Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

ÚLTIMA HORA, SPORTING! INÁCIO DE FORA DAS OPÇÕES DE ROBERTO MARTÍNEZ COM A FRANÇA

Central do Clube de Alvalade vai voltar a ser preterido. A ‘doer’ ainda só jogou 27 minutos neste Euro 2024

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

05 Jul 2024 | 13:27 |

Icon Comentário0

Gonçalo Inácio, um dos pilares defensivos do Sporting campeão, continua sem contar para Roberto Martínez. O central vai ver novamente o jogo a partir do banco no confronto com a França. Esta decisão surpreende muitos, considerando a qualidade e a forma do jovem jogador, que se destacou de forma inequívoca ao longo de toda a época.


Na partida contra a Eslovénia, Pepe acumulou 120 minutos e protagonizou um erro que quase custava a eliminação da armada lusa. Mesmo assim, o veterano de 41 anos vai ser titular novamente apenas quatro dias depois. A escolha de Martínez levanta questões sobre a gestão física e o favoritismo dentro da equipa, especialmente quando há opções mais frescas e mais competentes como Inácio.


A segunda opção de Martínez também é clara: António Silva, do Benfica, que está à frente de Gonçalo Inácio nas escolhas do selecionador, apesar de utilizar preferencialmente o pé direito. O jovem da ‘cantera’ encarnada tem tido um Euro desastroso, com duas intervenções defeituosas a significarem dois golos para a Geórgia.


Até agora, Inácio só jogou 27 minutos ‘a doer’ neste campeonato, contra a Chéquia, primeiro encontro das Quinas no Euro'24. Além disso, foi utilizado no jogo a ‘feijões’ que fechou o grupo, quando Portugal já estava apurado, no qual acabou por ser titular e cumprir toda a partida. 

Inácio insatisfeito na Seleção


De acordo com fonte próxima da seleção, a insatisfação de Gonçalo Inácio no seio da equipa das quinas é evidente. O jovem central esperava mais oportunidades, especialmente depois de quatro épocas em crescendo no Sporting, praticamente sempre como titular indiscutível, que culminaram em dois troféus de campeão nacional.

O caso de Inácio não é isolado, refletindo um padrão de escolhas controversas por parte de Martínez. A insistência em veteranos e a falta de oportunidades para jovens talentos têm sido criticadas por muitos adeptos e analistas. Esta gestão pode ter consequências para o futuro da seleção, que necessita de renovação e de aproveitar os jogadores em melhor forma.

A insatisfação de Gonçalo Inácio, juntamente com as críticas à gestão de Roberto Martínez, cria um clima de tensão na seleção. Espera-se que a equipa consiga ultrapassar estas dificuldades internas e focar-se no objetivo maior: o sucesso no Euro 2024. Contudo, referem vários analistas, que decisões como estas deixam dúvidas sobre a direção e a visão do selecionador para o futuro imediato e a longo prazo da seleção nacional.

Portugal volta a entrar em campo esta sexta-feira, 5 de julho, pelas 20h00, em Hamburgo, no norte da Alemanha, para tentar carimbar a sua passagem às meias-finais frente à França.

Onde assistir o Portugal - França

- Canais de transmissão: TVI e Sport TV 1;

- Horário: 20h00

Assista aqui a alguns momentos de Gonçalo Inácio no EURO 2024 ao serviço de Portugal:




Futebol

Comentador analisa palavras de Varandas no Sporting: "Fez lembrar Pinto da Costa"

Mais recentes declarações do Presidente dos verdes e brancos continuam a ser tema de conversa e motivo para várias abordagens

Bruno Francisco analisou as recentes declarações de Frederico Varandas sobre a situação de Luis Suárez e comparou o Presidente do Sporting a Pinto da Costa
Bruno Francisco analisou as recentes declarações de Frederico Varandas sobre a situação de Luis Suárez e comparou o Presidente do Sporting a Pinto da Costa

25 Ago 2026 | 17:30 |

Icon Comentário0

Bruno Francisco analisou as recentes declarações de Frederico Varandas sobre a situação de Luis Suárez e considera que o Presidente do Sporting procurou encerrar, de uma vez por todas, a polémica que tem acompanhado o avançado colombiano desde o início da temporada.


Bruno Francisco: "O tom fez lembrar aqueles tempos áureos de Pinto da Costa"


Na A BOLA TV, o comentador começou por destacar a forma utilizada pelo líder leonino para abordar o tema. “O tom fez lembrar aqueles tempos áureos de Pinto da Costa, com aquele humor mais corrosivo. Explicando o que se estava a passar, mas fazendo algumas alegorias.”


Bruno Francisco entende, contudo, que o mais importante para os leões é colocar rapidamente um ponto final no assunto. “É do interesse da estrutura do Sporting e, neste caso, do Presidente do Sporting, acabar com esta novela o mais rápido possível. Porque, para todos os efeitos, foi o caso maior do arranque da temporada do Sporting. A saída do treino, eventuais guerras com o treinador, colegas, estar à parte do plantel no sentido de ter poucas relações”.

O comentador alertou ainda para as consequências que todo o ruído pode trazer, tanto a nível desportivo como no próprio mercado. “Este tipo de novelas é mau em todos os sentidos. Não só desestabiliza o grupo de trabalho, como cria ruído todo à volta dos adeptos, não só do Sporting, mas do mundo do futebol. E também, caso o Sporting queira vender o jogador, isto é mau porque acaba por o desvalorizar”.


Por isso, Bruno Francisco acredita que Frederico Varandas pretendeu estabilizar definitivamente a situação do camisola 97. “Diria que é do interesse do Sporting ter o jogador focado, diminuir ao máximo este ruído, acabar com este caso o mais breve possível e depois resolver: ou fica, ou alguém paga o que o Sporting quer. No fundo, acho que foi isso que Frederico Varandas quis fazer”.


Futebol

Gonçalo Inácio em maus lençóis? Rui Borges toma nova decisão no Sporting

Capitão dos verdes e brancos não foi opção na partida diante do Alverca e decisão do treinador do Clube de Alvalade pode vir a repetir-se

Zeno Debast e Ibrahima Ba aproveitaram a oportunidade diante do Alverca e podem deixar Gonçalo Inácio e Quaresma para trás nas opções de Rui Borges no Sporting
Zeno Debast e Ibrahima Ba aproveitaram a oportunidade diante do Alverca e podem deixar Gonçalo Inácio e Quaresma para trás nas opções de Rui Borges no Sporting

25 Ago 2026 | 16:45 |

Icon Comentário0

Zeno Debast e Ibrahima Ba aproveitaram a oportunidade diante do Alverca e podem ter vindo para ficar no eixo defensivo do Sporting. Rui Borges ficou satisfeito com a resposta dos dois centrais na vitória por 3-1 e deverá continuar a apostar na dupla.


Segundo o jornal Record, o treinador leonino considera que os perfis dos dois jovens se complementam. Debast oferece maior qualidade na construção e no passe, enquanto Ba acrescenta capacidade física, agressividade nos duelos e presença defensiva.


Os números diante do Alverca reforçaram essa ideia. Debast terminou com 87,32% de eficácia no passe e colocou sete bolas com sucesso no último terço, enquanto Ba registou 89,16%, ganhou três dos quatro duelos disputados, fez cinco recuperações e três interceções.


A aposta obrigou Gonçalo Inácio e Eduardo Quaresma, respetivamente capitão e subcapitão, a começar no banco. Depois de os dois terem formado a dupla nas primeiras jornadas, Rui Borges encontrou em Debast e Ba uma combinação que lhe deu sinais mais positivos nos dois momentos do jogo.

Gonçalo Inácio continua, ainda assim, com o futuro em aberto até ao fecho do mercado. Apesar de o Sporting não ter recebido qualquer proposta oficial, existem sondagens de clubes italianos e da Arábia Saudita, sendo que a SAD pretende pelo menos 40 milhões de euros para negociar o central.



Futebol

Atenção, Sporting! Rui Borges recebe grandes notícias sobre Fotis Ioannidis

Verdes e brancos regressaram aos trabalhos na Academia Cristiano Ronaldo nesta terça-feira, 25 de agosto, para preparar o embate com o Rio Ave

Fotis Ioannidis está recuperado e voltou esta terça-feira ao trabalho sem limitações juntamente com o restante grupo de Rui Borges no Sporting
Fotis Ioannidis está recuperado e voltou esta terça-feira ao trabalho sem limitações juntamente com o restante grupo de Rui Borges no Sporting

25 Ago 2026 | 16:32 |

Icon Comentário0

Fotis Ioannidis está recuperado dos problemas na região lombar e voltou esta terça-feira ao trabalho sem limitações. O avançado grego integrou normalmente o treino do Sporting e já aponta ao regresso às opções de Rui Borges para a deslocação ao terreno do Rio Ave.


O internacional helénico trabalhou no relvado totalmente integrado com os restantes companheiros, deixando para trás o problema físico que o impediu de defrontar o Alverca na última jornada do campeonato, algo visível até pelas imagens partilhadas pelos leões nas redes sociais.


A recuperação de Ioannidis reabre também a luta pela titularidade no ataque leonino. Luis Suárez foi o escolhido frente aos ribatejanos e respondeu com um golo, mas o grego volta agora a apresentar-se em condições para disputar o lugar no onze.


Rui Borges terá assim mais uma opção importante para o encontro de sexta-feira, às 20h15, em Vila do Conde. O treinador poderá escolher entre dois avançados com características diferentes para liderar a frente de ataque dos verdes e brancos.

O plantel do Sporting volta a treinar na manhã desta quarta-feira, dia 26 de agosto, novamente à porta fechada na Academia Cristiano Ronaldo, prosseguindo a preparação para o duelo com o Rio Ave, válido para a 4.ª jornada da Liga Portugal Betclic.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Deportivo não quis vender Yeremay ao Sporting, mas agora quer alvo dos leões para o substituir
Futebol

Deportivo não quis vender Yeremay ao Sporting, mas agora quer alvo dos leões para o substituir

25 Ago 2026 | 16:17

Icon Comentário0
Negócio de 23 milhões pode desbloquear saída de Pote do Sporting
Futebol

Negócio de 23 milhões pode desbloquear saída de Pote do Sporting

25 Ago 2026 | 15:22

Icon Comentário0
Rodrigo Roquette defende Sporting e arrasa versão sobre Hjulmand: “Com 2 neurónios percebiam”
Futebol

Rodrigo Roquette defende Sporting e arrasa versão sobre Hjulmand: “Com 2 neurónios percebiam”

25 Ago 2026 | 12:11

Icon Comentário0