Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Andebol

UM GOLO QUE VALEU A FASE DE GRUPOS DA EHF EUROPEAN LEAGUE

Depois do empate na Roménia, os leões de Rui Silva carimbaram a passagem à próxima fase da competição vencendo o HC Dobrogea por 22-21

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

29 Set 2020 | 21:31 |

Icon Comentário0

Esta noite de terça-feira, dia 29 de setembro, jogou-se, no Pavilhão João Rocha, o apuramento para a fase de grupos para a EHF European League, entre Sporting CP e HC Dobrogea. E como na casa das modalidades ninguém passa, os leões de Rui Silva venceram por 22-21 e encontram-se, agora, na fase de grupos da competição europeia.


Skok na baliza, Francisco Tavares na frente - com o total de sete golos - fizeram a diferença. O capitão Frankis Carol acabou excluído e Tiago Rocha saiu depois de limitação, mas nada disso impediu o passaporte dos leões para a fase de grupos.


Rui Silva optou por entrar em campo com o seguinte sete inicial: Skok, Bingo, Frankis, Ruesga, Jens Schöngarth, Darko Đukić , Tiago Rocha; algo que prometia boas armas para este início.


Equilíbrio e defesa. Estas são as duas palavras que melhor definem a primeira parte do encontro e que, juntas, apenas resultam numa coisa: poucos golos.

Ao primeiro minuto, o Sporting CP até começou com a ‘mão direita’: grande remate de Carlos Ruesga e estava aberto o marcador na casa das modalidades leoninas. Desta feita, foram mesmo os leões que começaram a tomar balanço e faro para o golo. Três minutos passados e 3-1 para os homens da casa. No minuto seguinte, primeira falta a dar dois minutos ao capitão Frankis Carol.


Passados sete minutos no relógio e a equipa romena já havia recuperado os dois golos que os leões tinham de vantagem e o resultado era 3-3. No entanto, Đukić voltou, prontamente, a colocar os verdes e brancos na frente.

O primeiro livre de sete metros deste duelo deu-se à passagem do minuto nove, a valer uma cartolina amarela para Bingo, no qual, frente a frente, esteve Fábio Chiuffa – que marcou, assim, o seu regresso ao Pavilhão João Rocha – e Skok, mas o brasileiro acabou por levar a melhor.

Um terço da partida tinha passado e um verdadeiro golaço de Frankis Carol faz com que o Sporting CP chega a uma mão cheia de golos, marcando o 5-4. Este equilíbrio, cada vez mais notório, fazia com que o guardião da baliza do HC Dobrogea se fizesse valer e se colocasse em destaque. Ele e os postes da sua baliza que, por sua vez, também complicavam a vida aos leões.

À passagem pelo minuto 13, os homens de verde e branco encontravam-se numa vantagem númerica de dois jogadores, quando o jogo estava empatado a cinco bolas. Ainda assim, sem conseguirem aproveitar da melhor forma essa vantagem, no regresso à normalidade, o jogo voltou a igualar a seis golos.

No entanto, pelos 17’, mais um encontro de Skok com Chiuffa, em que novamente o ex-leão leva a melhor e coloca, pela primeira vez, o HC Dobrogea na frente do marcador. Por isso mesmo, a partir deste momento, Frankis, enquanto capitão, continuava a marcar passo e a colocar, sempre que os remates eram eficazes, os leões na frente. Quatro golos para o cubano.

Ao minuto 23, Rui Silva resolve lançar Francisco Tavares na frente, o que acabaria para se demonstrar uma grande mais-valia para os leões. Nesse mesmo momento, mais uma grande defesa da ‘muralha eslovena’, Skok, a evitar que a vantagem dos romenos aumentasse. 9-8 e time-out pedido por Rui Silva.

A defesa leonina via-se bastante coesa e, lá na frente, tanto Francisco Tavares como Frankis Carol iam convertendo os contra-ataques em golos. No entanto, ao intervalo, o Sporting CP encontrava-se a perder por 12-10.

No regresso dos balneários, Rui Silva continua a apostar em Francisco Tavares, mas, agora, também com Salvador Salvador para alinhar o ataque. Mais um duelo entre Chiuffa e um guarda-redes dos leões, desta feita Manuel Gaspar (31’), mas que, desta vez, acabou em defesa do jovem guardião. Ainda assim, no ataque seguinte, os romenos aumentam para quatro a sua vantagem (14-10). A maior vantagem até ao momento.

Víamos três minutos da segunda parte e três golos para o HC Dobrogea. Mesmo desta forma, os leões conseguiram-se recompor e começaram a recuperar. De quatro golos de diferença passaram, assim, para apenas dois, muito graças a Francisco Tavares (15-13, 36’). Logo de seguida, Salvador Salvador, com uma bomba, deixa o Sporting CP a apenas um golo de distância do empate.

Skok melhora, sem qualquer dúvida, a sua concentração nesta segunda parte. No entanto, nesse mesmo momento, os leões perdem o seu melhor marcador e ficam com menos um elemento durante dois minutos quando têm de atacar. A 20 minutos do final do encontro, Sporting CP em superioridade numérica, a conseguir reduzir para 17-16.

À passagem pelo minuto 45, finalmente o empate a 17 golos, este último marcado por Theo, num momento em que Frankis se coloca numa grande situação de assistências (três seguidas), mas que acaba por ser excluído da partida, depois de seis golos marcados.

O relógio parecia não parar no Pavilhão João Rocha. A apenas 10 minutos do final, Arnaud fez a linha e Francisco Tavares fez ‘bingo’.  Tudo empatado, novamente e, logo de seguida, Francisco Tavares, coloca os leões na frente, depois de livre de sete metros. O resultado era 19-18.

Tic-tac, tic-tac. Faltavam apenas cinco minutos e Skok sabia muito bem disso. Livre de sete metros e, adivinhem: tremenda defesa do guardião esloveno, que mantém a vantagem e permite que, na resposta, Francisco Tavares ganhe mais um duelo de um para um e deixe o Sporting CP a vencer por 21-20.

Estava tudo guardado para os minutos finais. Os empates iam e vinham, portanto, apenas o melhor ataque e a melhor defesa poderiam dar como garantida a passagem à fase de grupos da EHF European League. Assim, sete golos de Francisco Tavares: o ponta volta a não vacilar e a marcar mais um livre de sete metros, colocando o marcador em 22-21, quando faltavam apenas três minutos para o final do encontro.

Skok mantinha a baliza intacta. Pedido de time-out por parte do míster dos leões que, desta forma, nada podia dizer aos leões além de defender o 22-21 conseguido. E foi isso que fizeram. O Sporting CP está, agora, na fase de grupos da EHF European League, com o coração nas mãos, mas com a garra em campo.


Modalidades

Soam os alarmes em Alvalade! Estrela do Sporting lesiona-se

Novidade foi divulgada na última quinta-feira, dia 30 de outubro, mas ainda não existem grandes informações sobre a extensão da mesma

Kiko Costa, jogador da equipa de andebol do Sporting, lesionou-se num treino da Seleção Nacional e acabou por deixar a comitiva
Kiko Costa, jogador da equipa de andebol do Sporting, lesionou-se num treino da Seleção Nacional e acabou por deixar a comitiva

31 Out 2025 | 07:50 |

Icon Comentário0

Francisco Costa lesionou-se durante o treino da Seleção Nacional. O jogador da equipa de andebol do Sporting acabou por deixar a equipa orientada por Paulo Pereira, com Diogo Silva, do Marítimo, a ser chamado na manhã da última quinta-feira, 30 de outubro, para o seu lugar.


De acordo com o jornal A Bola, Kiko Costa sofreu uma lesão muscular na coxa direita e, segundo as primeiras indicações médicas, apenas deverá ficar afastado da competição por um curto período. Agora, o internacional português regressa ao Sporting, onde será reavaliado.


No que diz respeito ao Clube de Alvalade, a verdade é que a equipa de Ricardo Costa prepara-se para entrar num mês bastante competitivo, no qual irão defrontar o Fuchse Berlin por duas vezes, em partidas muito importantes para as aspirações da modalidade leonina na EHF Champions League -  competição na qual Kiko foi recentemente destaque.


De resto, no que toca ao Campeonato Nacional, os verdes e brancos seguem 100% vitoriosos, com oito triunfos em oito partidas disputadas. O Sporting ocupa a terceira posição, com 24 pontos, enquanto Porto (1.º) e Benfica (2º) completam o pódio, com 25 pontos, mas mais um jogo que os leões.

Os comandados de Ricardo Costa voltam a entrar em campo apenas a 8 de novembro, frente ao Vitória SC. A partida, válida para a décima jornada do campeonato, tem apito inicial marcado para as 16h00, no reduto da formação adversária.



Modalidades

Exclusivo Leonino - Sporting mantém vivo 'sonho' na Liga dos Campeões

Clube de Alvalade disputa, este ano, a maior competição de clubes do mundo, depois de na época passada ter realizado uma grande campanha

Exclusivo Leonino - Sporting disputa, este ano, a Liga dos Campeões, depois de na época passada ter realizado uma grande campanha
Exclusivo Leonino - Sporting disputa, este ano, a Liga dos Campeões, depois de na época passada ter realizado uma grande campanha

25 Out 2025 | 03:00 |

Icon Comentário0

A equipa de andebol do Sporting mantém vivo o sonho de se qualificar diretamente para os quartos de final da Liga dos Campeões. O nosso Jornal revela, neste Exclusivo Leonino, que as duas derrotas em seis jogos não abanam as ambições do Clube de Alvalade.


O andebol do Sporting fez história na época passada, quando se tornou na primeiro equipa portuguesa de sempre a qualificar-se para os quartos-de-final da Liga dos Campeões. O conjunto verde e branco acabou por cair, frente ao Nantes, mas a experiência acumulada valeu de muito para os comandados de Ricardo Costa.


Esta temporada, o Sporting quer atingir, no mínimo, a mesma fase da competição. Para além disso, os leões querem chegar aos quartos-de-final da mesma maneira que fizeram na última época: qualificando-se como uma das duas melhores equipas do grupo.


O Sporting encontra-se, neste momento, na terceira posição do Grupo A da Liga dos Campeões, atrás de Fuchse Berlin e do Aalborg. Os leões já jogaram o primeiro jogo frente aos dinamarqueses, o que torna o jogo contra a equipa alemã uma partida extremamente importante para as contas verdes e brancas.

Segundo sabe o nosso Jornal, uma vitória nessa partida frente ao Fuchse Berlin é vista, internamente, como a grande catapulta dos leões para atingir um desses dois primeiros lugares na seu grupo da Liga dos Campeões, que vale passagem direta aos quartos-de-final da competição.



Modalidades

Estrela do Sporting na equipa da semana da Liga dos Campeões

Jogador verde e branco volta a repetir a distinção, e assume-se desde já, como uma das grandes figuras de destaque da competição continental

Craque do Sporting volta a repetir a distinção, e assume-se desde já, como uma das grandes figuras de destaque da Liga dos Campeões
Craque do Sporting volta a repetir a distinção, e assume-se desde já, como uma das grandes figuras de destaque da Liga dos Campeões

24 Out 2025 | 17:37 |

Icon Comentário0

Francisco Costa foi eleito para a melhor equipa da semana da Liga dos Campeões de andebol. O jogador do Sporting, onde tem estatuto de estrela, continua a assumir-se como um dos melhores jovens talentos do mundo, ao somar grandes exibições na maior competição de clubes do mundo.


O Sporting defrontou os noruegueses do Kolstad, na passada quarta-feira, dia 22 de outubro. A equipa verde e branca conseguiu uma importante vitória fora de portas, por 34-30, que permitiu ao Clube de Alvalade saltar ao terceiro lugar da fase de grupos da Liga dos Campeões.


Nesse encontro frente ao Kolstad, Francisco Costa voltou a ser a figura de destaque no andebol do Sporting, como tantas vezes tem acontecido desde que chegou a Alvalade. O filho de Ricardo Costa apontou nove golos (em 14 remates tentados), e fez ainda seis assistências durante a partida.


Para além de Francisco Costa, estão, na equipa ideal da semana da Liga dos Campeões, o guardião Dejan Milosavljev (Fuchse Berlin), o ponta esquerda dinamarquês Frederik Bjerre, o lateral esquerdo Simen Lyse (Kolstad), que jogou frente ao Sporting, o central das Ilhas Faroé Óli Mittún (GOG), também eleito MVP, o ponta direita espanhol Aleix Gómez (Barcelona), o pivô bielorrusso Artsem Karalek (Kielce) e o francês Thibaud Briet (Nantes), como melhor defensor.

Relembrar que, depois dessa partida na quarta-feira, a contar para a Liga dos Campeões, o Sporting devia disputar o encontro para o campeonato nacional, com o Avanca, já esta sexta-feira, 24 de outubro. No entanto, um atraso no voo dos leões obrigou ao adiamento dessa partida.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Oficial! Sporting anuncia adiamento da próxima partida, devido a problemas após a Liga dos Campeões
Modalidades

Oficial! Sporting anuncia adiamento da próxima partida, devido a problemas após a Liga dos Campeões

23 Out 2025 | 20:00

Icon Comentário0
Sporting vence fora de casa em mais uma noite fantástica na Liga dos Campeões
Modalidades

Sporting vence fora de casa em mais uma noite fantástica na Liga dos Campeões

22 Out 2025 | 19:16

Icon Comentário0
EHF Champions League de Andebol 2025/26 (Jornada 6) Kolstad - Sporting ao minuto
Modalidades

EHF Champions League de Andebol 2025/26 (Jornada 6) Kolstad - Sporting ao minuto

22 Out 2025 | 17:10

Icon Comentário0