Futebol
Com Gyökeres em branco, Suécia perde com a França e diz adeus ao Mundial
01 Jul 2026 | 12:08
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
01 Jun 2026 | 13:47 |
O Sporting continua empenhado em trazer de volta João Palhinha e já definiu uma estratégia para convencer o internacional português a regressar a Alvalade. A SAD está disposta a oferecer o estatuto de jogador mais bem pago do plantel e também a braçadeira de capitão ao atleta de 30 anos, em caso de saída de Morten Hjulmand.
Apesar de tudo, o médio aufere um salário bastante superior à realidade leonina, mas os responsáveis verdes e brancos acreditam que o médio poderá aceitar uma redução salarial para regressar ao Clube onde se formou, sendo que o Sporting admite ultrapassar os valores atualmente praticados para garantir a contratação.
Os próximos dias poderão revelar-se decisivos para o futuro do jogador, uma vez que está prestes a terminar o prazo para o Tottenham exercer a opção de compra acordada com o Bayern. Caso os londrinos optem por não avançar para a aquisição definitiva, o Sporting ficará numa posição mais favorável.
Apesar de o interesse leonino, a operação está longe de ser simples. Depois de convencer o jogador, será necessário chegar a entendimento com o Bayern, que pretende recuperar parte do investimento realizado. Ainda assim, João Palhinha vê com bons olhos a possibilidade de regressar a Alvalade, numa decisão influenciada não só pela vertente desportiva, mas também por questões familiares.
Nesta temporada, com a camisola do Tottenham, João Palhinha - avaliado em 18 milhões de euros - realizou 45 jogos: 33 na Premier League, oito na Liga dos Campeões, dois na Taça da Liga Inglesa, um na FA Cup e outro na Supertaça Europeia. Em 2.917 minutos dentro de campo, o trinco marcou sete golos e fez duas assistências.
Leões iniciaram oficialmente a preparação para a nova temporada com várias caras novas, mas houve um detalhe que rapidamente chamou a atenção
01 Jul 2026 | 17:33 |
O Sporting arrancou oficialmente esta quarta-feira a preparação para a temporada 2026/27, precisamente no dia em que assinalou o seu 120.º aniversário. Ao todo, 29 jogadores apresentaram-se na Academia Cristiano Ronaldo para realizar os habituais exames médicos, testes físicos e o primeiro treino da nova época sob as ordens de Rui Borges, embora uma ausência de peso tenha marcado o início dos trabalhos.
Entre os jogadores presentes estiveram nomes como Pedro Gonçalves, Daniel Bragança, Geny Catamo, Eduardo Quaresma, Nuno Santos, Iván Fresneda, Fotis Ioannidis e Luís Guilherme, além dos reforços Sergi Altimira, Pedro Lima, Issa Doumbia e Silas Andersen. Rui Borges contou ainda com vários jovens da formação, numa sessão que marcou o arranque oficial da nova temporada dos leões.
A principal ausência foi a de Morten Hjulmand. O capitão leonino recebeu autorização para regressar mais tarde devido aos compromissos com a seleção dinamarquesa, mas a sua situação continua a gerar dúvidas, numa altura em que existe um pré-compromisso com o Atlético de Madrid, apesar de o clube espanhol ainda não ter iniciado negociações formais com o Sporting. Também Giorgi Kochorashvili e Georgios Vagiannidis regressarão mais tarde pelos mesmos motivos.
Além destes casos, Rui Borges também não contou com Rui Silva, Gonçalo Inácio, Francisco Trincão, Maxi Araújo, Ousmane Diomande, Luis Suárez, Zeno Debast e o reforço Rodrigo Zalazar, todos eles ausentes devido à participação, ou recente participação, no Mundial 2026, adiando assim a integração no grupo de trabalho.
Com o plantel ainda incompleto, o Sporting deu o primeiro passo na preparação de uma temporada em que pretende voltar a lutar pelos principais títulos nacionais e fazer boa figura nas competições europeias. Nas próximas semanas, Rui Borges deverá começar a receber os internacionalizados e definir o grupo que atacará oficialmente a época 2026/27.
Estes foram os jogadores presentes no dia 1:
Guarda-redes: João Virgínia, Diego Callai, Francisco Silva e Guilherme Pires
Defesas: Nuno Santos, Iván Fresneda, Eduardo Quaresma, Ricardo Mangas, Rodrigo Dias, Miguel Alves, Bruno Ramos e Rafael Mota
Médios: João Simões, Pedro Gonçalves, Pedro Lima, Daniel Bragança, Flávio Gonçalves, Eduardo Felicíssimo, Issa Doumbia, Silas Andersen, Koba Koindredi e Sergi Altimira
Avançados: Geny Catamo, Souleymane Faye, Luís Guilherme, Fotis Ioannidis, Rafael Nel, Mauro Couto e Salvador Blopa
Timoneiro revelou informações sobre atleta do Clube de Alvalade que põem um sorriso em Rui Borges e à restante massa sportinguista
01 Jul 2026 | 16:33 |
Zeno Debast deu mais um passo importante na recuperação da lesão muscular que o afastou dos relvados nos últimos meses. O defesa do Sporting já regressou aos treinos sem limitações na seleção da Bélgica, embora ainda não esteja disponível para competir.
A novidade foi confirmada pelo selecionador belga, Rudi Garcia, na antevisão do encontro frente ao Senegal, marcado para esta quarta-feira, em Seattle. "Zeno Debast está com o grupo, mas amanhã (hoje) ainda é demasiado cedo para ele jogar. Está a evoluir bem. Ainda precisa de tempo para recuperar totalmente a forma física, como já estava previsto", afirmou.
O próprio jogador já tinha dado sinais positivos nas redes sociais, ao partilhar imagens do regresso ao trabalho com os companheiros. O central/trinco foi recebido com o habitual túnel de aplausos reservado aos atletas que regressam de lesões prolongadas ou alcançam marcos especiais.
O internacional belga, de 22 anos, não joga desde o início de maio, altura em que sofreu uma lesão muscular na coxa esquerda durante um treino, poucos dias depois do encontro entre Sporting e Vitória de Guimarães, da 32ª jornada da Liga.
Apesar do problema físico, Zeno Debast integrou a convocatória da Bélgica para o Mundial e continua a trabalhar para se estrear na competição. Caso os belgas ultrapassem o Senegal, o central poderá ficar disponível para os oitavos de final.
Reunião trouxe várias decisões marcantes sobre o VAR e outros regulamentos, mas um detalhe está a gerar forte debate entre clubes
01 Jul 2026 | 15:00 |
Na mais recente Assembleia Geral da Liga, o tema do VAR voltou a estar no centro das atenções após ser aprovada uma proposta do Braga que abre a porta à revisão de lances em situações de cantos, uma decisão que promete alterar a dinâmica das próximas temporadas e que surge como uma das mudanças mais relevantes no protocolo arbitral do futebol português.
A aprovação desta medida ganha ainda mais destaque pelo facto de o mesmo texto ter sido anteriormente chumbado numa proposta apresentada pelo Sporting, o que está a alimentar um intenso debate nos bastidores do futebol nacional sobre coerência e critérios de votação dentro da estrutura da Liga.
O episódio tornou-se ainda mais polémico porque o documento em causa é praticamente idêntico ao rejeitado a 20 de maio, altura em que a decisão gerou críticas públicas e reações fortes, incluindo comentários do presidente do Porto, André Villas-Boas, que questionou o processo e levantou dúvidas sobre a uniformidade das decisões tomadas.
Além da questão do VAR, a AG também aprovou o alargamento da Allianz Cup, que voltará a contar com equipas da 1.ª e 2.ª Ligas a partir de 2027/28, num modelo competitivo mais abrangente que pretende aumentar o número de jogos e o interesse comercial da competição.
Com estas alterações, a Liga prepara uma nova fase regulamentar no futebol português, onde o VAR e o formato das competições ganham centralidade, ficando agora em aberto o impacto real destas decisões na próxima época e a forma como os clubes irão reagir a estas mudanças estruturais.
Com Gyökeres em branco, Suécia perde com a França e diz adeus ao Mundial
01 Jul 2026 | 12:08
Só falta um detalhe para Hjulmand trocar o Sporting pelo Atlético Madrid
01 Jul 2026 | 12:03
Oficial! Sá Pinto desbloqueia situação no Sporting e leva médio problemático
01 Jul 2026 | 12:18