Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Andebol

UM GOLO QUE VALEU A FASE DE GRUPOS DA EHF EUROPEAN LEAGUE

Depois do empate na Roménia, os leões de Rui Silva carimbaram a passagem à próxima fase da competição vencendo o HC Dobrogea por 22-21

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

29 Set 2020 | 21:31 |

Icon Comentário0

Esta noite de terça-feira, dia 29 de setembro, jogou-se, no Pavilhão João Rocha, o apuramento para a fase de grupos para a EHF European League, entre Sporting CP e HC Dobrogea. E como na casa das modalidades ninguém passa, os leões de Rui Silva venceram por 22-21 e encontram-se, agora, na fase de grupos da competição europeia.


Skok na baliza, Francisco Tavares na frente - com o total de sete golos - fizeram a diferença. O capitão Frankis Carol acabou excluído e Tiago Rocha saiu depois de limitação, mas nada disso impediu o passaporte dos leões para a fase de grupos.


Rui Silva optou por entrar em campo com o seguinte sete inicial: Skok, Bingo, Frankis, Ruesga, Jens Schöngarth, Darko Đukić , Tiago Rocha; algo que prometia boas armas para este início.


Equilíbrio e defesa. Estas são as duas palavras que melhor definem a primeira parte do encontro e que, juntas, apenas resultam numa coisa: poucos golos.

Ao primeiro minuto, o Sporting CP até começou com a ‘mão direita’: grande remate de Carlos Ruesga e estava aberto o marcador na casa das modalidades leoninas. Desta feita, foram mesmo os leões que começaram a tomar balanço e faro para o golo. Três minutos passados e 3-1 para os homens da casa. No minuto seguinte, primeira falta a dar dois minutos ao capitão Frankis Carol.


Passados sete minutos no relógio e a equipa romena já havia recuperado os dois golos que os leões tinham de vantagem e o resultado era 3-3. No entanto, Đukić voltou, prontamente, a colocar os verdes e brancos na frente.

O primeiro livre de sete metros deste duelo deu-se à passagem do minuto nove, a valer uma cartolina amarela para Bingo, no qual, frente a frente, esteve Fábio Chiuffa – que marcou, assim, o seu regresso ao Pavilhão João Rocha – e Skok, mas o brasileiro acabou por levar a melhor.

Um terço da partida tinha passado e um verdadeiro golaço de Frankis Carol faz com que o Sporting CP chega a uma mão cheia de golos, marcando o 5-4. Este equilíbrio, cada vez mais notório, fazia com que o guardião da baliza do HC Dobrogea se fizesse valer e se colocasse em destaque. Ele e os postes da sua baliza que, por sua vez, também complicavam a vida aos leões.

À passagem pelo minuto 13, os homens de verde e branco encontravam-se numa vantagem númerica de dois jogadores, quando o jogo estava empatado a cinco bolas. Ainda assim, sem conseguirem aproveitar da melhor forma essa vantagem, no regresso à normalidade, o jogo voltou a igualar a seis golos.

No entanto, pelos 17’, mais um encontro de Skok com Chiuffa, em que novamente o ex-leão leva a melhor e coloca, pela primeira vez, o HC Dobrogea na frente do marcador. Por isso mesmo, a partir deste momento, Frankis, enquanto capitão, continuava a marcar passo e a colocar, sempre que os remates eram eficazes, os leões na frente. Quatro golos para o cubano.

Ao minuto 23, Rui Silva resolve lançar Francisco Tavares na frente, o que acabaria para se demonstrar uma grande mais-valia para os leões. Nesse mesmo momento, mais uma grande defesa da ‘muralha eslovena’, Skok, a evitar que a vantagem dos romenos aumentasse. 9-8 e time-out pedido por Rui Silva.

A defesa leonina via-se bastante coesa e, lá na frente, tanto Francisco Tavares como Frankis Carol iam convertendo os contra-ataques em golos. No entanto, ao intervalo, o Sporting CP encontrava-se a perder por 12-10.

No regresso dos balneários, Rui Silva continua a apostar em Francisco Tavares, mas, agora, também com Salvador Salvador para alinhar o ataque. Mais um duelo entre Chiuffa e um guarda-redes dos leões, desta feita Manuel Gaspar (31’), mas que, desta vez, acabou em defesa do jovem guardião. Ainda assim, no ataque seguinte, os romenos aumentam para quatro a sua vantagem (14-10). A maior vantagem até ao momento.

Víamos três minutos da segunda parte e três golos para o HC Dobrogea. Mesmo desta forma, os leões conseguiram-se recompor e começaram a recuperar. De quatro golos de diferença passaram, assim, para apenas dois, muito graças a Francisco Tavares (15-13, 36’). Logo de seguida, Salvador Salvador, com uma bomba, deixa o Sporting CP a apenas um golo de distância do empate.

Skok melhora, sem qualquer dúvida, a sua concentração nesta segunda parte. No entanto, nesse mesmo momento, os leões perdem o seu melhor marcador e ficam com menos um elemento durante dois minutos quando têm de atacar. A 20 minutos do final do encontro, Sporting CP em superioridade numérica, a conseguir reduzir para 17-16.

À passagem pelo minuto 45, finalmente o empate a 17 golos, este último marcado por Theo, num momento em que Frankis se coloca numa grande situação de assistências (três seguidas), mas que acaba por ser excluído da partida, depois de seis golos marcados.

O relógio parecia não parar no Pavilhão João Rocha. A apenas 10 minutos do final, Arnaud fez a linha e Francisco Tavares fez ‘bingo’.  Tudo empatado, novamente e, logo de seguida, Francisco Tavares, coloca os leões na frente, depois de livre de sete metros. O resultado era 19-18.

Tic-tac, tic-tac. Faltavam apenas cinco minutos e Skok sabia muito bem disso. Livre de sete metros e, adivinhem: tremenda defesa do guardião esloveno, que mantém a vantagem e permite que, na resposta, Francisco Tavares ganhe mais um duelo de um para um e deixe o Sporting CP a vencer por 21-20.

Estava tudo guardado para os minutos finais. Os empates iam e vinham, portanto, apenas o melhor ataque e a melhor defesa poderiam dar como garantida a passagem à fase de grupos da EHF European League. Assim, sete golos de Francisco Tavares: o ponta volta a não vacilar e a marcar mais um livre de sete metros, colocando o marcador em 22-21, quando faltavam apenas três minutos para o final do encontro.

Skok mantinha a baliza intacta. Pedido de time-out por parte do míster dos leões que, desta forma, nada podia dizer aos leões além de defender o 22-21 conseguido. E foi isso que fizeram. O Sporting CP está, agora, na fase de grupos da EHF European League, com o coração nas mãos, mas com a garra em campo.


Modalidades

Exclusivo Leonino - Sporting tranquilo com assédio do Barcelona a internacional português

Direção do Clube de Alvalade não está preocupada com o interesse dos culés numa das principais estrelas da equipa verde e branca

Exclusivo Leonino - Sporting não está preocupado com o assédio do Barcelona por Kiko Costa, do andebol dos leões
Exclusivo Leonino - Sporting não está preocupado com o assédio do Barcelona por Kiko Costa, do andebol dos leões

30 Dez 2025 | 03:00 |

Icon Comentário0

O Sporting está tranquilo em relação ao assédio a Francisco Costa, sabe o Leonino. O Barcelona mantém o interesse no jogador da equipa de andebol dos verdes e brancos, mas a Direção acredita que o lateral irá continuar em Alvalade.


Apesar de o emblema culé ter o internacional português nos seus planos para a renovação do plantel, atualmente, Kiko Costa encontra-se muito feliz no Sporting e não está a equacionar deixar o plantel dos bicampeões nacionais num futuro próximo.


Com saídas importantes no final da temporada, o Barcelona começa a preparar o futuro. A transferência do lateral francês Dika Mem - que deverá estar a caminho dos alemães do Füchse Berlin - surge como principal motivo para esta cobiça ao jogador do Clube de Alvalade.


Além da vontade de Kiko Costa estar alinhada com o Sporting, a verdade é que este tem contrato com os verdes e brancos até 2030 - depois de renovação em maio deste ano - e está 'preso' ao Clube de Alvalade por uma cláusula de rescisão que ronda 1 milhão de euros. No entanto, esta acabará por reduzir no final da duração do contrato.

Na temporada 2025/26, Kiko Costa continua em destaque no Sporting. Até agora, o internacional português já soma 26 partidas - dez na EHF Champions League, 13 no Campeonato Nacional, um na Supertaça e dois na Supertaça Ibérica -, nos quais já apontou 160 tiros certeiros.



Modalidades

Imparáveis! Sporting volta a humilhar Benfica e só conhece o sabor da vitória

Equipa verde e branca foi disputar o dérbi da 13.ª jornada do Campeonato Nacional à Luz e acabou por não sentir grandes dificuldades frente ao eterno rival

Equipa de andebol do Sporting foi até ao reduto do Benfica vencer o dérbi eterno da 13.ª jornada do Campeonato Nacional
Equipa de andebol do Sporting foi até ao reduto do Benfica vencer o dérbi eterno da 13.ª jornada do Campeonato Nacional

19 Dez 2025 | 21:45 |

Icon Comentário0

A equipa de andebol do Sporting derrotou por 37-29, esta quinta-feira, dia 19 de dezembro. Em duelo da 13.ª jornada da fase regular, o Clube de Alvalade voltou a não dar quaisquer chances ao eterno rival no dérbi eterno e continua apenas a conhecer o sabor da vitória


Num duelo disputado no Pavilhão da Luz, a turma verde e branca dominou a partida do princípio do fim. A certa altura, os leões venciam por uma diferença de oito golos e, ao intervalo, os pupilos de Ricardo Costa levavam uma vantagem justificada pelo poderio ofensivo leonino (21-16).


Na segunda metade do encontro, a situação não se inverteu. Apesar do Benfica ter entrado melhor e reduzido a vantagem para quatro tiros certeiros, os verdes e brancos continuaram sempre em cima da partida, acabando mesmo por vencer o encontro, por 37-29.


No capítulo individual, destaque para Kiko Costa. Com onze golos, o internacional português foi o melhor marcador do Sporting e da partida. Nota ainda para Natan Suárez (7) e Salvador Salvador (4). Do lado do Benfica, Ander Izquierdo foi o melhor dos encarnados (7).

Com esta vitória - a 24.ª em 30 jogos nesta temporada - os comandados de Ricardo Costa seguem no primeiro lugar com 51 pontos. Os leões têm agora uma longa paragem pela frente, devido ao Campeonato da Europa da modalidade e voltam apenas a entrar em campo a 5 de fevereiro, para os 16 avos de final da Taça de Portugal, frente ao Samora Correia.



Modalidades

Sporting não brinca em serviço e derrota Arsenal sem dó nem piedade

Clube de Alvalade voltou a não dar quaisquer chances ao opositor, depois da vitória no dérbi da última ronda do Campeonato Nacional

Equipa do Sporting não deu hipóteses e venceu Arsenal, esta terça-feira, dia 16 de dezembro, sem apelo nem agravo
Equipa do Sporting não deu hipóteses e venceu Arsenal, esta terça-feira, dia 16 de dezembro, sem apelo nem agravo

16 Dez 2025 | 21:11 |

Icon Comentário0

A equipa de andebol do Sporting derrotou o Arsenal da Devesa por 43-22, esta terça-feira, dia 16 de dezembro. Em duelo da 17.ª jornada da fase regular, o Clube de Alvalade voltou a não dar quaisquer chances ao opositor, depois da vitória no dérbi da última ronda.


Num duelo disputado no Pavilhão João Rocha, a turma verde e branca dominou a partida do princípio do fim. Ao intervalo, os leões tinham mais 16 tentos apontados do que o adversário, sendo que o fosso entre as duas equipas viria a ser ampliado na segunda parte (26-10).


A formação minhota, de Gabriel Oliveira, não conseguiu contrariar o poderio ofensivo do Clube de Alvalade, que controlou os 60 minutos do duelo na Casa das modalidades perante o 12.º e último classificado da Liga, que ainda não venceu qualquer partida na presente época.


Jan Gurri e Leonardo Anastácio terminaram como melhores marcadores do encontro, com 12 golos apontados, seguido de Carlos Álvarez e Orri e Thorkelsson (cinco). Do lado da equipa do Arsenal da Devesa, Hugo Oliveira e Manuel Costa apontaram cinco golos cada.

Com esta vitória - a 23.ª em 29 jogos nesta temporada - os comandados de Ricardo Costa seguem no primeiro lugar com 48 pontos. O Benfica está no segundo posto com 44. O próximo jogo, a contar para a 13.ª ronda, está marcado para sexta-feira, dia 19 de dezembro, frente ao Benfica às 20h00, na Luz.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting vence duelo de Lisboa e mantém registo 100% vitorioso na Liga
Modalidades

Sporting vence duelo de Lisboa e mantém registo 100% vitorioso na Liga

13 Dez 2025 | 20:23

Icon Comentário0
Sporting dá nova abada no Porto e já não perde com o rival desde abril... de 2024
Modalidades

Sporting dá nova abada no Porto e já não perde com o rival desde abril... de 2024

10 Dez 2025 | 20:54

Icon Comentário0
Sporting vence histórico e lidera a Liga... Com menos um jogo
Modalidades

Sporting vence histórico e lidera a Liga... Com menos um jogo

07 Dez 2025 | 16:26

Icon Comentário0