Futebol
Fresneda brilhou pelos sub-21; Espanhóis comparam lateral do Sporting a glória do Real Madrid
18 Nov 2025 | 23:39
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
19 Nov 2025 | 07:14 |
O Sporting tem objetivos bem definidos para o próximo mercado de transferências: não é para deixar sair ninguém. São alguns os ativos dos leões a despertarem o interesse de tubarões europeus, mas os verdes e brancos já estabeleceram que Morten Hjulmand não irá deixar Alvalade, Ousmane Diomande é para segurar e Francisco Trincão é totalmente inegociável.
Segundo revela o jornal A Bola, os verdes e brancos não têm qualquer urgência de encaixe financeiro no imediato e, por isso, os responsáveis leoninos pretendem manter a sua espinha dorsal e voltar apenas nesta questões na janela de verão.
O capitão do Sporting é visto como um dos mais cobiçados nesta fase. Além da 'pressão alta' da Juventus por Hjulmand, também o Manchester United e o City veem com bons olhos uma possível contratação do médio. No entanto, o internacional dinamarquês terá um acordo com Frederico Varandas para apenas deixar Alvalade no verão de 2026, mantendo-se seguro neste defeso.
Também Diomande parece estar seguro no Sporting. Apesar de ter estado perto de reforçar o Crystal Palace no último mercado - e haver um possível novo ataque em janeiro -, o costa-marfinense parece seguro em Alvalade, quando os próprios leões estão a trabalhar na renovação do seu contrato.
Por fim. o caso de Trincão é o que menos dúvidas dá aos verdes e brancos. Apesar de ser bem visto por vários clubes, é totalmente inegociável para o Sporting. O 'camisola 17' também deverá renovar com os leões e é expectável que seja promovido a capitão de equipa aquando da saída de Hjulmand.
Jogador lesionou-se e está afastado dos relvados e dos trabalhos com o restante grupo dos leões já há mais de um ano, mas regresso está à vista
19 Nov 2025 | 06:58 |
Nuno Santos está pronto para ser reintegrado nos trabalhos do Sporting. Depois de 389 dias de ausência, devido a lesão, o 'camisola 11' dos verdes e brancos prepara-se para treinar às ordens de Rui Borges no regresso da equipa principal à Academia Cristiano Ronaldo, após três dias de folga - dos quais o próprio abdicou.
A informação está a ser avançada pelo jornal A Bola, que garante que o jogador será presença de destaque na sessão desta quarta-feira, dia 19 de novembro. Caso tal aconteça, o ala tem agora pela frente uma 'pré-temporada', na qual o principal objetivo passa por readquirir o ritmo perdido.
Nuno Santos está afastado das opções do Sporting desde 26 de outubro de 2024, depois de se ter lesionado à passagem pela 9.ª jornada da Liga em 2024/25, na deslocação dos leões a Famalicão. Exames confirmaram rotura do tendão rotuliano do joelho direito, tendo acabado por ser submetido a intervenção cirúrgica.
Esta ausência de Nuno Santos era para ter terminado no final da época passada, aquando da disputa da final da Taça de Portugal, frente ao Benfica. No entanto, tal acabou por não acontecer e o seu regresso foi-se adiando, mas agora terá chegado a altura.
Nuno Santos – avaliado em 7 milhões de euros – chegou ao Sporting em 2020, oriundo do Rio Ave, a troco de 4,15 milhões de euros (dados Transfermarkt). Desde então, o ala de 30 anos contabiliza 196 encontros, 34 golos, 42 assistências e sete títulos conquistados (três Campeonatos Nacionais, uma Supertaça Cândido de Oliveira, uma Taça de Portugal e duas Taças da Liga).
Verdes e brancos têm procurado a melhor opção não só para esta fase de lesão do jogador, mas também para rotação no decorrer da temporada
19 Nov 2025 | 06:40 |
Alisson Santos deverá ser o substituto natural de Pote nos jogos que se avizinham. Uma vez que se lesionou na partida frente ao Santa Clara, o 'camisola 8' do Sporting deverá falhar, pelo menos, os próximos três jogos dos leões, o que dará uma oportunidade ao jogador brasileiro.
Segundo revela o jornal Record, o jogador que chegou oriundo do Leiria no último mercado de transferências será a aposta de Rui Borges para a partida frente ao Marinhense, mas não só: também contra o Club Brugge o extremo canarinho deverá assumir a titularidade.
A mesma fonte adianta que o treinador do Sporting está satisfeito com a evolução de Alisson e, por isso, tem toda a confiança em ceder-lhe esta nova oportunidade na equipa principal dos leões. Fora isso, dependente da forma como o brasileiro se portar durante este mês, a estrutura leonina vai reavaliar o tipo de extremo a ir buscar no mercado e inverno.
Alisson Santos – avaliado em 2,5 milhões de euros – chegou esta temporada ao Sporting, vindo do Leiria. Nos 15 encontros em que foi opção de Rui Borges (nove na Liga Portugal Betclic, quatro na Liga dos Campeões, um na Taça de Portugal e outro na Taça da Liga), o brasileiro de 23 anos marcou dois golos e fez duas assistências.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo apenas no sábado, dia 22 de novembro, frente ao Marinhense. O encontro, a contar para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, diante da turma da Marinha Grande, jogar-se-á, às 18h00, em Alvalade.
Em entrevista ao nosso Jornal, adepto do Clube de Alvalade abordou recente discurso de Frederico Varandas, lacunas no plantel e futuro de Rui Borges no Clube
19 Nov 2025 | 03:00 |
José Pina concedeu uma entrevista, em Exclusivo, ao nosso Jornal. Entre vários temas abordados, o conhecido adepto do Sporting condenou as pressões do Porto ao árbitro Fábio Veríssimo, considera que o plantel leonino precisa de um novo central no mercado de transferências, uma vez que Ousmane Diomande "tem estado terrível" e diz que Rui Borges ainda precisa de mostrar o que vale em jogos grandes.
Relativamente ao discurso de Frederico Varandas na Gala Rugidos de Leão, o argumentista explica que era imperativo que fosse tomada uma posição, face ao ruído dos rivais: "Tinha de dar uma resposta, principalmente ao Presidente do Porto, mas eu utilizaria outras palavras. Não usaria termos como 'bafio'. Dizia uma coisa assim mais atual. Podia ter sido mais subtil e mais sofisticado, mas tinha de ser respondido. Os nossos rivais não podem fazer o que querem. Nem sei como é que não houve um castigo a sério por causa do caso com Fábio Veríssimo. É quase uma tortura psicológica", começa por dizer.
J. Pina: "O Gonçalo Inácio não tem estado muito bem. O Diomande tem estado terrível. O Quaresma é bom, mas... "
O guionista debruçou-se, de seguida, sobre as lacunas no plantel leonino: "Estou a começar a ver ali problemas na defesa. Devíamos ter um central que fosse uma alternativa credível. O Gonçalo Inácio não tem estado muito bem. O Diomande tem estado terrível. O Quaresma é bom, mas... Tirando as lesões, precisamos ali de um central. Estamos a sofrer golos que não devíamos ter sofrido", salienta, acreditando, ainda assim que o Clube de Alvalade continua a ser favorito ao título.
"Neste momento, o Sporting é favorito. Não sei se é o principal, mas é favorito. É o campeão em títulos e isso dá o ânimo aos outros rivais. São três pontos de diferença para o primeiro lugar. O Porto está melhor do que eu esperaria e o Benfica pior", afirma.
J. Pina e as críticas a Rui Borges: "O que me interessa é que o treinador saiba ler o jogo e que saiba pôr a equipa a jogar um futebol atrativo"
José Pina desvalorizou ainda as críticas de que Rui Borges foi alvo, nomeadamente o de não ter "nível intelectual" para orientar um Clube com a dimensão do Sporting: "O que me interessa é que o treinador saiba ler o jogo e que saiba pôr a equipa a jogar um futebol atrativo. Jorge Jesus não é nenhum mestre da linguística e que mete as equipas a jogar futebol. A equipa está a jogar minimamente bem. Noto é que, nos jogos grandes, a coisa não carbura da mesma maneira. Contra Benfica e Porto, o Sporting nunca me parece melhor. É o único reparo a fazer ao Rui Borges. Portanto é para continuar e esquecer essa coisa do 'nível intelectual'", conclui.