Futebol
Há mais depois de Francisco Trincão! Confira a geração 2030 no Sporting
05 Fev 2026 | 13:34
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
21 Set 2025 | 13:17 |
Rui Borges, técnico verde e branco, falou com os jornalistas em conferência de imprensa de antevisão do Sporting - Moreirense, este domingo, dia 21 de setembro. O encontro está marcado para a próxima segunda-feira, às 20h15, no Estádio José Alvalade. Leia aqui tudo o que disse o treinador dos leões.
Elogios ao adversário
"Um Moreirense ao nível do que tem estado. Conheço bem o clube, sei o que é trabalhar naquela estrutura, uma equipa com jogadores há três anos no clube, uma equipa bem organizada, motivada, está no top 5 de criação de oportunidades e isso dita bem a sua qualidade. Mas temos de estar focados no que podemos dar ao jogo em casa e queremos ser fortes".
Três lesionados e titularidade de Quenda
"Quenda tem sido titular, tem trabalhado bem. Não foi opção nas primeiras jornadas, tem sido agora, se calhar olham para isso pela falha do Geny, mas se calhar não tem nada a ver com isso. Feliz por poder contar com o Quenda e isso deixa-me feliz. Rui Silva, Diomande e Geny Catamo estão fora do jogo".
Relação com Quenda
"Não preciso de o fazer, ele é muito maduro. Demostra bem a maturidade, rigor e o que quer alcançar para o seu futuro. Tem 18 anos, mas uma personalidade diferente e bem vincada. Preocupo-me é que seja cada vez melhor, com mais ações, que crie mais desequilíbrios. O meu foco é que ele seja mais forte a cada dia, mais do que trabalhar a parte psicológica, porque isso ele não precisa".
Simões, Kochorashvili e Debast
"O Zeno entrou para o meio campo e pode dar essa solução. Feliz por poder ter essa capacidade num jogador novo, que está num bom crescimento e que o pode tornar mais forte. O Simões está tão preparado para ser titular como os outros. Faz parte da equipa principal há muito tempo, tem uma grande capacidade de estar focado, não preciso de ser psicólogo com ele, ama o Sporting de forma incondicional, vê-se como festeja, como está no banco de suplentes, é um apaixonado. Acho que vai ter um futuro... Vai ser um líder natural com o passar do tempo e vai ter as oportunidades dele. Em relação ao Kochorashvili, gosta de ouvir, de aprender, vai-se adaptar e colocar em prol da equipa as suas qualidades. Estou feliz pelo que tem conseguido e vai melhorar aos poucos com toda a certeza"
Telefonema de Mourinho a Varandas
"Não vou falar disso, não ouvi, passa-me ao lado se ligou ao nosso Presidente. É alguém com quem nos identificamos, que marcou o futebol mundial. Foi sempre uma pessoa para quem nós, treinadores, olhámos numa fase inicial"
Calendário e gestão
"Olhamos e vamos tentando perceber. Às vezes quem está fora questiona as opções, mas tudo tem uma conjugação de muitos fatores. Com o Kairat tirámos o Pote, o Morten... É uma gestão para termos a malta capacitada para dar o seu máximo, porque eles não são máquinas e vamos sempre atuando em prol do que podemos, tentando não expor o jogador a lesões. Tudo tem o seu porquê e estamos todos ligados em prol do melhor a cada jogo. Tentamos gerir dentro do possível o que podemos controlar ao máximo para não expor os jogadores a leões".
Suárez e Ioannidis
"É um avançado completo, não tenho dúvidas que vai fazer golos. E o Ioannidis igual. Tem-se falado do jogo associativo do Luís, mas ele é mais do que isso, faz boas diagonais, bons timings, dá uma profundidade maior. É um jogador que dá uma viabilidade à equipa, que gosto, e que Ioannidis vai dar de igual forma. Também gosta de ligação, de arrancar, que provoca a profundidade também".
Em recente análise ao polémico tema que envolve o 'camisola 42' dos leões, jornalista acredita que existe um desconforto por parte do Clube
05 Fev 2026 | 16:43 |
Ao abordar o recente e polémico caso que envolve o nome do capitão do Sporting, Morten Hjulmand, José Nunes acredita haver "uma incomodidade e um constrangimento" entre o Clube de Alvalade, treinador e jogador, no que toca ao seu afastamento no jogo de domingo, frente ao Nacional.
José Nunes: "Há aqui uma incomodidade e um constrangimento entre Sporting e Hjulmand"
"Pode-se perceber que há aqui uma incomodidade e um constrangimento de todas as partes do Sporting, do treinador, e presumo de Hjulmand também. Recordo-me que, em todo o caso, Gyökeres, A forma como as coisas decorreram na parte final da sua ligação ao Sporting aponta um bocadinho nesse sentido", começou por dizer, em comentário no canal NOW.
"Neste caso específico, é evidente que há uma situação de desconforto para toda a gente, a partir do momento em que o Sporting quis afastá-lo do jogo do campeonato frente ao Nacional, um jogo que, por acaso, o Sporting conseguiu resgatar os três pontos", destacou o jornalista.
José Nunes: "O seu afastamento compulsivo, no jogo diante o Nacional, causou algo"
"Não sabemos o que teria acontecido se Morten Hjulmand estivesse em campo. Mas, em todo o caso, um jogador que joga sempre a ser afastado desta forma, eu diria compulsiva, da equipa, de tal forma que nem assistiu ao jogo, mesmo sendo o capitão, que nem se deslocou ao Estádio José de Alvalade, evidentemente que causou algo", concluiu assim José Nunes.
Recorde-se que Morten Hjulmand foi o nome mais comentado nos últimos dias em Alvalade. Contudo, o médio e capitão do Sporting, está de regresso às opções, voltando à titularidade no jogo de hoje, frente ao AFS. O encontro, a contar para os quartos-de-final da prova rainha, diante da turma liderada por João Henriques, jogar-se-á às 20h45, em Alvalade.
Em recente entrevista, ao falar do antigo avançado dos leões, antiga figura do Clube não esquece a fase atual do internacional colombiano
05 Fev 2026 | 16:03 |
Carlos Barbosa, antigo vice-presidente do Sporting, teceu recentemente rasgados elogios a Luis Suárez, mas recusou alongar-se em comparações com Viktor Gyökeres. Nesse mesmo sentido, abordou diversos temas que marcam a atualidade do Clube de Alvalade, entre eles, a 'veia goleadora' de Luis Suárez, que leva já 25 remates certeiros, ao cabo de 33 jogos.
Carlos Barbosa: "Gyökeres deixa saudade no Sporting, mas Suárez é um grande jogador"
"Mas é evidente que Gyökeres foi Gyökeres, e deixa uma saudade no Sporting muito grande. Mas o Suárez é um grande jogador, e tem-nos dado golos fantásticos e momentos de grande efusividade", começou por destacar, numa entrevista extensa à Antena 1.
"Quem é que não se lembra do Gyökeres? Era outro tipo de jogador, o que é engraçado. Eu gosto mais de ver este jogador [Suárez], porque é mais 'fussão', vai mais à luta, não é tão permissivo, está sempre à espera da bola", afirmou Carlos Barbosa, atual presidente do Automóvel Clube de Portugal (ACP).
Carlos Barbosa: "Trincão é dos melhores jogadores que o Sporting já teve"
O antigo vice-presidente leonino também se deixou render a Francisco Trincão - que já renovou pelo Sporting -: "Trincão é dos melhores jogadores que o Sporting já teve, é um jogador excecional, um jogador que vai sempre à luta, que tem sempre um poder de recuperação de bola extraordinário, e, portanto, ainda bem que refez o contrato com o Sporting, porque precisamos é de muita gente como ele".
Ao concluir, Carlos Barbosa abordou o caso instalado em torno de Morten Hjulmand: "É evidente que o Hjulmand tem mercado fora de Portugal. É evidente que será sempre um jogador muito cobiçado, lá fora. Todos os bons jogadores que têm sido formados, treinado e jogado no Sporting acabam por ir lá para fora, portanto, pode ser que aconteça isso, também".
Em recente entrevista, extremo brasileiro dos dragões, analisa encontro decisivo que se jogará na próxima segunda-feira, a contar para a Liga Portugal Betclic
05 Fev 2026 | 14:25 |
Pepê prepara-se para voltar às opções iniciais do Porto no clássico frente ao Sporting, depois de ter falhado o encontro da primeira volta, disputado em Alvalade. O extremo brasileiro deverá ser titular na receção aos leões, num jogo que terá influência direta na luta pelos primeiros lugares da Liga.
O camisola 11 dos dragões fez o lançamento da partida numa entrevista à Betano, da qual foi divulgado um primeiro excerto. Nas declarações, Pepê destacou o peso competitivo de cada jornada e a relevância acrescida de um clássico, sublinhando que os pontos em disputa assumem especial importância nesta fase da temporada.
"Para nós, todos os jogos são decisivos. Sabemos que três pontos valem muito naquilo que é o campeonato e fazem muita diferença", começou por referir o jogador, apontando depois o caráter particular do duelo frente ao Sporting - que apresenta base sólida para o futuro -, adversário direto na classificação.
Pepê reforçou ainda o ambiente específico que envolve este tipo de encontros. "Tratando-se do Sporting, é um clássico, um jogo que tem uma atmosfera e um ambiente totalmente diferentes e isso, querendo ou não, motiva-nos ainda mais, para que possamos estar ao mais alto nível e encarar um grande adversário", concluiu.
Contudo, antes do Clássico que se jogará na segunda-feira no Estádio do Dragão, pelas 20h45, recorde-se que o Sporting entra em campo hoje frente ao AFS. O encontro, a contar para os quartos-de-final da Taça de Portugal, diante da turma liderada por João Henriques, jogar-se-á às 20h45, em Alvalade.