Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Hóquei em patins
08 Jan 2025 | 13:17 |
Gonzalo Romero está nomeado para melhor jogador do Mundo de hóquei em patins. O hoquista do Sporting volta a ser reconhecido pelo trabalho feito com a camisola do Sporting, tal como ao serviço da seleção argentina, que chegou à final do Campeonato do Mundo da modalidade.
O jogador leonino de 32 anos chegou a Alvalade na época de 2018/19 e desde então tem sido um dos pilares da equipa, o que lhe garante a oportunidade de voltar a estar na luta pelo expoente máximo dos Golden Stick Awards, atribuídos por David Valiente, entusiasta e especialista na modalidade.
O defesa/médio dos leões é peça chave nos comandados de Edo Bosch, levando esta temporada 12 golos em 13 jogos realizados. Desde que chegou ao Sporting, proveniente do Forte Dei Marmi (Itália), soma 225 stickadas certeiras em 237 partidas, o que totaliza uma média muito próxima de um golo por encontro.
De momento, o Clube de Alvalade soma 24 pontos e está no segundo lugar da tabela classificativa do campeonato nacional em igualdade pontual, com Porto e Benfica. No entanto, os dragões têm mais um jogo que os leões e os encarnados.
O Sporting volta a entrar em campo no sábado, dia 11 de janeiro, frente ao Póvoa. O encontro diante da turma liderada por Vítor Silva, a contar para os dezasseis-avos de final da Taça de Portugal jogar-se-á no Pavilhão Fernando Linhares de Castro, às 20h30.
Leões e catalães irão defrontar-se, dia 7 de maio, num jogo que promete ser eletrizante e uma autêntica final de competição antecipada
17 Abr 2026 | 17:57 |
O jogo entre Sporting e Barcelona, não fossem duas das melhores equipas do mundo, vai aquecer os quartos de final da final-eight da Liga dos Campeões. Concluída a fase de grupos, esta quinta-feira, as posições ocupadas por cada equipa no seu respetivo grupo, valeram o cruzamento de ambas nesta fase da competição.
Na 10.ª e última jornada do Grupo B, apuraram-se os quatro primeiros, onde apenas os italianos do Bassano (6.ºs) estavam eliminados, já tendo perdido (4-2) esta quinta-feira em casa com o líder invicto Benfica (1.º) -, o Barcelos, campeão em título, alcançou o triunfo (6-5) precioso na receção ao Sporting e apurou-se em 2.º lugar, deixando a possibilidade de ainda ser eliminado, enquanto os leões caíram para 3.ºs.
No Grupo A nada se alterou na última jornada, uma vez que o líder Porto concluiu a série com uma vitória (5-3) na receção aos espanhóis do Igualada (5.ºs), o Barcelona (2.º) recebeu e venceu (4-2) os espanhóis do Reus (4.ºs) e os italianos do Trissino (3.ºs) bateram (6-1) o Saint Omer (6.ºs), em França.
Assim, vindos do Grupo A, Benfica, Barcelos, Sporting e Liceo seguem para os quartos de final e, vindos do Grupo B, Porto, Barcelona, Trissino e Reus também seguem o mesmo caminho.
Os leões, terceiros classificados do Grupo B, jogam com os catalães, os segundos do Grupo A, num duelo que promete ser eletrizante, no dia 7 de maio, no Pavilhão Mário Mexia, em Coimbra. É a repetição antecipada da final do Mundial de Clubes de 2025, que os leões venceram (3-2, após prolongamento), em San Juan, Argentina, tornando-se, assim, Campeões do Mundo de Clubes.
Atacante que está na mira do emblema verde e branco fez o golo da vitória para a equipa adversária e impediu leões de segurar segundo lugar do grupo
16 Abr 2026 | 21:37 |
A equipa de hóquei em patins do Sporting perdeu frente ao Barcelos (6-5), esta quinta-feira, dia 16 de abril, em jogo a contar para a 10.ª jornada da Liga dos Campeões. Os leões já tinham garantida a passagem à próxima fase e vão enfrentar o Barcelona nos quartos de final.
A jogar no Pavilhão Municipal de Barcelos, o Clube de Alvalade entrou melhor na partida e marcou dois golos por Danilo Rampulla (3') e Facundo Navarro (5'). No entanto, a equipa da casa conseguiu chegar ao empate por Miguel Rocha (15') e Kyllian Gil (17'). Diogo Barata (18') fez o 3-2 ainda antes do intervalo.
Na etapa complementar, os minhotos chegaram ao 3-3 por Franco Ferruccio (27'). Facundo Navarro (28') bisou, mas os a turma de Rui Neto chegou colocou-se na frente do placard com golos de Franco Ferruccio (29') e Ivan Morales (33'). Danilo Rampulla (35') ainda empatou a cinco golos, mas Kyllian Gil, que está na mira do Sporting, fez o 6-5 final aos 35 minutos.
Com esta derrota - a nona em 46 jogos na presente temporada - os comandados de Edu Bosch terminam em terceiro lugar com 14 pontos. O Benfica ficou primeiro com 28, seguido do Barcelos (14). Liceo ficou no quarto lugar (14). Já a Oliveirense (11) e o Hockey Bassano (três) são eliminados.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo na próxima segunda-feira, dia 20 de abril, frente à Benfica. O encontro diante da turma liderada por Edu Castro, a contar para a 24 jornada da Liga, jogar-se-á às 20h00, no Pavilhão João Rocha.
Confira um dos golos sofridos pelo Sporting:
Decisão foi oficializada através de um despacho divulgado pela Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto
15 Abr 2026 | 10:29 |
O encontro entre o Barcelos, atual detentor da Liga dos Campeões de hóquei em patins, e o Sporting, a contar para a 10.ª jornada da fase de grupos da competição europeia, foi considerado um jogo de "Risco Elevado" de nível 1 pelas autoridades competentes.
A decisão foi oficializada através de um despacho divulgado esta terça-feira, dia 14 de fevereiro, pela Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto, na sequência de uma proposta apresentada pela Polícia de Segurança Pública, que contou ainda com parecer positivo da Federação de Patinagem de Portugal.
Agendado para o próximo dia 16 de abril, no Pavilhão Municipal de Barcelos, o duelo obrigará à implementação de medidas de segurança reforçadas, tanto no interior como nas imediações do recinto dos minhotos, devido à classificação atribuída.
“Consideram-se de risco elevado os espetáculos desportivos que forem definidos como tal por despacho do presidente da APCVD, ouvida a força territorialmente competente e a respetiva federação desportiva ou, tratando-se de uma competição desportiva de natureza profissional, pela respetiva liga”, pode ler-se.
Neste momento, os comandados de Edu Bosch têm 14 pontos pontos e estão no segundo lugar já com qualificação para os oitavos de final assegurada, sendo que o Benfica é primeiro com 25. Atrás dos leões surgem o Liceo (13), Barcelos (11), Oliveirense (10) e Hockey Bassano (três).
Veja a publicação: