Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

VENCEDOR DA DOBRADINHA PELO SPORTING RECORDA MEMÓRIAS DA VITÓRIA: “NÃO FOI O NOSSO MELHOR JOGO”

Antigo jogador do Clube de Alvalade e um dos intervenientes na conquista relembra o momento nostálgico

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0


No próximo domingo, disputa-se a final da Taça de Portugal entre Sporting e Porto, no Estádio Nacional. Neste sentido, voltamos atrás no tempo para recordar a última vez que o Clube de Alvalade teve chances – e conseguiu – de juntar a conquista do título da Liga Portugal Betclic à vitória na final da Taça de Portugal, com Facundo Quiroga a recordar algumas memórias.



Já lá vão 22 anos desde que os verdes e brancos conseguiram tal feito, o Sporting, na altura comandado por Laszlo Boloni, levou a melhor frente ao Leixões, numa final emocionante em que apenas um único remate certeiro de Mário Jardel, também conhecido como ‘Super Mário’, deu a vitória aos leões.


Em conversa com o jornal desportivo Record, Facundo Quiroga, central argentino que representou o Clube de Alvalade durante várias décadas e foi titular precisamente nessa final da Taça de Portugal (2001/02), recorda o jogo e o modo como Boloni motivou as tropas verdes e brancas diante do Leixões. “Foi um jogo emocionante para todos. A final da Taça é sempre especial e sente-se isso mesmo tanto em campo como também do lado de fora e dos adeptos. É um dia diferente para todos. Marcámos na primeira parte pelo Jardel, que teve uma época de grande nível. Não foi se calhar o nosso melhor jogo, mas arrecadámos a dobradinha", declarou o antigo defesa dos leões.

Sem esquecer o contributo do míster Boloni, Facundo Quiroga, antigo internacional argentino que tem atualmente 46 anos, afirma: “O Boloni motivou-nos e disse que podíamos fazer história. Tínhamos nas nossas mãos essa oportunidade e não deixámos escapar”.

O Sporting volta a entrar em campo no domingo, dia 26 de maio, para disputar com o Porto a final da Taça de Portugal, que tem arranque marcado para as 17h15. O encontro vai contar com a arbitragem de Fábio Veríssimo e é a oportunidade dos leões conseguirem a dobradinha e um troféu que não conquistam desde a época 2018/2019.


Futebol

"NÃO CREIO QUE EXISTA HIPÓTESE DE VIR" - JORNALISTA ATIRA IOANNIDIS PARA LONGE DO SPORTING (VÍDEO)

Internacional grego continua a ser o alvo prioritário para o plantel de Rúben Amorim

Novela do Sporting por Ioannidis continua sem novidades
Novela do Sporting por Ioannidis continua sem novidades

  |

Icon Comentário0

A novela entre Sporting, Panathinaikos e Fotis Ioannidis continua a dar pano para mangas. Nélson Feiteirona, jornalista do jornal A Bola, abordou o tema e deixou algumas questões e outras certezas sobre o ponto de situação do negócio dos leões pelo internacional do emblema de Atenas.


"Se não vier este, não quer mais ninguém. Se encontrar outro… mas neste momento, não quer mais ninguém. O Sporting tem Gyokeres, o melhor goleador da época passada e um jogador diferenciador; e depois tem os jovens. É pouco, é curto. O Sporting precisa de mais um avançado, um ponta de lança", começou por dizer, analisando o tema e a alegada proposta vinda do Leicester pelo avançado grego.


"Se será Ioannidis? Este processo tem sido muito complicado e até estranho, porque os gregos realmente não cedem um milímetro, não se percebe muito bem qual é o posicionamento do jogador, apesar de que a informação que temos é de que quer vir, ou quer sair, pelo menos. Sejamos honestos, se o Leicester se colocar em campo verdadeiramente e se colocar em cima da mesa uma proposta de 27 milhões… adeus negócio. O Sporting não tem possibilidade de chegar a esse nível de oferta. Resta perceber até que ponto existe, realmente, um interesse concreto, ou se há algum tipo de contra-informação para pressionar Alvalade no sentido de oferecer mais dinheiro pelo jogador", atirou ainda Nélson Feiteirona.


"Há coisas muito claras e coisas pouco claras neste negócio. Claramente Rúben Amorim quer Ioannidis e o Sporting está disponível para esticar até quase ao final do mercado este jogo para perceber se consegue ou não. Ioannidis quer realmente sair da Grécia neste mercado, mas se outra equipa se colocar em campo, da Premier League e com números dessa ordem, não creio que exista hipótese de o jogador vir", terminou.

Em 2023/24, ao serviço do Panathinaikos, Fotis Ioannidis – que está avaliado em 13 milhões de euros – realizou 43 partidas: 27 na Liga Grega, seis na Liga dos Campeões, seis na Liga Europa e quatro na Taça da Grécia. Ao todo, nos 2.954 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o avançado que está na mira do Sporting marcou 23 golos e fez 10 assistências.


Contas feitas, em média, o internacional grego de 24 anos – que tem contrato até junho de 2027 – conta com uma finalização certeira a cada 128 minutos. Se juntarmos os passes para golo, este número é ainda melhor, com Fotis Ioannidis a contribuir para balançar as redes adversárias a cada 89 minutos, o que é visto com bons olhos pela estrutura do Sporting.

Assista, na íntegra, às declarações do jornalista:



Futebol

JOGADOR CHUTADO PARA CANTO POR AMORIM NO SPORTING VOLTA A ASSITIR, MAS ACABOU POR NÃO SER SUFICIENTE

Futebolista encontra-se a tentar impressionar no seu novo emblema, que não está a passar os melhores dias

Rúben Vinagre, jogador emprestado pelo Sporting por não contar por Amorim, voltou a assistir
Rúben Vinagre, jogador emprestado pelo Sporting por não contar por Amorim, voltou a assistir

  |

Icon Comentário0

Rúben Vinagre, jogador emprestado pelo Sporting ao Legia, destacou-se com nova assistência pela emblema polaco, mas acabou por não ser suficiente para o seu emblema se safar de um empate, a duas bolas, na visita ao Puszcza Niepolomice, em partida válida para a 4.ª jornada da liga da Polónia.


No caso, o lateral que está cedido pelos leões acabou por fazer o passe para o segundo golo da sua formação, que foi apontado por Kramer, à passagem pelo minuto 22. Por esta altura, o Legia ocupa o sexto lugar do campeonato, com sete pontos. Vinagre soma, para já, duas assistências em cinco partidas disputadas.


O lateral era um dos jogadores para os quais os responsáveis verdes e brancos procuravam colocação neste defeso, uma vez que não faz parte do plantel de Rúben Amorim para a próxima temporada – aliás, nem sequer foi chamado a apresentar-se na Academia Cristiano Ronaldo. Agora, o acordo com o Legia inclui uma opção de compra no final, o que pode vir a valer a sua transferência em definitivo, algo que agrada aos leões.


O português de 25 anos, recorde-se, foi transferido para o Hellas Verona, no mercado de transferências de inverno depois de um empréstimo mal sucedido ao Hull City onde fez apenas 11 partidas. Já ao serviço do emblema italiano, o futebolista de 25 anos contabiliza oito encontros e apenas 113 minutos – cerca de 14 por jogo -, todos na condição de suplente utilizado.

Rúben Vinagre chegou ao Sporting em 2021, oriundo do Wolverhampton, a troco de 10 milhões de euros por 50% do passe, sendo um dos reforços mais caros da história dos leões - uma transferência avaliada no mesmo valor de Viktor Gyokeres, que custou 20 milhões de euros aos leões. Os outros 50% estão precisamente na mão dos Wolves. Na temporada de estreia em Alvalade, o lateral português – avaliado em 2,4 milhões de euros – realizou 18 jogos (868 minutos), contabilizando dois passes para golo, ficando por inúmeras vezes fora das contas de Rúben Amorim.



Modalidades

MEMÓRIA LEONINA: TERCEIRA DOBRADINHA DA HISTÓRIA DO FUTSAL

Em 2013, depois da conquista de mais um campeonato nacional, os leões de Nuno Dias voltaram a estabelecer novos recordes

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

A 23 de junho de 2003, a equipa de futsal do Sporting CP, brindava os seus Sócios e adeptos com mais uma conquista: o seu 11.º campeonato nacional que, assim, se transformava na terceira dobradinha dos verdes e brancos na modalidade, já depois de terem ganho a Taça de Portugal. Neste dia, os leões venceram o SL Benfica por 3-1, com golos de Alex (4'), Marcelinho (29') e Caio Japa (40'), e levantaram mais um troféu, desta feita, na casa do eterno rival.


Além disso, os leões comandados por Nuno Dias ao longo da fase regular, estabeleceram um novo máximo de pontos (75!), que resultou de apenas não terem vencido um encontro. Da mesma forma, e pelos mesmos motivos, conseguiram o recorde da maior diferença de pontos para o segundo classificado desde que existem os play-off's (16).


Se a fase regular já tinha sido totalmente dominada pelos verdes e brancos, o mesmo aconteceria no play-off da fase final, onde o Sporting CP venceu quase todos os jogos, com apenas uma derrota, sendo que até esta foi nas grandes penalidades.


A saber, os jogos da final:

15-06-2013: Sporting CP - SL Benfica, 5-1


16-06-2013: Sporting CP - SL Benfica, 3-3 (2-3)

22-06-2013: Sl Benfica - Sporting CP, 2-4

23-06-2013: Sl Benfica - Sporting CP, 1-3


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


QUEM DIRIA! JOGADOR DO BENFICA INTROMETE-SE NO MERCADO E PODE 'SAFAR' ESTRELA DO SPORTING
Futebol

QUEM DIRIA! JOGADOR DO BENFICA INTROMETE-SE NO MERCADO E PODE 'SAFAR' ESTRELA DO SPORTING

 

Icon Comentário0
AFINAL, PODE HAVER AQUI MANHA! CLUBE NÃO CONFIRMA PROPOSTA POR ALVO PRIORITÁRIO DO SPORTING
Futebol

AFINAL, PODE HAVER AQUI MANHA! CLUBE NÃO CONFIRMA PROPOSTA POR ALVO PRIORITÁRIO DO SPORTING

 

Icon Comentário0
ALTERNATIVA A GYOKERES, CRAQUE DO SPORTING, JÁ ATERROU E OFICIALIZAÇÃO PODE ESTAR POR HORAS
Futebol

ALTERNATIVA A GYOKERES, CRAQUE DO SPORTING, JÁ ATERROU E OFICIALIZAÇÃO PODE ESTAR POR HORAS

 

Icon Comentário0