Futebol
Iturralde González diz com todas as letras: "Parece-me penálti muito claro para o Sporting"
16 Fev 2026 | 15:39
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
17 Mai 2024 | 12:40 |
Luís Neto vai deixar o Sporting. O experiente defesa central faz o último encontro no Estádio José Alvalade diante do Chaves - às 18h00 de sábado, dia 18 de maio - na última jornada do campeonato. Para já, não se conhece o futuro do 'camisola 13' dos leões.
"A melhor preparação para ganhar o jogo seguinte é ganhar e jogar bem, vamos tentar fazer isso. Aproveitar também este último dia para, por exemplo, nos despedirmos de jogadores muito importantes nesta caminhada. São ciclos que acontecem. Por exemplo, o [Luís] Neto, irá fazer o último jogo em Alvalade", garantiu o técnico, em conferência de imprensa.
"Sobre o Neto, já falei tanto que não vale a pena falar mais da importância dele", assegurou Rúben Amorim. Deixando, indiretamente, rasgados elogios ao internacional português que, durante a caminhada no Sporting, foi fundamental e uma peça-chave na conquista de dois campeonatos nacionais.
Luís Neto – avaliado em 300 mil euros – chegou ao Sporting em 2019, oriundo do Zenit, da Rússia, numa transferência a custo zero. Desde então, tem sido um dos capitães dos leões e contabiliza, até ao momento 106 encontros, nos quais marcou um golo e assistiu os companheiros em duas ocasiões. Esta temporada, o central tem apenas 533 minutos, divididos por 14 jogos, tendo marcado o único tento com a Listada verde e branca, diante do Dumiense, na Taça de Portugal.
Durante a já longa caminhada, desde que assinou contrato, o futebolista nascido na Póvoa de Varzim já conquistou dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021/22), sendo crucial e uma grande figura no balneário leonino.
Analista desportivo deixou ainda críticas implícitas às escolhas de Rui Borges para o duelo diante do Famalicão, da 22.ª jornada
16 Fev 2026 | 16:28 |
Tomás da Cunha recorreu às redes sociais para analisar a exibição do Sporting frente ao Famalicão (1-0), deixando reparos ao rendimento de algumas das principais figuras da equipa leonina, nomeadamente Morten Hjulmand e Hidemasa Morita.
T. da Cunha: “Hjulmand e Morita, antes referências de estabilidade no Sporting, estão demasiado irregulares"
“Hjulmand e Morita, antes referências de estabilidade no Sporting, estão demasiado irregulares. Isso não só dificulta a relação no jogo interior (pouco de Pote, Trincão só quando se juntou a Luís Guilherme) como permite saídas ao Famalicão. Elisor é um excelente avançado de jogo”, escreveu na rede social 'X'.
Já sobre o setor atacante, destacou a importância de Luís Guilherme na sua posição natural: “No ataque do Sporting que ora prejudica um, ora prejudica outro, a melhor notícia é a presença de Luís Guilherme na posição natural. De longe, a referência da equipa na criação de desequilíbrios, não só em 1x1 como ao nível do passe. Mistura os pontos fortes dos outros extremos”.
O analista deixou ainda críticas às escolhas de Rui Borges: “Como no Dragão, ficam dúvidas sobre se Rui Borges escolheu o melhor para a equipa ou o melhor para a hierarquia. O Sporting tenta a proeza de lutar pelo título com as figuras num estado de forma dramático. Ainda tirou protagonismo a Luís Guilherme. Bragança em modo improvável”.
Quanto ao jogo, o Sporting acabou por vencer por 1-0, num encontro decidido já na reta final. Depois de um golo anulado ao Famalicão na primeira parte, os leões assumiram maior controlo no segundo tempo e chegaram ao triunfo com um cabeceamento de Daniel Bragança, garantindo três pontos importantes.
Veja a publicação:
Avançado brasileiro, que está emprestado, foi destaque em jogo do Nápoles e recebeu elogios por parte de jornal transalpino
16 Fev 2026 | 15:59 |
Alisson Santos estreou-se a marcar pelo Nápoles e logo para evitar a derrota caseira diante da Roma (2-2), no passado domingo, dia 15 de fevereiro, merecendo elogios de Antonio Conte no final da partida, mas também dos adeptos e imprensa italiana.
O jogador, que "chegou do Brasil via Portugal", trouxe uma "nova energia" e "foi fundamental para a equipa não ceder", lutando até à última gota de suor, algo que vinha a mostrar nos seus últimos jogos pelo Sporting, refere o jornal Corriere dello Sport.
Numa exibição de 20 minutos eletrizantes contra a aguerrida Roma de Gasperini, Alisson Santos "demonstrou o seu valor com acelerações, dribles, assistências e um golo, galvanizando os adeptos". A sua entrada em campo "foi um dos poucos pontos positivos para uma equipa que tem lutado contra a perda de confiança e identidade", pode ler-se.
Apesar dos elogios, Antonio Conte não quer pressão à volta do extremo "canarinho" e lembra que Alisson não era nem titular no Sporting. "Não estamos a colocar pressão no Alisson, que nunca foi um titular no Sporting", disse após o jogo do Calcio.
Na presente temporada desportiva de 2025/26, Alisson Santos - avaliado em 4 milhões de euros - realizou 33 jogos entre ambos os emblemas. Nos 776 minutos em que esteve em campo, o avançado marcou quatro golos e fez três assistências.
Exibição do internacional sub-21 português não só garantiu os três pontos como também deu um novo fôlego na corrida pelo título na Escócia
16 Fev 2026 | 15:56 |
Youssef Chermiti voltou a ser a grande figura do Rangers ao marcar um hat-trick decisivo no triunfo por 4-2 sobre o líder Hearts, em duelo disputado no Ibrox Stadium. O antigo jogador do Sporting assinou os três golos dos anfitriões, reduzindo a desvantagem para apenas dois pontos na luta pelo título.
O encontro teve um início animado, com os visitantes a inaugurarem o marcador através de Marc Leonard 16') mas o Rangers respondeu rapidamente com um auto-golo de Michael Steinwender (19') que restabeleceu a igualdade. Apesar de o Hearts voltar à vantagem com um cabeceamento de Cláudio Braga (30'), Chermiti (39') entrou em ação ainda antes do intervalo para fazer o 2-2 com uma finalização técnica.
Na segunda parte, ex-leão confirmou o seu protagonismo: aos 57 minutos marcou o segundo da tarde, marcou depois de um cruzamento bem colocado, e já nos descontos completou o hat-trick com um remate clínico após assistência de Djeidi Gassama, fixando o resultado em 4-2.
A exibição do internacional sub-21 português não só garantiu os três pontos como também deu um novo fôlego ao Rangers (55) na corrida pelo título, acrescentando drama à luta na frente da tabela com Celtic (54) e Hearts (57) ainda na disputa.
No mercado de verão de 2023, Youssef Chermiti rumou ao Everton, num negócio em que o Clube de Alvalade faturou uma verba a rondar os 12,5 milhões de euros. Em 2025/26, foi emprestado ao Rangers, onde soma sete golos e duas assistências em 29 jogos.
Iturralde González diz com todas as letras: "Parece-me penálti muito claro para o Sporting"
16 Fev 2026 | 15:39
Jorge Coroado avalia lance do Sporting - Famalicão: "Golo não podia ser validado"
16 Fev 2026 | 14:09
Gafe da Serie A coloca Amorim como jogador do Génova; Ex Sporting é notícia em Itália
16 Fev 2026 | 11:58