
Futebol
Onze provável para o Sporting - Porto: Rui Borges vai estrear dois reforços
29 Ago 2025 | 23:09
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
15 Nov 2024 | 17:53 |
O Sporting prepara-se para mais uma edição dos "Rugidos de Leão", evento emblemático que celebra o sportinguismo e homenageia os seus maiores destaques. Esta sexta-feira, na Quinta do Paúl, em Ortigosa, Leiria, realiza-se a 42.ª edição desta Noite Verde, com lotação esgotada e cerca de 1.500 sócios e adeptos presentes.
Entre os momentos marcantes da gala estão as palavras do presidente Frederico Varandas, a entrega de prémios a atletas, equipas e colaboradores destacados, e uma homenagem especial ao falecido Manuel Fernandes, ícone do clube. Frederico Varandas, presidente do Sporting, irá dirigir-se aos presentes com uma mensagem de esperança e união. Além disso, irá participar na entrega dos galardões ao lado do organizador Bernardes Dinis, responsável pelo Museu do Sporting de Leiria.
Entre os 15 premiados, destacam-se Viktor Gyokeres, figura central na conquista do título da época passada, e a antiga equipa técnica liderada por Ruben Amorim, que receberão o prestigiado prémio Rugidos de Leão. Apesar de não poderem estar presentes, espera-se que ambos enviem mensagens de agradecimento em vídeo.
A Noite Verde abrange também outras áreas do universo leonino, com distinções que vão do futebol feminino ao desporto adaptado. Diana Silva (futebol feminino), Alex Merlim (futsal), Liliana Cá (atletismo), e Martim Costa (andebol) estão entre os atletas premiados. A gala reconhece ainda figuras como Vítor Costa, da Academia, e António Magalhães, nomeado Sócio do Ano.
Outro momento alto da noite será a homenagem a Manuel Fernandes, uma figura histórica do Sporting, que deixou um legado inesquecível no clube. Esta iniciativa demonstra o compromisso do Sporting em honrar o seu passado e valorizar aqueles que contribuíram para a sua grandeza. Os "Rugidos de Leão" consolidam-se como um dos momentos mais importantes do calendário sportinguista, onde se celebra não só o presente e o futuro, mas também a rica história do clube.
Clube de Alvalade viu o negócio complicar-se recentemente, mas os responsáveis trabalham para desbloquear a situação, o que agrada ao treinador verde e branco
30 Ago 2025 | 09:48 |
O Sporting enviou nova proposta ao Nottingham Forest para garantir a contratação de Jota Silva na presente janela de transferências. O extremo português é um dos desejos de Rui Borges para a temporada 2025/26, e Frederico Varandas continua a trabalhar junto do emblema inglês para conseguir a cedência do jogador - que viu o negócio complicar-se recentemente.
O Sporting já tinha enviado uma proposta ao Nottingham Forest na última terça-feira, dia 26 de agosto, que até foi bem recebida numa fase inicial. No entanto, o dono do clube da Premier League Evangelos Marinakis, não terá ficado nada agradado com a contratação de Ioannidis por parte dos leões, e o negócio por Jota Silva complicou-se.
Isto aconteceu porque, para além de deter o Nottingham Forest, Evangelos Marinakis também é dono do Olympiakos, arqui-rival do Panathinaikos, clube de onde chegou Ioannidis. Para além disto, o grego também faz parte da SAD do Rio Ave, onde alinha Clayton, que seria a alternativa a avançado que o Sporting acabou por contratar.
Estes dois fatores fizeram a situação tremer, mas o jornal A Bola avança que os leões não querem desistir, e que Frederico Varandas voltou a enviar nova proposta por Jota Silva, na última sexta-feira, 29 de agosto. Apesar das dificuldades, a expetativa é de que Frederico Varandas consiga levar o negócio a bom porto, para fazer chegar a Alvalade o extremo, que terá sido um pedido de Rui Borges.
O Sporting continua a tentar Jota Silva por empréstimo, com uma opção de compra mediante o cumprimento de objetivos por parte do extremo português. De momento, não está de parte que esta opção seja obrigatória no final da temporada, o que pode vir a ser uma das condições para finalmente resolver o dossier do ex Guimarães.
Clube de Alvalade conta com várias baixas devido a lesão para o Clássico frente diante dos azuis e brancos e teve de recorrer à equipa B
30 Ago 2025 | 09:42 |
Rui Borges conta com várias baixas devido a lesão para o Clássico frente ao Porto. Hidemasa Morita foi um dos jogadores que não recuperou para o duelo da quarta jornada, pelo que Rayan Lucas foi chamado pelo técnico para colmatar a ausência do médio nipónico.
De recordar que o futebolista, que tem atuado pela equipa B do Sporting, sobreviveu a uma verdadeira tragédia no Brasil. Em 2019, fortes chamas consumiram o Ninho do Urubu, centro de treinos do clube Flamengo. O 'mengão' viria a perder 10 atletas de formação. O futebolista foi um dos cinco jovens que sobreviveu à catástrofe.
Rayan Lucas vive agora um bom momento de forma e foi chamado a representar a seleção sub-20 do Brasil. Depois de chegar aos leões, mereceu a confiança do selecionador Ramon Menezes, nos jogos que visam a preparação para o Mundial do escalão que será realizado no Chile, entre os dias 27 de setembro e 19 de outubro.
Vale a pena recordar que Rayan Lucas chegou ao Clube de Alvalade, numa cedência válida até ao final da temporada. Apesar de ter iniciado os trabalhos de pré-época com o plantel principal, sob o comando de Rui Borges, o brasileiro tem sido opção na escolhas de João Gião.
Neste início de temporada, Rayan Lucas soma já três partidas ao serviço da equipa B do Sporting, sempre na condição de titular. O médio defensivo de 20 anos jogou 90 minutos frente ao Torreense, 77’ contra o União de Leiria e 70’ diante da Oliveirense, naquela que foi a primeira derrota dos leões.
Lateral-direito do Clube de Alvalade contabiliza quase 200 jogos com a Listada verde e branca e futuro está completamente em aberto
30 Ago 2025 | 03:00 |
Ricardo Esgaio está a complicar a rescisão de contrato com o Sporting. Neste Exclusivo Leonino, o nosso Jornal dá conta de que as exigências do lateral-direito formado nos verdes e brancos estão a atrasar o processo de saída do Clube de Alvalade, algo que não estava nos planos dos responsáveis.
“Os responsáveis do Sporting respeitam muito Ricardo Esgaio, mas não estão dispostos a pagar o que está a ser pedido pelos seus representantes. Ou as coisas mudam a continuidade é um cenário em cima da mesa”, revelou uma fonte próxima do processo ao Leonino, dando conta do estado das negociações.
A verdade é que Ricardo Esgaio não coloca de parte a possibilidade de abandonar o Sporting neste mercado de transferências, contando com alguns interessados. Porém, o lateral de 32 anos também se encontra confortável na capital portuguesa e não vê com maus olhos o cenário de continuar em Alvalade até final do contrato.
Na temporada passada, com a camisola do Sporting, Ricardo Esgaio – avaliado em 1,5 milhões de euros – realizou 18 encontros: nove na Liga Portugal Betclic, quatro na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. Nos 766 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o atleta marcou um golo.
Ao todo, ao serviço do Sporting, Ricardo Esgaio contabiliza 192 partidas com a Listada verde e branca, nas quais apontou dois golos e fez 19 assistências. O atleta conquistou seis títulos pelos leões: dois Campeonatos Nacionais, duas Taças de Portugal, uma Taça da Liga e uma Supertaça Cândido de Oliveira.