
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Miguel Sousa Tavares voltou a comentar as prestações de Viktor Gyökeres no Sporting. Desta vez, o comentador afeto ao Porto referiu-se ao número de golos marcados de penálti pelo internacional sueco e criticou a arbitragem de Gustavo Correia no Estrela da Amadora – Sporting (0-3), no passado sábado.
Miguel Sousa Tavares compara Gyokeres a Taremi: "Para quem tanto falava..."
Num artigo de opinião no jornal Record, Miguel Sousa Tavares recorda os dois golos marcados de penálti por Gyökeres - que está na mira de histórico inglês -, na Reboleira, e compara o registo do sueco em Alvalade com o do ex-avançado do Porto Mehdi Taremi: “Para quem tanto falava dos penáltis de Taremi ao serviço do FC Porto, é curioso comparar os registos de ambos, aqui recordados anteontem: em 122 jogos pelo FC Porto, Taremi marcou 18 de penálti e com menos de metade dos jogos pelo Sporting (59), Gyökeres marcou apenas menos um (17)”.
Para o comentador, a arbitragem de Gustavo Correia, árbitro da AF Porto, na partida da jornada 27 do campeonato, deu muito “falatório”: “Uma arbitragem que certamente não entrará para o histórico das queixas de arbitragem a que os sportinguistas se entregam sempre que se acham prejudicados, mas obviamente esquecendo as de sinal contrário, de que não guardam nem memória nem registo”.
Sobre a disputa pela conquista do campeonato, o comentador coloca o Porto “afastado da disputa principal” e pede “que não venha a ser o VAR a decidir quem será o campeão de 2025”. Lembrar que, no próximo domingo, os dragões recebem o Benfica, num jogo a que o Sporting estará muito atento.
No mesmo artigo de opinião, Miguel Sousa Tavares comenta ainda os últimos tempos da presidência de Pinto da Costa no Porto, considerando que foram “um verdadeiro pesadelo”. E comparou com os mandatos de Bruno de Carvalho e Vale e Azevedo nas lideranças de Sporting e Benfica, respetivamente: “basta recordarmos o lindo serviço que fizeram Vale e Azevedo e Bruno de Carvalho à frente de Benfica e Sporting, ambos eleitos e idolatrados pelas suas gentes e também eles conduzindo os respetivos clubes à pré-falência. Com a diferença de que Pinto da Costa, pelo menos, ganhava e prestigiava lá fora o futebol português e eles não ganharam nada a não ser vergonha ou cadastro criminal”
Jogador deve ter papel importante no plantel de Rui Borges na próxima temporada, e os leões já conseguiram garantir a contratação
|
Está confirmado e é oficial! Giorgi Kochorashvili, jogador que alinha no Levante, da segunda divisão espanhola, vai ser reforço do Sporting para a próxima temporada, por um montante a rondar os 5,5 milhões de euros, e que pode ainda ascender mais dois milhões, mediante objetivos combinados entre os dois clubes.
O jogador admitiu que foi preciso "muito sacrifício" para chegar ao Sporting. O médio centro assumiu que tem referências no futebol - grandes destaques do meio campo do futebol mundial: Zidane, Ronaldinho e Iniesta, para nomear algumas das lendas do futebol mundial.
Destacou-se cedo, mas a forma física franzina do jogador fechou-lhe muitas portas quando era mais novo, algo que deixou marcar em Kochorashvili: "Festejo os meus golos imitando o Capitão América pois, tal como ele, apesar de não ser forte sempre fui corajoso, e foi assim que ele alcançou tudo. Eu acredito que com trabalho duro podemos sempre alcançar os nossos objetivos", contou, em entrevista, à Gazetta, na Geórgia.
Apaixonou-se pela liga espanhola depois de assistir à final do Mundial de 2010, entre as seleções de Espanha e Países Baixos. Destacou-se no europeu sub 19, em 2017, onde chegou a defrontar Portugal. Essa exibição abriu-lhe as portas ao campeonato espanhol pela mão do Girona: "Fui sem hesitar", admitiu Kochorashvili.
Mudou-se para o Levante dois anos depois, onde se tornou numa das principais figuras da equipa de Valência. Foi convocado para o Europeu 2024, e deixou também algumas palavras em relação ao espirito dos georgianos: "Somos muito fortes a nível físico e mental. Não é por acaso que temos dois campeões de artes marciais mistas", rematou Kochorashvili.
Jogador que vinha a ser seguido pelos leões está a lidar com um problema físico de bastante gravidade, e não joga mais até ao fim da época
|
O jovem defesa central Jónatas Noro, um dos alvos do Sporting para reforçar o eixo da defesa, sofreu uma lesão gravíssima ao serviço da equipa B do Braga, onde atualmente milita, e vai estar de fora até ao final da temporada.
A lesão aconteceu na partida que pôs frente a frente as equipas do Braga B e do Sanjoanense. O jogo foi disputado no passado domingo, dia 30 de março, e contou para a sexta jornada do Grupo de despromoção da Liga 3, que os bracarenses perderam por 1-0.
Os arsenalistas já esclareceram a lesão, que se terá prendido com uma rotura total do tendão aquiliano direito. O Braga emitiu comunicado a explicar o seguinte: "O jogador será submetido a uma intervenção cirúrgica e terá pela frente um período de recuperação nunca inferior a oito meses".
Isto significa que Jónatas Noro, jogador que chegou a ser alvo do Sporting, tal como do Benfica, mas que acabou por reforçar o Braga, vai estar de fora, no mínimo, até ao fim da época. A verdade é que as perspetivas mais negativas apontam para que o jogador volte à competição apenas no próximo ano, em 2026.
O jogador de 19 anos, que até agora contava com três partidas ao serviço do Braga B, vê, assim, a sua evolução travada devido a uma paragem prolongada. Esta situação também vai obrigar Rui Jorge, selecionador nacional, a encontrar uma solução para o eixo da defesa no Europeu sub 21, que decorre este verão, na Eslováquia.
Atletas do Clube de Alvalade têm muito mercado e são cobiçados por alguns dos principais emblemas do futebol europeu, com históricos ingleses à cabeça
|
O próximo mercado de transferências de verão promete ser agitado para os lados de Alvalade. Em praticamente todos os setores da equipa, há jogadores muito cobiçados e vão chegar ofertas avultadas à SAD do Sporting. Resta esperar para perceber se Frederico Varandas vai resistir aos muitos milhões que serão apresentados pelos tubarões europeus, depois de encaixar mais de 77 milhões de euros no recente mercado de inverno, com as vendas de Quenda, Essugo, Rúben Vinagre e Leonardo Barroso.
O caso de maior destaque é o de Viktor Gyökeres. O goleador do Sporting está na mira de muitos clubes, com o Arsenal a afigurar-se como o principal pretendente. O novo diretor desportivo da equipa de Londres, Andrea Berta, é um grande apreciador das qualidades do melhor marcador da Liga Portuguesa. Os gunners tem o sueco no topo da lista de desejados, em conjunto com o compatriota Alexander Isak, que joga no Newcastle. Os leões tem mesmo um acordo com o jogador para deixá-lo sair na próxima janela de transferências por um valor abaixo da cláusula de rescisão de 100 milhões de euros.
No setor defensivo, os jogadores mais cobiçados são Gonçalo Inácio e Diomande. O internacional português é pretendido por Arsenal, Liverpool, Borussia Dortmund e Manchester United. Ruben Amorim, técnico dos Red Devils que já admitiu estar atento aos jogadores da antiga equipa, conhece bem o central, tendo sido sob seu comando que o jogador de 23 anos fez a estreia na equipa principal verde e branca, na época 2020/21. Gonçalo Inácio tem contrato válido com os leões até 2027 e uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. Quanto a Diomande, as sondagens que o Sporting já recebeu podem transformar-se em propostas concretas. Arsenal, Chelsea e Juventus têm o central costa-marfinense bem referenciado. O central, que se tem afirmado na equipa sob o comando de Rui Borges, está blindado por uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros e o contrato é válido até 2027.
No meio-campo, o principal ativo dos leões é Morten Hjulmand. O internacional dinamarquês, que o Sporting contratou aos italianos do Lecce no verão de 2023, tem tido uma evolução meteórica desde que chegou a Alvalade. Para além de se ter sagrado campeão nacional e ter recebido a braçadeira de capitão, depois da saída de Coates, o médio estreou-se pela seleção principal do seu país e participou no Euro 2024. As boas exibições de Hjulmand, que tem contrato até 2028 e uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros, chamaram a atenção de clubes como PSG, Tottenham e Manchester United. Outro caso a considerar no setor intermediário é o de Morita. O japonês termina contrato no final da próxima época e recusou a proposta de renovação apresentada pelo Sporting. Se a situação se mantiver, os responsáveis leoninos podem procurar a venda do japonês no verão, para evitar uma saída a custo zero no final de 2025/26.
No ataque, a par de Gyökeres, Trincão também está “na montra”. O avançado internacional português é outro velho conhecido de Ruben Amorim, que o orientou em Braga e em Alvalade, e o Manchester United poderá avançar com uma proposta. Seria o regresso de Trincão ao campeonato inglês, depois da passagem pelo Wolverhampton em 2021/22, por empréstimo do Barcelona. O atacante de 25 anos, que soma nove golos e 13 assistências em 44 jogos esta época, está protegido por uma cláusula de 60 milhões de euros.