Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirAndebol
|
0Esta noite de terça-feira, dia 29 de setembro, jogou-se, no Pavilhão João Rocha, o apuramento para a fase de grupos para a EHF European League, entre Sporting CP e HC Dobrogea. E como na casa das modalidades ninguém passa, os leões de Rui Silva venceram por 22-21 e encontram-se, agora, na fase de grupos da competição europeia.
Skok na baliza, Francisco Tavares na frente - com o total de sete golos - fizeram a diferença. O capitão Frankis Carol acabou excluído e Tiago Rocha saiu depois de limitação, mas nada disso impediu o passaporte dos leões para a fase de grupos.
Rui Silva optou por entrar em campo com o seguinte sete inicial: Skok, Bingo, Frankis, Ruesga, Jens Schöngarth, Darko Đukić , Tiago Rocha; algo que prometia boas armas para este início.
Equilíbrio e defesa. Estas são as duas palavras que melhor definem a primeira parte do encontro e que, juntas, apenas resultam numa coisa: poucos golos.
Ao primeiro minuto, o Sporting CP até começou com a ‘mão direita’: grande remate de Carlos Ruesga e estava aberto o marcador na casa das modalidades leoninas. Desta feita, foram mesmo os leões que começaram a tomar balanço e faro para o golo. Três minutos passados e 3-1 para os homens da casa. No minuto seguinte, primeira falta a dar dois minutos ao capitão Frankis Carol.
Passados sete minutos no relógio e a equipa romena já havia recuperado os dois golos que os leões tinham de vantagem e o resultado era 3-3. No entanto, Đukić voltou, prontamente, a colocar os verdes e brancos na frente.
O primeiro livre de sete metros deste duelo deu-se à passagem do minuto nove, a valer uma cartolina amarela para Bingo, no qual, frente a frente, esteve Fábio Chiuffa – que marcou, assim, o seu regresso ao Pavilhão João Rocha – e Skok, mas o brasileiro acabou por levar a melhor.
Um terço da partida tinha passado e um verdadeiro golaço de Frankis Carol faz com que o Sporting CP chega a uma mão cheia de golos, marcando o 5-4. Este equilíbrio, cada vez mais notório, fazia com que o guardião da baliza do HC Dobrogea se fizesse valer e se colocasse em destaque. Ele e os postes da sua baliza que, por sua vez, também complicavam a vida aos leões.
À passagem pelo minuto 13, os homens de verde e branco encontravam-se numa vantagem númerica de dois jogadores, quando o jogo estava empatado a cinco bolas. Ainda assim, sem conseguirem aproveitar da melhor forma essa vantagem, no regresso à normalidade, o jogo voltou a igualar a seis golos.
No entanto, pelos 17’, mais um encontro de Skok com Chiuffa, em que novamente o ex-leão leva a melhor e coloca, pela primeira vez, o HC Dobrogea na frente do marcador. Por isso mesmo, a partir deste momento, Frankis, enquanto capitão, continuava a marcar passo e a colocar, sempre que os remates eram eficazes, os leões na frente. Quatro golos para o cubano.
Ao minuto 23, Rui Silva resolve lançar Francisco Tavares na frente, o que acabaria para se demonstrar uma grande mais-valia para os leões. Nesse mesmo momento, mais uma grande defesa da ‘muralha eslovena’, Skok, a evitar que a vantagem dos romenos aumentasse. 9-8 e time-out pedido por Rui Silva.
A defesa leonina via-se bastante coesa e, lá na frente, tanto Francisco Tavares como Frankis Carol iam convertendo os contra-ataques em golos. No entanto, ao intervalo, o Sporting CP encontrava-se a perder por 12-10.
No regresso dos balneários, Rui Silva continua a apostar em Francisco Tavares, mas, agora, também com Salvador Salvador para alinhar o ataque. Mais um duelo entre Chiuffa e um guarda-redes dos leões, desta feita Manuel Gaspar (31’), mas que, desta vez, acabou em defesa do jovem guardião. Ainda assim, no ataque seguinte, os romenos aumentam para quatro a sua vantagem (14-10). A maior vantagem até ao momento.
Víamos três minutos da segunda parte e três golos para o HC Dobrogea. Mesmo desta forma, os leões conseguiram-se recompor e começaram a recuperar. De quatro golos de diferença passaram, assim, para apenas dois, muito graças a Francisco Tavares (15-13, 36’). Logo de seguida, Salvador Salvador, com uma bomba, deixa o Sporting CP a apenas um golo de distância do empate.
Skok melhora, sem qualquer dúvida, a sua concentração nesta segunda parte. No entanto, nesse mesmo momento, os leões perdem o seu melhor marcador e ficam com menos um elemento durante dois minutos quando têm de atacar. A 20 minutos do final do encontro, Sporting CP em superioridade numérica, a conseguir reduzir para 17-16.
À passagem pelo minuto 45, finalmente o empate a 17 golos, este último marcado por Theo, num momento em que Frankis se coloca numa grande situação de assistências (três seguidas), mas que acaba por ser excluído da partida, depois de seis golos marcados.
O relógio parecia não parar no Pavilhão João Rocha. A apenas 10 minutos do final, Arnaud fez a linha e Francisco Tavares fez ‘bingo’. Tudo empatado, novamente e, logo de seguida, Francisco Tavares, coloca os leões na frente, depois de livre de sete metros. O resultado era 19-18.
Tic-tac, tic-tac. Faltavam apenas cinco minutos e Skok sabia muito bem disso. Livre de sete metros e, adivinhem: tremenda defesa do guardião esloveno, que mantém a vantagem e permite que, na resposta, Francisco Tavares ganhe mais um duelo de um para um e deixe o Sporting CP a vencer por 21-20.
Estava tudo guardado para os minutos finais. Os empates iam e vinham, portanto, apenas o melhor ataque e a melhor defesa poderiam dar como garantida a passagem à fase de grupos da EHF European League. Assim, sete golos de Francisco Tavares: o ponta volta a não vacilar e a marcar mais um livre de sete metros, colocando o marcador em 22-21, quando faltavam apenas três minutos para o final do encontro.
Skok mantinha a baliza intacta. Pedido de time-out por parte do míster dos leões que, desta forma, nada podia dizer aos leões além de defender o 22-21 conseguido. E foi isso que fizeram. O Sporting CP está, agora, na fase de grupos da EHF European League, com o coração nas mãos, mas com a garra em campo.
Clube de Alvalade não deu hipóteses a jogar em casa, em duelo da 18.ª jornada do Campeonato Nacional, e continua no primeiro lugar
|
0A equipa de andebol do Sporting derrotou os minhotos do ABC, por 38-29, esta quarta-feira, dia 18 de dezembro, na 18.ª jornada da Liga portuguesa. Num duelo realizado no Pavilhão João Rocha, os leões levaram a melhor e triunfaram frente à turma liderada por Filipe Magalhães.
A primeira parte ficou marcada por um claro domínio do Clube de Alvalade que controlaram, desde o primeiro minuto, a partida disputada na casa das modalidades. Ao intervalo, os leões já haviam alcançado uma diferença de nove golos no marcador (19-10).
Na etapa complementar, o Clube de Alvalade continuou em busca de um novo resultado ainda mais volumoso, ainda que a vantagem significativa trazida do primeiro tempo tenha dado aos verdes e brancos a oportunidade de controlar a partida nos últimos minutos.
Francisco Costa esteve em destaque na partida e foi o melhor marcador dos leões com seis golos marcados. Martim Costa, Salvador Salvador e Orri Thorkelsson (cinco) foram os senhores que se seguiram. André José (ex Sporting) esteve em destaque e fez oito golos na partida.
Com esta vitória - a 26.ª em 32 jogos oficiais esta temporada - os comandados de Ricardo Costa passam a somar 52 pontos e seguem na liderança do campeonato, com mais três pontos do que o Porto (menos um jogo). O andebol do Sporting volta a jogar apenas numa quinta-feira, dia 6 de fevereiro de 2025, diante do Académica do Funchal, às 18h45, em jogo dos 16-avos-de-final da Taça de Portugal.
Craque do andebol verde e branco tem sido destaque em Alvalade, tendo chegado ao Clube em 2023/24, oriundo do Granollers
|
0Jordi Ribera convocou Jan Gurri para os próximos jogos da seleção espanhola. Com boas exibições pela equipa de andebol do Sporting, o central de 22 anos voltou a merecer a confiança do técnico, depois de ter sido chamado para o Euro 2024.
"Estamos no início de um ciclo olímpico e é o momento de fazer entrar estas novidades. São jogadores jovens que já demonstraram a sua qualidade nas camadas jovens e que o estão a confirmar nos clubes", explicou o selecionador do país vizinho, para justificar a chamada de vários jovens.
Os duelos da la roja são válidos para a qualificação do Campeonato do Mundo, que arranca a meio do próximo mês de janeiro. A competição será disputada entre três países: Dinamarca, Croácia e Noruega entre os dias 14 de janeiro e 2 de fevereiro de 2025.
A Espanha de Jan Gurri está inserida no grupo F, juntamente com Suécia, Japão e Chile. Portugal poderá ser um dos adversários da fase seguinte, caso ambas as formações se consigam apurar para a main-round. No último Mundial, em 2023, a armada lusa não passou da fase de grupos.
Jan Gurri chegou ao Sporting na temporada passada, oriundo do Granollers, contratado por Frederico Varandas - que renovou com mais uma estrela da equipa - Desde então, participou em 79 jogos e marcou 211 golos. Em Alvalade, já conquistou quatro títulos: um Campeonato Nacional (2023/24), uma Taça de Portugal (2023/24) e duas Supertaças (2023 e 2024).
Jogador contratado por Frederico Varandas tem brilhado com a Listada verde e branca e mereceu chamada à La Roja para os próximos desafios
|
0Jan Gurri foi convocado para a seleção espanhola. O central da equipa de andebol do Sporting tem brilhado em Alvalade e mereceu a confiança do técnico Jordi Ribera, tal como tinha acontecido anteriormente, sendo chamado para o Euro 2024.
"Estamos no início de um ciclo olímpico e é o momento de fazer entrar estas novidades. São jogadores jovens que já demonstraram a sua qualidade nas camadas jovens e que o estão a confirmar nos clubes", explicou o selecionador do país vizinho, para justificar a chamada de vários jovens.
Os duelos da la roja são válidos para a qualificação do Campeonato do Mundo, que arranca a meio do próximo mês de janeiro. A competição será disputada entre três países: Dinamarca, Croácia e Noruega entre os dias 14 de janeiro e 2 de fevereiro de 2025.
A Espanha de Jan Gurri está inserida no grupo F, juntamente com Suécia, Japão e Chile. Portugal poderá ser um dos adversários da fase seguinte, caso ambas as formações se consigam apurar para a main-round. No último Mundial, em 2023, a armada lusa não passou da fase de grupos.
Jan Gurri chegou ao Sporting na temporada passada, oriundo do Granollers, contratado por Frederico Varandas - que renovou com mais uma estrela da equipa - Desde então, participou em 79 jogos e marcou 211 golos. Em Alvalade, já conquistou quatro títulos: um Campeonato Nacional (2023/24), uma Taça de Portugal (2023/24) e duas Supertaças (2023 e 2024).
Confira o golo de Jan Gurri na Liga dos Campeões frente ao Paris Saint German.