Futebol
Sporting pode ter encontrado novo clube para colocar 'patinho feio' de Rui Borges
22 Jul 2026 | 17:19
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
16 Nov 2024 | 09:00 |
Realizou-se na passada sexta-feira mais uma gala dos Rugidos de Leão, em Leiria. Frederico Varandas discursou perante inúmeros adeptos e atletas verdes e brancos, enaltecendo a boa fase do Sporting e abordando também a saída de Rúben Amorim e de Hugo Viana.
"Celebra-se aqui a 42.ª gala dos Rugidos de Leão. São 42 anos de história, 42 anos de inúmeras celebrações e consagrações. Mas se há algo que difere deste ano para todos os outros é que este é o melhor Sporting desde que existem os Rugidos de Leão. E poderíamos mesmo ir ainda umas décadas mais atrás. Após o Sporting dos Cinco Violinos esta é a melhor fase da história do Sporting. E vai muito para além do que se passa dentro das 4 linhas", começou por referir.
"Mas hoje o Sporting é também reconhecido lá fora por uma gestão desportiva e financeira de sucesso. Um Clube com sucesso desportivo aliado a um constante lucro financeiro. E um dos sinais disso é que não há memória na história do futebol deste país de dois colossos europeus virem contratar o nosso treinador e o nosso diretor desportivo. Duas pessoas de uma competência extraordinária que cresceram como profissionais aqui e que foram fundamentais no crescimento do Clube. Temos agora um desafio pela frente? Temos sim...O chamado 'desafio resultado da competência'", atirou o Presidente leonino.
Sobre a saída do técnico e de do diretor desportivo, Varandas não teve meias medidas: Confesso que me rio para mim quando ouço: 'agora é que vamos ver o que vale esta administração sem o treinador e o diretor desportivo. Mas digam-me uma coisa: esta administração herdou o Amorim e o Viana? Já cá estavam? Alguém por acaso os recomendou publicamente? Não. Não só não estavam cá, não só ninguém os recomendou como toda a comunidade do futebol criticou esta administração pela contratação do Amorim".
"Minhas senhoras e meus senhores, desafio foi o que este Conselho Diretivo/Administração teve pela frente ao retirar o Sporting do pior período da sua história para o melhor Sporting dos últimos 70 anos. E enquanto este Conselho Diretivo/Administração aqui estiverem, o Sporting continuará o seu rumo, continuará a crescer, terminou.
Treinador dos verdes e brancos está satisfeito com a análise que tem vindo a realizar de ambos os jogadores e futuro promete novidades
23 Jul 2026 | 09:00 |
O estágio do Sporting em Lagos terminou com uma goleada por 7-0 diante do Estrasburgo e deixou boas indicações a Rui Borges. Entre os jogadores que mais se destacaram estiveram Flávio Gonçalves e Eduardo Felicíssimo, dois jovens de 19 anos que ganharam pontos junto da equipa técnica.
Flávio Gonçalves aproveitou os particulares e, sobretudo, os treinos para mostrar a velocidade e a qualidade técnica que possui. O internacional sub-20 português pode atuar nos dois corredores ofensivos ou nas costas do ponta-de-lança, surgindo como uma solução versátil para o ataque leonino.
Numa altura em que o Sporting continua no mercado à procura de um extremo-esquerdo, o jovem terá novas oportunidades para conquistar espaço nos particulares frente ao Monaco, a 25 de julho, e ao Nottingham Forest, no dia 31. O primeiro encontro oficial está marcado para 8 de agosto, diante do Estrela da Amadora.
Eduardo Felicíssimo também deixou uma imagem positiva ao aceitar o desafio de recuar para o centro da defesa. Perante as ausências de Gonçalo Inácio, Zeno Debast, Ousmane Diomande e Bruno Ramos, o médio foi utilizado nesse setor frente ao Celtic e ao Estrasburgo, respondendo de forma muito satisfatória. O jogador deverá regressar à equipa B, mas continuará com a porta da formação principal aberta.
Rui Borges prepara agora uma redução significativa do grupo, com 12 jogadores a poderem deixar de trabalhar com a equipa A. Ricardo Mangas está perto de sair do Clube, enquanto Guilherme Pires, Afonso Lee, Rafael Mota e Gabriel Silva deverão voltar à equipa B. Callai, Giorgi Kochorashvili, Daniel Bragança, Mauro Couto, Souleymane Faye, Pedro Gonçalves e Rafael Nel podem igualmente sair ou continuam a despertar interesse no mercado.
Internacional colombiano esteve envolvido numa possível transferência para a Turquia neste verão e verdes e brancos conhecem a decisão do jogador
23 Jul 2026 | 03:00 |
Luis Suárez já não sai do Sporting apesar das polémicas neste mercado de transferências, sabe o Leonino. O jogador regressa em breve aos trabalhos orientados por Rui Borges após ter participado no Campeonato do Mundo ao serviço da Colômbia e será o titular na frente de ataque dos leões.
Depois do alegado interesse do Fenerbahçe em garantir a contratação do avançado dos verdes e brancos, rumor que chegou a ganhar foça durante o processo eleitoral do emblema turco, tal já não passa pela cabeça do jogador. A 'oportunidade' passou e o colombiano nunca chegou a manifestar vontade de deixar Alvalade junto do Clube.
Segundo fontes próximas do processo, tal possibilidade não está em cima da mesa nem para o Sporting, nem para o jogador. Luis Suárez pretende agarrar a temporada 2026/27 como uma oportunidade para bater os números que conseguiu alcançar no primeiro ano de leão ao peito.
Para a época que está prestes a dar início, os objetivos estão definidos: Individualmente, o avançado pretende voltar a lutar pelo estatuto de melhor marcador da Liga. Coletivamente, a ambição passa por ajudar o Sporting a conquistar o título nacional.
Em 2025/26, com a camisola do Sporting, Luis Suárez – avaliado em 30 milhões de euros – esteve em 53 encontros: 32 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, sete na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.367 minutos que esteve em campo, o ponta de lança marcou 38 golos e fez sete assistências.
Jogador chega ao Clube de Alvalade oriundo do Famalicão e prepara-se para ser o substituto de Ousmane Diomande na equipa de Rui Borges
22 Jul 2026 | 21:09 |
Oficial! O Sporting anunciou a contratação de Ibrahima Ba, que será o substituto de Ousmane Diomande - muito perto de assinar com o Nottingham Forest - e já está preparado para se juntar à equipa de Rui Borges. O defesa-central senegalês, de 21 anos, chega a Alvalade proveniente do Famalicão e assinou um contrato válido até junho de 2031.
O novo jogador dos verdes e brancos ficou protegido por uma cláusula de rescisão fixada nos 80 milhões de euros. Ibrahima Ba chegou ao futebol português em 2024, oriundo do Valenciennes, de França, e rapidamente conquistou espaço no conjunto minhoto.
Na temporada 2025/26, o central realizou 24 encontros pelo Famalicão, ajudando a equipa a terminar a Liga Portugal no quinto lugar. O defesa dá agora o maior salto da carreira e mostrou-se preparado para o desafio que terá pela frente em Alvalade.
Ibrahima Ba: "O Sporting é dos melhores clubes do mundo e fico feliz por usar esta camisola"
"Sei que usar a camisola do Sporting traz uma grande responsabilidade e vou continuar a trabalhar. Estou pronto para deixar tudo em campo. O Sporting é dos melhores clubes do mundo e fico feliz por usar esta camisola", afirmou Ibrahima Ba aos meios de comunicação do Clube, agradecendo ainda a confiança do presidente e da estrutura leonina.
O internacional senegalês definiu-se como um jogador «rápido e forte fisicamente, que defende bem» e apontou à conquista do campeonato e a uma boa campanha na Liga dos Campeões. "Já joguei contra o Sporting ao serviço do Famalicão e agora vou defender estas cores no Estádio José Alvalade. Tenho muita vontade de jogar pelo Sporting», concluiu.
Confira o vídeo de apresentação: