
Futebol
Rui Borges já desenhou plano para Geovany Quenda no Sporting! Craque ganha novo papel na equipa
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Micael Sequeira, na conferência de imprensa de antevisão ao dérbi entre Benfica e Sporting, relativo aos quartos de final da Taça de Portugal, garantiu que a equipa verde e branca vai lutar pela vitória no Estádio da Luz. Ainda assim, o técnico lamentou as ausências de Brittany Raphino, Fátima Pinto e Andreia Bravo devido a lesão, mas referiu que uma eventual conquista da prova rainha não servirá como "salvação da época", depois de um empate na última jornada da Liga BPI.
“Só um resultado interessa ao Sporting, que é ganhar. Senti o grupo com uma energia positiva ao longo desta semana, reagimos muito bem e agora é fazer melhor do que no último jogo. Temos de ser mais eficazes, porque nos últimos dois dérbis a grande diferença foi a eficácia", começou por dizer o técnico.
Micael Sequeira lamentou os erros dos últimos dérbis: "No primeiro terminámos o jogo empatados, no segundo acabámos por perder na parte final por causa de uma bola parada. No fundo é sermos mais eficazes, estarmos mais concentradas, proativas e procurar ser mais eficientes de modo a estar mais perto de ganhar”, considerou o técnico de 51 anos.
O treinador diz que equipa leonina tem de conquistar troféus esta época: “O Sporting tem obrigatoriamente de conquistar títulos e estar sempre perto das decisões, não há como fugir a isso. O campeonato está muito difícil, na Taça da Liga acabámos por perder a final e esta é a única competição que nos resta para ganhar. Queremos muito estar perto das decisões e só nos resta ganhar.
O técnico diz que a equipa vai com tudo para passar às meias da prova: "Vamos com esta mentalidade de vitória, de lutar bastante, sem receio de errar e ser feliz, e ter a noção de que acabámos o jogo e demos o máximo. Naturalmente que ganhar a Taça de Portugal não serviria como uma salvação da época, não ficaríamos satisfeitos, mas seriam dois títulos em quatro possíveis e seria um passo em relação à época anterior”, completou.
Lateral-direito do Panathinaikos interessa à estrutura do Clube de Alvalade, mas há outros emblemas que vão cobiçando contratação do grego
|
O Benfica está interessado na contratação de Georgios Vagiannidis. O Sporting, tendo em conta os 14 milhões de euros pedidos pelo Panathinaikos, pondera desistir da contratação do lateral-direito, colocando as negociações com os helénicos em standby.
Segundo informação avançada pelo jornal Record, a estrutura verde e branca, liderada por Frederico Varandas, não quer pagar o valor exigido pelo jogador. Desta forma, surgem os diversos interpresados na contratação do grego, sendo que o emblema da Luz é um dos clubes abertos a negociar o atleta.
O valor pedido pelos atenienses é de 14 milhões de euros fixos, montante ao qual o emblema de Alvalade 'torce o nariz' por achar que não se trata de um valor justo para as qualidades do jogador. Além de Sporting e Benfica também Fulham e Ajax querem Vagiannidis.
Recentemente, foi revelado que o Sporting poderia avançar por um defesa da Serie A. Os leões podem colmatar as lacunas no plantel de Rui Borges com um jogador que já acompanham há algum tempo, analisando possíceis investidas no mercado.
Esta temporada, Georgios Vagiannidis - avaliado em 7 milhões de euros - soma um golo e uma assistência em 36 jogos realizados. No total, o defesa disputou 2.741 minutos. O lateral tem contrato válido com o Panathinaikos até junho de 2028 e já conta com três internacionalizações pela seleção grega, sendo uma das grandes esperanças dos helénicos.
Avançado sueco tem sido o grande destaque da equipa leonina desde que chegou a Alvalade, no verão de 2023. Decidiu o que quer fazer para o ano
|
Viktor Gyokeres é, sem dúvida, o grande destaque da equipa do Sporting desde que chegou ao Clube, no verão de 2023, proveniente do Coventry. O seu tempo em Alvalade deve estar muito perto do fim, uma vez que o avançado sueco já fez saber os responsáveis verdes e brancos do desejo de abandonar Lisboa no final da temporada.
Tornou-se o jogador mais caro da história do Sporting, quando foi contratado ao Coventry, em 2023, por 20 milhões, e mais quatro por objetivos que entretanto já foram todos praticamente cumpridos. Um dos melhores investimentos da história dos leões, visto o que ofereceu desportivamente ao Clube, e o que ainda pode dar financeiramente.
O Sporting irá cumprir o acordo que fez com Viktor Gyokeres. O avançado tinha prometido pelo menos 20 golos por época quando chegou a Alvalade, número que ultrapassou facilmente de leão ao peito. Em virtude dessa promessa cumprida, bem como de todo o profissionalismo e entrega demonstrados pelo sueco, os leões vão mesmo ser fieis à sua palavra para o Viking.
O valor de cláusula no contrato de Viktor Gyokeres, cifrada nos 100 milhões de euros, não deverá, então, ser um número com que os pretendentes do sueco se deverão preocupar, uma vez que o Sporting estará disposta a deixar o jogador sair por um valor a rondar os 70 milhões, tal como tinha sido combinado com o avançado sueco.
As informações são avançadas pelo jornal A Bola. Viktor Gyokeres já terá mesmo explicado aos responsáveis do Sporting que, apesar do carinho pelo Clube, o seu desejo é deixar Alvalade na próxima época. O desejo vai ser respeitado pelos leões, muito fruto da gratidão ao sueco pelo que deu aos verdes e brancos nas duas temporadas em que vestiu alinhou de leão ao peito.
Treinador verde e branco só pegou na equipa no fim de 2024, mas pode deixar o seu nome na história do Clube com um registo tremendo
|
Rui Borges só chegou ao Sporting no final de dezembro de 2024, mas pode estar prestes a conduzir o Sporting a uma das melhores épocas de sempre no que aos golos marcados diz respeito. Com 78 festejos durante a Liga Portugal Betclic, os leões já asseguraram o top 3 das melhores temporadas do século XXI.
O Sporting ocupa, de momento, a liderança da Liga Portugal Betclic, muito fruto dos 78 golos marcados que leva até ao momento, mais quatro que o rival Benfica, que está empatado pontualmente com a equipa verde e branca na tabela classificativa, mas em segundo lugar devido à diferença de golos.
Estes 78 golos marcados pelo Sporting na Liga Portugal Betclic - muito devido aos 34 que já leva Viktor Gyokeres - garantem, desde já, o terceiro melhor registo do século XXI aos leões de Rui Borges. O segundo melhor registo, conseguido por Jorge Jesus, em 15/16, são 79 golos, pelo que a equipa verde e branca deve estar prestes a bater esse número.
A melhor época do século do Sporting foi registada por Ruben Amorim, na época passada, quando os leões conseguiram o fantástico registo de 96 golos marcados. De resto, o atual treinador do Manchester United também tem dedo no registo que os verdes e brancos levam neste momento.
Isto porque, nas primeiras onze jornadas da Liga Portugal Betclic, período em que o Sporting ainda foi orientado por Ruben Amorim, os leões apontaram 39 golos - uma média incrível de 3,5 por jogo. O número baixou muito, para um golo por jogo, no período de João Pereira, mas o registo voltou a ser melhorado com a entrada de Rui Borges, que leva, até agora, uma média de 2,3 tentos por partida - 35 golos em 15 partidas, onde não somou qualquer derrota.