
Futebol
Exclusivo Leonino - Furioso, Varandas aponta culpado do falhanço entre Sporting e Jota Silva
03 Set 2025 | 12:32
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
04 Set 2025 | 07:42 |
O Sporting falhou a contratação de Jota Silva por um minuto de atraso. Tal como revelou o nosso Jornal num Exclusivo Leonino, Frederico Varandas culpa Evangelos Marinakis pela situação, mas aplaude o departamento jurídico dos verdes e brancos, explicando que o avançado era desejo de Rui Borges.
Frederico Varandas: "Jota Silva foi um jogador identificado pelo nosso treinador"
"Foi um jogador identificado pelo nosso treinador com o intuito de trazer maior profundidade ao plantel e esse pedido foi valorizado pela estrutura do Sporting. Decidimos que trazer o Jota era um dos objetivos e isso obviamente obrigava a um determinado esforço financeiro. O Jota teve inegociável praticamente todo o mercado pois eram pedidos cerca de 15 milhões de euros, a que nós, administração e treinador, dissemos não", confirmou à imprensa.
Os ingleses dificultaram as negociações, algo que foi explicado por Varandas: "O Nottingham recebeu uma proposta do Botafogo de 19M. Informámos o nosso treinador que esteve sempre a par do processo e não havia nada a fazer. Depois aconteceu que o Jota recusou essa proposta e já perto da meia-noite por volta das 11h20, 11h00 do último dia, finalmente aceitou um empréstimo mais ou menos nos nossos moldes, mas não dentro dos nossos valores. O Sporting cedeu, estamos a falar de uma coisa de 3 ou 4 minutos que não havia tempo, e aceitámos uma proposta de empréstimo de 4,5M, mais o salário de 2,5M, que seria 7 milhões de euros pelo empréstimo do jogador".
Frederico Varandas: "Era tecnicamente impossível (inscrever Jota Silva)"
"É tecnicamente impossível receber a documentação, preencher os impressos, assinar os contratos, digitalizar, pôr na plataforma em 15 minutos. Era tecnicamente impossível. Aliás, quando recebemos a documentação final às 11h45, as pessoas experientes do nosso departamento jurídico disseram ‘Presidente, isto não vai ser possível’ e eu disse ok, vamos tentar. Aconteceu que depois destas telenovelas tudo se fez em 16 minutos, uma coisa que nunca pensei", disse Varandas, elogiando a estrutura verde e branca.
Para terminar, Varandas picou os rivais e voltou a aplaudir a ação do Sporting: "Tenho que deixar aqui um agradecimento ao departamento jurídico pois nunca pensei, tal como muita gente já trabalhou em clubes, diretores desportivos, documentadores, que seria possível receber a documentação às 11h45, validar os contratos, assiná-los e digitalizá-los contratos. Era tecnicamente impossível. Tentámos mas não conseguimos o Jota. Estamos aqui desde 2018 e nunca conseguimos ser campeão do mercado. Nunca conseguimos! Nem em número de investimento, nem em número de jogadores, nem em número de jatos particulares, nem em número de aeroportos nem contratações secretas. Nunca conseguimos!".
Presidente verde e branco explicou atuação dos leões no último mercado de transferências e comentou novela em torno do avançado sueco
04 Set 2025 | 07:18 |
Depois de confirmar a mudança de Morten Hjulmand, Frederico Varandas revelou não ter qualquer ressentimento com a saída de Viktor Gyokeres do Sporting. O Presidente parabenizou o avançado pela mudança para o Arsenal, explicando ainda aos adeptos que Conrad Harder necessitava de espaço e que não pagou qualquer comissão com as duas transferências.
Frederico Varandas: "Mandei uma mensagem a felicitar o Gyokeres"
"Mandei uma mensagem a felicitar o Gyokeres. O Viktor será sempre uma lenda deste Clube e eu, como Presidente do Sporting, vou defender sempre as lendas deste Clube. O Viktor foi um dos melhores profissionais que tive aqui até acabar a época. É uma lenda e dos melhores da história do Sporting", disse.
Questionado ainda sobre a venda de Harder ao Leipzig, Varandas admitiu: "Em relação a isso só vou dizer uma coisa... sabe qual foi o nosso grande alvo do mercado no ano passado? Fotis (Ioannidis). Não conseguimos. Eu não tenho problemas nenhuns e este é o meu papel, reforçar a equipa com o melhor que eu puder. Sempre".
Frederico Varandas: "O que me interessa é ter um grupo cada vez mais forte"
"Presidente, aquele jogador é muito difícil. Não interessa, vou lá. ‘Ah, mas vai sair na imprensa que o Sporting não conseguiu.’ O que me interessa isso?!? O que me interessa o que que vão dizer?!? O que me interessa é ter um grupo cada vez mais forte", atirou.
Varandas admitiu que o Sporting está agora melhor preparado em termos ofensivos e que não pagou qualquer comissão a Hasan Çetinkaya, agente dos nórdicos: "Perdemos o Viktor, uma lenda deste Clube... Perdemos esse jogador e investimos 44 milhões de euros em dois avançados. E o segundo avançado hoje está muito mais bem preparado do que estava o segundo avançado do ano passado, que era o Harder, um jovem com imenso potencial, tinha expectativas de ser titular, é totalmente legítimo".
Frederico Varandas: "Dos agentes, só posso guardar excelentes recordações"
"Dos agentes, só posso guardar excelentes recordações, porque não acho que que são bons. Acho que são muito bons, porque consegui fazer 90 milhões de euros e não paguei um cêntimo em comissão. Por isso, tenho as melhores recordações deles", garantiu o Presidente do Sporting.
Clube de Alvalade tem acordo com o 'camisola 42' de Rui Borges, que já terá recebido diversas propostas vantajosas durante o mercado de verão
04 Set 2025 | 07:03 |
Frederico Varandas, Presidente do Sporting, confirmou que Morten Hjulmand vai sair na próxima temporada. O capitão verde e branco aceitou permanecer em Alvalade para lutar pelo tricampeonato em 2025/26, apesar de ter várias propostas bem mais vantajosas.
Frederico Varandas: "Tivemos uma conversa com a administração e o Morten vai ficar mais um ano"
"Quero dar uma palavra ao nosso capitão, porque recusou ‘N’ propostas a ganhar o triplo e acedeu… Tivemos uma conversa com a administração e o Morten vai ficar mais um ano. Mas segurámos o Morten", começou por dizer, antes da Supertaça de futsal entre Sporting e Benfica.
Com vários rumores de mercado em torno do plantel, Varandas foi perentório: "O Trincão era para a Arábia Saudita. O Gonçalo Inácio para a Arábia Saudita. O Diomande estava perdido para o Crystal Palace. E o que é que aconteceu? Mantivemos o grupo".
Frederico Varandas: "O Sporting tem um balneário bicampeão!"
"Os Sportinguistas têm de entender uma coisa. O Sporting não ficou em terceiro lugar. O Sporting não ficou em segundo lugar. O Sporting tem um balneário bicampeão! E se é para entrar algum jogador ali, tem de ser algum jogador melhor do que o bicampeão Trincão, do que o bicampeão Pote, do que o bicampeão Morten, do que o bicampeão Inácio", acrescentou Varandas.
Para terminar, o Presidente leonino acredita num "plantel mais forte", apresentando dados para tal: "Olho para a ferramenta mais fiável dos clubes como barómetro de valor do mercado [Transfermarkt] e o Sporting, no ano passado, era o plantel mais valioso do campeonato. Fechando agora o mercado, com os jogadores que temos, o plantel do Sporting não é que é novamente o plantel mais valioso do campeonato? E com mais cerca de 80 milhões do segundo classificado. E cerca de 100 milhões para o terceiro classificado".
Veloz defesa-central deixou de fazer parte das contas de Rui Borges e foi despromovido à equipa B dos leões, deixando comunicado nas redes sociais
04 Set 2025 | 06:53 |
Jeremiah St Juste foi despromovido à equipa B do Sporting. Sem entrar nas contas de Rui Borges, o neerlandês não mais fará parte do plantel principal e deixou uma longa mensagem nas redes sociais, garantindo ter descoberto o que o esperava através dos jornais desportivos. Contudo, o Clube desmentiu o jogador.
Ao jornal A Bola, fonte do Sporting revelou que St Juste foi informado durante o treino sobre a situação, contrariamente ao que o defesa afirmou em público. Jer garante ter treinado normalmente e sem qualquer repercussão, tendo apenas ficado a par da decisão na chegada a casa.
O jogador alega que foi transmitido ao irmão e agente que não mais entrará nas contas de Rui Borges e que irá ser despromovido, a menos que aceite propostas para sair do Sporting e rumar ao Médio Oriente, visto que o mercado ainda está aberto.
Jeremiah St Juste admite não ser transferido, uma vez que, de acordo com o jogador, o Sporting foi informado de que o 'camisola 3' preferia terminar contrato - válido até ao final da época - em Portugal, uma vez que espera o nascimento da filha.
"Vou dobrar-me, mas nunca irei quebrar, o verde e o branco bombeia nas minhas veias. Por isso, vou vestir a camisola da equipa B com orgulho", disse Jeremiah St Juste, deixando bem claro de que não vai sair do Sporting num futuro próximo.