Futebol
Porro ainda dá esperança, mas Tottenham continua em perigo após empate tardio com o Brighton (vídeo)
19 Abr 2026 | 10:28
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
09 Mar 2024 | 07:55 |
Viktor Gyokeres, avançado do Sporting, recebeu, na passada sexta-feira, o prémio de melhor avançado e jogador da Liga Portugal Betclic relativos ao mês de janeiro. O ponta-de-lança mostrou-se feliz e delineou os objetivos que a turma de Alvalade tem até ao final da presente temporada.
“É incrível. Temos estado bem como equipa e, para mim, pessoalmente também tem corrido bem. Têm sido bons meses, mas ainda temos mais alguns pela frente, por isso temos de continuar assim até ao final da época”, atirou o camisola 9 do Clube de Alvalade em declarações à Liga.
Recorde-se que o sueco de 25 anos bateu a concorrência direta de Evanilson (Porto) e Francisco Trincão, companheiro de equipa, depois de ter reunido 32,59% das preferências. Esta votação é habitualmente realizada entre os treinadores principais das equipas que militam na Liga.
Viktor Gyökeres, recorde-se, chegou ao Sporting no início da presente temporada, oriundo do Coventry City, a troco de 20 milhões de euros, mais 4 por objetivos, sendo que os ingleses ficaram, ainda, com 15% de uma futura mais-valia (os leões podem reduzir esta percentagem para 10%). O avançado assinou contrato com os leões até junho de 2028 e ficou com uma cláusula de rescisão na ordem dos 100 milhões de euros.
De momento, o astro do Clube de Alvalade – avaliado em 45 milhões de euros – tem um registo impressionante, sob comando de Rúben Amorim, tendo apontado 32 golos e 10 assistências, em 36 partidas disputadas com a Listada verde e branca, com vários tubarões europeus de olho na sua contratação.
O Sporting volta a entrar em campo este domingo, 10 de março, pelas 18 horas, frente ao Arouca. A partida é relativa à 25.ª jornada da Liga Portugal Betclic, onde os leões são atualmente líderes isolados com 59 pontos conquistados em 24 embates.
Confronto lisboeta traz um protagonista em destaque que chega com números impressionantes e que quer regressar à melhor forma
19 Abr 2026 | 12:19 |
O Sporting entra no dérbi com o Benfica com todas as atenções viradas para Luis Suárez, avançado que tem sido a principal figura ofensiva dos leões nesta temporada. Com 33 golos em todas as competições pelos leões, 24 dos quais na Liga, lidera a corrida ao prémio de melhor marcador e assume-se como a maior esperança verde e branca.
Apesar dos números impressionantes, há um dado que marca o momento do colombiano. O cafetero atravessa o seu maior jejum desde que chegou a Alvalade, com três jogos consecutivos sem marcar. Um cenário raro para quem tem sido tão consistente, aumentando ainda mais a pressão e a motivação para este duelo decisivo.
Além disso, Suárez ainda não conseguiu marcar ao Benfica desde que chegou ao futebol português. Na Supertaça teve poucos minutos e, no empate na Luz, o golo leonino foi apontado por Pedro Gonçalves, deixando o 'camisola 97' ainda à procura do seu primeiro momento decisivo frente ao eterno rival.
Ainda assim, o histórico recente do avançado em jogos grandes deixa sinais positivos. Já marcou ao Porto por duas vezes esta época e, antes de chegar ao Sporting, ganhou fama em Espanha como o "Terror da Andaluzia", depois de uma temporada impressionante ao serviço do Almería - clube ligado a CR7 -, onde somou 31 golos e brilhou em dérbis regionais como Granada, Bétis e Sevilha, por exemplo.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Luis Suárez – avaliado em 28 milhões de euros – leva 45 encontros: 26 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.673 minutos que esteve em campo, o ponta de lança marcou 33 golos e fez cinco assistências.
Antes de mais um dérbi escaldante, há um detalhe escondido no balneário leonino que pode fazer toda a diferença frente ao rival
19 Abr 2026 | 11:40 |
O Sporting entra em campo frente ao Benfica com muito mais do que ambição: leva consigo uma bagagem que pode pesar e muito num jogo desta dimensão. A equipa orientada por Rui Borges chega ao dérbi com um detalhe que não salta à vista, mas que pode ser determinante.
O onze provável dos leões soma mais de 100 dérbis frente ao rival encarnado, um número impressionante que reflete a continuidade e a experiência acumulada nos últimos anos. No topo dessa lista surge Gonçalo Inácio, que, aos 24 anos, prepara-se para disputar o 16.º clássico frente às águias.
Mas não está sozinho: Pote - que não vive bom momento de forma - já soma 14 dérbis, enquanto Francisco Trincão e Geny Catamo levam 11 cada. Mesmo na defesa, nomes como Eduardo Quaresma acrescentam ainda mais experiência (12), podendo elevar o total coletivo para 105 jogos frente ao eterno rival.
Esta base sólida permite ao Sporting enfrentar o dérbi com uma confiança rara, onde até possíveis estreantes, como Souleymane Faye ou Rafael Nel, e até mesmo Luis Suárez, que tem apenas dois dérbis realizados, entram protegidos por uma estrutura habituada à pressão.
O emblema verde e branco entra em campo este domingo, dia 19 de abril, frente ao Benfica. O encontro, a contar para a 30.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma orientada por José Mourinho, jogar-se-á às 18h00, no Estádio José Alvalade.
Leões e águias medem forças já este domingo, dia 19 de abril, em partida válida para a 30.ª jornada da Liga Portugal Betclic, em Alvalade
19 Abr 2026 | 10:39 |
O dérbi eterno entre Sporting e Benfica volta a marcar a atualidade, carregado de história e rivalidade. Para uns, o passado não entra em campo; para outros, ajuda a perceber tendências e equilíbrios num confronto onde cada detalhe conta. Na antevisão, José Mourinho recordou precisamente esse histórico, destacando que as águias não vencem em Alvalade há vários anos.
A última vitória encarnada no reduto leonino remonta a 2022, então sob o comando interino de Nélson Veríssimo. Nesse encontro, golos de Darwin Núñez e Gil Dias garantiram um triunfo por 2-0. Desde então, o Benfica não voltou a vencer em casa do rival: registou-se um empate e três triunfos do Sporting, incluindo jogos para a Taça de Portugal e para o campeonato, com destaque para golos de Geny Catamo, Pedro Gonçalves e Viktor Gyökeres.
Contas feitas, no total de confrontos entre leões e águias disputados no Estádio José Alvalade, para todas as competições, o Sporting leva clara vantagem: em 154 jogos, soma 76 vitórias, contra 46 do Benfica, além de 32 empates.
No entanto, restringindo a análise ao campeonato, o equilíbrio é quase absoluto. Em 91 encontros disputados no terreno leonino, o Sporting venceu 35 vezes, enquanto o Benfica soma 34 triunfos. Também no capítulo dos golos reina a igualdade, com 130 marcados por cada lado, números que espelham bem a incerteza que volta a marcar mais um capítulo desta rivalidade histórica.
O emblema verde e branco entra em campo este domingo, dia 19 de abril, frente ao Benfica. O encontro, a contar para a 30.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma orientada por José Mourinho, jogar-se-á às 18h00, no Estádio José Alvalade.
Porro ainda dá esperança, mas Tottenham continua em perigo após empate tardio com o Brighton (vídeo)
19 Abr 2026 | 10:28
Há quem deixe certeza para o Sporting - Benfica: "Geny vai marcar mais uma vez"
19 Abr 2026 | 10:06
Bomba! Bayern Munique entra em corrida de 'bastidores' por intocável do Sporting
19 Abr 2026 | 09:47