Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

UM PAÍS, DOIS SISTEMAS

Concordará, portanto, que deve, o Presidente da República, respeitar por igual todos os seus concidadãos, assim como todas as Associações e Clubes desportivos

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

"Por isso, a Lei Fundamental continua a ser o nosso denominador comum. Todos, nalgum instante, contribuíram para, ao menos, uma parte do seu conteúdo. Defendê-la, cumpri-la e fazê-la cumprir é dever do Presidente da República". "Um Presidente que não é nem a favor nem contra ninguém. Assim será politicamente, do princípio ao fim do seu mandato". "O Presidente da República é o Presidente de todos.” As frases acima pertencem a Marcelo Rebelo de Sousa, aquando da sua tomada de posse, a 9 de Março de 2016 (1). Concordará, portanto, que deve, o presidente da República, respeitar por igual todos os seus concidadãos, assim como todas as Associações e Clubes desportivos. "Senti-me vexado pela imagem projetada por Portugal no mundo". "Portugal é uma potência no desporto, nomeadamente no futebol. Sinto-me vexado pela gravidade do que aconteceu. As reações que tive de fora foram nesse sentido". "O que aconteceu foi uma situação grave, que não podemos normalizar ou banalizar sob pena de permitirmos escaladas más para o desporto e para a sociedade portuguesa". "Não pode haver dois ‘Portugais’ - um Portugal que é estado de Direito Democrático e o outro que vive à margem deste Estado de Direito" (2). Tais afirmações pertencem ao Presidente da República, no dia a seguir ao ataque à academia de Alcochete, tendo mesmo dúvidas quanto a sentar-se ao lado do Presidente da instituição Sporting Clube de Portugal, eleito democraticamente pelos sócios Sportinguistas, não fosse este portador de um vírus transmissível que provocasse comportamentos terroristas ao infetado (3). O Presidente da República, considerava então, previamente a qualquer investigação, processo penal ou condenação, que Bruno de Carvalho era o autor moral do ataque perpetrado no dia anterior. Qual Luís XIV, Marcelo Rebelo de Sousa considerava ser ele próprio a lei, podendo julgar sem provas, sem defesa, sem justiça, um cidadão português. Enquanto na imprensa nacional e internacional se destaca o clima de terror que se vive na sequência do ataque ao autocarro da equipa de futebol do Sport Lisboa e Benfica, o Presidente não só não se sente vexado, como, pela ausência de reação, optou então por normalizar ou banalizar o que se passou, permitindo então, nas suas próprias palavras, “escaladas más para o desporto e para a sociedade portuguesa.” Sem julgamentos prévios, tolerando a violência, e enquanto a imagem de Portugal projetada no exterior é desprestigiada, entende o Presidente da República que a reação adequada é uma ida à praia, na vila da Ericeira, optando por dar um mergulho num imenso oceano de hipocrisia (4). 1 - http://www.presidencia.pt/?idc=22&idi=103410 2 - https://www.dn.pt/portugal/sinto-me-vexado-pela-gravidade-do-que-aconteceu-9346069.html 3 - https://www.dn.pt/desporto/sporting/marcelo-tem-duvidas-em-sentar-se-ao-lado-de-bruno-de-carvalho-9347649.html 4 - https://www.lusa.pt/foto?from=%2Ffotos%3Fimageid%3DyQta9B8w08A389kPl7MdBzMSZM5iuSI1&imageid=yQta9B8w08BNggbe6RmguTMSZM5iuSI1


Artigo de opinião assinado por Marcelo Alcântara, Sócio n.º 33.197 e Acionista da Sporting SAD




Clube

INACREDITÁVEL! UEFA 'CHUTA PARA CANTO' O SPORTING E DESTACA BENFICA E PORTO NO RANKING

Clube de Alvalade ficou posições abaixo dos eternos rivais, que ocuparam o top 15

Sporting fica a olhar para cima para o Benfica e Porto em novo ranking da UEFA
Sporting fica a olhar para cima para o Benfica e Porto em novo ranking da UEFA

  |

Icon Comentário0

A UEFA atualizou o ranking de clubes e o Sporting surge abaixo do top 15. O Clube de Alvalade viu os rivais, Porto e Benfica, a ocupar lugares superiores da lista. 


Com os dragões a serem a equipa portuguesa melhor posicionada (estando em 12.º lugar), o Sporting é colocado na 35.ª posição, vendo o Benfica a ficar no 15.º posto. Dos rivais mais diretos, apenas o Braga posicionou-se abaixo do emblema verde e branco (ocupam o 43.º lugar). 


O Manchester City lidera a tabela, ficando acima do Real Madrid, que está em segundo lugar, e do Bayern Munique, que fecha o pódio. Nas primeiras 10 posições, ainda podemos encontrar o Liverpool, a Roma, o PSG, o Villarreal, o Borussia Dortmund, o Chelsea e o Inter. 


Neste sentido, o Clube de Alvalade não está incluído nos primeiros 20 clubes mencionados pelo ranking da UEFA. É importante referir que, relativamente à temporada passada e a competições do mesmo organismo, o Sporting começou na Liga Europa. Nessa prova, a turma de Rúben Amorim caiu diante da Atalanta (vencedora da competição) na fase dos oitavos de final. 

Respetivamente à época que se avizinha, o Sporting vai disputar a Liga dos Campeões. Ao conquistar o título nacional de 2023/2024, a Listada verde e branca garantiu o acesso à prova milionária. O rival Benfica vai, também, competir na mesma competição europeia. 


Confira aqui a lista dos primeiros 20 clubes do ranking da UEFA:




Clube

COMO ASSIM? CONSELHO DE DISCIPLINA 'IGNORA' AGRESSÕES DE LUÍS GONÇALVES A DIRIGENTE DO SPORTING

Em causa estão os incidentes que ocorrem no final do empate entre Porto e os leões a contar para a Liga Portugal Betclic 2023/2024

Conselho de Disciplina 'tapou olhos' a agressões de Luís Gonçalves a dirigente do Sporting
Conselho de Disciplina 'tapou olhos' a agressões de Luís Gonçalves a dirigente do Sporting

  |

Icon Comentário0

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol deu a conhecer as sanções perante os incidentes decorridos no final da partida entre o Sporting e o Porto da Liga Portugal Betclic 23/24. Com Luís Gonçalves em 'cheque', o organismo português acabou a 'tapar olhos' a agressões a dirigente dos leões. 


"A lesão da honra e da reputação e denúncia caluniosa" foi o grande motivo para sancionar o ex-dirigente dos azuis e brancos a 60 dias de castigo e mais uma multa de 8.160 euros. Contudo, o CD da FPF não mencionou nada acerca das queixas de agressões por parte da antiga figura importante da direção de Pinto da Costa. 


No final do encontro a valer para a ronda 31 do Campeonato Nacional, Luís Gonçalves tinha sido acusado de agredir um elemento do Conselho Diretivo do Sporting no espaço contíguo à tribuna presidencial. De acordo com a denúncia feita, o dirigente do Porto, à altura, teria dado um pontapé na sequência de uma investida de cerca de 20 elementos ligados aos dragões sobre integrantes da comitiva oficial verde e branca quando abandonavam o local. 


O Conselho de Disciplina não deixou qualquer intervenção face às queixas no mapa de castigos, apenas mencionando as sanções referidas acima. Recorde-se que o Sporting e o Porto empataram a duas bolas a partida, que gerou muita polémica fora e dentro das quatro linhas. 

Atualmente, Luís Gonçalves não faz parte da direção do Porto, que viu Pinto da Costa abandonar o 'leme' dos dragões para dar espaço a André Villas-Boas. O antigo treinador dos azuis e brancos foi o candidato mais votado nas últimas eleições, garantindo, assim, o lugar de presidente do rival do Norte. 




envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


SPORTING NÃO DEIXA PASSAR UMA! CAMPEÕES NACIONAIS MARCAM PRESENÇA PELA PRIMEIRA VEZ EM EVENTO NACIONAL
Clube

SPORTING NÃO DEIXA PASSAR UMA! CAMPEÕES NACIONAIS MARCAM PRESENÇA PELA PRIMEIRA VEZ EM EVENTO NACIONAL

 

Icon Comentário0
OBRAS A TODO O VAPOR! CONSTRUÇÃO MONSTRUOSA PERTO DO ESTÁDIO DO SPORTING JÁ ESTÁ A ACONTECER,
Clube

OBRAS A TODO O VAPOR! CONSTRUÇÃO MONSTRUOSA PERTO DO ESTÁDIO DO SPORTING JÁ ESTÁ A ACONTECER,

 

Icon Comentário0
“TEMOS CONNOSCO O PRESIDENTE”: VARANDAS NÃO PASSA DESPERCEBIDO EM EVENTO COMEMORATIVO DO SPORTING
Clube

“TEMOS CONNOSCO O PRESIDENTE”: VARANDAS NÃO PASSA DESPERCEBIDO EM EVENTO COMEMORATIVO DO SPORTING

 

Icon Comentário0