
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
A direção da Liga Portugal continua por decidir e o problema recai sobre Sporting, Benfica e Porto. Os três rivais não conseguem decidir em relação a que clube da primeira divisão do futebol nacional devem selecionar para ocupar a última vaga nos cargos de chefia.
Com o total de oito equipas presentes, a direção é composta por cinco emblemas da Liga Portugal Betclic e três clubes da segunda divisão nacional. As vagas reservadas para a Liga 2 já estão preenchidas, com Marítimo, Leixões e Feirense a representarem o segundo escalão do futebol nacional. Já na Liga Portugal, onde recai o impasse, Sporting, Benfica, Porto e Vitória de Guimarães são os emblemas unânimes a integrar a direção, faltando selecionar apenas um.
O Santa Clara é o favorito por parte do Sporting, com Benfica a mostrar preferência pelo Estrela da Amadora e o Porto a apoiar o Braga. É importante destacar que a própria inclusão do Vitória de Guimarães enfrentou resistência por parte do Clube de Alvalade, apesar de ter sido possível chegar a um acordo. O mesmo não parece vir a concretizar-se em relação ao último assento disponível na direção.
A dificuldade em selecionar o último integrante da direção da Liga Portugal espelha a divisão interna, que a continuar assim só poderá ser quebrada com recurso a um sorteio, que envolverá as três sociedades propostas. Anteriormente, este processo de discordância foi ultrapassado através de uma articulação prévia entre os clubes, de forma a evitar o impasse que agora se verifica na eleição.
Este mandato é considerado um dos mais importantes de sempre na história do futebol português, tendo em conta que abrange dossiês críticos tais como o processo de centralização dos direitos televisivos. Recorde-se que Reinaldo Teixeira é o atual presidente da Liga Portugal, tendo sido fortemente apoiado pelo Sporting durante as eleições para o cargo.
Agora a orientar o clube de Old Trafford, antigo treinador do Sporting nega oportunidade de encaixe financeiro significativo aos red devils
|
Ruben Amorim negou ao Manchester United uma oportunidade milionária. Por ordem do antigo treinador do Sporting, a direção dos red devils recusou a participar no documentário All or Nothing. Desta forma, o clube perde 11 milhões que poderiam entrar nos cofres, numa altura em que existe uma grave crise financeira em Old Trafford há desejo de contratar Douglas Luiz, da Juventus.
Segundo informações avançadas pelo portal The Athletic, o técnico português recusou a proposta da série documental da Amazon, por acreditar que a presença constante de câmaras causaria uma distração ao seu plantel. Amorim considera este fator de especial importância, dado o momento frágil que a equipa atravessa, após os maus resultados da temporada passada.
A proposta foi apresentada à direção do Manchester no final da temporada 2024/25 e recebeu a aprovação do departamento comercial do clube e do CEO Omar Berrada. Apesar da vantajosa proposta de 11 milhões de euros, os red devils viram-se forçados a retirar-se das negociações com a companhia de streaming, por desejo do ex Sporting.
Caso o clube de Old Trafford aceitasse a oferta da Amazon, o Manchester United seria a terceira equipa a receber um documentário All or Nothing, tal como foram os casos do Arsenal de Mikel Arteta, Manchester City de Pep Guardiola e Tottenham, do compatriota de Amorim, José Mourinho.
Os red devils querem dar a volta à grave situação financeira e desportiva na próxima temporada, mas Ruben Amorim terá um longo caminho pela frente. O antigo treinador do Sporting ambiciona levar o Manchester United de volta ao topo do futebol inglês.
Jogador referenciado pela estrutura verde e branca para reforçar plantel leonino tem intenções de alcançar vários troféus com os minhotos
|
Fran Navarro fez a antevisão da temporada do Braga. Apesar de não faz promessas concretas à massa adepta dos minhotos, o jogador, que foi desejo do Sporting no início da temporada 2023/24, revelou que os bracarenses ambicionam títulos, garantindo trabalho e expressando felicidade com a chegada de Carlos Vicens ao comando técnico.
Fran Navarro: "Braga? Quero ajudar o máximo possível, com trabalho e golos"
“A ver se esta época conseguimos algo inédito para o clube, ganhar um título importante a nível nacional. Em termos individuais, quero ajudar o máximo possível, com trabalho e com golos”, disse o antigo alvo do Sporting, aos meios de comunicação do Braga.
Alguns anos afastado do desempenho que atingiu ao serviço do Gil Vicente, Fran Navarro espera recuperar o momento de forma que o tornou uma revelação no futebol português: “Não gosto de atirar números. Claro que, quando marco, tenho aquela sensação de missão cumprida e espero repetir algo como fiz nos primeiros anos em Portugal. Se o avançado marcar um número considerável de golos, a equipa vai chegar mais à frente”.
Fran Navarro: "Moutinho e Horta? São pessoas muito boas, humildes e querem que melhores diariamente"
Para concluir, o ponta-de-lança espanhol destacou dois dos seus companheiros, um deles com passagem no Sporting: “João Moutinho e Ricardo Horta, porque quando estava noutras equipas pensava que eram diferentes, mas ao chegar aqui apercebi- me que são pessoas muito boas, humildes e querem que melhores diariamente”.
Vale a pena recordar que o avançado de 27 anos esteve apontado ao Sporting no mercado de verão de 2023, mas acabou por rumar ao Porto, apesar de nunca se ter conseguido afirmar em pleno ao serviço dos azuis e brancos. Depois de duas cedências por empréstimo, o jogador avaliado em 6 milhões de euros vai cumprir a sua primeira temporada completa na pedreira, enquanto jogador do Braga.
Rio Ave rejeitou uma nova proposta pelo jogador vinda dos Emirados Árabes Unidos e Clube de Alvalade tem cada vez mais concorrência pelo avançado
|
O nome de Clayton Silva continua a estar em destaque nesta janela de transferências e o mais recente interessado é o Al Wasl. O emblema orientado por Luís Castro apresentou uma oferta de 8 milhões de euros pelo brasileiro, rejeitada prontamente pelo Rio Ave. Esta é a segunda proposta recusado pelos vilacondenses, com o Sporting atento à evolução do processo do jogador, após ter sinalizado o ponta-de-lança de 26 anos como um potencial alvo.
O interesse do Sporting surge no seguimento da iminente saída de Viktor Gyokeres de Alvalade, sendo que Clayton é visto com bons olhos pela Direção de Frederico Varandas, apesar de não ser uma contratação prioritária para o ataque leonino, cujo principal alvo é Luis Suárez.
O primeiro clube a mostrar interesse por Clayton neste mercado de verão foi o Torino, que acabou por desistir das negociações após o Rio Ave exigir 15 milhões de euros pelo ponta-de-lança. Também o Zenit, da Rússia, e o Al Gharafa, emblema do Qatar orientado por Pedro Martins, acompanham a situação do atleta. Benfica e Porto são rivais diretos do Sporting e potenciais interessados no futebolista.
Clayton encontra-se integrado no estágio que o Rio Ave realiza em Guimarães, não existindo ainda qualquer proposta que iguale os 15 milhões de euros requeridos pelo emblema de Vila do Conde. O brasileiro foi contratado em definitivo pelo Rio Ave durante a época passada, num negócio fechado nos 3 milhões de euros com os brasileiros do Vasco da Gama.
Em 2024/25, com a camisola do Rio Ave, Clayton - avaliado em 5 milhões de euros - somou 18 golos e duas assistências, em 37 jogos. Os 14 remates certeiros que assinou na Liga Portugal Betclic colocam-no no quarto lugar da lista de melhores marcadores da competição. No futebol português, o avançado brasileiro também já representou o Casa Pia.