
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Braga desloca-se na segunda-feira a Alvalade, com a ambição de somar pontos no duelo frente ao Sporting. Carlos Carvalhal sabe que, para isso, será fundamental conseguir travar Viktor Gyökeres – goleador sueco que já marcou 30 golos em 27 jornadas do campeonato. O treinador dos minhotos preparou mesmo um plano defensivo para “secar” o melhor marcador da primeira liga.
A aposta do técnico de 59 anos será, sobretudo, na capacidade da dupla de defesas-centrais que, à semelhança dos últimos quatro jogos do Braga, deverá ser composta por Robson Bambu e pelo ex-Sporting Paulo Oliveira. Apesar de recusar a ideia de uma marcação individual, Carvalhal sabe que a velocidade do brasileiro será importante nos duelos que vai disputar com Gyokeres - que deverá reforçar o Arsenal, no próximo verão. Já a experiência do português também será uma arma, quando o sueco estiver no seu raio de ação.
No eixo defensivo, há ainda uma boa notícia para o técnico do Braga. Sikou Niakaté está de volta à melhor forma física, depois de uma lesão muscular e de ter cumprido o Ramadão. O central maliano foi suplente não-utilizado na vitória frente ao Arouca (2-1), no passado fim de semana, e, em Alvalade, deverá voltar a começar o jogo sentado no banco de suplentes.
De resto, a grade dúvida na equipa do Braga reside na disponibilidade de Fran Navarro. O avançado espanhol, contratado ao Porto, lesionou-se no jogo frente ao Farense, em meados de março, e, ao longo desta semana, ainda se treinou com limitações. Caso não recupere a tempo do jogo frente ao Sporting, a alternativa mais provável para a frente de ataque dos minhotos será El Ouazzani. O marroquino foi titular no triunfo diante do Arouca, na jornada anterior.
A partida entre Sporting e Braga, referente à jornada 28 do campeonato, está agendada para as 20h45 desta segunda-feira, no Estádio José Alvalade. A equipa leonina vai procurar repetir a vitória da primeira volta, em Braga - no passado dia 10 de novembro, a formação ainda orientada por Ruben Amorim venceu por 4-2, no recinto dos minhotos
Defesa central de 21 anos é um dos ativos mais cobiçados do plantel verde e branco; Unai Emery interessado em contratar o pupilo de Rui Borges
|
Ousmane Diomande está na mira de Unai Emery, treinador do Aston Villa, que estão em busca de novos jogadores para reforçar o plantel. A Direção, liderada por Frederico Varandas, já fez saber aos potenciais interessados que está disponível para vender o atleta por valores na ordem dos 50 milhões de libras, ou seja, 58,8 milhões de euros.
A notícia é adiantada, este domingo, dia 6 de abril, pelo portal britânico Football Insider, que acrescenta que também o Arsenal, Liverpool, Tottenham e Manchester City têm o pupilo de Rui Borges debaixo de olho e podem avançar com uma proposta no mercado de verão.
O costa-marfinense, de 21 anos, tem contrato válido com o emblema verde e branco até junho de 2027 e está blindado por uma cláusula de rescisão no valor de 80 milhões de euros. No entanto, a SAD leonina está disposta a transferir o central por valores inferiores.
A temporada realizada por Ousmande Diomande não tem passado despercebida. O Observatório do Futebol (CIES) publicou um estudo, recentemente, em que apresenta os defesas-centrais sub-23 com melhores registos a nível de passes, a nível das principais ligas europeias, numa amostra liderada precisamente pelo defesa do Sporting (Recorde AQUI).
Na presente temporada, ao serviço do Sporting, Ousmane Diomande - avaliado em 40 milhões de euros - foi utilizado em 39 partidas: 25 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, duas na Taça da Liga, dois na Taça de Portugal e outra na Supertaça. O jovem de 21 anos disputou 3.138 minutos e marcou dois golos.
Contratado no mercado de verão ao Anderlecht, por 15,5 milhões de euros, internacional belga tem sido 'pau para toda a obra' nos verdes e brancos
|
Zeno Debast tem sido utilizado como médio devido às muitas lesões no plantel do Sporting. Frente ao Braga, o internacional belga volta a fazer dupla com Morten Hjulmand e Rui Borges elogiou o crescimento do 'camisola 6' a jogar no meio-campo.
"O Zeno acrescenta o que tem acrescentado. É dinâmico, está a crescer naquela posição, com menos dificuldade a jogar de costas, mais intenso e agressivo. Vai dar-nos muita coisa", admitiu o técnico, que foi apelidado de 'pai' do internacional belga pela imprensa presente na Academia Cristiano Ronaldo.
"Não me esqueço que Debast é central"
Rui Borges explica que " equipa também reconhece essa qualidade" e o 'camisola 6' "sente isso". "É um jogador que tem feito bons jogos e acredito que vai crescer ainda mais, muito e bem naquela posição. Agora, claro que não me posso esquecer que foi contratado para central, jamais me esqueço disso. Neste momento sinto-o capaz de ajudar ali e tem feito isso muito bem", admitiu.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Zeno Debast – avaliado em 26 milhões de euros – leva 39 encontros: 24 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.620 minutos que disputou, o internacional belga fez dois golos e quatro assistências.
Por esta altura, o plantel verde e brancos é primeiro classificado do Campeonato Nacional - veja AQUI a tabela completa da prova - com 65 pontos, os mesmos do Benfica. Porto e Braga, ambos com 56, fecham o pódio e os lugares de acesso às competições europeias na próxima temporada.
Antigo árbitro substituiu Fernando Gomes ao leme da FPF e Conselho de Disciplina aplicou suspensão pesada ao líder máximo dos verdes e brancos
|
Pedro Proença substituiu Fernando Gomes no cargo de presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). O Conselho de Disciplina (CD) do órgão que tutela o desporto rei em solo nacional suspendeu Frederico Varandas por quase dois meses e já se conhecem detalhes do castigo.
As restrições a Varandas impedem também o Presidente do Sporting de estar em qualquer área técnica. No entanto, o dirigente verde e branco não fica proibido de dar declarações, apenas terá de garantir que tal não se sucede nos locais em que está proibido de pisar até ao fim da sanção, estando 'livre' na final da Taça de Portugal.
O acórdão da decisão foi publicado na passada sexta feira e revela que o castigo inicial afastava Varandas durante 68 dias, mas que, devido ao "bom comportamento” do Presidente do Sporting, a pena foi atenuada para 51 dias, além do pagamento de uma multa de 8.568 euros. No entanto, os leões vão recorrer ao Tribunal Arbitral do Desporto (TAD).
O motivo do castigo deve-se ao líder máximo do Clube de Alvalade ter apontado o facto de alguns árbitros apitarem condicionados, criando desigualdade entre as equipas, numa entrevista recente à Sporting TV. Varandas deu exemplo de Tiago Martins no duelo entre Famalicão e Porto.
“Teve uma decisão onde anulou um golo ao Porto e marcou um penálti para o Famalicão. Foi uma decisão correta do Tiago Martins! O Porto perdeu pontos e depois vimos uma comunicação ‘old school’ que já vimos várias vezes e foi pedida uma reunião ao Conselho de Arbitragem… Houve muito ruído e tudo a bater no Tiago Martins… Depois, ele voltou a apitar o Nacional - Porto e há uma entrada para cartão vermelho e o mesmo Tiago Martins mostra cartão amarelo. O VAR chamou-o e o Tiago Martins manteve esse amarelo. Não tenho dúvidas que tomou a decisão por ter sido condicionado", disse, à data.