Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Xandão: o central que marcou um golo histórico pelo Sporting

Defesa brasileiro ficou na história do Clube leonino ao marcar um golo decisivo frente ao Manchester City na Liga Europa; Representou os leões por 40 jogos

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

21 Fev 2025 | 18:29 |

Icon Comentário0

Alexandre Luiz Reame, conhecido no mundo do futebol como Xandão, destacou-se como um defesa central muito alto (1,93m) com uma grande capacidade física. Nasceu a 23 de fevereiro de 1988 em Araçatuba, São Paulo, Brasil e demonstrava velocidade e uma boa leitura de jogo.


A sua carreira começou nos escalões de base do Guarani, sendo promovido à equipa principal em 2008, após um empréstimo ao Atlético Paranaense. Em 2009, teve uma curta passagem pelo Fluminense, mas foi no Grêmio Barueri que conseguiu relançar a sua carreira, destacando-se ao longo da época. O seu desempenho levou-o ao São Paulo, no gigante paulista, Xandão foi titular durante duas temporadas, somando cerca de 80 jogos. No entanto, a má campanha da equipa em 2011 resultou na sua saída.


No início de 2012, chegou ao Sporting com uma opção de compra a rondar os três milhões de euros. Inicialmente, teve dificuldades em ganhar ritmo, mas aproveitou a lesão de Oguchi Onyewu para conquistar um lugar na equipa. O ponto alto da sua passagem pelos leões aconteceu nos oitavos de final da Liga Europa, quando marcou um golo memorável de calcanhar frente ao Manchester City, garantindo uma vitória histórica por 1-0. Recentemente, foi a vez de Mbappé brilhar frente aos gigantes ingleses


Apesar do momento de glória, Xandão voltou a perder espaço na equipa quando Onyewu recuperou a titularidade. Na segunda época em Alvalade, alternou entre o banco e a titularidade, mas acabou por deixar o clube em fevereiro de 2013. O Sporting, em dificuldades financeiras, não exerceu a opção de compra, e Xandão seguiu para o Kuban Krasnodar, na Rússia, após 40 jogos e três golos de leão ao peito.

Depois de quatro épocas na Rússia, transferiu-se para o Anzhi, mas a sua passagem foi curta. Em 2017, mudou-se para Espanha para jogar no Sporting Gijón, onde teve poucas oportunidades. No início de 2018, seguiu para a Bélgica para representar o Cercle Brugge, onde conquistou a segunda divisão belga. No ano seguinte, regressou ao Brasil para jogar no Red Bull Brasil, vencendo o Campeonato Paulista do Interior.


Pouco tempo depois, assinou pelo Guarani, clube onde começou a sua carreira, mas a estadia foi breve. Em agosto de 2019, surpreendeu ao mudar-se para a Indonésia, representando o Persija Jakarta. 


Futebol

Viktor Gyökeres responde aos críticos com um bis no Arsenal - Sunderland

Internacional sueco saltou do banco para apontar dois golos na vitória da turma orientada por Mikel Arteta na 25.ª jornada da Premier League

Viktor Gyökeres apontou um bis no Arsenal - Sunderland, este sábado, em partida válida para a 25.ª jornada da Premier League
Viktor Gyökeres apontou um bis no Arsenal - Sunderland, este sábado, em partida válida para a 25.ª jornada da Premier League

07 Fev 2026 | 17:33 |

Icon Comentário0

O Arsenal continua na liderança da Premier League, depois de ter vencido, na tarde deste sábado, dia 7 de fevereiro, o Sunderland, por 3-0, no Emirates Stadium, em encontro referente à 25.ª jornada da competição - e com direito a bis de Viktor Gyökeres, ex jogador do Sporting, que havia sido arrasado depois do encontro diante do Chelsea.


Os londrinos entraram melhor na partida e assumiram o controlo do jogo desde cedo. A superioridade foi traduzida em golo ainda antes do intervalo, com Zubimendi a marcar aos 42 minutos, colocando os gunners em vantagem ao descanso.


Na segunda parte, o triunfo ficou definitivamente encaminhado com a entrada de Viktor Gyökeres. O internacional sueco que deixou o Sporting no último verão foi lançado por Mikel Arteta aos 61 minutos e precisou de apenas cinco para fazer o 2-0, aos 66’. Já nos descontos, aos 90+3’, voltou a marcar, assinando o bis e fechando o resultado.


Com esta vitória, o Arsenal soma 56 pontos e mantém-se isolado no topo da tabela classificativa, provisoriamente com mais nove pontos do que o segundo classificado. O Sunderland, por seu turno, permanece no nono lugar, com 36 pontos.

Com a camisola do Arsenal, Viktor Gyokeres – avaliado em 70 milhões de euros – realizou 32 jogos: 23 na Premier League, seis na Liga dos Campeões e três na EFL League Cup. Nos 2.054 minutos em que esteve em campo, o avançado marcou 13 golos e fez duas assistências.



Futebol

Porto - Sporting? José Mourinho revela qual o resultado que deseja no Clássico

Treinador do Benfica foi questionado sobre o que prefere para a partida entre leões e dragões, que se disputa na próxima segunda-feira

José Mourinho foi questionado sobre o seu desfecho preferido para o Porto - Sporting, válido para a 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic
José Mourinho foi questionado sobre o seu desfecho preferido para o Porto - Sporting, válido para a 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic

07 Fev 2026 | 16:00 |

Icon Comentário0

José Mourinho assumiu ter um desfecho preferencial para o clássico da 21.ª jornada da Liga Portugal, que coloca frente a frente Porto e Sporting, na próxima segunda-feira, um resultado que poderá ter impacto direto no topo da classificação e favorecer o Benfica.


Na conferência de imprensa realizada este sábado, o treinador das águias começou por centrar atenções no compromisso da sua equipa frente ao Alverca, sublinhando: "O meu trabalho é ganhar amanhã. Quero ganhar ao Alverca. A minha missão é ajudar os meus a ganhar ao Alverca. O foco de todos nós tem de ser ganhar ao Alverca, que seguramente não é fácil. Todos juntos, todos motivados, a partir daqui tentar puxar pelo estádio e ganhar. É fundamental ganhar 24 horas antes do clássico".


"Diria que era melhor para nós que o primeiro classificado perdesse"


Ainda assim, questionado sobre o Clássico entre dragões e leões, Mourinho admitiu qual seria o cenário mais favorável para o Benfica, esclarecendo: "Se me perguntar quem é que eu gostava que ganhasse, obviamente que o que eu gostava não conta para nada, mas esquecendo o nome dos clubes, não quero ir por aí, diria que era melhor para nós que o primeiro classificado perdesse".

Ao cabo de 20 partidas disputadas, os comandados de Rui Borges têm agora 51 pontos e continuam no segundo lugar da tabela classificativa da Liga Portugal Betclic. O Porto soma 55 está no primeiro posto. Já o Benfica é terceiro com 46.


O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima segunda-feira, dia 9 de fevereiro, também frente ao Porto. O encontro, a contar para a 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Francesco Farioli, jogar-se-á no Estádio do Dragão, às 20h45.


Futebol

Preparação para o Porto - Sporting começa com duas baixas para Rui Borges

Verdes e brancos encontram-se a trabalhar já de olhos postos no Clássico da próxima segunda-feira, dia 9 de fevereiro, no Estádio do Dragão

Fotis Ioannidis e Zeno Debast continuam de fora dos trabalhos orientados por Rui Borges em preparação para o Porto - Sporting
Fotis Ioannidis e Zeno Debast continuam de fora dos trabalhos orientados por Rui Borges em preparação para o Porto - Sporting

07 Fev 2026 | 15:15 |

Icon Comentário0

Sem direito a folga após o encontro da passada quinta-feira, relativo à Taça de Portugal, no qual o Sporting precisou de prolongamento para vencer o AFS por 3-2 e garantir o apuramento para as meias-finais, o plantel leonino regressou este sábado aos treinos, em Alcochete.


A sessão teve um caráter maioritariamente de recuperação, com trabalho realizado sobretudo em espaço interior, tendo em conta o desgaste acumulado pelos jogadores verdes e brancos no esforço adicional exigido no último jogo, algo gerido pela equipa técnica de Rui Borges.


O foco está agora totalmente direcionado para o clássico de segunda-feira, no Estádio do Dragão, frente ao líder Porto. Rui Borges continua, para já, sem poder contar com Fotis Ioannidis e Zeno Debast, que permanecem sob acompanhamento da Unidade de Performance e ainda não regressaram ao relvado. Geovany Quenda é outra ausência confirmada, encontrando-se a cumprir a fase pós-operatória em Londres, sob supervisão do Chelsea.


A disponibilidade do avançado grego e do defesa belga para integrar a comitiva que viajará para o Norte do país continua em dúvida, devendo a situação ser esclarecida este domingo, na conferência de imprensa de antevisão ao clássico, marcada para as 12h30, após o último treino em Alcochete.

O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima segunda-feira, dia 9 de fevereiro, também frente ao Porto. O encontro, a contar para a 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Francesco Farioli, jogar-se-á no Estádio do Dragão, às 20h45.


Recorde os golos no Sporting - AFS:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Parecem outros! Bruno Fernandes marca golaço e fecha vitória no Manchester United - Tottenham
Futebol

Parecem outros! Bruno Fernandes marca golaço e fecha vitória no Manchester United - Tottenham

07 Fev 2026 | 14:32

Icon Comentário0
Nuno Santos deixa aviso sobre regresso ao Sporting: "Vão ter de..."
Futebol

Nuno Santos deixa aviso sobre regresso ao Sporting: "Vão ter de..."

07 Fev 2026 | 12:39

Icon Comentário0
Tudo o que disse Bruno Sá, que enfrenta Frederico Varandas nas Eleições do Sporting
Futebol

Tudo o que disse Bruno Sá, que enfrenta Frederico Varandas nas Eleições do Sporting

07 Fev 2026 | 12:14

Icon Comentário0