Futebol
Ruben Amorim fala do momento do Man United e lembra solução que funcionou no Sporting
06 Nov 2025 | 21:12
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
17 Jun 2024 | 17:48 |
Numa situação que teve lugar antes do encontro Clássico frente ao Porto, no dia 18 de dezembro de 2023, vários adeptos do Sporting foram alvo de uso excessivo e desproporcional de força por parte da Polícia de Segurança Pública (PSP). Neste sentido, a advogada de defesa dos queixosos, Maria Inês Mota, deu conta ao jornal Record que “alguns dos ofendidos tiveram de ser medicamente assistidos no hospital”.
A causídica refere ainda que a Associação Portuguesa de Defesa do Adepto “constituiu-se assistente no processo-crime” e contextualiza a situação: “Os adeptos estavam a conviver num café, em clima de festa. Foram surpreendidos, sem motivo aparente, por uma carga policial que, desenfreada e indiscriminadamente, começa a disparar balas de borracha contra as pessoas e a desferir inúmeros golpes de cassetete em adeptos que tentavam dispersar da multidão, assustados, perante pessoas mais velhas e crianças”.
Sem qualquer dúvida que seja necessário “apurar e responsabilizar os autores de um grave episódio de violência”, a advogada espera uma tomada de posição por parte da Polícia. “Deveria existir uma investigação interna por parte da PSP para apurar os agentes autores dos crimes em questão, já que é impossível aos adeptos ofendidos procederem à identificação, ainda que através de prova por reconhecimento, atendendo a que os agentes envergavam gorros tipo balaclava. Os agentes e os responsáveis pela ordem de carga policial devem ser responsabilizados não só pelos danos físicos como pelos danos morais causados, tendo já os ofendidos e a APDA peticionado o afastamento destes profissionais dos cargos”, destacou.
Vale salientar que, por outro lado, o Comissário da PSP, Artur Serafim, não corroborou com esta versão da história, apontando mesmo para uma perspetiva diferente dos acontecimentos: “Ali na Rua António Stromp onde nos colocamos em todos os jogos para prevenir qualquer tipo de conflito, tivemos uma situação em que adeptos do Sporting estavam a cortar a Alameda das Linhas de Torres para a referida Rua António Stromp, tendo sido arremessados artigos de pirotecnia”, começou por dizer o responsável em declarações aos órgãos de comunicação social.
“O indivíduo que foi atingido tentou ir ao encontro dos outros e nós intervimos de forma preventiva. O que aconteceu foi que os adeptos do Sporting que ali se encontravam começaram a arremessar cadeiras e pedras contra os polícias e houve necessidade de uma intervenção”, concluiu o profissional.
Defesa do Clube de Alvalade ficou de fora da mais recente lista de convocados de Emerse Faé para os jogos de preparação para o CAN
07 Nov 2025 | 06:44 |
Ousmane Diomande ficou a saber, na última quinta-feira, dia 6 de novembro, que ficou fora dos escolhidos da Costa do Marfim para os jogos frente à Arábia Saudita e Omã, relativos à preparação para o CAN. Apesar de tais notícias não serem más para o Sporting, a estrutura leonina não esteve relacionada com a decisão.
De acordo com o jornal A Bola, os responsáveis verdes e brancos terão ficado totalmente fora deste processo e não interferiram, de qualquer forma, para que o central não fosse chamado por Emerse Faé - da mesma forma que tal acontecerá quando se tratar da chamada oficial para a competição africana.
Diomande parece ter 'perdido o comboio' na sua seleção devido à lesão muscular que sofreu no arranque da temporada e que o fez parar durante dois meses. Agora, o defesa ainda não terá desistido de entrar nas opções do selecionador e ajudar o seu país.
Apesar disso, esta possibilidade acaba por ser uma boa notícia para o Sporting, uma vez que os leões podem não vir a ficar sem um dos seus principais centrais durante um mês - isto porque o CAN se irá disputar em Marrocos, de dezembro a janeiro de 2026.
Na presente temporada, Ousmane Diomande – avaliado em 45 milhões de euros – realizou sete encontros pelo Sporting: três na Liga Portugal Betclic, dois na Liga dos Campeões, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça. Ao todo, o defesa-central contabiliza 497 minutos.
Emblema verde e branco volta a jogar já no próximo sábado, dia 8 de novembro, com o apito inicial a estar marcado para as 20h30
07 Nov 2025 | 06:16 |
Luis Suárez deverá voltar à titularidade no Santa Clara - Sporting, no próximo sábado, dia 8 de novembro. Depois de ter saltado do banco frente à Juventus, o internacional colombiano já treinou sem qualquer limitação, no relvado, isto após ter jogado em Turim com uma proteção no joelho direito.
Apesar de estas ligaduras em questão terem gerado algum burburinho em torno da condição física do avançado, tal nunca se esperou grave, o que até lhe valeu 18 minutos em campo para a Liga dos Campeões. Agora, para o Campeonato Nacional, Rui Borges deverá voltar a deixar Fotis Ioannidis como suplente e voltar a promover o cafetero ao onze inicial.
A verdade é que, por esta altura, o treinador do Sporting vê-se obrigado a gerir a sua equipa com base em vários critérios. Antes da próxima pausa FIFA, são vários os jogadores completamente no limite - como Gonçalo Inácio, Morten Hjulmand, Francisco Trincão ou Pedro Gonçalves -, com as viagens a aumentarem este desgaste.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Luis Suárez – avaliado em 22 milhões de euros – leva 15 encontros: 10 na Liga Portugal Betclic, três na Liga dos Campeões, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 1.074 minutos, o ponta-de-lança marcou oito golos e fez duas assistências.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 8 de novembro, frente ao Santa Clara, em jogo relativo à 11.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Vasco Matos jogar-se-á às 20h30, no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada.
Treinador foi recentemente associado a um interesse no Wolverhampton, mas deixou claro que está feliz no Clube de Alvalade
07 Nov 2025 | 03:00 |
O Sporting está a equacionar renovar com Rui Borges, sabe o Leonino. A estrutura dos verdes e brancos, com Frederico Varandas à cabeça, está satisfeita com o treinador da equipa principal e tem em vista demonstrar a sua confiança no seu trabalho com a extensão do seu contrato.
Apesar de ser uma ideia que já rondava nos escritórios de Alvalade, o recente assédio do Wolverhampton poderá acabar por 'acelerar' este processo, uma vez que Rui Borges também está feliz no Sporting, como o próprio comunicou publicamente, o que deverá facilitar este dossiê.
Aquando da sua chegada à equipa leonina, para substituir Ruben Amorim, o técnico de Mirandela assinou um contrato válido até ao final de 2026. No entanto, este tinha mais uma época de opção que, com a conquista do bicampeonato nacional, terá sido ativada automaticamente, pois era uma cláusula incluída no seu vínculo. No entanto, mesmo que desta forma Rui Borges esteja ligado ao Sporting até 2026/27, os leões podem vir a levá-lo mais além - o que incluirá, naturalmente, um aumento salarial.
Ao todo, desde que assumiu o comando técnico do Sporting em dezembro de 2024, oriundo do Vitória de Guimarães, na sequência do despedimento de João Pereira, Rui Borges leva 46 encontros pelo Clube de Alvalade, contabilizando 30 vitórias, 11 empates e cinco derrotas, nos quais conquistou dois títulos.
Enquanto isso, Rui Borges mantém-se concentrado em preparar a sua equipa para a deslocação aos Açores. O Sporting volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 8 de novembro, frente ao Santa Clara, em jogo relativo à 11.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Vasco Matos jogar-se-á às 20h30, no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada.