
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Basquetebol
|
A equipa de basquetebol do Sporting CP regressa ao Pavilhão João Rocha já este domingo, dia 16 de fevereiro, para continuar a defender a liderança da LPB Placard. A equipa de Luís Magalhães vem numa sequência de 14 vitórias no campeonato e quer aumentar este número frente ao CP Esgueira.
A formação de Aveiro ocupa o oitavo posto, mas tem sete derrotas nos últimos nove jogos, sendo que uma das vitórias aconteceu no último fim-de-semana, frente ao Terceira Basket, para a Taça de Portugal. No entanto, é de salientar que a equipa do Esgueira apenas perdeu por três pontos com o FC Porto e por seis com a UD Oliveirense, nos dois jogos anteriores a este duelo com a equipa açoriana.
O Esgueira tem dois jogadores em destaque. Montell Goodwin, base norte-americano leva uma média de 15,5 pontos por jogo e 5,11 assistências, juntando ainda quatro ressaltos. Já o poste Daniel Regis, de Grenada, mas com passagem pelo basquetebol universitário norte-americano, leva uma média de 11,6 pontos e 7 ressaltos por jogo.
Entre os jogadores portugueses destaque para Pedro Belo, poste português que já passou pelo SL Benfica, e que tem 2m14 e 120 quilos. Gustavo Teixeira, jovem base de apenas 19 anos, tem sido dos mais utilizados, sendo o que tem melhores números depois dos atletas estrangeiros.
Ty Toney, base do Sporting CP, veio precisamente da equipa do Esgueira e vai agora defrontar a sua antiga equipa numa altura que ainda não está com o ritmo competitivo certo depois da lesão que sofreu.
Luís Magalhães tem a equipa na máxima força, com a exceção já conhecida de Brandon Nazione. Cândido Sá regressou na passada quarta-feira no jogo da Taça de Portugal e Demetric Austin já deve poder jogar, segundo revelou o treinador do Sporting CP após o duelo frente à AD Ovarense.
Na primeira volta o jogo terminou com vitória leonina por 78-90, mas no Pavilhão João Rocha a equipa verde e branca poderá conseguir uma vitória mais folgada, se conseguir ter o seu jogo defensivo ao nível habitual, dada a irreverência ofensiva da equipa adversária.
A partida está agendada para domingo, dia 16 de fevereiro, às 15h00.
Transferência está garantida e Clube de Alvalade prepara-se para anunciar a chegada de cara nova para a próxima temporada, vinda da Liga Betclic
|
Rui Palhares é reforço da equipa de basquetebol do Sporting para a próxima temporada. O Clube de Alvalade e o Galitos chegaram a acordo para a transferência poste internacional sub-20 português. A chegada do atleta de 24 anos aos leões enquadra-se no processo de reformulação que o plantel verde e branco está a ser alvo.
De acordo com a informação avançada pelo jornal Record, Rui Palhares já assinou contrato com o Sporting, sendo que a oficialização do negócio deve ser feita nos próximos dias. Na próxima temporada desportiva, o poste será uma das ‘armas’ da equipa leonina na luta pela conquista de títulos em Portugal.
Nas últimas três temporadas, Rui Palhares representou o Galitos, tendo somado um total de 87 jogos, 857 pontos e 55 assistências. Na época 2024/25 - na qual o emblema do Barreiro foi eliminado pelo Sporting, nos quartos de final do campeonato -, o poste registou uma média de 6.7 pontos, 0.5 assistências e 3.3 ressaltos, em 27 partidas realizadas.
Vale lembrar que o Sporting já tinha garantido a contratação de outros três reforços para a equipa de basquetebol. Um deles é Miguel Correia, base português de 24 anos, que chega ao Clube de Alvalade também proveniente do Galitos. Por sua vez, João Fernandes, recrutado à Oliveirense, vai voltar a competir de leão ao peito, depois de ter representado os verdes e brancos entre 2019 e 2023.
A outra cara nova do plantel verde e branco para 2025/26 é João Embaló. O poste de 23 anos também foi contratado ao clube de Oliveira de Azeméis e será mais uma opção para o conjunto verde e branco, na próxima temporada. De resto, Malik Bowman terminou o empréstimo ao Imortal e está de regresso. Em 2023/24, o poste norte-americano tinha sido igualmente cedido, ao Lusitânia dos Açores.
Atleta teve em destaque nas partidas do campeonato diante o Clube de Alvalade e vai começar a vestir a Listada verde e branca
|
Frederico Varandas assegurou a contratação de Miguel Correia para a equipa de basquetebol do Sporting. O plantel comandado por Luís Magalhães contrata o jogador à formação do Galitos, depois dos abandonos de Cat Barber e de Isiah Armwood, tal como já foi anunciado através de um Exclusivo do nosso Jornal.
Segundo informações avançadas pelo portal Basquetebol Portugal, o Clube de Alvalade vai poder contar com os serviços do base português para a próxima temporada da modalidade, depois do jogador ter feito duas excelentes prestações individuais contra os leões, nos play-offs.
Na temporada passada, o Sporting teve dois encontros marcados com a equipa do Barreiro a contar para os quartos-final do campeonato nacional, em que Miguel Correia foi o principal destaque do Galitos. Na primeira partida o jogador apontou 24 pontos. Já na segunda, o jogador contribuiu com 14.
Caso o negócio se venha a confirmar pelo Sporting, este será o terceiro reforço do basquetebol leonino, depois das contratações de João Fernandes e João Embaló à formação da Oliveirense. Para além destas transferências, Luís Magalhães poderá contar com os serviços de Malik Bowman, que estava emprestado ao Imortal.
Com 1,88 metros de altura, Miguel Correia já representou uma série de emblemas do panorama do basquetebol nacional, tendo inclusivamente uma passagem pelo campeonato italiano. Com 24 anos de idade, o base fez maior parte da sua formação no Queluz, passando depois pelo San Benedetto, Porto, Barreirense e mudando-se para o rival da cidade da margem sul.
Extremo da equipa das basquetebol do Clube de Alvalade ficou a conhecer planos dos responsáveis da secção para a próxima temporada
|
Isaiah Armwood não vai continuar na equipa de basquetebol do Sporting na próxima temporada desportiva, sabe o Leonino. O jogador regressou ao emblema verde e branco, em 2024, depois de primeira passagem em 2022/23, mas será um dos muitos atletas que não vão transitar para 2025/26.
Ao que o nosso Jornal apurou, o jogador não correspondeu às expetativas que havia demonstrado na sua primeira passagem pelo Sporting e já não vai voltar a vestir a Listada verde e branca. Na primeira época, o basquetebolista conquistou dois títulos: uma Supertaça (2022/23) e uma Taça da Liga (2022/23), deixando os leões pouco depois para rumar ao Nishinomiya Storks, do Japão.
O regresso não correu de feição nem ao jogador nem à modalidade leonina que, além de não ter conquistado qualquer título em 2024/25, falhou a presença na final do Campeonato Nacional, ao perder nas meias-finais da competição nos três jogos frente ao Porto.
Em 2024/25, Isaiah Armwood somou uma média de 7,9 pontos, 5,2 ressaltos e duas assistências em 34 partidas. O plantel do Sporting prepara-se para sofrer várias alterações relativamente a esta temporada, com um antigo colega do norte-americano a estar de regresso aos leões.
Luís Magalhães não está contente com as condições existentes no Sporting. O treinador é opinião de que o Sporting não tem, no momento, condições para competir com Porto e Benfica, grandes rivais da modalidade, pelo que são esperadas muitas mudanças.