
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Morten Hjulmand brilhou no empate da Dinamarca diante da Inglaterra (1-1), ao apontar um golaço magistral. Jesper, pai do jogador do Sporting, ficou bastante emocionado com o momento e assegurou que o craque de Rúben Amorim "tem os pés assentes na terra" e não pensa no próximo passo.
"Até fiquei com arrepios. É um golo extraordinário", começou por dizer, ao jornal DR, garantindo que, enquanto era jovem, tinha a mesma garra do médio "também parti muitas raquetes de ténis e badminton na vida, detesto perder!". A terminar, descansou os adeptos quanto a uma possível saída "Ele tem os pés assentes na terra".
Vale recordar que a Direção de Frederico Varandas já avisou todos os interessados: uma eventual saída apenas pela cláusula de rescisão, fixada em 80 milhões de euros, visto ser uma das peças principais do plantel. Os responsáveis do Clube de Alvalade deixaram o aviso aos interessados no futebolista e só deixam que o jogador saia se o montante em causa for pago a pronto.
Em 2023/24, com a camisola do Sporting, Morten Hjulmand – avaliado em 40 milhões de euros – realizou 49 encontros: 30 no Campeonato Nacional, 10 na Liga Europa, sete na Taça de Portugal e dois na Taça da Liga. Nos 3.539 minutos que disputou, o médio apontou quatro golos e fez outras tantas assistências para companheiros de equipa.
Morten Hjulmand chegou ao Sporting no verão de 2023, oriundo do Lecce, a troco de 18 milhões de euros, mais 3 por objetivos, tornando-se na segunda contratação mais cara a história do Clube de Alvalade, sendo superado apenas por Viktor Gyokeres (20 milhões, mais 4 por objetivos).
Recorde o golaço de Hjulmand:
Coima que tinha sido aplicada à sociedade leonina pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, em outubro de 2023, fica sem efeito
|
O Supremo Tribunal Administrativo anulou a multa aplicada à SAD do Sporting, na sequência de declarações polémicas de Carlos Xavier sobre o ex-avançado do Porto Mehdi Taremi. Em outubro de 2023, a SAD liderada por Frederico Varandas tinha sido condenada ao pagamento de uma coima de 15.300 euros.
Na origem da multa aplicada pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) estiveram as duras críticas de Carlos Xavier a Taremi, feitas num programa da Sporting TV. “O muçulmano, quando veio para Portugal, nem sabia nadar, e agora só sabe mergulhar”, referiu o antigo jogador que conquistou um Campeonato, três Supertaças e uma Taça de Portugal ao serviço do Clube de Alvalade
Poucos dias depois, o ex-internacional português – que elogiou a prestação da equipa leonina no recente dérbi frente ao Benfica - retratou-se em público e pediu desculpa pelos seus comentários. Ainda assim, o Conselho de Disciplina da FPF acabou mesmo por sancionar a SAD verde e branca, com uma multa de 15.300 euros.
A sociedade leonina decidiu, de imediato, recorrer da decisão para o Tribunal Arbitral do Desporto. No entanto, o TAD deu razão ao órgão federativo e indeferiu o recurso dos verdes e brancos, em maio de 2024. A SAD do Sporting avançou com novo recurso e, cerca de um ano depois, o Supremo Tribunal Administrativo apresentou um entendimento diferente da situação e decidiu anular a multa, numa decisão conhecida esta quinta-feira.
A equipa verde e branca volta a entrar em campo no próximo fim de semana, frente ao Vitória de Guimarães, no Estádio José Alvalade. O jogo é referente à 34.ª e última jornada da Liga Portugal Betclic e será arbitrado por Fábio Veríssimo, da Associação de Futebol de Leiria. Os leões estão na liderança do campeonato, com 79 pontos, e estão a um pequeno passo de conquistar o bicampeonato.
Jogador que está cedido pelo Clube de Alvalade a um emblema da primeira liga exibiu-se a muito bom nível e o técnico já faz planos para o futuro
|
Samuel Justo foi emprestado pelo Sporting ao Farense, no passado mercado de inverno. No clube algarvio, o médio de 21 anos não tem tido muitas oportunidades para jogar, mas, no último domingo, foi lançado a titular pelo treinador Tozé Marreco, na deslocação ao reduto do Vitória de Guimarães. A boa exibição do internacional sub-20 português na vitória (2-1) frente aos vimaranenses deixa em aberto a possibilidade de repetir a presença no onze inicial, no desafio frente ao Santa Clara.
No duelo no Estádio D. Afonso Henriques, Samuel Justo assumiu, pela primeira vez, a titularidade no Farense, no lugar que é habitualmente ocupado por Filipe Soares, que cumpriu um jogo de castigo. O “camisola 80” dos algarvios exibiu-se a bom nível e foi substituído pelo central Artur Jorge, já no tempo de compensação da segunda parte, numa altura em que o Farense procurava segurar a vantagem no marcador.
Para a partida frente ao Santa Clara – que será decisiva na luta do Farense pela manutenção na primeira liga -, Filipe Soares está de regresso às opções de Tozé Marreco, que se debate com a dúvida sobre quem deve avançar para o onze titular. Vale lembrar que antes do jogo frente ao Vitória de Guimarães, Samuel Justo apenas tinha sido lançado em três encontros do Farense, na condição de suplente utilizado, com um total de 38 minutos em campo.
De resto, Tozé Marreco tem uma baixa confirmada para a receção à equipa açoriana. O experiente defesa-central Artur Jorge viu o nono cartão amarelo do campeonato, no encontro frente ao Vitória de Guimarães, e vai cumprir um jogo de castigo. O jogador de 30 anos soma 20 jogos, na presente temporada, ao serviço dos algarvios.
O Farense – Santa Clara, referente à 34ª e última jornada da Liga Portugal Betclic, joga-se a partir das 18h do próximo sábado, no Estádio de S. Luís, em Faro. A equipa algarvia está no 17º e penúltimo lugar da classificação do campeonato, com 27 pontos, em igualdade com o AVS. Já os açorianos estão na luta pelo quinto lugar, que dá acesso à Liga Conferência, com o Vitória de Guimarães - próximo adversário do Sporting.
Disputou-se, na noite da última quarta feira, dia 14 de maio, o encontro entre os blancos e os insulares, que terminou trouxe novidades negativas para o sueco
|
Disputou-se, na noite da última quarta feira, dia 14 de maio, o Real Madrid - Mallorca, a contar para a 36ª. jornada da La Liga, o campeonato espanhol. Os blancos triunfaram, e Kylian Mbappe voltou a marcar, tornando-se uma séria ameaça à conquista da Bota de Ouro, prémio que ainda é liderado por Viktor Gyokeres, do Sporting.
Destacar, em primeira instância, a ausência de Chiquinho desta partida. O jogador que alinha no Mallorca passou pelas camadas de formação do Sporting, tendo estado ligado aos leões até 2019, altura em que deixou o Clube em definitivo. Esteve indisponível devido a lesão.
Quanto à partida, não foi fácil para o Real Madrid. O Mallorca inaugurou o marcador aos 11', por Valjent. Os blancos foram para o intervalo em desvantagem, mas reagiram na segunda parte com golos de Kylian Mbappe, aos 68', e Rámon, aos 90+5', confirmando a reviravolta já muito perto do apito do árbitro.
O golo de Kylian Mbappe foi má notícia para Viktor Gyokeres. O avançado dos leões encontra-se, neste momento, numa luta muito renhida pela Bota de Ouro, onde se encontra na liderança, fruto dos 38 (57 pontos) marcados na Liga Portuguesa. Atrás de si, seguem Salah, agora empatado com o avançado francês do Real Madrid, com 28 golos (56 pontos).
O avançado sueco passa, então, a ter dois jogadores com que se preocupar na conquista pelo título tão cobiçado. Enfrenta, ainda, mais dois desafios: tanto Salah como Mbappe ainda vão disputar duas partidas (enquanto ao sueco só sobre um encontro), e os seus golos valem mais (dois pontos) quando comparados com os do Viking de Alvalade (um ponto e meio por golo, devido ao quociente da Liga Portuguesa).
Luta pela contratação de Gyokeres aquece! Goleador do Sporting pretendido por três gigantes ingleses