
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
A escolha entre Iván Fresneda e Geovany Quenda para a posição de ala direito do Sporting tem gerado debate entre adeptos e analistas. Os números estatísticos ajudam a compreender as diferenças entre ambos, mostrando que cada um oferece características distintas ao esquema de Rui Borges.
Desde que assumiu o comando técnico, Rui Borges alterou o papel de Quenda, promovendo-o ao trio ofensivo, deixando para Fresneda a posição de ala direito. A intenção inicial do treinador passava pela contratação de um lateral no mercado de janeiro para reforçar o setor, mas sem sucesso nas negociações, teve de apostar no espanhol. Apesar dos resultados positivos, há uma clara diferença no impacto ofensivo de cada jogador: Quenda oferecia maior volume de jogo no ataque, algo evidente contra adversários mais fechados.
Fresneda, no entanto, apresenta um registo superior no capítulo dos golos, com três marcados na Liga contra apenas um de Quenda. Contudo, a criatividade do jovem português tem sido superior, criando mais do dobro das oportunidades de golo (18 contra 7). Esta análise estatística foi feita com base na comparação do desempenho de Quenda nas primeiras 11 jornadas da temporada e os números de Fresneda entre a 16.ª e a 27.ª ronda.
Além da criação de oportunidades, Quenda também rematou mais vezes (16 contra 8) e tocou mais vezes na bola dentro da área adversária (30 contra 16). No entanto, Fresneda destaca-se em parâmetros defensivos, sendo mais eficaz nos desarmes (24 contra 7), duelos ganhos (95 contra 60) e recuperações de bola (41 contra 33). Estes dados mostram que a escolha entre um e outro depende das necessidades táticas em cada partida.
Rui Borges reconhece que ambos oferecem qualidades diferentes e que as estatísticas podem ser subjetivas. A decisão sobre a utilização de Quenda na ala direita dependerá do impacto do seu regresso ao ataque e da recuperação de jogadores como Pedro Gonçalves, que podem alterar a estrutura tática da equipa. Recordar que o jovem avançado de 17 anos, está entre os melhores dribladores jovens do mundo. A única certeza é que a disputa entre os dois jogadores continuará a ser um tema de análise entre adeptos e especialistas.
Médio internacional sub-20 pelo Brasil renovou contrato no início do ano e está ligado ao timão até dezembro de 2029, com cláusula milionária
|
Breno Bidon, médio do Corinthians, está referenciado pelo Sporting. O timão está aberto a vender o médio, embora tivesse decidido no início da temporada que o internacional sub-20 do Brasil seria um dos indispensáveis. Agora, a direção pede 15 milhões de euros.
Além do Sporting, também o Benfica tem Breno Bidon bem referenciado. Fora de Portugal, Arsenal e Brighton chegaram a fazer propostas pelo futebolista, que também é altamente cotado nos campeonatos italiano e alemão, podendo valer bom encaixe ao Corinthians.
A possível venda de Breno Bidon servirá para equilibrar as contas do Corinthians, que já decidiu manter os três principais ativos do plantel. Rodrigo Garro, Memphis Depay e Yuri Alberto - cobiçado pelo Sporting - não devem deixar a Neo Química Arena.
Vale recordar que, no início de 2025, Breno Bidon renovou contrato com o Corinthians. O novo vínculo do médio é válido até dezembro de 2029 e ficou blindado com uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros para clubes estrangeiros e cerca de 58M para emblemas brasileiros.
No ano civil de 2025, com a camisola do Corinthians, Breno Bidon - atualmente avaliado em 12 milhões de euros - disputou 26 partidas. Durante os 1.592 minutos em que foi utilizado, o médio brasileiro de 20 anos marcou um golo e fez uma assistência para os companheiros.
Antiga estrela do futebol francês acredita o ponta-de-lança sueco dos leões pode não ser o melhor encaixe e deixa sugestão de jogador
|
William Gallas acredita que Viktor Gyokeres pode não ser o jogador mais indicado para o Arsenal. Não é a primeira vez que a antiga estrela do futebol francês, que teve passagem pelos gunners, fala negativamente do avançado dos leões, aproveitando também para deixar outra sugestão para a frente de ataque da sua antiga equipa.
William Gallas: "Gyokeres? Arsenal precisa de vencer a Premier League"
William Gallas abordou a possível transferência do sueco do goleador do Sporting para o emblema londrino, falando de outros possíveis alvos para a linha mais avançada de Mikel Arteta: “Osimhen é um avançado de topo, mas vejo-o a chocar com Arteta. Gyokeres encaixaria melhor, mas o Arsenal precisa de vencer a Premier League”.
“Para isso, precisa de contratar Alexander Isak. Isak é perfeito para o Arsenal, é o avançado que garante a melhor hipótese de vencer o título”, acrescentou William Gallas, fazendo referência ao companheiro de Gyokeres na seleção da Suécia.
Vale a pena recordar que esta não é a primeira vez que o antigo defesa internacional pela seleção gaulesa não se mostra convencido pelas exibições de Viktor Gyokeres: “Pode adaptar-se à Premier League? Essa é a grande questão. Tem 26 anos, não sei se pode ser um dos grandes pontas de lança da Europa”, disse, recentemente.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – fez 52 encontros: 33 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, sete na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.250 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 54 golos e fez 13 assistências.
Partida válida para a terceira jornada do Mundial de Clubes viu substituições do ex-treinador do Sporting darem frutos na segunda parte
|
O Inter Miami - Palmeiras terminou 2-2. O empate permitiu que ambas as formações garantissem apuramento para os oitavos-de-final do Mundial de Clubes, visto que o Porto e Al Ahly também dividiram pontos (4-4). Desta forma, as equipas de Abel Ferreira e Lionel Messi continuam em prova.
O duelo começou favorável aos norte-americanos, com Tadeo Allende a abrir o marcador aos 16 minutos. O Palmeiras ainda dispôs de algumas oportunidades para faturar, mas os comandados de Abel Ferreira não conseguiram visar a baliza de Óscar Ustari.
O segundo tempo começou com Abel Ferreira a tentar dar alento à equipa. Maurício e Paulinho entraram para os lugares de Raphael Veiga e Facundo Torres. O Palmeiras foi continuando por cima do Inter Miami, mas viria a sofrer novamente.
Num lance de pura magia, Luis Suárez ultrapassou vários jogadores do verdão e atirou a contar para o 2-0. O resultado era pesado e não espelhava o que vinha a ser produzido pelas equipas. Foi então que as substituições de Abel Ferreira deram resultado, com Paulinho (80') e Maurício (87') a igualarem o placard.
Com o grupo B definido, já são conhecidos os adversários para a próxima ronda. O Palmeiras de Abel Ferreira vai enfrentar o Botafogo, no próximo dia 28 de julho, enquanto o Inter Miami, de Lionel Messi, encontra o PSG do ex Sporting Nuno Mendes - que venceu os Seattle Sounders -, naquele será um reencontro entre o argentino e os franceses.