Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Rui Borges acusado de não ir à bola com nórdico do Sporting: "Parece não haver confiança"

Escolhas táticas e substituições implementadas pelo atual treinador do Clube de Alvalade nos últimos encontros foram alvo de análise

Escolhas táticas e substituições implementadas por Rui Borges, atual treinador do Sporting, nos últimos encontros foram alvo de avaliação
Escolhas táticas e substituições implementadas por Rui Borges, atual treinador do Sporting, nos últimos encontros foram alvo de avaliação

  |

Icon Comentário0

As escolhas táticas e substituições implementadas por Rui Borges nos últimos encontros do Sporting foram alvo de análise por parte de Rafael Soares. No programa Record na Hora, o jornalista fala em mentalidade "bastante conservadora" do técnico e diz que o mesmo não confia em Conrad Harder.


  • "Joga com três centrais, joga numa linha de quatro"


"Tem tido uma mentalidade muito conservadora. Joga com três centrais, joga numa linha de quatro, voltou a ser visível e parece não haver muita confiança em Harder", afirmou Rafael Soares, referindo-se às escolhas de Rui Borges em relação ao sistema tático e à gestão de jogadores. Para o comentador, a substituição de Harder foi um exemplo claro disso, já que o jogador só entrou tarde em campo, mesmo após uma primeira parte pouco convincente da equipa.


Soares também não poupou críticas ao facto de Rui Borges ter recuado muito as linhas após marcar, e apontou para um meio-campo que, segundo ele, não tem contribuído de forma eficaz para o jogo ofensivo da equipa. "Ontem havia um meio campo que já não dava assim tanto ofensivamente, Debast e Eduardo Felicíssimo", disse Soares, destacando um dos pontos fracos do sistema implementado por Rui Borges.

  • "A mentalidade conservadora não se explica com as opções que tu tens, explicas com aquilo que tens na tua cabeça"


Apesar do sistema 3x4x3 ter proporcionado bons resultados ao Sporting, incluindo a conquista de cinco vitórias consecutivas, o jornalista questiona a filosofia por trás dessa abordagem. "A mentalidade conservadora não se explica com as opções que tu tens, explicas com aquilo que tens na tua cabeça e com aquilo que queres para a tua equipa", afirmou, deixando claro que, para ele, o treinador está a travar a evolução do conjunto com decisões táticas e de gestão de jogadores.

Rui Borges começou a temporada apostando no sistema 4x4x2, mas rapidamente voltou ao sistema 3x4x3, que tinha sido utilizado por Ruben Amorim, após perceber que os jogadores se sentiam mais à vontade com essa formação. No entanto, Rafael Soares parece não ver os resultados dessa mudança como suficientes para silenciar as críticas à mentalidade do treinador, alertando para a necessidade de maior ousadia e confiança nas suas escolhas. Rui Borges, recordo-lhe que recentemente, tem lidado com o problema que já tinha quando chegou ao Sporting: a ala do lado direto da equipa, posição da qual muito se tem comentado. 

Confira as declarações de Rafael Soares:


Futebol

Ex Sporting arrasou adeptos depois de empate e agora... Pede desculpa: "Usei uma expressão que..."

Treinador que chegou a fazer parte dos quadros do Clube de Alvalade saiu derrotado da última partida, e deixou palavras duras aos apoiantes da equipa

Treinador que chegou a fazer parte dos quadros do Sporting saiu derrotado da última partida, e deixou palavras duras aos adeptos
Treinador que chegou a fazer parte dos quadros do Sporting saiu derrotado da última partida, e deixou palavras duras aos adeptos

  |

Icon Comentário0

Abel Ferreira, treinador do Palmeiras, viu a sua equipa empatar a zero o primeiro jogo do Brasileirão, frente ao Botafogo, em casa, depois de já ter perdido a final do campeonato estadual de São Paulo. No final da partida, deixou algumas críticas aos adeptos da própria equipa, que não caíram bem no seio dos apoiantes do Palmeiras.


"Vocês viram os nossos adeptos fazerem isto nos anos em que fomos campeões?", foram as palavras de Abel Ferreira, ex Sporting, na conferência de imprensa a seguir ao Palmeiras - Botafogo, que foram levadas como críticas pelos adeptos. O treinador fez questão de se retratar pelo comentário, através de um post na sua página pessoal da rede social Instagram.


Começou por escrever o seguinte: "Há momentos que marcam a história de um clube. Há gestos que ficam eternizados. E no Palmeiras, os adeptos são mais do que bancada: são alma, coração e identidade. A cada título, a cada batalha, a cada desafio… vocês estão sempre lá".


Prosseguiu, com mais agradecimentos: "E eu nunca esquecerei o que já fizeram por mim, pela minha comissão, pelo plantel e pelo Palmeiras. O mosaico da caravela há um ano não foi só uma imagem, foi um símbolo da maior conquista da minha carreira", escreveu o treinador ex Sporting.

Terminou, com o seguinte: "Ontem usei uma expressão que não fez jus a tudo que estes adeptos já fizeram e representam para mim. Vocês são parte fundamental da minha história e não ficaria de bem comigo mesmo se não viesse corrigir o que disse. Lamento profundamente as minhas palavras na conferência de imprensa de ontem. Sou e serei sempre grato! Avanti Palestra! Sempre!", rematou Abel Ferreira.



Futebol

Pote ouve o que não quer: Génio do Sporting afastado por decisão

Internacional português tem tido época pouco simpática, perdendo grande parte da temporada devido a uma lesão contraída diante do Braga

Pote está fora desde o passado dia 10 de novembro, altura em que o Sporting venceu em Braga, por 4-2
Pote está fora desde o passado dia 10 de novembro, altura em que o Sporting venceu em Braga, por 4-2

  |

Icon Comentário0

Pedro Gonçalves foi afastado por tempo indeterminado. Apesar de ter sido aprovado o regresso do médio aos relvados, Rui Borges ainda não vai utilizar o génio do Sporting na partida frente ao Rio Ave, válida para a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal.


O 'camisola 8' dos verdes e brancos estará fora das opções do técnico leonino para a receção aos vilacondenses. No entanto, a imprensa nacional afirma que a expectativa dos verdes e brancos é que o internacional português já possa ser utilizado no campeonato, frente ao Braga, a 7 de abril.


Hidemasa Morita também é um dos futebolistas a recuperar, sendo que as fontes em questão apontam para um problema bem mais simples. No entanto, o internacional pelo Japão poderá ser um dos indisponíveis para o encontro da prova rainha, diante do emblema rioavista.


Esta temporada, com a camisola do Sporting, Pedro Gonçalves – avaliado em 32 milhões de euros – leva 12 encontros disputados: oito na Liga Portugal Betclic, três na Liga dos Campeões e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 884 minutos disputados, o internacional português marcou cinco golos e fez seis assistências.

O Clube de Alvalade volta a entrar em campo na próxima quinta-feira, dia 3 de abril, frente ao Rio Ave. O encontro, a contar para a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, diante da turma liderada por Petit, tem pontapé de saída agendado para as 20h15, no Estádio José Alvalade.



Futebol

Dores de cabeça para Rui Borges! Sporting volta a ir a jogo com o Rio Ave sem meio campo

Treinador verde e branco volta a ter de lidar com os mesmos problemas com que se tem deparado praticamente desde que ingressou no Clube de Alvalade

Rui Borges volta a ter de lidar com os mesmos problemas com o Rio Ave com que se tem deparado praticamente desde que entrou no Sporting
Rui Borges volta a ter de lidar com os mesmos problemas com o Rio Ave com que se tem deparado praticamente desde que entrou no Sporting

  |

Icon Comentário0

O Sporting defronta, na próxima quinta feira, dia 3 de abril, a formação do Rio Ave, em jogo a contar para a primeira mão das meias finais da Taça de Portugal. Os leões tiveram esta terça feira, 1 de abril, mais uma sessão de treinos, em que as notícias não foram as mais animadoras para Rui Borges.


Isto porque a dupla de médios Pedro Gonçalves e Hidemasa Morita continuam fora das opções para a partida frente ao Rio Ave. Os dois estão em processo de recuperação de lesões, e já treinaram no relvado, apesar de o terem feito à margem dos restantes colegas, o que indica que ainda não estão preparados para a próxima partida.


Há, no entanto, dois regressos que aumentam as opções do treinador verde e branco: de fora na última partida por estarem a cumprir castigo referente a terem visto o quinto amarelo na Liga Portugal Betclic, Rui Borges volta a poder contar com Maxi Araújo e Morten Hjulmand, que deverá alinhar a titular no meio campo dos leões, visto ser o único médio de origem do plantel principal que está disponível de momento.


De resto, Rui Borges voltou a ter de contar com muita juventude na sessão de trabalhos para suprir as ausências no plantel principal: desta feita, foram chamados os jovens centrais Bruno Ramos e João Muniz, os médios Eduardo Felicíssimo e Henrique Arreiol, e ainda o avançado Lucas Anjos.

O Sporting volta a treinar na próxima quarta feira, dia 2 de abril, da parte da manhã. No final da sessão de trabalhos, Rui Borges fará a conferência de imprensa de antevisão ao jogo com o Rio Ave, que deverá acontecer pelas 12h30.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Más notícias para o Sporting! Gigante europeu avança por alvo de Frederico Varandas
Futebol

Más notícias para o Sporting! Gigante europeu avança por alvo de Frederico Varandas

 

Icon Comentário0
Sporting sobe oferta por Vagiannidis: Leões metem milhões em cima da mesa
Futebol

Sporting sobe oferta por Vagiannidis: Leões metem milhões em cima da mesa

 

Icon Comentário0
Gyokeres responde aos interessados! Avançado do Sporting toma decisão
Futebol

Gyokeres responde aos interessados! Avançado do Sporting toma decisão

 

Icon Comentário0