
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting pode estar muito perto de lucrar entre dois a três milhões com a transferência de João Palhinha para o Bayern Munique, devido às mais-valias que tem sobre o médio-defensivo internacional português, que atua ao serviço do Fulham.
O jornalista Florian Plettenberg garante que os bávaros estão na disposição de apresentar uma verba entre os 40 e os 45 milhões de euros. Caso o acordo aconteça nestas casas monetárias, o Sporting prepara um encaixe entre dois e três milhões de euros, que é relativo aos 10% das mais-valias acordadas.
O Fulham comprou João Palhinha por 20 milhões de euros, logo, este valor é automaticamente retirado do montante total da transferência. As mais-valias representam então um montante entre os 20 e os 25 milhões de euros, cujo 10% pertence aos leões. Esta estratégia de negociação tem sido cada vez mais utilizada pelos conjunto de Alvalade, acabando mais uma vez por dar resultados.
Esta temporada, João Palhinha – avaliado em 55 milhões de euros – está a cumprir o segundo ano consecutivo com a camisola do Fulham, da Premier League. O médio já foi aposta em 39 partidas: 33 na Premier League, cinco na Taça da Liga e uma na Taça de Inglaterra, tendo somado 3.208 minutos, apontado quatro golos e assistido os companheiros de equipa numa ocasião.
João Palhinha, relembre-se, realizou 95 jogos com a Listada do Sporting, nos quais chegou a fazer o gosto ao pé em sete ocasiões. Com o emblema de Alvalade ao peito, conquistou um Campeonato Nacional (na temporada de 2020/21), duas Taças da Liga (nas épocas de 2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (em 2021).
Palhinha vs Finlândia:
Antigo treinador inglês demonstra enorme confiança nas capacidades de futebolista que está completamente riscado dos planos dos leões
|
Tim Sherwood acredita que Marcus Edwards tem lugar no Manchester United. O antigo treinador do Tottenham não entende como o inglês não foi mais utilizado no Sporting e destaca o trabalho que Scott Parker, técnico do Burnley, em tirar o melhor do canhoto, cedido pelo Clube de Alvalade ao emblema do Championship.
"Fiquei chocado quando deixou o Tottenham. Senti, naquela altura, que precisava de mais tempo. Mas talvez tenha perdido a paciência e a opção fosse dar um passo diferente na carreira. Foi para Portugal e funcionou muito bem. Regressou agora a Inglaterra e está a ser muito importante no grande campeonato do Burnley", disse, à Sky Sports.
Emprestado pelos leões aos clarets, o extremo tem sido aposta do treinador Scott Parker que "via muitos treinos quando estava nos Spurs", admitiu Sherwood. "Por certo detetou esse talento em Marcus Edwards. Sei que gostou do que viu no Sporting com o comando de Ruben Amorim. O Manchester United tem alguns jogadores piores do que o Marcus Edwards. Surpreende-me que Amorim não tenha apostado nele. Tem um talento muito especial e é agradável aos nossos olhos", afirmou.
É importante recordar que o negócio entre o Sporting e o Burnley prevê que os clarets sejam obrigados a contratar o jogador em definitivo, caso consigam subir à Premier League. O valor da transferência ronda um montante perto dos 11 milhões de euros e a SAD verde e branca está confiante.
Na presente temporada, com a camisola do Sporting, Marcus Edwards – atualmente avaliado em 15 milhões de euros – participou em 10 encontros pelos leões. O jogador somou, no total, apenas 346 minutos disputados com a Listada verde e branca, tendo marcado três golos. Pelo Burnley, o atleta marcou presença em 13 embates, somando dois tiros certeiros e uma assistência.
Jovem jogador chegou aos leões em março, depois de meses em rutura com o Leiria. É uma promessa para o futuro que já vai confirmando o potencial
|
Frederico Varandas parece decidido em fechar o plantel de Rui Borges para 25/26 o mais cedo possível, e, depois de já ter garantido alguns reforços, continua a trabalhar noutros. Um dos destaques em relação ao mercado é Alisson Santos, que já vai confirmando todo o seu potencial em no Sporting.
O jogador brasileiro reforçou o Sporting proveniente do Vitória de Bahia, num processo longo que começou em janeiro e só terminou a 22 de março, quando se confirmou a transferência e Alisson deixou Leiria (onde estava emprestado pelo clube brasileiro) rumo a Lisboa para reforçar, desde logo, os leões.
Quando chegou à Academia Cristiano Ronaldo, foi posto na equipa B, para realizar um período de adaptação em Alcochete. No entanto, os responsáveis técnicos verdes e brancos terão ficado agradados com o que viram, e já colocaram o extremo brasileiro a treinar com a equipa principal do Sporting.
A decisão terá mesmo sido tomada por Rui Borges, treinador do Sporting. O técnico português terá gostado do que viu nos treinos de Alisson com a equipa B, e decidiu promovê-lo ao plantel principal, com vista a uma preparação mais atempada da próxima temporada 25/26.
Do lado do jogador, tudo está bem, encontrando-se muito cómodo em Lisboa e na Academia Cristiano Ronaldo. Em relação às suas características, os treinadores do Sporting estarão impressionados com o poder de explosão, capacidade no um para um e facilidade de remate. Com a noção de que tem um diamante por lapidar em mãos, Rui Borges quer despachar o processo de adaptação até ao início da pré temporada, para que Alisson possa contribuir para a equipa logo desde o inicio da próxima época.
Extremo internacional pela seleção de Moçambique tem estado a grande nível com Rui Borges, e deve ser recompensado em breve pelos desempenhos
|
Geny Catamo tem sido um dos jogadores em grande destaque desde a chegada de Rui Borges ao Sporting. Com Frederico Varandas a preparar a próxima temporada, o dossier relativo ao moçambicano torna-se prioritário e os leões querem resolver a situação assim que possível.
Segundo o jornal A Bola, Frederico Varandas já decidiu e o Sporting vai mesmo avançar para a compra do remanescente do passe do internacional moçambicano. Relembrar que, quando os leões contrataram Geny Catamo ao Amora, em 2019, ficaram detentores de apenas 25% do passe do extremo verde e branco.
Os restantes 75% do passe ficaram na mão do Amora - sendo que dessa percentagem, 85% pertence, na verdade, à academia de futebol que formou Geny Catamo em Moçambique: a Academia Black Bulls, onde o jogador nasceu para o desporto. O Sporting não está para meias medidas e pretende adquirir os 75% do passe que não detém neste momento.
Relembrar que Geny Catamo chegou a reunir algum interesse no mercado de verão, com o Sporting a receber propostas de vários milhões de euros. O jogador tinha o seu lugar no plantel verde e branco, mas com Ruben Amorim a sua importância não era tão grande como é com o novo treinador dos leões, Rui Borges.
No verão passado, chegaram mesmo, pelo menos, duas propostas concretas por Geny Catamo a Alvalade, segundo conta o jornal A Bola. Da Arábia Saudita, uma oferta de 15 milhões de euros, e outra de 12, por parte do Valência. Frederico Varandas recusou as duas e apontou para a fasquia dos 25 milhões de euros para iniciar qualquer tipo de conversa.