
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Alexandre Luiz Reame, conhecido no mundo do futebol como Xandão, destacou-se como um defesa central muito alto (1,93m) com uma grande capacidade física. Nasceu a 23 de fevereiro de 1988 em Araçatuba, São Paulo, Brasil e demonstrava velocidade e uma boa leitura de jogo.
A sua carreira começou nos escalões de base do Guarani, sendo promovido à equipa principal em 2008, após um empréstimo ao Atlético Paranaense. Em 2009, teve uma curta passagem pelo Fluminense, mas foi no Grêmio Barueri que conseguiu relançar a sua carreira, destacando-se ao longo da época. O seu desempenho levou-o ao São Paulo, no gigante paulista, Xandão foi titular durante duas temporadas, somando cerca de 80 jogos. No entanto, a má campanha da equipa em 2011 resultou na sua saída.
No início de 2012, chegou ao Sporting com uma opção de compra a rondar os três milhões de euros. Inicialmente, teve dificuldades em ganhar ritmo, mas aproveitou a lesão de Oguchi Onyewu para conquistar um lugar na equipa. O ponto alto da sua passagem pelos leões aconteceu nos oitavos de final da Liga Europa, quando marcou um golo memorável de calcanhar frente ao Manchester City, garantindo uma vitória histórica por 1-0. Recentemente, foi a vez de Mbappé brilhar frente aos gigantes ingleses.
Apesar do momento de glória, Xandão voltou a perder espaço na equipa quando Onyewu recuperou a titularidade. Na segunda época em Alvalade, alternou entre o banco e a titularidade, mas acabou por deixar o clube em fevereiro de 2013. O Sporting, em dificuldades financeiras, não exerceu a opção de compra, e Xandão seguiu para o Kuban Krasnodar, na Rússia, após 40 jogos e três golos de leão ao peito.
Depois de quatro épocas na Rússia, transferiu-se para o Anzhi, mas a sua passagem foi curta. Em 2017, mudou-se para Espanha para jogar no Sporting Gijón, onde teve poucas oportunidades. No início de 2018, seguiu para a Bélgica para representar o Cercle Brugge, onde conquistou a segunda divisão belga. No ano seguinte, regressou ao Brasil para jogar no Red Bull Brasil, vencendo o Campeonato Paulista do Interior.
Pouco tempo depois, assinou pelo Guarani, clube onde começou a sua carreira, mas a estadia foi breve. Em agosto de 2019, surpreendeu ao mudar-se para a Indonésia, representando o Persija Jakarta.
Médio internacional pela Geórgia foi contratado ao Levante por 5,5 milhões de euros e apresenta-se na Academia Cristiano Ronaldo a 1 de julho
|
Giorgi Kochorashvili é reforço do Sporting para a próxima temporada. O médio georgiano não esconde que sentirá saudades do Levante, mas está focado na nova aventura em Alvalade, apontando já mira à possível conquista do Campeonato Nacional.
Kochorashvili: "Agora quero sentir o ambiente de Alvalade"
"O Levante significa família. Agora é a minha vez de sair da minha família para alcançar os meus objetivos, mas sinto o mesmo que senti quando saí da Geórgia. Saio de casa para procurar novos desafios e o Sporting é um grande Clube, com adeptos incríveis. Assisti aos últimos jogos daquela que será a minha nova equipa e gostei. Agora quero sentir o ambiente de Alvalade", disse, em entrevista ao 'Superdeporte'.
Kochorashvili admitiu acompanhar os verdes e brancos, deixando bem claro que "o Sporting é uma equipa de Champions, muito grande e muito conhecida. Acabaram de ser bicampeões. Eu já penso em continuar a ganhar. Vou dia a dia mas sei para o que vou. Quero que o Sporting continue a ser campeão. Vê-se o trabalho que têm feito. Os títulos conquistam-se com a ajuda de todos. Por isso, o meu objetivo é contribuir com o meu grão de areia. O meu coração sente que vão acontecer grandes coisas. Mas a disciplina, o trabalho e a paixão não podem faltar".
Kochorashvili: "A única coisa que pedi foi para terminar a época no Levante"
"A única coisa que pedi foi para terminar a época no Levante. Como tudo aconteceu no inverno, tinha de acontecer de uma determinada forma para que o clube fosse o primeiro beneficiado. Sempre tive claro que, se saísse do Levante, o clube tinha que ser favorecido. Aconteça o que acontecer, queria continuar a ajudar a equipa e levar o Levante à La Liga. E depois seguir o meu caminho e estabelecer novos objetivos", acrescentou Kochorashvili.
Em 2024/25, com a camisola do Levante, Giorgi Kochorashvili – avaliado em 5 milhões de euros – fez 35 encontros, todos eles na segunda divisão espanhola. Ao todo, nos 2.608 minutos que disputou, o internacional georgiano marcou seis golos e fez quatro assistências.
Futebolista que venceu título com o Clube de Alvalade vai ser adversário dos leões de Rui Borges na Liga Portugal Betclic de 2025/26
|
É oficial! Diogo Pinto já não é jogador do Sporting. O guarda-redes de 21 anos utilizou as suas redes sociais para despedir-se dos adeptos verdes e brancos, numa altura em que irá ser apresentado como reforço do Estrela da Amadora, deixando Alvalade a custo zero.
Diogo Pinto: "Dei sempre tudo pelo Sporting"
"Foram oito anos de leão ao peito. Cheguei muito novo, cheio de sonhos, e saio com o coração cheio. Cresci aqui como jogador e como pessoa. Aprendi muito, vivi momentos únicos e fiz amigos para a vida. Dei sempre tudo pelo Clube, com orgulho em cada minuto que estive em campo", começou por dizer o guardião.
Diogo Pinto destaca "a conquista do campeonato no ano passado" como "um dos momentos mais especiais" da carreira. "Nunca vou esquecer as emoções que vivemos. Quero agradecer aos treinadores, colegas, staff, direção e a todos os adeptos que me acompanharam em cada etapa. O vosso apoio fez a diferença", acrescentou o formado no Sporting.
Diogo Pinto: " Obrigado por tudo Sporting Clube de Portugal"
"Fim de um capitulo e inicio de outro. Obrigado por tudo Sporting Clube de Portugal. 'Não chores porque acabou mas sorri porque aconteceu'", terminou o antigo 'camisola 51' dos verdes e brancos, que terá oportunidade de brilhar na Liga Portugal Betclic.
Apesar de reforçar o Estrela da Amadora sem qualquer compensação monetária para o Sporting, o guarda-redes internacional sub-21 por Portugal ainda poderá render aos verdes e brancos. Frederico Varandas assegurou 50% de uma futura venda do jogador.
Médio internacional sub-20 pelo Brasil renovou contrato no início do ano e está ligado ao timão até dezembro de 2029, com cláusula milionária
|
Breno Bidon, médio do Corinthians, está referenciado pelo Sporting. O timão está aberto a vender o médio, embora tivesse decidido no início da temporada que o internacional sub-20 do Brasil seria um dos indispensáveis. Agora, a direção pede 15 milhões de euros.
Além do Sporting, também o Benfica tem Breno Bidon bem referenciado. Fora de Portugal, Arsenal e Brighton chegaram a fazer propostas pelo futebolista, que também é altamente cotado nos campeonatos italiano e alemão, podendo valer bom encaixe ao Corinthians.
A possível venda de Breno Bidon servirá para equilibrar as contas do Corinthians, que já decidiu manter os três principais ativos do plantel. Rodrigo Garro, Memphis Depay e Yuri Alberto - cobiçado pelo Sporting - não devem deixar a Neo Química Arena.
Vale recordar que, no início de 2025, Breno Bidon renovou contrato com o Corinthians. O novo vínculo do médio é válido até dezembro de 2029 e ficou blindado com uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros para clubes estrangeiros e cerca de 58M para emblemas brasileiros.
No ano civil de 2025, com a camisola do Corinthians, Breno Bidon - atualmente avaliado em 12 milhões de euros - disputou 26 partidas. Durante os 1.592 minutos em que foi utilizado, o médio brasileiro de 20 anos marcou um golo e fez uma assistência para os companheiros.