
Futebol
Diogo Travassos mal joga no Sporting, mas recebe prémio por parte da SAD
30 Jul 2025 | 00:16
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
07 Fev 2020 | 13:00 |
No “Onde Anda o Leão” desta semana, a escolha da redação do Leonino é Alexandre Luiz Reame. Perguntarás, e com toda a razão, “quem é que eles foram desencantar desta vez?”. No entanto, se te falarmos em Xandão, certamente que saberás de quem estamos a falar. O central brasileiro de 31 anos está atualmente sem clube. Em 2019, ao serviço do Persija Jakarta, da Indonésia, realizou 19 jogos e marcou três golos. Desde que saiu do Sporting CP, em 2013, Xandão passou por sete clubes: Kuban Krasnodar (Rússia), FK Anzhi (Rússia), Sporting Gijón (Espanha), Cercle Brugge (Bélgica), Red Bull Brasil (Brasil), Guarani (Brasil) e Persija Jakarta (Indonésia). Proveniente do São Paulo, o brasileiro chegou a Alvalade em janeiro de 2013 por empréstimo do Desportivo do Brasil. Não precisou de muito tempo para se adaptar e, a 8 de fevereiro, estreou-se com a Listada verde e branca na vitória frente ao CD Nacional, por 3-1. Exatamente um mês depois, Xandão haveria de ficar para sempre na memória dos adeptos leoninos. Voltamos a viajar na máquina do tempo e recuamos até 8 de março de 2012. Estamos no Estádio José de Alvalade, com 34.371 leões e leoas nas bancadas, e o conjunto então orientado por Ricardo Sá Pinto prepara-se para enfrentar o todo poderoso Manchester City. Contra os prognósticos catastróficos de alguns - Ribeiro Cristóvão perspetivou que o Sporting CP fosse goleado -, o Clube fundado em 1906 bateu o pé ao gigante inglês e Xandão teve um papel importantíssimo no triunfo leonino. Aos 51 minutos, Matías Fernández bateu o livre, Joe Hart largou para a frente e ainda defendeu a primeira tentativa do brasileiro, mas, de calcanhar, Xandão fez mesmo o único golo do encontro, que ditou a vitória dos leões sobre os ingleses. Um momento que ficará perpetuado eternamente no imaginário do Sporting CP. Após o triunfo caseiro, a turma de Sá Pinto foi derrotada no Etihad Stadium por 3-2, mas garantiu a passagem aos quartos-de-final da Liga Europa. Nesse ano, o Sporting CP só caiu nas meias-finais da prova diante do Athletic Club. https://www.youtube.com/watch?v=L2dOwliL5sQ Xandão ficou apenas um ano no Clube de Alvalade, tendo rumado, em fevereiro de 2013, aos russos do Kuban Krasnodar. Com o leão rampante ao peito, realizou somente 40 jogos e marcou três golos. Não era, de todo, um portento técnico, mas, se perguntarmos a qualquer adepto leonino o que tem a dizer do central brasileiro, certamente que voltaremos a viajar até ao dia 8 de março de 2012 e ao golo de calcanhar de Alexandre Luiz Reame (Xandão), que ficará para sempre perpetuado na história do Sporting CP.
Fotografia de Guarani Futebol Clube
Rui Borges terá garantias de poder utilizar futebolista com regularidade, mas decisão da SAD poderá complicar vida ao jogador dos leões
30 Jul 2025 | 07:19 |
Diogo Travassos renovou com o Sporting. O lateral-direito revelou estar bastante satisfeito com a confiança depositada pela SAD verde e branca, numa altura em que poderá ver as chances de jogo mais reduzidas com a chegada de Georgios Vagiannidis.
Diogo Travassos: "O Polo (EUL) e a Academia deixaram de ser apenas um local de trabalho"
"Há 16 anos iniciei um caminho que moldou quem sou, tanto a nível pessoal como profissional. O Polo (EUL) e a Academia deixaram de ser apenas um local de trabalho — tornaram-se uma verdadeira casa, onde cresci, aprendi e me desafiei a cada etapa", disse, nas redes sociais.
Travassos não escondeu a alegria, garantindo ter "enorme orgulho e emoção" no novo vínculo com os leões, válido até 2030: "A paixão e a ambição que me movem desde os 5 anos permanecem intactas. Hoje, com mais experiência e consciência da responsabilidade que carrego, renovo o meu compromisso com a mesma dedicação e vontade de sempre.
Diogo Travassos: "Certeza de que o melhor ainda está por vir"
"Seguirei a dar o melhor de mim — com gratidão, foco e a certeza de que o melhor ainda está por vir", assegurou o novo 'camisola 19' do Sporting, que ficou ainda blindado por uma cláusula de rescisão fixada na casa dos 80 milhões de euros.
A chegada de Georgios Vagiannidis complica a situação de Diogo Travassos no Sporting. Um dos laterais-direitos deverá sair, abrindo espaço ao grego. No entanto, o jovem português parece ter ligeira vantagem sobre os seus companheiros de posição: Iván Fresneda e Ricardo Esgaio.
Confira a publicação:
Frederico Varandas irá oferecer uma série de regalias ao jogador, de modo a garantir que atleta fique satisfeito com vida em Alvalade
30 Jul 2025 | 07:07 |
Georgios Vagiannidis terá uma série de regalias à sua espera em Alvalade. Após assinar com o Sporting, o grego vai dispor de um motorista, um cozinheiro e um professor de português particulares, para se ambientar o mais rapidamente possível ao país.
Segundo informação avançada pelo jornal Record, o motorista espera Vagiannidis na próxima quinta-feira, no aeroporto de Lisboa, e levará o jogador diretamente ao Algarve, para assistir à Supertaça diante do Benfica junto com o restante plantel do Sporting.
O cozinheiro irá preparar metodicamente as refeições de Vagiannidis e o professor ajudará o lateral a aprender português, isto "em prol de uma adaptação mais célere e mitigando todos hipotéticos os problemas da peça pedida por Rui Borges", garante a mesma fonte.
Vale recordar que o Sporting paga ao Panathinaikos uma quantia a rondar os 12,5 milhões de euros fixos, com a SAD do Sporting a acordar com o emblema de Atenas o pagamento de mais 2,5M mediante objetivos e 15% de uma futura venda para os helénicos. O defesa receberá 450 mil euros de prémio de assinatura.
Em 2024/25, Georgios Vagiannidis – avaliado em 8 milhões de euros – somou um golo e duas assistências em 39 jogos realizados. No total, o defesa disputou 2.999 minutos. O lateral tem contrato válido com o Panathinaikos até junho de 2028 e já conta com cinco internacionalizações pela seleção grega, sendo uma das grandes esperanças dos helénicos.
Com saída de Franco Israel rumo ao Torino, SAD do Clube de Alvalade esteve no mercado em busca de uma alternativa credível a Rui Silva
30 Jul 2025 | 03:00 |
Luís Maximiano foi um dos nomes equacionados pelo Sporting, sabe o Leonino, para substituir Franco Israel, que rumou ao Torino. No entanto, a escolha para 'número 2' da baliza leonina acabou por recair em João Virgínia, uma vez o atual guardião do Almería era visto como demasiado caro.
Apesar de ainda não ter sido apresentada qualquer proposta concreta pelo jogador, sabe o nosso jornal que as conversações com o Almería por Luís Maximiano não chegaram a avançar, já que o jogador obrigaria a um esforço financeiro por parte do Clube de Alvalade por um futebolista que não seria opção nas escolas iniciais de Rui Borges.
A SAD colocou o antigo guarda-redes dos leões numa lista de possíveis alvos a atacar, mas o preço que a turma andaluz pedia pelo internacional sub-21 português (mais de 10M) fizeram o emblema verde e branco recuar nas suas pretensões ver regressar o guardião.
Por outro lado, João Virgínia estava livre depois de não ter renovado com o Everton, de Inglaterra, clube onde esteve vinculado desde 2018, e, dessa forma, regressou a Alvalade a custo zero, depois de ter estado emprestado ao emblema leonino na temporada 21/22.
Luís Maximiano - avaliado em 3 milhões de euros - atuou em 36 jogos pelo Sporting, conquistando um Campeonato Nacional (2020/21), uma Taça de Liga (2020/21) e uma Supertaça (2021/22), tendo saído, em 2021/22, por cerca de 5,5 milhões de euros, rumo ao Granada. Na última época, esteve presente em 30 partidas pela turma da segunda divisão espanhola.
Diogo Travassos mal joga no Sporting, mas recebe prémio por parte da SAD
30 Jul 2025 | 00:16
Decisões de Rui Borges no Sporting criticadas: "Sistema de jogo longe de estar oleado"
29 Jul 2025 | 23:41
Fechado! Rômulo Junior vai jogar no Sporting, mas nem tudo são boas notícias para o reforço
29 Jul 2025 | 23:22