Futebol
João Maria Jonet elege maior lenda da história moderna do Sporting: "Nem há dúvidas"
22 Ago 2026 | 11:27
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
27 Abr 2024 | 20:10 |
Abdul Fatawu é jogador do Leicester City de forma definitiva. Os foxes subiram à Premier League - uma das cláusulas para a compra obrigatória - com uma derrota do Leeds, adversário direto, diante do QPR, por 4-0. O Sporting vai receber apenas 9,1 milhões de euros pela transferência do jovem avançado ganês.
O acordo entre os ingleses e o Clube de Alvalade contemplava uma cláusula de compra de cerca de 17 milhões caso os britânicos subissem ao principal escalão, ou o antigo 'camisola 18' dos leões realizasse menos de 60% dos embates. No entanto, aquando da chegada do extremo a Alvalade, ficou acordado o pagamento de 50% de uma futura mais-valia ao Steadfast, clube do Gana - 7,9 milhões de euros.
Recorde-se que em 2022/23, Abdul Fatawu – avaliado em 7 milhões de euros – realizou 26 jogos entre a equipa principal, o conjunto secundário e os juniores do Sporting. Ao todo, o extremo marcou cinco golos e fez uma assistência, mas nunca foi, de facto, aposta de Rúben Amorim, sendo cedido ao conjunto que se sagrou campeão inglês, na temporada 2015/16.
Esta temporada, explodiu sob comando de Enzo Maresca. O treinador italiano conseguiu tirar partido do jogador, que, em 41 partidas disputadas (2.833 minutos), conseguiu marcar sete golos e fazer 12 assistências, ambos máximo de carreira.
De realçar que, na última partida do Leicester, Abdul Fatawu foi um dos destaques. Na goleada aplicada ao Southampton, por 5-0, o internacional ganês foi autor de um hat-trick bem como de uma assistência, tendo assim contribuição direta para quatro dos cinco tentos certeiros na partida da 38.ª jornada do Championship.
Apesar do investimento significativo, comentador não teve dúvidas em projetar um impacto imediato do futebolista na Liga portuguesa
22 Ago 2026 | 13:41 |
Pedro Sousa deixou rasgados elogios a João Palhinha no âmbito da iminente transferência do médio para o Benfica, considerando que o internacional português, que foi alvo do Sporting, tem tudo para assumir um papel de destaque na Liga.
A operação, contudo, tem gerado alguma discussão devido aos valores envolvidos. A transferência deverá superar os 41 milhões de euros, entre os 14 milhões pagos ao clube alemão, os objetivos que podem acrescentar até cinco milhões e os salários previstos no contrato de quatro temporadas.
P. Sousa: "Vai ser um dos melhores jogadores do campeonato"
Apesar do investimento significativo, Pedro Sousa não teve dúvidas em projetar um impacto imediato de Palhinha no futebol português: "Vai ser um dos melhores jogadores do campeonato", afirmou no Now, reforçando a convicção de que o médio será uma das grandes figuras.
A opinião não é, porém, consensual. José Manuel Freitas mostrou-se bastante mais crítico em relação ao esforço financeiro exigido pelo negócio, classificando como "um absurdo gastar 40 milhões de euros com um futebolista de 31 anos", ainda que tenha reconhecido que Palhinha oferece garantias de rendimento imediato.
Gonçalo Monteiro, por seu lado, centrou a análise na forma como o Benfica irá gerir as diferentes opções para o meio-campo e na necessidade de avaliar o custo global dos investimentos realizados no mercado. A chegada de Palhinha promete, assim, mexer não só com o setor intermediário das águias, mas também com as expetativas em torno da equipa.
Ainda assim, jogador tentará manter uma postura profissional e não pretende pressionar a Direção leonina para abandonar leões
22 Ago 2026 | 12:39 |
Christian Vaquero revelou novas informações sobre o futuro de Geny Catamo, numa altura em que o internacional moçambicano continua apontado ao Sunderland, emblema que tem José Fonte como técnico-adjunto. Segundo o jornalista, o extremo leonino vê com bons olhos uma mudança para o futebol inglês.
C. Vaquero: "Contam-me que Geny Catamo quer sair para o Sunderland, mas não vai forçar a sua saída do Sporting"
"Contam-me que Geny Catamo quer sair para o Sunderland, mas não vai forçar a sua saída do Sporting", afirmou o especialista no mercado de transferências nas redes sociais. De recordar que também o Ipswich está nacorrida pelo pupilo de Rui Borges.
A vontade do jogador, contudo, não significa que Geny esteja disposto a criar problemas ao Sporting para concretizar a transferência. O extremo mantém uma postura profissional e não pretende pressionar a direção leonina para abandonar Alvalade.
O Sunderland continua, assim, dependente de um entendimento com o Sporting para conseguir levar Geny Catamo para Inglaterra. Do lado do jogador, existe abertura para a mudança, mas a decisão final continuará a passar pelos responsáveis verdes e brancos.
A situação promete, por isso, continuar a dar que falar nos próximos dias, com Geny Catamo a querer rumar ao Sunderland, mas sem intenção de forçar a saída do Cube com quem tem contrato até 2028 e uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.
Comentador analisou a situação e acredita que futebolista deverá voltar a ter minutos frente ao Alverca, seguindo a tendência dos últimos encontros
22 Ago 2026 | 11:52 |
Luís Pedro Sousa analisou a situação de Luis Suárez no Sporting e acredita que o avançado deverá voltar a ter minutos frente ao Alverca, seguindo a tendência dos últimos encontros. O comentador considera que o colombiano continuará a ser alvo da contestação dos adeptos leoninos e que ainda pode sair do Clube, tal como o nosso Jornal adiantou em Exclusivo.
"Seguindo a lógica dos últimos jogos, Luis Suárez terá direito, no mínimo, a mais uns minutos diante do Alverca. E vai encarar, novamente, uma plateia que teima em não lhe perdoar os sinais de infidelidade, transmitidos desde o final da época passada", escreveu no jornal 'Record'.
L. Pedro Sousa: "Se quiser (ou tiver...) de continuar no Sporting, não lhe restará alternativa"
O analista considera que, caso permaneça em Alvalade, Suárez terá de reconstruir a relação com as bancadas: "Se quiser (ou tiver...) de continuar no Sporting, não lhe restará alternativa. Há que fazer as pazes com o público e, contrariamente ao que aconteceu frente ao V. Guimarães, ser absolvido pelo tribunal de Alvalade, o que só conseguirá com um melhor desempenho desportivo", defendeu.
Luís Pedro Sousa abordou ainda o caso de João Palhinha, estabelecendo uma comparação com a situação de Suárez: "É raro, a propósito, os adeptos perdoarem infidelidades, mas este não é, definitivamente, o caso protagonizado por João Palhinha. O médio teve possibilidade de regressar a Alvalade, mas o Sporting não quis esperar até ao final do defeso, nem certamente fazer o esforço financeiro do Benfica, e resolveu legitimamente apostar em Altimira", explicou.
Sobre a escolha do médio português, o comentador considera que Palhinha também tomou uma decisão legítima ao optar pelo Benfica: "E também legitimamente, o médio, desejoso de voltar a Portugal, e de trabalhar com um treinador de quem tanto gosta, decidiu-se pelo ingresso no rival. Portugal é um país pequeno, mas não deve ser tão pequeno que impossibilite um jogador de representar mais do que um clube grande", concluiu.
João Maria Jonet elege maior lenda da história moderna do Sporting: "Nem há dúvidas"
22 Ago 2026 | 11:27
Rui Borges manda lesionado do Sporting recuperar na equipa B e Tiago Fernandes agradece
22 Ago 2026 | 10:56
Sporting em alerta! Lesões de Zekri obrigam Varandas a tomar decisão antes do 'sim' final
22 Ago 2026 | 10:36