Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
05 Jan 2023 | 09:47 | Por Redação
Eduardo Barroso vê o Sporting como a melhor equipa a jogar futebol em Portugal. Em declarações exclusivas ao Leonino, o antigo Presidente da Assembleia Geral do Clube de Alvalade entende que a posição dos leões no campeonato não espelha as exibições que têm sido feitas, e até dá exemplos concretos. Refere, também, que ainda é possível o Sporting voltar “à rota do título”.
O médico cirurgião falou, também, sobre os dois rivais, Benfica e Porto. Considera que os dragões de Sérgio Conceição são mais fortes do que os encarnados, e que o Benfica “não é tudo aquilo que dizem”.
“Sporting sempre esteve a jogar bem”
“Benfica não é tudo aquilo que dizem”
De recordar que o Sporting está no quarto lugar do Campeonato Nacional, com 28 pontos somados. O Braga é terceiro, com 31, o Porto segundo, com 32 e o Benfica líder, com 37.
Eduardo Barroso foi presidente da Mesa da Assembleia-Geral do Sporting entre 2011 e 2013, mandato de Godinho Lopes. Apesar de ter concorrido pela lista vencida nessas eleições, encabeçada por Bruno de Carvalho, acabou por aceitar o cargo, visto que a sua lista venceu a corrida para a Mesa, ao contrário do que aconteceu para o Conselho Diretivo.
Resultado permite aos jovens leões alcançar o primeiro lugar da Liga 2, ainda que provisoriamente, e prolongar para três o número de triunfos consecutivos
31 Out 2026 | 17:39 | Por Redação
O Sporting B conquistou uma importante vitória na deslocação ao terreno do Leixões, por 2-1, este sábado, em encontro da Liga Portugal 2 Meu Super. O resultado permite aos jovens leões alcançar o primeiro lugar da competição, ainda que provisoriamente, e prolongar para três o número de triunfos consecutivos.
Mauro Couto, que está em final de contrato com os leões, abriu o marcador através de uma grande penalidade aos sete minutos, voltando a demonstrar a importância que tem assumido na equipa orientada por Tiago Fernandes. O avançado chegou aos cinco golos na prova e colocou-se entre os melhores marcadores do segundo escalão. Antes do intervalo, o Sporting dispôs de várias oportunidades para ampliar a vantagem, mas encontrou em Igor Stefanovic um obstáculo difícil de ultrapassar.
A formação leonina entrou novamente determinada após o descanso e chegou ao segundo golo nos primeiros minutos da segunda parte. Rafael Nel (48') finalizou com classe uma jogada trabalhada, picando a bola sobre o guarda-redes sérvio e colocando o resultado em 2-0
O Leixões ainda conseguiu reduzir a diferença por intermédio de Bryan Róchez (77'), que desviou para a baliza após um cruzamento de Nhaga. Com este triunfo, o Sporting B soma a terceira vitória consecutiva e ascende, à condição, à liderança da Liga 2 (21 pontos). O próximo jogo está marcado para domingo, dia 8 de novembro, diante do Tondela, às 18h00, em Alcochete.
O onze inicial do emblema verde e branco foi composto por: Francisco Silva (Guarda-redes), Salvador Blopa, Kauã Oliveira, Lucas Taibo, Rodrigo Dias, Mateo Tanlongo, Samuel Justo, Mauro Couto, Rodrigo Rodrigues, Paulo Cardoso e Rafael Nel.
Especialista considerou acertada a decisão da equipa de arbitragem, embora tenha entendido que jogador poderia ter sido advertido
31 Out 2026 | 16:07 | Por Redação
O lance protagonizado por Benjamin Pauwels e Sergi Altimira, aos 46 minutos do Casa Pia - Sporting, motivou a análise dos especialistas em arbitragem. Apesar dos protestos da equipa da casa, Miguel Fonseca mandou seguir e o VAR, liderado por Manuel Mota, não interveio.
J. Coroado: "Exibir cartão amarelo a Pauwels, por simulação, seria a decisão mais acertada"
Jorge Coroado considerou acertada a decisão da equipa de arbitragem, embora tenha entendido que Pauwels poderia ter sido advertido por simulação: "Exibir cartão amarelo a Pauwels, por simulação, seria a decisão mais acertada, porém a indiferença dos árbitros neste item das regras é confrangedora", escreveu no jornal 'O Jogo'.
Também Fortunato Azevedo concordou com a decisão de Miguel Fonseca, defendendo que não existiram motivos para assinalar grande penalidade: "Lance perfeitamente legal, sem motivo para penálti. Houve sim uma tentativa de cavar o mesmo. Altimira estica a perna e joga a bola de forma legal", sustentou.
Desta forma, os dois especialistas citados consideraram que o árbitro ajuizou corretamente o lance, afastando a existência de uma infração passível de castigo máximo a favor da equipa da casa. O encontro terminou com vitória dos leões por 2-0.
O emblema leonino volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 3 de novembro, frente ao Shakhtar Donetsk. O encontro, a contar para a quarta jornada da Liga dos Campeões, diante da turma ucraniana, jogar-se-á às 17h45, em Stamford Bridge.
Registo ganha particular importância numa fase em que leões procuram manter consistência exibicional e recuperar terreno na luta pela Liga
31 Out 2026 | 15:03 | Por Redação
Iván Fresneda está a atravessar uma fase positiva ao serviço do Sporting e alcançou um registo inédito na carreira. O lateral direito espanhol foi decisivo na vitória por 2-0 frente ao Casa Pia, ao servir os autores dos dois golos, e passou a somar quatro assistências na temporada 2026/27.
Aos 22 anos, o defesa já superou o melhor registo que tinha conseguido numa só época. Em 2025/26, o ala tinha terminado a campanha com dois passes para golo, marca que duplicou ainda antes de novembro, confirmando a influência crescente no processo ofensivo da equipa orientada por Rui Borges.
O desempenho diante do Casa Pia também prolongou uma sequência positiva a nível individual. Este foi o segundo encontro consecutivo na Liga em que o espanhol participou diretamente num golo dos leões, depois de ter assistido Luis Suárez na partida anterior, frente ao Académico de Viseu, apesar do desaire.
A outra assistência da época tinha surgido no empate diante do Arouca. Desde então, Fresneda continuou a ganhar protagonismo e voltou a demonstrar capacidade para contribuir no último terço, desta vez com dois passes decisivos no mesmo encontro.
O registo ganha particular importância numa fase em que o Sporting procura manter a consistência exibicional e recuperar terreno na luta pelo campeonato. Com quatro assistências, Iván Fresneda não só estabeleceu um novo máximo pessoal, como reforçou o lugar de intocável no onze.