Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Curiosidades

Saiba quem são os 5 melhores marcadores do Sporting frente ao Braga

Turma de Rui Borges está obrigada a vencer para continuar na luta pelo título e, para tal, precisará que os seus homens golos estejam numa noite inspirada

Em dia de partida entre Sporting e Braga, saiba quem são os cinco maiores goleadores do Clube de Alvalade diante dos minhotos
Em dia de partida entre Sporting e Braga, saiba quem são os cinco maiores goleadores do Clube de Alvalade diante dos minhotos

  |

Icon Comentário0

O Sporting defronta, esta segunda-feira, o Braga, às 20h45, no Estádio José Alvalade, em jogo relativo à 28.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O Leonino recorda, desta forma, os cinco maiores goleadores dos verdes e brancos diante dos minhotos, com destaque para a lenda do Clube de Alvalade: Manuel Fernandes.


  1. Manuel Fernandes – A lenda do Sporting defrontou o Braga em 26 ocasiões. Nos 2.245 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o mítico avançado leonino marcou 23 golos e fez duas assistências, sendo o melhor marcador do Clube de Alvalade nas partidas frente aos minhotos. 
  2. Manuel Vasques – Um dos membros dos Cinco Violinos era um verdadeiro pesadelo para o Braga. Em 21 partidas, o extremo marcou 19 golos e foi fundamental em vários triunfos do Sporting diante dos minhotos.
  3. Rui Jordão – Apesar de surgir no lugar mais baixo do pódio, o eterno ponta de lança do Sporting gostava de fazer a cabeça em água ao Braga. Em 16 partidas diante dos minhotos, o antigo avançado do Clube de Alvalade conseguiu 16 finalizações certarias e duas assistências.
  4. Lourenço – Avançado do Sporting nas décadas de 60 e 70, o homem que ficou conhecido pelo poker diante do Benfica, na Luz, também adorava fazer o gosto ao pé diante do Braga. Em 13 jogos frente aos minhotos, o histórico do Clube de Alvalade marcou 13 golos.
  5. João Martins – Com os mesmos tentos frente ao Braga que Lourenço, mas com menos jogos, o avançou que atuou no Sporting entre 1947 e 1959 tinha nos arsenalistas uma das suas vítimas favoritas. Em 16 jogos, o atleta que ficou na história do Clube de Alvalade marcou 13 golos.



Wiki Leonino

Sporting – Braga? Recorde 5 atletas que estiveram dos dois lados da barricada

Leões e minhotos medem forças nesta segunda-feira, às 20h45, no Estádio José Alvalade, em jogo a contar para a 28.ª jornada da Liga Portugal Betclic

No dia do Sporting - Braga, recorde cinco atletas que jogaram nos leões e nos minhotos, com destaque para Paulinho
No dia do Sporting - Braga, recorde cinco atletas que jogaram nos leões e nos minhotos, com destaque para Paulinho

  |

Icon Comentário0

O Sporting recebe, nesta segunda-feira, às 20h45, o Braga no Estádio José Alvalade, num jogo que pode revelar-se decisivo para as contas finais do título, isto após o triunfo do Benfica diante do Porto. O Leonino recorda, por isso, cinco dos jogadores mais marcantes que representaram os verdes e brancos e os minhotos.


Confira cinco jogadores que representaram o Sporting e o Braga:


  1. Paulinho – Com 145 encontros pelo Sporting, nos quais marcou 53 golos e fez 21 assistências, o avançado foi pedido expresso de Ruben Amorim, tendo chegado a Alvalade em janeiro de 2021, oriundo do Braga, numa transferência bastante polémica. Nos minhotos, o ponta de lança realizou 153 partidas (63 golos e 24 assistências).
  2. Francisco Trincão – Ao dia de hoje, é uma das grandes referências do Sporting, isto depois de um período de adaptação inicial. Em Braga, ainda muito jovem, deu nas vistas e rumou ao Barcelona para jogar ao lado de Messi, a troco de uma verba superior a 30 milhões de euros. Nos leões, o internacional português contabiliza 145 jogos, 32 golos e 26 assistências.
  3. Pote – Nunca chegou a jogar na equipa principal do Braga, tendo passado pelos escalões de formação dos minhotos entre 2010 e 2015, de onde rumou ao Valência. No Sporting, o avançado foi peça fundamental para o bicampeonato dos verdes e brancos (190 jogos, 81 golos e 49 assistências).
  4. João Palhinha – Após o ataque à Academia, em 2018, e perante a falta de espaço no Sporting, o médio rumou ao Braga, dando excelente conta de si durante duas épocas (76 jogos, seis golos e três assistências). No regresso a Alvalade, o internacional português brilhou (95 partidas e sete golos), foi campeão e acabou por rumar ao Fulham a troco de uma verba superior a 20 milhões de euros.
  5. Ricardo Esgaio – Com a esmagadora parte da formação cumprida no Sporting, foi em braga que o lateral se afirmou durante quatro temporadas (179 jogos, oito golos e 34 assistências). No verão de 2021, o português voltou a Alvalade e, apesar da relação conturbada com os adeptos, já conta com 189 encontros com a Listada verde e branca, tendo marcado dois golos, feito 19 assistências e conquistado, entre outros títulos, um Campeonato Nacional.



Wiki Leonino

E se Sporting e Benfica terminarem empatados? É assim que se decide o título

Leões e águias estão taco a taco na luta por mais um campeonato nacional e poderá ser necessário um desempate raro e há muito não repetido

Sporting e Benfica permanecem empatados no topo da classificação e caso esse empate persista até ao final  existem um conjunto de regras de desempate
Sporting e Benfica permanecem empatados no topo da classificação e caso esse empate persista até ao final existem um conjunto de regras de desempate

  |

Icon Comentário0

A faltarem sete jornadas para o final do campeonato, Sporting e Benfica estão empatados no topo da classificação da Liga Portugal, com 65 pontos conquistados. As duas equipas ainda se irão defrontar, na penúltima ronda, duelo que pode ser decisivo, e todos os cenários estão em aberto.


Nomeadamente, a possibilidade de leões e águias terminarem o campeonato com os mesmos pontos. Se isso acontecer, será necessário saber quais são os critérios, e perante esse cenário, qual das duas equipas irá festejar a conquista do título? Se fosse hoje, seria a formação do Sporting, uma vez que venceu as águias em Alvalade por 1-0, por isso, está em vantagem no confronto direto, mas como referido anteriormente, os leões ainda terão de visitar a Luz, pelo que o resultado do confronto direto poderá ser distinto. 


Eis os critérios 


a) Número de pontos alcançados pelos clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram; b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si; c) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos clubes nos jogos realizados em toda a competição; d) Maior número de vitórias em toda a competição;  e por último e) Maior número de golos marcados em toda a competição.

Casos específicos


Estes são os cinco primeiros critérios que servirão para atribuir um vencedor ao campeonato, porém, ainda é possível o empate prevalecer, o que já aconteceu. A última vez foi na temporada 1977/78, quando o Porto voltou a ser campeão 18 anos depois, graças à diferença entre golos marcados e sofridos no total dos jogos e o Benfica falhou o tetracampeonato.

Existiu, ainda, um caso em que foram os Sportinguistas a sorrir, o que remonta à temporada de 1947/48, na famosa época dos Cinco Violinos, onde brilhava de leão ao peito, por exemplo, Fernando Peyroteo, e os leões levaram a melhor sobre a formação do Benfica, devido ao confronto direto, isto porque na primeira volta os encarnados foram ao campo dos leões vencer por 3-1, mas acabaram por perder em casa por 4-1.

Todos os cenários em aberto 

A sete jornadas do final do campeonato, tanto leões como águias têm duelos bastante complicados. No caso dos comandados de Rui Borges, os duelos que em teoria são mais complicados são frente ao Sporting de Braga, ao Santa Clara e Vitória de Guimarães. Já os comandados de Bruno Lage têm a deslocação ao Dragão e à Pedreira como destinos mais perigosos. 

Confronto direto que promete ser decisivo

O confronto entre Sporting e Benfica, na jornada 33, no Estádio da Luz, promete ter um caráter decisivo e a probabilidade das equipas chegarem ao fim totalmente empatadas é muito reduzida. No entanto, caso isso se suceda, terá então lugar a um jogo extra, em terreno neutro, e aí tudo terá de ficar mesmo decidido.


Wiki Leonino

Muitos penáltis esta época? Eis os que são precisos para Sporting bater recorde

Leões já levam 19 grandes penalidades a favor esta temporada, mas a história diz que ainda faltam alguns para chegar ao maior número alguma vez registado

Sporting já leva 19 grandes penalidades a favor esta temporada, mas a história diz que ainda faltam alguns para chegar ao maior número alguma vez registado
Sporting já leva 19 grandes penalidades a favor esta temporada, mas a história diz que ainda faltam alguns para chegar ao maior número alguma vez registado

  |

Icon Comentário0

Esta época de 2024 têm dado que falar - e muito - a quantidade de grandes penalidades assinaladas a favor do Sporting, número que aumentou para 19 no jogo desta última quinta-feira, dia 3 de abril, durante o jogo que opôs os leões ao Rio Ave, no Estádio José Alvalade.


O encontro da primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal foi ganho pelo emblema da casa, por 2-0, sendo que o segundo golo, apontado ao minuto 45+1, foi apontado por Viktor Gyokeres, na conversão de uma grande penalidade, assinalada na sequência de uma falta de Aguilera sobre Geny Catamo.


As estatísticas não mentem e, apesar de algumas críticas em torno do elevado número de castigos máximos de que tem beneficiado desde o início da época, o Sporting ainda se encontra afastado do recorde de penáltis ganhos num só ano, tendo como primeira referência o ano de 2000.


Em 2001/02, com Laszlo Boloni a orientar a equipa, o Sporting beneficiou de 24 grandes penalidades ao todo, sendo que 17 delas foram para o campeonato. Nessa época, os leões foram campeões nacionais, com 75 pontos, mais cinco do que o Boavista, o segundo classificado.

Também na temporada 2018/19, o Sporting obteve um maior número de grandes penalidades a favor do que aquele que soma até este momento. Nesse ano, foram assinaladas 20, com o Clube verde e branco a fixar-se na terceira posição, com 74 pontos.


Veja, abaixo, a lista de épocas em que se registou um maior número de penáltis a favor do Sporting:

  1. 2001/02 - 24 penáltis;
  2. 2018/19 - 20 penáltis;
  3. 2024/25 - 19 penáltis;
  4. 2021/22 - 18 penáltis;
  5. 2016/17 - 16 penáltis.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Os melhores marcadores do Sporting contra o Famalicão (com Gyokeres à espreita)
Wiki Leonino

Os melhores marcadores do Sporting contra o Famalicão (com Gyokeres à espreita)

 

Icon Comentário0
Jogar no Sporting e no Rio Ave? 10 nomes que passaram nos dois clubes
Wiki Leonino

Jogar no Sporting e no Rio Ave? 10 nomes que passaram nos dois clubes

 

Icon Comentário0
Gyokeres continua a impressionar no Sporting e ameaça feito de Yazalde
Wiki Leonino

Gyokeres continua a impressionar no Sporting e ameaça feito de Yazalde

 

Icon Comentário0