
Futebol
Frederico Varandas toma decisão drástica sobre jogador que não quer renovar com o Sporting
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Ruben Amorim, antigo treinador do Sporting, entrou em campo esta quinta feira, para disputar o Manchester United - Ath. Bilbao, a contar para a segunda mão das meias finais da Liga Europa. Depois do triunfo por 3-0 no País Basco, os Red Devils venceram 4-1 em casa, e atingem o jogo decisivo da competição europeia com agregado de 7-1.
Um jogo do Manchester United que voltou a contar com muitos elementos que têm passagem pelo Sporting. Ruben Amorim, antigo treinador verde e branco, lançou de início Bruno Fernandes e Manuel Ugarte, dois médios que brilharam em Alvalade.
Em relação ao jogo, não começou da melhor forma para o Manchester United, que entrou na partida a gerir a vantagem de três golos que trazia do San Mamés. No entanto, foi o Ath. Bilbao a chegar a inaugurador o marcador da segunda mão, com um grande golo apontado por Jauregizar, através de um remate de fora da área. O encontro chegou ao intervalo com 1-0 no marcador para a equipa visitante.
Na etapa complementar, reação do Manchester United. Mason Mount, que tinha entrado para o lugar de Ugarte, empatou a partida aos 72', e Casemiro carimbou a reviravolta no marcador aos 80 minutos, com assistência de Bruno Fernandes. Já perto do fim, Hojlund fez o 3-1, e nos descontos, Mount bisou num grande golo e deixou o resultado final em 4-1. Feitas as contas, 7-1 de agregado na eliminatória das meias finais da Liga Europa.
Na final, a equipa aos comandos de Ruben Amorim, vai encontrar o Tottenham Hotspurs, rival da Premier League que eliminou o Bodo/Glimt na outra meia final. Isto significa que Pedro Porro vai reencontra o técnico luso, mas também Bruno Fernandes e Ugarte, numa final com muito Sporting, que vai ser pintada a verde e branco.
Clube de Alvalade tem, neste momento, alguns jogadores de fora por lesão. Indisponíveis para ajudar a equipa, valeram coima por comportamento na última partida
|
O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) publicou, esta quinta feira, dia 8 de maio, o mapa de multas relativas à 32ª. jornada da Liga Portugal Betclic. A coima ao Sporting chama a atenção, pelo valor (mais de 18 mil euros), e pelas razões, que se prendem, entre outros motivos, na presença em campo de jogador não autorizados para tal, como Nuno Santos, Daniel Bragança e João Simões.
"Entrada ou permanência de pessoas não autorizadas – Após o final do jogo os jogadores não convocados e não inscritos em ficha técnica Daniel Santos Bragança com a licença 912634, o jogador Nuno Miguel Gomes dos Santos com a licença 820756, e o jogador João Pedro Arnauth Barrocas Simões com a licença 1145255 acederam a zona técnica e ao retângulo de jogo", explicou o documento publicado pelo CD da FPF.
Para além disto, o Sporting foi ainda multado em 4.080, devido ao atraso da equipa principal no retorno do intervalo da partida, e 5.610 euros, devido à utilização do sistema sonoro do estádio de Alvalade, durante a partida, por parte do speaker verde e branco.
Não foi só o comportamento dos jogadores que valeu multas ao Sporting. O CD também apontou o comportamento de alguns adeptos para justificar mais coimas: 1.910 euros, devido às tarjas colocadas no estádio de Alvalade, e mais 3.190 euros devido ao arremesso de objetos para o relvado durante o decorrer do encontro.
O valor total tem ainda mais uma parcela: os últimos 2.800 euros que o Sporting vai pagar de multa referente ao encontro com o Gil Vicente, surgem devido à presença de Luís Neto numa zona não autorizada para o treinador adjunto de Rui Borges - junto à cabine de revisão VAR. Relembrar que as multas aos leões têm sido recorrentes esta temporada.
Histórico clube da capital espanhola está convencido acerca do craque verde e branco e quer assegurar os seus serviços na próxima janela de transferências
|
Com a época desportiva a chegar ao fim, os grandes tubarões da europa vão começando a preparar a próxima temporada. O Real Madrid não é exceção, e notícias recentes avançam com o interesse do clube da capital espanhola em Viktor Gyokeres, o grande goleador da equipa do Sporting.
A notícia é avançada pelo Telemadrid, portal centrado em notícias do clube blanco. O clube da capital espanhola é mais um dos interessados em Viktor Gyokeres, e já prepara muitos milhões para assegurar o ponta de lança sueco na próxima janela de transferências.
A notícia ganha mais força com a possibilidade da saída de Carlo Ancelotti do comando técnico do Real Madrid. O homem que se segue deverá ser Xabi Alonso, atual treinador do Bayer Leverkusen, e o antigo médio já terá feito saber que quer contar com um 9 puro na sua equipa para a próxima temporada.
É assim que surge o interesse em Viktor Gyokeres, que aparece numa lista restrita de opções para o Real Madrid. No entanto, os blancos devem contar com forte concorrência de Inglaterra, uma vez há muitos clubes da Premier League, com especial atenção para Manchester United e Arsenal, que já há muito fizeram saber do interesse no ponta de lança sueco do Sporting.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 49 encontros: 31 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, quatro na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.950 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 52 golos e fez 12 assistências.
Extremo tem sido importante no plantel verde e branco esta temporada, e ganha ainda mais importância com a aproximação ao dérbi onde tem decidido
|
Geny Catamo tem sido um dos jogadores mais decisivos do Sporting nos encontros recentes com o Benfica. O extremo tem sido importante para o plantel verde e branco, e o destaque cresce sempre que se aproxima um dérbi. Para este, que tem o condão de decidir o campeonato, o jogador leonino vai contar com o apoio de milhares de pessoas em Moçambique, a apoiar o "menino da terra".
Catamo começou por jogar no Maxaquene e no Black Bulls antes de cruzar o oceano rumo ao futebol português. No Amora, deu nas vistas, e o Sporting não demorou a garantir o seu talento para a formação. Ainda teve passagens por empréstimo no Vitória de Guimarães e no Marítimo, mas regressou a Alvalade em 2023/24 para integrar em definitivo a equipa principal dos leões. Desde então, soma já 86 jogos, treze golos e oito assistências, e tem sido peça-chave no plantel de Rui Borges.
A ligação a Moçambique nunca se perdeu. Pelo contrário: fortaleceu-se. É titularíssimo na seleção moçambicana e um exemplo para os mais novos. A cada exibição de Catamo, há crianças que sonham mais alto. É visto como inspiração, símbolo de que o talento moçambicano pode conquistar as maiores ligas do mundo. O dérbi frente ao Benfica será mais do que um jogo: será um momento de orgulho nacional.
A sua história ganhou visibilidade desde os 15 anos, quando, entre 1200 participantes num programa de caça-talentos, foi o que mais se destacou. Hélder Duarte, então treinador da formação do Porto, não esquece o momento em que o viu pela primeira vez: «Era franzino, tinha 15 anos, dois a três mais novo do que a maioria dos restantes rapazes. Chamou a atenção por duas coisas: por encher o campo, fazia o que queria da bola, com grande técnica, velocidade, um talento puro e depois pela personalidade. Mesmo sendo mais novo era ele quem mandava nos colegas, assumia a liderança».
Hoje, o jogador de 24 anos, lidera de outra forma. Em campo, com a camisola do Sporting, e no coração de milhares de moçambicanos que o veem como muito mais do que um jogador: veem-no como um símbolo de esperança e conquista.