Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

ACADEMIA ESPERA POR CR7

Segundo o jornal Record, inauguração do quartel-general da formação leonina já tem data prevista

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

05 Nov 2020 | 14:58 |

Icon Comentário0

Em Alcochete parece estar tudo a postos para inaugurar a Academia com o seu novo nome. Numa fotografia captada pelas lentes do jornal Record, é visível um pano negro a cobrir o muro onde se lia Academia Sporting. Foi a 21 de setembro que o Clube de Alvalade anunciou a mudança do nome para Academia Cristiano Ronaldo, em homenagem ao melhor jogador formado em Alcochete. Está previsto que a inauguração aconteça até dia 14 do mês de novembro, uma vez que coincide com a altura em o internacional português estará em Lisboa, para representar o seu país nos encontros diante da França e de Andorra. Apesar de tal previsão, ainda não existe nenhuma data concreta para a inauguração. Outra alteração na entrada principal foi a colocação de uma estátua de um leão junto à entrada da Academia, também ela coberta com um pano escuro. No decorrer das negociações entre Frederico Varandas e o capitão da Seleção Nacional, Cristiano Ronaldo só teve uma exigência, sendo essa que a inauguração fosse feita numa data em que o mesmo pudesse estar presente. Apesar da situação pandémica que se vive, existiu em esforço conjunto para se encontrar uma data possível para ambas as partes. Cristiano Ronaldo chegou a Alcochete em 1997, com apenas 12 anos, vestiu a listada verde e branca por 35 ocasiões, somando cinco tentos pelos leões na época que esteve em Alvalade. Após a inauguração do novo estádio, frente ao Manchester United, Sir Alex Ferguson não quis voltar a terras de Sua Majestade sem levar a maior joia da coroa leonina, e o resto da história, que continua a ser escrita, todos sabem.


Fotografia de Sporting CP




Futebol

Rui Borges faz marcha atrás e trava saída de extremo apontado à saída do Sporting

Técnico fez questão de sublinhar a importância do jogador no atual projeto desportivo, especialmente num período marcado por grandes mudanças

Geny Catamo vai continuar a integrar o plantel do Sporting na próxima temporada, depois de um entendimento com Rui Borges
Geny Catamo vai continuar a integrar o plantel do Sporting na próxima temporada, depois de um entendimento com Rui Borges

28 Jun 2026 | 17:30 |

Icon Comentário0

Geny Catamo vai continuar a integrar o plantel do Sporting na próxima temporada, depois de um entendimento alcançado entre a SAD leonina e a estrutura diretiva do Clube, que decidiu não avançar com a sua saída neste mercado de verão


A decisão surge na sequência da posição do treinador Rui Borges, que fez questão de sublinhar a importância do extremo no atual projeto desportivo, especialmente num período marcado por uma profunda reconfiguração do grupo de trabalho.


Num contexto de várias alterações já confirmadas e outras ainda em análise, sobretudo no setor do intermediário do terreno, o Sporting encontra-se a ajustar o plantel com o objetivo de redefinir o equilíbrio da equipa titular para a próxima época.


O acordo para a continuidade de Geny Catamo - que interessava ao Como - enquadra-se numa estratégia de maior estabilidade competitiva, com a Direção a considerar o jogador como uma peça relevante no rendimento recente da equipa.

Nesta temporada de 2025/26, com a camisola do Sporting, Geny Catamo - avaliado em 25 milhões de euros - somou 47 partidas: 29 na Liga Portugal Betclic, 11 na Liga dos Campeões, seis na Taça de Portugal e um na Supertaça. Nos 3.144 minutos que esteve dentro das quatro linhas, contou com oito golos e quatro assistências.



Futebol

Rômulo Jr. pode estar de regresso a Portugal e ser adversário do Sporting

Emblema verde e branco decidiu não avançar para a compra definitiva do jogador, cuja opção estava fixada nos 4 milhões de euros

Rômulo Júnior está a ser apontado ao Santa Clara para a próxima temporada. O defesa central brasileiro, que representou o Sporting em 2025/26 por empréstimo
Rômulo Júnior está a ser apontado ao Santa Clara para a próxima temporada. O defesa central brasileiro, que representou o Sporting em 2025/26 por empréstimo

28 Jun 2026 | 15:48 |

Icon Comentário0

Rômulo Júnior é pretendido pelo Santa Clara. O defesa central brasileiro, que representou o Sporting em 2025/26 por empréstimo do Atlético Mineiro, volta a surgir na lista de alvos dos açorianos, que acompanham a sua situação há já algum tempo.


O jogador mantém contrato com o 'Galo' até dezembro de 2027, mas o seu futuro deverá voltar a passar por uma cedência. Apesar do interesse dos açorianos, o processo ainda não está concluído. Existem outros clubes atentos ao jogador e, para já, não foi alcançado qualquer entendimento.


O jogador foi presença ocasional nos treinos de Rui Borges, sobretudo em períodos em que a equipa principal foi afetada por ausências de outros centrais devido a lesões ou compromissos internacionais, mas não convenceu a equipa técnica em pleno.


O emblema verde e branco decidiu não avançar para a compra definitiva do jogador, cuja opção estava fixada nos 4 milhões de euros. Desta forma, o central terminou uma curta experiência em Alvalade marcada por pouca utilização na equipa principal.

Na temporada que agora terminou, com a camisola do Sporting, Rômulo Júnior – avaliado em 450 mil euros - somou 15 partidas pela formação secundária e duas ao serviço da equipa A, perfazendo o total de 1.006 minutos em campo, sem qualquer golo ou assistência.



Futebol

Tomás da Cunha critica Roberto Martínez por não utilizar titular do Sporting: "Conta pouco"

Empate entre Portugal e a Colômbia (0-0), no Mundial 2026, voltou a gerar uma leitura crítica sobre as opções do Selecionador Nacional

Na análise ao encontro, Tomás da Cunha lamentou que Francisco Trincão, jogador do Sporting, não fosse utilizado
Na análise ao encontro, Tomás da Cunha lamentou que Francisco Trincão, jogador do Sporting, não fosse utilizado

28 Jun 2026 | 12:53 |

Icon Comentário0

O empate entre Portugal e a Colômbia (0-0), no Mundial 2026, voltou a gerar leitura crítica sobre as opções de Roberto Martínez, com especial destaque para a não utilização de Francisco Trincão. O extremo - que pode sair do Sporting - não foi opção.


Na análise ao encontro, Tomás da Cunha lamentou que o jogador dos leões não tivesse oportunidade: “A Colômbia joga futebol e Miami não ajudou. Aceita-se. Menos aceitável é a falta de inteligência estratégica (avançados incapazes de dar tempo à equipa), que partiu sempre o jogo”, começou por referir.


T. da Cunha: "Gonçalo Ramos e Trincão contam pouco"


O analista destacou ainda a falta de flexibilidade no ataque português, deixando críticas à utilização de algumas peças: “Pedia-se outra flexibilidade para alterar características (Gonçalo Ramos e Trincão contam pouco). Pelo menos individualmente, João Neves daria outra capacidade na pressão e nos duelos. Ainda haveria Samu Costa como alternativa próxima sem bola”, escreveu na rede social 'X'.

Tomás da Cunha sublinhou também questões no corredor direito e na organização ofensiva da equipa. “Acima de tudo, é preciso prolongar ataques e isso pede também um extremo diferente no lado direito. O posicionamento contido dos laterais tira soluções ofensivas. Neto joga aberto mas só tenta cruzamento (era urgente meter pausa)”.


O analista deixou críticas à construção do meio-campo e às decisões do selecionador. “Félix não consegue tantas recepções dentro e não há Nuno Mendes profundo para criar dúvida. Estrategicamente, não se entende a aposta em Ruben Neves”, concluiu.

Veja a publicação:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Altimira lucra com a própria transferência e vai receber milhões por mudar-se para o Sporting
Futebol

Altimira lucra com a própria transferência e vai receber milhões por mudar-se para o Sporting

28 Jun 2026 | 11:27

Icon Comentário0
Amorim exige reforços no Milan e quer titular do Sporting; Leões exigem cerca de 40M
Futebol

Amorim exige reforços no Milan e quer titular do Sporting; Leões exigem cerca de 40M

28 Jun 2026 | 11:14

Icon Comentário0
João Galamba chocado com ausência de craque do Sporting no 11 de Portugal: "Incompreensível"
Futebol

João Galamba chocado com ausência de craque do Sporting no 11 de Portugal: "Incompreensível"

28 Jun 2026 | 10:53

Icon Comentário0