Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

AFINAL OS JOGADORES DO SPORTING NÃO SÃO INVÍSIVEIS! ROBERTO MARTÍNEZ PODE 'PESCAR' NO ESTÁDIO DE ALVALADE

Selecionador Nacional já prepara a convocatória da próxima jornada internacional de apuramento para o EURO 2024

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

26 Ago 2023 | 13:30 |

Icon Comentário0

Roberto Martínez vai estar presente na partida entre Sporting e Famalicão, do próximo domingo, dia 27 de agosto, com vista a tirar alguns apontamentos para a convocatória que se apróxima para os embates de dia 8 e 11 de setembro, frente à Eslováquia e ao Luxemburgo, respetivamente, segundo garante o Record.


O Selecionador Nacional tem na mira Paulinho e Pedro Gonçalves, que têm estado em claro destaque ao serviço dos verdes e brancos, sendo que ambos os atletas não foram alvos da confiança do espanhol nas suas primeiras convocatórias depois de assumir o cargo.


Nuno Santos também é uma das peças a observar. As lesões de Nuno Mendes e Raphael Guerreiro deixam a Equipa das Quinas sem os seus habituais laterais-esquerdos e o atleta leonino, que nunca foi convocado, pode ser chamado para ocupar uma das vagas canhotas.


No plantel leonino existe ainda Gonçalo Inácio, apesar do jovem defesa-central português, que faz hoje, dia 26 de agosto, os 22 anos, já ter conquistado um lugar regular na convocatória, especialmente sendo o único central de alto rendimento português, que utiliza o pé esquerdo.

Posto isto, a partida que vai opor os leões aos famalicenses tem hora de arranque marcada para as 20h30 e vai pertencer à 3.º jornada da Liga Portugal Betclic. Em caso de vitória os leões podem ascender ao primeiro lugar, sendo que dependem de resultados de terceiros.



Futebol

Rafael Soares acusa Rui Borges de 'enganar' adeptos do Sporting: "Atirou areia para os olhos"

Jornalista da Media Livre comentou as palavras do técnico leonino após a derrota do Clube de Alvalade com o LASK Linz, em Alvalade

Rafael Soares culpa Rui Borges de estar a atirar areia para os adeptos do Sporting após o desaire com o LASK Linz
Rafael Soares culpa Rui Borges de estar a atirar areia para os adeptos do Sporting após o desaire com o LASK Linz

23 Out 2026 | 14:00 |

Icon Comentário0

Rui Borges está a ser alvo de várias críticas após a derrota por 3-2 frente ao LASK Linz, na terceira jornada da Liga dos Campeões. Depois de Tomás da Cunha, também Rafael Soares criticou o facto de o treinador não ter feito qualquer alteração, mantendo o mesmo plano (ou o mesmo onze) da partida diante do Lens.


R. Soares: "Rui Borges tratou o jogo com o LASK Linz como tratou o encontro com o Lens"


"Rui Borges tratou o jogo com o LASK Linz como tratou o encontro com o Lens: o onze foi o mesmo, a identidade foi igual e a estratégia foi a mesma, quando este jogo pedia uma equipa diferente", começou por dizer um comentador no canal NOW.


De seguida, o jornalista acusou o técnico de querer enganar os adeptos. "Há duas frases infelizes de Rui Borges. Se acredita (na estratégia de jogo), é preocupante. Se não acredita, atirou areia para os olhos das pessoas", falou.

A derrota na prova milionária voltou a expor um problema que começa a assumir proporções preocupantes no Sporting. A equipa de Rui Borges já sofreu 13 golos nos primeiros 11 encontros oficiais de 2026/27, apresentando uma média de 1,18 tentos concedidos por partida, a pior dos verdes e brancos desde 2019/20.


Frente ao LASK, o problema ganhou ainda maior dimensão. Foi apenas a segunda vez desde a chegada do técnico mirandelense ao Sporting que os leões sofreram três golos em Alvalade, depois do desaire por 3-0 com o Borussia Dortmund, a 11 de fevereiro de 2025. 


Futebol

30 jogos falhados num ano: Rui Borges tem problema dos grandes com mundialista do Sporting

Jogador dos verdes e brancos é uma das verdadeiras dores de cabeça do técnico leonino nesta fase, mas calvário pode estar perto do fim

Zeno Debast está muito perto de regressar às opções de Rui Borges no Sporting, depois de ter falhado 30 jogos no último ano
Zeno Debast está muito perto de regressar às opções de Rui Borges no Sporting, depois de ter falhado 30 jogos no último ano

23 Out 2026 | 13:06 |

Icon Comentário0

Zeno Debast está muito perto de regressar às opções de Rui Borges no Sporting. O treinador leonino já tinha garantido, na antevisão ao duelo com o LASK Linz, que o regresso do internacional belga aconteceria “muito breve” e tudo indica que o central será convocado para a receção ao Académico de Viseu.


O defesa de 22 anos tenta agora recuperar o estatuto de titular que tinha conquistado antes de ver o cartão vermelho frente ao Arouca e de regressar da seleção belga com problemas físicos. As lesões têm sido, de resto, o principal obstáculo à afirmação plena de Debast desde que chegou a Alvalade.


Contratado no verão de 2024 por 15,5 milhões de euros, valor que entretanto subiu para 17,5 milhões mediante objetivos, o belga destacou-se rapidamente pela qualidade técnica e capacidade de construção. Na primeira temporada de leão ao peito, realizou 48 encontros, marcou dois golos e fez quatro assistências, tendo sido também utilizado no meio-campo por Rui Borges.


O maior contratempo surgiu já na segunda época, quando uma lesão no joelho esquerdo, sofrida a 26 de outubro de 2025, o levou a falhar 24 partidas. No final da temporada passada, Debast perdeu mais três desafios devido a uma lesão muscular e, esta época, já ficou de fora de outros três por motivos físicos, sem contar com os dois jogos de suspensão. No total, são 30 encontros falhados devido a lesão desde aquele problema no joelho.

Debast está agora novamente à porta do regresso e poderá dar a Rui Borges mais uma solução para um setor que tem estado sob forte escrutínio nas últimas semanas. Caso seja chamado frente ao Académico de Viseu, o internacional belga terá nova oportunidade para recuperar ritmo competitivo e voltar a lutar por um lugar no eixo defensivo do Sporting.



Futebol

Tomás da Cunha arrasa Sporting de Rui Borges: "Nunca foi um exemplo"

Comentador desportivo deixou as suas opiniões sobre várias nuances da derrota do Clube de Alvalade diante do LASK Linz, para a Champions

Tomás da Cunha deixou várias críticas ao Sporting depois da derrota por 3-2 frente ao LASK Linz, na terceira jornada da Liga dos Campeões
Tomás da Cunha deixou várias críticas ao Sporting depois da derrota por 3-2 frente ao LASK Linz, na terceira jornada da Liga dos Campeões

23 Out 2026 | 12:36 |

Icon Comentário0

Tomás da Cunha deixou várias críticas ao Sporting depois da derrota por 3-2 frente ao LASK Linz, na terceira jornada da Liga dos Campeões. O comentador apontou problemas na organização coletiva dos leões, sobretudo na forma como a equipa defende, ataca e ocupa os espaços.


Tomás da Cunha: "Sporting e Porto estão mais parecidos do que nunca"


“Entretanto, Sporting e Porto estão mais parecidos do que nunca. Jogam com dois laterais atléticos, baixam o 6 a defender, os interiores são cobrados por participar pouco (mal) e os extremos aceleram todas, acertando de vez em quando. No caso dos médios, ficamos com os lances de highlights e raramente com exibições influentes e dominadoras. Há algumas peças diferenciadoras, como Diogo Costa/Bednarek e Suárez”.


A análise de Tomás da Cunha foi ainda mais dura quando abordou o momento defensivo da equipa de Rui Borges. Para o comentador, os problemas atrás estão também diretamente relacionados com a forma como o Sporting tem atacado e com a quantidade de perdas de bola acumuladas durante os encontros.

Tomás da Cunha: "Sporting defende ainda pior porque ataca bastante pior"


“O Sporting de Borges nunca foi um exemplo defensivo, pelos riscos que assume e pela falta de rigor/perfil imponente na defesa da área. Agora, defende ainda pior porque ataca bastante pior. Não vale a pena falar de transição defensiva porque nenhuma transição defensiva é eficaz com perdas constantes. Os posicionamentos não estão assegurados, a equipa fica distante. A intransigência nas escolhas/passividade no banco complica a afirmação colectiva”.

Tomás da Cunha deixou ainda uma nota específica sobre João Simões, que tem vindo a ganhar espaço no meio-campo dos verdes e brancos, comparando-o a um jogador encarnado. “João Simões é como Barreiro. Bom jogador se estiver numa equipa estável e confortável na função. Caso contrário, não vai sobressair”, rematou, numa análise crítica ao momento vivido pelo Sporting após o desaire europeu.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Treinador do Benfica aquece dérbi e humilha Sporting: "Pressão é não ganhar há oito anos"
Futebol

Treinador do Benfica aquece dérbi e humilha Sporting: "Pressão é não ganhar há oito anos"

23 Out 2026 | 12:11

Icon Comentário0
Treinador apontado ao Sporting enxovalhado após eliminação na Libertadores: "Caiu por muito menos"
Futebol

Treinador apontado ao Sporting enxovalhado após eliminação na Libertadores: "Caiu por muito menos"

23 Out 2026 | 11:48

Icon Comentário0
Sporting pode estar a caminho de uma estreia histórica no Mundial de Clubes
Futebol

Sporting pode estar a caminho de uma estreia histórica no Mundial de Clubes

23 Out 2026 | 11:28

Icon Comentário0