
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Frederico Varandas dá prioridade a Georgios Vagiannidis sob Alberto Costa. O Sporting está atento ao mercado de transferências e procura soluções alternativas a Iván Fresneda, Geny Catamo e Ricardo Esgaio, com este último a ser cada vez menos solicitado por Rui Borges. Estas informações surgem depois da Direção leonina estar a planear um ataque ao lateral-direito da Juventus.
Segundo relatos avançados pelo jornal O Jogo, a estrutura do Clube de Alvalade tem maior interesse em contratar o grego do Panathinaikos e quer contar com o jogador antes dos primeiros jogos da temporada. Inclusivamente, os leões já apresentaram uma proposta pelo mesmo na casa dos 10 milhões de euros fixos + 2 milhões em variáveis, que acabou recusada pelos atenienses.
Desta forma, a transferência de Alberto Costa passa para segundo plano. O português de 21 anos encontra-se na Juventus, de onde chegou proveniente do Vitória de Guimarães e se tornou numa cara conhecida do treinador do Sporting, Rui Borges. De acordo com notícias recentes, a direção da vecchia signora aceita um valor que ronde os 15M e os 18M pelo seu jogador.
Vale a pena recordar que as mudanças táticas nesta temporada dos leões, forçam o Clube de Alvalade a reforçar a lateral direita da sua defesa. A formação 4-2-3-1 abre espaço a que Geny Catamo possa assumir funções mais ofensivas e Ricardo Costa tem vindo a perder tempo de jogo, sobrando apenas Iván Fresneda como principal referência para a posição.
Em 2024/25, Georgios Vagiannidis - avaliado em 8 milhões de euros - somou um golo e duas assistências em 39 jogos realizados. No total, o defesa disputou 2.999 minutos. O lateral tem contrato válido com o Panathinaikos até junho de 2028 e já conta com cinco internacionalizações pela seleção grega, sendo uma das grandes esperanças dos helénicos.
Político desaprovou os valores da saída da principal figura do Clube de Alvalade e deixou alguns comentários para o Presidente dos leões
|
Hélder Amaral levou a sua indignação até à rede social ‘X’, antigo Twitter, mostrando-se descontente com a Direção do Sporting, após as notícias que dão conta do valor de saída do principal jogador dos leões, Viktor Gyokeres. O político considera que o preço pelo qual o Clube de Alvalade está disposto a vender o avançado de 27 anos é baixo e faz uma comparação com a venda de Darwin Núñez, do Benfica para o Liverpool, que foi significativamente mais alta.
Hélder Amaral: "Não evoluiu muito na valorização de activos"
“O Sporting vive um dos melhores momentos da sua história. Mérito da direção, mas não evoluiu muito na valorização de activos e massa critica, vital numa grande instituição”, começou por escrever Hélder Amaral.
Hélder Amaral: "Vender um dos melhores da história a preço de activo banal"
Para finalizar, o político de 58 anos fez uma referência direta à saída de Viktor Gyokeres, que deverá ser acordada nos 63,5 milhões de euros mais dez milhões de euros em variáveis: “Vender um dos melhores da história a preço de um activo banal, não pode ser classificado de ‘master classe’”.
Apesar do negócio entre o Sporting e o Arsenal por Viktor Gyokeres ter sido dado como praticamente fechado, as negociações sofreram um novo revés, que reside nas variáveis. O Clube presidido por Frederico Varandas considera que os objetivos propostos no bónus 10 milhões de euros não são de fácil concretização e decidiu assim suspender as negociações.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – fez 52 encontros: 33 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, sete na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.250 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 54 golos e fez 13 assistências.
Veja aqui a publicação:
Defesa-central costa-marfinense é um dos pilares da equipa principal do Clube de Alvalade e encontra-se em estágio no Algarve, em Lagos
|
Ousmane Diomande treina condicionado no estágio do Sporting. O jogador costa-marfinense está a contas com uma mazela contraída ainda na temporada passada. Esta novidade pode dificultar as negociações entre Frederico Varandas e o Crystal Palace pelo central, numa altura em que as mesmas estagnaram.
Segundo uma imagem revelada pelo jornal A Bola, captada no estágio dos leões no Cascade Wellness Center, em Lagos, o defesa de 21 anos encontra-se a treinar com o joelho da sua perna esquerda enfaixado, de forma a evitar a progressão das suas dificuldades físicas.
Estas informações surgem numa altura em que o negócio do Crystal Palace está em risco de cair por terra. Depois de noticiado uma transferência pelo costa-marfinense a troco de 60 milhões de euros, o clube londrino apresentou uma contra-proposta por apenas 30M.
A lesão que ainda condiciona o defesa-central foi contraída no dia 17 de maio, no jogo entre o Sporting e Guimarães, que garantiu a conquista do bicampeonato para o emblema leonino. O jovem teve de ser substituído de forma forçada, aos 25 minutos, e deu lugar a Jeremiah St. Juste.
Em 2024/25, Ousmane Diomande – avaliado em 45 milhões de euros – participou em 46 encontros, ao serviço do Sporting: 31 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.703 minutos em que esteve em campo, o internacional costa-marfinense marcou dois golos.
Técnico leonino continua a trabalhar na preparação da próxima época do Clube de Alvalade e prioridade está em impor o seu “cunho” na equipa
|
É já amanhã, dia 16 de julho, que os adeptos leoninos poderão ver pela primeira vez o trabalho que o Sporting e Rui Borges tem realizado em privado. O Estádio do Algarve será palco do primeiro jogo do animado estágio do Clube de Alvalade em Lagos, frente ao Celtic às 19h30. A prioridade do treinador dos verdes e brancos passa por dar o seu “cunho” ao plantel leonino e continuar a melhorar o rendimento dos bicampeões nacionais.
A principal mudança que Rui Borges procura implementar recai no sistema tático que o treinador de 44 anos quer utilizar na próxima temporada, o 4x2x3x1. Esta nova tática, que em certos momentos do jogo pode transformar-se em 4x3x3, já foi utilizada nos jogos de treino frente à equipa B (5-2), ao Torreense (1-0) e ao Nacional (1-1).
Sabe-se ainda que a defesa é o setor em que Rui Borges tem insistido mais, entendendo que o Sporting precisa de consistência no primeiro terço do campo. O técnico quer aplicar uma linha defensiva de quatro jogadores ao invés da linha de três utilizada na época passada. Além da redefinição da linha de defesa, o treinador luso quer afinar detalhes com os jogadores que a poderão integrar, considerando que na última temporada foram cometidos demasiados erros individuais que comprometeram a equipa.
Apesar da capacidade física do plantel ainda não estar no ponto desejado, o objetivo continua a passar por pressionar alto no terreno, sem dar espaço para o adversário respirar. A única mudança em relação a 2024/2025 neste setor é a mudança posicional de alguns jogadores.
Ainda que as mudanças que Rui Borges procura implementar não estejam, por enquanto, completamente intrínsecas à equipa, o jornal Record avança que o treinador do Sporting está surpreendido com a resposta positiva que os jogadores têm dado às suas exigências.