança do meio campo fosse fraca.

O início da partida foi mesmo dominada pelos homens de Ivo Vieira que, em apenas três minutos, arrecadaram dois livres diretos com perigo à baliza do Sporting CP. Eduardo Quaresma, diga-se de passagem, mostrou-se hesitante no princípio, mas acabou por assumir a sua posição de forma destacada.


No que toca aos leões, o primeiro remate à baliza do Vitória SC apenas surgiu à passagem pelo minuto cinco, através de uma tentativa de remate de primeira de Sporar, a falhar o esférico. Na resposta (7’), remate cruzado de Edwards, sai ao lado, mas embate ainda num defesa dos leões.

O jogo estava repartido, com o esquema leonino a permitir uma pressão alta por parte da equipa da casa. O Sporting CP notou a falta de Wendel no seu meio campo, que se viu completamente perdido nos primeiros 15 minutos da partida.

Sporar de pé quente e os erros dos guardiões

Aos 18 minutos, Douglas cedeu a bola a Sporar, numa bola longa para as costas da defesa, o guarda-redes parecia ter o lance controlado, mas sai da área e deixa escapar a bola, deixando-a à mercê de Sporar, que apenas teve de atirar para o fundo da baliza deserta, permitindo a inauguração do marcador.

À meia hora, o ritmo de jogo é pouco. O Sporting CP, no entanto, vai dominando dada à falta de resposta dos vimaranenses que, infelizmente, chegou logo de seguida ao empate.

Depois do erro de Douglas na baliza da equipa da casa, foi a vez Luís Maximiano estar menos bem na partida. O guarda-redes leonino dá mal o esférico, Josepeh recupera e assiste o melhor marcador vimaranense, João Carlos Teixeira, que atira para a igualdade (33'). Tornando-se, esta, uma primeira parte marcada pelos erros dos dois guardiões de cada equipa.

Depois do empate, os leões começaram a apertar o Vitória SC. Um cabeceamento de Coates por cima (38') e um remate de Vietto (45'), dão por terminados os primeiros 45 minutos.

No regresso do descanso, a pressão continua a ser pintada a verde e branco. Aos 53 minutos, chega o bis de Sporar. Passe de Jovane Cabral para as costas da defesa, que ficou a pedir fora de jogo. O esloveno, ainda assim, dribla Douglas e atira para o fundo das redes. O VAR, momentos depois, confirma a posição legal do atacante leonino. Desta forma, os leões colocavam-se novamente na frente, por 2-1.

Um final em desgaste

Depois do segundo golo, o Sporting CP demonstrou um jogo com menos ritmo, mais calmo e a tentar controlar a partida. No entanto, a equipa de Guimarães não estava satisfeita e continuava a lutar pelo empate, que acabou por chegar aos 68 minutos, pelo pé de Edwards. Remate de Davidson, a esbarrar num adversário, sobra para Edwards, que atira de pé esquerdo, Max não conseguiu evitar o empate.

Antes do final da partida, ambas as equipas denotavam algum destaque e, ainda durante cerca de 15 minutos, o Vitória SC jogou com um elemento a menos, depois da expulsão de Joseph, devido à acumulação de amarelos. Os leões não conseguiram aproveitar a vantagem e o empate acabou mesmo por ser inevitável.

A próxima jornada joga-se em Alvalade, já na próxima sexta-feira (12 de junho), frente ao Paços de Ferreira, pelas 21h15. Neste momento, o Sporting CP continua no quarto lugar da Liga NOS, contando com 43 pontos.


Futebol

"HJULMAND NÃO SAI POR ESSES VALORES": ESPECIALISTA DIZ QUE CAPITÃO DO SPORTING 'VALE' MENOS QUE...

Craque dinamarquês está a ser muito cobiçado pelo Manchester United, que procura um médio que dê garantias

Morten Hjulmand, jogador do Sporting, está a ser muito cobiçado pelo Manchester United, que procura um médio que dê garantias
Morten Hjulmand, jogador do Sporting, está a ser muito cobiçado pelo Manchester United, que procura um médio que dê garantias

  |

Icon Comentário0

Morten Hjulmand tem - tal como Pedro Gonçalves, Ousmane Diomande e Rodrigo Ribeiro - a segunda cláusula de rescisão mais alta do plantel, fixada em 80 milhões de euros. Bruno Andrade não acredita que o Sporting venda o agora capitão de equipa - muito cobiçado pelo Manchester United - por tais valores.


"Se há jogador que não sai abaixo da cláusula, há alguns, sim, mas o Hjulmand, agora com o posto de capitão, além da questão da parte tática e da liderança, não existe motivo para o Sporting agora libertar o jogador por um valor abaixo da cláusula", começou por dizer, na CNN.


"Apesar de achar o Hjulmand um belíssimo jogador, não acredito em propostas de 80M, nem próximas disso. No futebol moderno, qualquer jogador, para muitos, vale 70/80M, mas não é bem assim. O Hjulmand, se fosse vendido por 70M, seria um 'golaço' e um sucesso absoluto, mas não acho que seja vendido por 70M, por mais qualidade que tenha", admitiu.


Em 2023/24, com a camisola do Sporting, Morten Hjulmand realizou 49 encontros: 30 no Campeonato Nacional, 10 na Liga Europa, sete na Taça de Portugal e dois na Taça da Liga. Nos 3.539 minutos que disputou, o médio apontou quatro golos e fez outras tantas assistências para companheiros de equipa. Uma temporada excelente resultou numa subida exponencial no valor de mercado, para os 40 milhões de euros.

Morten Hjulmand chegou ao Sporting no verão de 2023, oriundo do Lecce, a troco de 18 milhões de euros, mais 3 por objetivos, tornando-se na segunda contratação mais cara da história do Clube de Alvalade, sendo superado apenas por Viktor Gyokeres (20 milhões, mais 4 por objetivos).


Assista às palavras de Bruno Andrade sobre o médio dos leões:



Futebol

PSG TEM CAMINHO LIVRE POR GYOKERES? SPORTING 'TORCE O NARIZ' AO MERCADO DOS FRANCESES

Avançado dos leões é cobiçado por meia Europa depois de uma época de classe mundial

Viktor Gyokeres, craque do Sporting, é cobiçado pelo PSG depois de uma época de classe mundial
Viktor Gyokeres, craque do Sporting, é cobiçado pelo PSG depois de uma época de classe mundial

  |

Icon Comentário0

O PSG está com muitas dificuldades em garantir a contratação de Victor Osimhen. Os franceses chegaram a um impasse junto do Nápoles, que continua a não aceitar a proposta. Viktor Gyokeres, craque do Sporting, é a alternativa ao nigeriano.


A informação está a ser avançada por Fabrizio Romano - jornalista italiano especializado em assuntos relacionados com o mercado de transferências - garantindo que os gauleses "rejeitaram incluir Kang-in Lee no negócio" e tampouco vão bater a cláusula, como é vontade dos napolitanos.


Assim, a possível saída de Gyokeres - que agora tem o Barcelona 'à perna' - para a Ligue 1 poderá ganhar força, apesar de a fonte acima mencionada referir que o PSG "está feliz com Gonçalo Ramos e Kolo Muani". Certo é que os franceses já tentaram despachar o ex Benfica algumas vezes, e o Atlético de Madrid também mostrou interesse no português.


Em 2023/24, ao serviço do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 65 milhões de euros fez 48 encontros realizados (3.957 minutos), 41 golos e 14 assistências, sendo uma das grandes figuras da turma de Rúben Amorim. O avançado tem contrato com os leões até junho de 2028 e a maior cláusula de rescisão do plantel, fixada na ordem dos 100 milhões de euros.

Inicialmente, Sporting pagou 20 milhões, mais 4 por objetivos e custos de intermediação, por Viktor Gyokeres. Contas feitas, ao dia de hoje, o ponta de lança já custou 24,8 milhões aos cofres leoninos, sendo que existem, ainda, 3 milhões em objetivos por alcançar, o que pode atirar o investimento no internacional pela seleção da Suécia para bem perto dos 30 milhões de euros (27,8).


Confira a publicação:



Futebol

NÃO TEM LUGAR NO SPORTING DE RÚBEN AMORIM E AINDA VAI PAGAR INDEMNIZAÇÃO MILIONÁRIA

Atleta está fora dos planos de Rúben Amorim para a temporada 2024/25

Atleta que não conta para Rúben Amorim no Sporting vai pagar indemnização bastante elevada
Atleta que não conta para Rúben Amorim no Sporting vai pagar indemnização bastante elevada

  |

Icon Comentário0

Mateo Tanlongo está a viver uma fase complicada da sua carreira. O médio, que não tem lugar no Sporting de Rúben Amorim, ficou, esta terça-feira, a saber que terá de pagar uma indemnização de 1 milhão de euros ao Racing Santander, clube com o qual chegou a acordo no mercado de verão de 2023, mas que depois acabou por romper para rumar ao Copenhaga.


Mateo Tanlongo já havia sido condenado, numa primeira instância, mas ainda interpôs um recurso para tentar fugir a esta indemnização milionária. Contudo, o tribunal acabou mesmo por dar razão ao Racing Santander e o argentino terá de abrir os cordões à bolsa.


Tal como o Leonino avançou em exclusivo, Mateo Tanlongo não tem lugar na turma de Rúben Amorim e o objetivo dos responsáveis verdes e brancos passa por arranjar colocação, a título definitivo, para o atleta de 20 anos. Se tal não for possível, os leões aceitam ceder Mateo Tanlongo, mas colocando uma cláusula de opção de compra no negócio.


Em 2023/24, entre Copenhaga e Rio Ave, Mateo Tanlongo – avaliado em 2 milhões de euros – alinhou em 13 jogos, depois de, na época transata, ter realizado 14 partidas pela equipa principal do Sporting. Na segunda metade de 2023/24, o médio fez 12 encontros pelo emblema de Vila do Conde, nos quais disputou apenas 662 minutos.

De recordar ainda que o atleta chegou ao Sporting no mercado de inverno de 2023, vindo da Argentina com rótulo de médio muito promissor e envolvido em polémica, visto que forçou saída do clube anterior. Todavia, o jovem está muito longe de atingir aquilo que seria o seu objetivo na vinda para o Sporting de Rúben Amorim e deverá voltar a rodar na próxima temporada desportiva.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


SPORTING NA LUTA POR IOANNIDIS: LEÕES PERDEM A CABEÇA E FAZEM OFERTA 'LOUCA' AO PANATHINAIKOS
Futebol

SPORTING NA LUTA POR IOANNIDIS: LEÕES PERDEM A CABEÇA E FAZEM OFERTA 'LOUCA' AO PANATHINAIKOS

 

Icon Comentário0
OFICIAL! CENTRAL INTERNACIONAL POR PORTUGAL ASSINA COM O SPORTING: "É UM ORGULHO"
Futebol

OFICIAL! CENTRAL INTERNACIONAL POR PORTUGAL ASSINA COM O SPORTING: "É UM ORGULHO"

 

Icon Comentário0
NUNO SANTOS JÁ SABE O QUE O ESPERA: TEMPO DE PARAGEM DO ALA DO SPORTING É CONHECIDO
Futebol

NUNO SANTOS JÁ SABE O QUE O ESPERA: TEMPO DE PARAGEM DO ALA DO SPORTING É CONHECIDO

 

Icon Comentário0