Futebol
Depois dos reforços, Sporting quer arrumar a casa: Ainda há várias saídas na mesa
01 Jul 2026 | 10:16
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
18 Dez 2024 | 19:43 |
Thiago Almada esteve em destaque Botafogo neste ano de 2024 no Botafogo, sob comando técnico de Artur Jorge. No entanto, o jogador revelou agora que teve a chance de jogar no Sporting durante seis meses, por empréstimo do Manchester City, no âmbito de uma proposta dos ingleses em 2019.
O médio explicou numa entrevista à ESPN, que rejeitou essa hipótese porque não queria sair a custo zero do clube do coração - o Vélez Sarsfield: "Tinha uma oferta do Manchester City que me ia emprestar ao Sporting, de Frederico Varandas, por seis meses, mas não quis sair a custo zero do Vélez e renovei", recordou o médio.
Desta forma, o futebolista renovou com o emblema sul-americano e ficou no clube até 2021, mais dois anos, saindo para os americanos do Atlanta United por uma verba a rondar os 15 milhões de euros. Agora, terminada a temporada no Botafogo, o atleta prepara-se para jogar na Europa pela primeira vez, ao serviço do Lyon.
O jogador está prestes a ser oficializado no clube francês, tendo tudo acertado para rumar à Ligue 1 na próxima janela de transferências de inverno. O atleta já se despediu dos colegas do Botafogo, em entrevista após a derrota para o Pachuca (3-0) na Taça Intercontinental.
Em 2024, Thiago Almada – avaliado em 27 milhões de euros – transferiu-se para o clube brasileiro por cerca de 20 milhões de euros. No total, o internacional argentino de 23 anos somou 26 encontros ao serviço do Botafogo, três golos marcados e duas assistências na conta pessoal.
Treinador dos verdes e brancos recebeu os seus jogadores na manhã desta quarta-feira, dia 1 de julho, na Academia Cristiano Ronaldo
01 Jul 2026 | 11:22 |
O Sporting deu, esta quarta-feira, o pontapé de saída na preparação para a temporada 2026/27. No dia em que assinala o 120.º aniversário, o Clube iniciou os habituais exames médicos e testes físicos na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, com Rui Borges a contar com grande parte do plantel.
Os jogadores começaram a chegar ao centro de treinos pelas 7h00 da manhã, mas a principal ausência foi a de Morten Hjulmand. O capitão leonino não se apresentou ao primeiro dia de trabalhos e continua a aproximar-se de uma transferência para o Atlético de Madrid.
Além do internacional dinamarquês, também Giorgi Kochorashvili e Georgios Vagiannidis falharam o arranque da pré-temporada. Os dois jogadores beneficiam de um período adicional de férias, depois de terem representado as respetivas seleções na mais recente pausa internacional.
Entre os reforços assegurados pelo Sporting para a nova época, Rodrigo Zalazar foi o único ausente. O médio uruguaio continua a gozar um período de férias após a participação no Campeonato do Mundo ao serviço da seleção do Uruguai.
Já Issa Doumbia, Silas Andersen, Pedro Lima e Sergi Altimira marcaram presença em Alcochete e iniciaram os primeiros trabalhos sob as ordens de Rui Borges, dando assim os primeiros passos na sua nova aventura de leão ao peito.
Mercado de verão de 2026 está a revelar-se especialmente rentável para o Clube de Alvalade, que ainda não vendeu qualquer pilar da turma de Rui Borges
01 Jul 2026 | 10:43 |
O mercado de verão de 2026 está a revelar-se especialmente rentável para o Sporting. Entre vendas já concretizadas, encaixes provenientes de antigos jogadores e verbas geradas pelo Mecanismo de Solidariedade da FIFA, a SAD liderada por Frederico Varandas já assegurou cerca de 88 milhões de euros.
Contas feitas, a maior fatia desse montante resulta das transferências de Geovany Quenda, por 50 milhões de euros, e de Alisson Santos, que rendeu 16,5 milhões aos cofres leoninos. São duas operações que já estavam previstas pela estrutura e que permitiram reforçar significativamente a capacidade financeira do Clube.
Além das vendas diretas, o Sporting continua a beneficiar da valorização de antigos jogadores - como de Afonso Moreira e, muito em breve, Mateus Fernandes. As cláusulas negociadas em transferências anteriores, bem como o Mecanismo de Solidariedade da FIFA, têm garantido novos encaixes sempre que futebolistas formados em Alcochete protagonizam mudanças de clube.
Esta estratégia permite aos leões aumentar as receitas sem afetar de forma significativa o plantel de Rui Borges, que já recebeu vários reforços neste mercado. Ao mesmo tempo, a administração mantém margem financeira para atacar novos alvos, caso surjam oportunidades nas próximas semanas.
De resto, a administração do Sporting continua concentrada nos principais processos de saída. Morten Hjulmand permanece fortemente associado ao Atlético Madrid, enquanto Pedro Gonçalves, Francisco Trincão e Maxi Araújo continuam a despertar interesse de clubes das principais ligas europeias. Daniel Bragança entra no último ano de contrato e Giorgi Kochorashvili também surge entre os jogadores que podem deixar Alvalade.
Jogador formado em Alvalade está muito perto de protagonizar uma das maiores transferências deste mercado de verão, transferindo-se do West Ham para o Tottenham
01 Jul 2026 | 10:31 |
Mateus Fernandes está muito perto de protagonizar uma das maiores transferências deste mercado de verão. O médio formado no Sporting deverá trocar o West Ham pelo Tottenham, num negócio que também irá render vários milhões de euros aos cofres leoninos.
Segundo o jornalista David Ornstein, do The Athletic, os spurs chegaram a acordo para contratar o internacional português por 98 milhões de euros fixos. A concretizar-se, será a transferência mais cara da história do clube londrino, ultrapassando os 65 milhões de euros investidos em Xavi Simons na temporada passada.
Além do impacto em Inglaterra, o negócio terá reflexos diretos em Alvalade. Graças ao mecanismo de solidariedade da FIFA, o Sporting deverá encaixar cerca de 3,43 milhões de euros, uma vez que Mateus Fernandes cumpriu grande parte da formação na Academia Cristiano Ronaldo.
O médio, de 21 anos, representou o Sporting durante oito temporadas e chegou a realizar a pré-temporada de 2023/24 com a equipa principal, então orientada por Ruben Amorim. Nesse verão foi vendido ao Southampton por 15 milhões de euros, aos quais poderiam juntar-se mais cinco milhões mediante objetivos.
Depois de se destacar em Inglaterra, Mateus Fernandes transferiu-se para o West Ham, que agora prepara uma venda milionária para o Tottenham. O negócio permitirá ao Sporting voltar a beneficiar financeiramente da valorização de um jogador formado em Alcochete, reforçando os cofres da SAD liderada por Frederico Varandas.
Depois dos reforços, Sporting quer arrumar a casa: Ainda há várias saídas na mesa
01 Jul 2026 | 10:16
Altimira abre o jogo sobre a chegada ao Sporting e revela quem deu 'ajuda'
01 Jul 2026 | 09:50
Morten Hjulmand já comunicou ao Sporting decisão sobre o Atlético Madrid
01 Jul 2026 | 09:36