Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Competições

Sporting passa de besta a bestial contra o Porto e vence Clássico nos últimos suspiros

Equipa verde e branca conseguiu recuperar da desvantagem e, com recurso à qualidade técnico de um elemento em particular, acabou por vencer

Sporting consegue vencer jogo contra o Porto, depois de ter começado mal, e dá motivos para festejar aos adeptos e Sócios
Sporting consegue vencer jogo contra o Porto, depois de ter começado mal, e dá motivos para festejar aos adeptos e Sócios

  |

Icon Comentário0

O futebol português testemunhou uma das primeiras grandes reviravoltas da sua história competitiva a 26 de maio de 1929. Nesse dia, o Sporting, sem favoritismo e após uma época discreta no Campeonato de Lisboa, onde terminou num modesto quinto lugar, eliminou o Porto nos oitavos-de-final do Campeonato Nacional, vencendo por 3-2 com um hat-trick de Oliveira Martins, jovem avançado que começava a dar nas vistas.


Porto era favorito, mas Sporting soube impor-se


O embate realizou-se em Lisboa, e apesar de a partida ser disputada em campo neutro (prática comum, dado que as eliminatórias se jogavam a uma só mão), uma entusiástica multidão de adeptos portistas fez-se ouvir na capital. A equipa visitante era tida como favorita, mas encontrou um Sporting inspirado e liderado pelo técnico escocês Charles Bell.


Assim, os leões alinharam com Cipriano, Jurado, Martinho de Oliveira, Varela, Serra, Moura, Matias, Mourão, Abrantes Mendes, Oliveira Martins, Filipe dos Santos e José Carreira. Já o Porto, apresentou-se em campo com Mihály Siska, Jerónimo Pereira, Pedro Tamudo, Álvaro Pereira, Álvaro Sequeira, Lopes Martins, Júlio Dias, Waldemar Carneiro, Acácio Mesquita, Norman Hall e Raúl Castro.

Porto a entrar melhor em campo


O Porto entrou com mais ímpeto e, logo aos 9 minutos, Waldemar abriu o marcador com classe, ao concluir de forma subtil um passe de Mesquita, colocando a bola por cima do guarda-redes Cipriano. O início de jogo parecia confirmar o favoritismo dos nortenhos, enquanto o Sporting, prejudicado pelo vento contrário e pela insistência em jogadas aéreas, não encontrava o seu ritmo.

Contudo, aos 22 minutos, o jogo mudou de tom. Um passe bem medido de Abrantes Mendes para Mourão desfez a defesa azul e branca, e o cruzamento foi aproveitado por Oliveira Martins, que empatou com um remate fulminante. A confiança leonina cresceu exponencialmente a partir deste momento. Até ao intervalo, os lisboetas dominaram, com várias oportunidades criadas, mas viram Siska, guarda-redes portista, brilhar com defesas notáveis. Ainda assim, Oliveira Martins destacava-se como a principal ameaça.

Intervalo fez bem ao Sporting

Na segunda parte, foi a vez de Cipriano salvar o Sporting com duas intervenções decisivas. O Porto voltou a assumir o controlo e marcou de novo por Waldemar, desta vez com um remate de pé esquerdo digno de registo. A esperança verde voltou a esmorecer, mas não por muito tempo. A cerca de 30 minutos do fim, José Carreira encontrou Oliveira Martins solto na área, e o jovem avançado não desperdiçou: 2-2 e tudo em aberto.

O golo da reviravolta surgiria a 10 minutos do fim, quando Oliveira Martins, em grande tarde, disparou um remate rasteiro e potente de fora da área que só parou no fundo das redes. Estava consumado o hat-trick e uma das mais inesperadas reviravoltas da história do Campeonato de Portugal. O Porto, até então dominante, perdeu o controlo emocional e o Sporting passou a gerir a vantagem com autoridade, perante uma plateia que se rendeu à exibição da jovem promessa leonina.

Elogios na imprensa

Segundo o jornal Os Sports, o Sporting "honrou o futebol da capital com um justo triunfo", destacando a energia de Martinho de Oliveira, a inteligência tática de Matias, a serenidade de Serra e Moura, o perigo constante de Abrantes Mendes e o talento de Mourão. Mas foi Oliveira Martins, com a sua eficácia e instinto goleador, quem roubou os holofotes. Esta vitória, além de marcar uma viragem numa época instável para os leões, consolidou o nome do jovem avançado como uma das revelações do futebol português no final da década de 1920.


Wiki Leonino

Sporting ganha ao Benfica pela terceira vez seguida e garante Gland Sam

Plantel verde e branco levou a melhor sobre os grandes rivais encarnados e conquista assim todos os troféus nacionais que podia ter vencido

Adeptos do Sporting celebraram a terceira vitória consecutiva sobre o Benfica, tendo a mesma garantido a conquista do campeonato e do Grand Slam
Adeptos do Sporting celebraram a terceira vitória consecutiva sobre o Benfica, tendo a mesma garantido a conquista do campeonato e do Grand Slam

  |

Icon Comentário0

Na época 2021/22, a equipa de futsal do Sporting voltou a fazer história. A conquista do bicampeonato, confirmada a 25 de junho de 2022, fez com que, primeira vez, um clube tenha conseguido vencer todas as competições nacionais numa única temporada, o tão denominado 'Grand Slam'. Sob o comando de Nuno Dias, o Sporting viveu uma época de excelência competitiva, coroada com o título de Campeão Nacional após uma caminhada imaculada no play-off, onde venceu todos os jogos, também isso inédito no futsal português até então.


Uma época que começou com Sporting desfalcado


A temporada arrancou num contexto atípico. O início do campeonato foi adiado devido à realização do Campeonato do Mundo de Futsal, na Lituânia, onde o Sporting esteve fortemente representado: João Matos, Tomás Paçó, Pany Varela, Miguel Ângelo, Pauleta, Erick e Zicky foram peças-chave da seleção portuguesa que se sagrou Campeã do Mundo, enquanto Guitta ajudava o Brasil a alcançar o terceiro lugar.


Com grande parte do plantel envolvido no Mundial, a pré-época dos leões foi feita maioritariamente com jogadores da formação. Ainda assim, a juventude respondeu com qualidade: o Sporting venceu a Taça Vila de Cascais, repetindo o feito de 2019. Hugo Neves e Diogo Santos, dois dos destaques dessa fase, seriam posteriormente emprestados ao Eléctrico FC e ao ETB Calviá, respetivamente, para ganharem minutos e experiência.

Mercado com saídas de peso e reforços de qualidade


O plantel leonino sofreu algumas alterações: Taynan, Rocha e Mamadú (este último emprestado ao Viseu 2001) deixaram a equipa. Para colmatar as saídas, chegaram Caio Ruiz do Portimonense, Waltinho do Jimbee Cartagena (4.º classificado na fase regular da liga espanhola), e o regressado Miguel Ângelo, vindo do SC Braga.

Já em março, o Sporting garantiu o reforço do internacional espanhol Esteban Guerrero, proveniente do KPRF Moscovo, de onde saiu devido à invasão russa da Ucrânia. Um acréscimo de qualidade num plantel já recheado de talento e experiência.

Domínio do início ao fim

O campeonato nacional foi disputado em duas fases, com uma fase regular de 14 equipas (menos duas do que na época anterior) e um play-off entre os oito primeiros. A temporada contou com quatro despromoções, preparando o terreno para um campeonato com apenas 12 equipas em 2022/23.

O Sporting assumiu desde cedo o comando da fase regular e nunca mais largou a liderança. Das três derrotas registadas, duas ocorreram já com o primeiro lugar garantido, o que demonstra o controlo absoluto dos leões sobre a prova.

Na segunda fase, o domínio foi ainda mais evidente: os verdes e brancos venceram todos os jogos do play-off, incluindo a final, frente ao eterno rival Benfica - adversário que Sporting encontrou várias vezes nesta fase, como em 2012/13, por exemplo -, resolvida em apenas três partidas, um feito até então nunca alcançado no futsal português. Os resultados finais foram de 5-4 e 4-3, ambos após prolongamento, e no derradeiro duelo, os leões levaram a melhor por 4-3.

Troféu atrás de troféu e o 'Grand Slam'

O campeonato foi apenas a cereja no topo de um bolo recheado de conquistas. O Sporting venceu todas as provas nacionais em disputa, algo nunca antes conseguido: Supertaça (Dezembro 2021): vitória convincente frente ao Benfica, após adiamento devido ao Mundial; Taça da Liga (Fevereiro 2022): três vitórias expressivas, incluindo nova final ganha ao rival encarnado; Taça de Portugal (Maio 2022): terceira final da temporada entre Sporting e Benfica, terceiro triunfo verde e branco.

Com estes triunfos, a formação liderada por Nuno Dias completou o primeiro 'Grand Slam' do futsal nacional, algo que nem as mais dominantes equipas anteriores haviam alcançado. Se a qualidade do jogo do Sporting foi notável, também o contexto individual dos seus atletas reforçou a grandeza da época.


Wiki Leonino

Sporting domina em jogo decisivo e ergue título inédito

Com grande hegemonia na partida decisiva, Clube de Alvalade pode comemorar troféu que nunca foi visto antes no seu palmarés

Adeptos do Sporting festejam título nunca antes visto, depois do Clube de Alvalade fazer uma grande exibição no jogo decisivo
Adeptos do Sporting festejam título nunca antes visto, depois do Clube de Alvalade fazer uma grande exibição no jogo decisivo

  |

Icon Comentário0

O Sporting encontrou a Académica de Coimbra para disputar a final do Campeonato de Portugal, no dia 24 de junho de 1923. Os leões saíram vencedores do confronto e, desta forma, ergueram o seu primeiro troféu na história da competição. Os responsáveis pelos golos do triunfo foram Francisco Stromp (12’) - fundador do Clube de Alvalade - e Joaquim Ferreira (18’ e 53’).


Augusto Sabbo, técnico germânico dos leões, avançou para campo com Cipriano dos Santos, José Leandro, Jorge Vieira, Joaquim Ferreira, Filipe dos Santos, Henrique Portela, Francisco Stromp, Carlos Fernandes, Torres Pereira, Jaime Gonçalves e João Maia. Já o conjunto adversário, alinhou com João Ferreira, Prudêcio, Ribeiro da Costa, Joaquim Miguel, Teófilo Esquível, António Galante, Gil Vicente, José Neto, Armando Batalha, Guedes Pinto e Augusto Pais.


Entrada muito forte


O jogo começou e meia hora foi o tempo suficiente para o Sporting conseguir fazer os primeiros estragos na defesa da Académica. Francisco Stromp, capitão e um dos fundadores dos leões, aos 12’, chegou ao 1-0 na partida com um remate muito potente, após receber um centro de Carlos Fernandes, que estava no lado esquerdo do campo.

O segundo remate certeiro da partida surgiu seis minutos depois do primeiro, aos 18’. Agora, o responsável foi Joaquim Ferreira, craque dos leões responsável por marcar as grandes penalidades, converteu a primeira que teve com sucesso depois de um defesa do conjunto adversário ter colocado a mão na bola.


Leões sempre por cima

Com isto, o Sporting foi para o intervalo com uma vantagem de 2-0, que resultava de um futebol muito ofensivo. A segunda parte começou e a tendência do jogo não mudou, o conjunto verde e branco continuou por cima na partida, com uma assinalável exibição de Francisco Stromp.

Infelizmente, o craque teve de sair depois de um choque com o adversário e, até à metade do segundo tempo, o Sporting ficou a jogar apenas com 10, mas isto não impediu os verdes e brancos de marcarem mais um golo. 

Resultado fechado, título inédito!

O 3-0 aconteceu aos 53’, novamente com Joaquim Ferreira a converter uma grande penalidade. Foi assim que a partida terminou e os leões, com grande hegemonia na competição, festejaram e levaram o primeiro título do Campeonato de Portugal para o seu palmarés.


Wiki Leonino

Após quebrar jejum de 15 anos, Sporting vence Taça de Portugal ao Porto e faz a dobradinha

Equipa verde e branca alcançou a prova rainha depois de erguer o Campeonato Nacional, para delírio dos vários adeptos leoninos

Sporting conquista a Taça de Portugal ao Porto, após a conquista do Campeonato Nacional, e confirma assim a dobradinha
Sporting conquista a Taça de Portugal ao Porto, após a conquista do Campeonato Nacional, e confirma assim a dobradinha

  |

Icon Comentário0

Na viragem do milénio, o andebol leonino viveu uma das suas temporadas mais memoráveis. Depois de quebrar um jejum de 15 anos na época e recuperar o título de Campeão Nacional, o Sporting encerrou a época 2000/01 com chave de ouro ao levantar a Taça de Portugal, selando assim uma notável dobradinha, a quarta da sua história.


Taça intercalada com o Campeonato


Sob a orientação do técnico José Tomaz, os leões enfrentaram uma Taça de Portugal exigente, disputada em eliminatórias a uma mão, num percurso que começou ainda com o Campeonato Nacional em curso. Para chegar à final, o Sporting ultrapassou o Madeira SAD, o Vitória de Setúbal e o Ginásio do Sul.


O derradeiro desafio colocava frente a frente duas equipas já bem conhecidas: Sporting e Porto, que se haviam defrontado semanas antes na final do campeonato, também aí com vitória dos lisboetas. No entanto, a final da Taça revelou-se ainda mais dramática.

Reviravolta com sabor a título


O jogo começou com o Porto a entrar mais forte, construindo uma vantagem de 5-1 que parecia prometer um desfecho diferente. Mas o Sporting respondeu com raça e concentração, encurtando distâncias até alcançar o empate a 24 golos, já nos últimos cinco minutos de jogo.

Foi então, a apenas 40 segundos do fim, que Ricardo Andorinho escreveu o capítulo fina, ao converter com frieza um livre de sete metros que valeu a vitória por 25-24 e selou o nono troféu da Taça de Portugal para o emblema de Alvalade.

Mais troféus numa temporada de ouro

A época, que já era histórica com o regresso ao título nacional (o 17.º em 49 edições da prova), foi elevada a um novo patamar com este segundo troféu. A primeira fase do campeonato terminou com o Sporting no topo da classificação e a reintrodução do formato de play-off na segunda fase não impediu os leões de confirmarem a sua superioridade.

Além do sucesso interno, os verde e brancos também mostraram ambição nas competições europeias. A participação na Taça EHF foi marcada por uma campanha sólida, que evidenciou a crescente maturidade do grupo. A par disso, a exigente pré-temporada da equipa incluiu presença em três torneios distintos: São Mateus (4.º lugar), Tavira (2.º lugar) e Caminha (1.º lugar), sinais claros da preparação cuidada que antecedeu os triunfos.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Taça de Portugal e dobradinha no bolso! Sporting bate Benfica na final (Vídeo)
Wiki Leonino

Taça de Portugal e dobradinha no bolso! Sporting bate Benfica na final (Vídeo)

 

Icon Comentário0
Sporting dá a volta a jogo sofrido e repete dobradinha dois anos depois
Wiki Leonino

Sporting dá a volta a jogo sofrido e repete dobradinha dois anos depois

 

Icon Comentário0
Depois de época desastrosa, Sporting vence Porto e conquista Supertaça
Wiki Leonino

Depois de época desastrosa, Sporting vence Porto e conquista Supertaça

 

Icon Comentário0