
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
31 Mar 2025 | 12:43 |
A escolha entre Iván Fresneda e Geovany Quenda para a posição de ala direito do Sporting tem gerado debate entre adeptos e analistas. Os números estatísticos ajudam a compreender as diferenças entre ambos, mostrando que cada um oferece características distintas ao esquema de Rui Borges.
Desde que assumiu o comando técnico, Rui Borges alterou o papel de Quenda, promovendo-o ao trio ofensivo, deixando para Fresneda a posição de ala direito. A intenção inicial do treinador passava pela contratação de um lateral no mercado de janeiro para reforçar o setor, mas sem sucesso nas negociações, teve de apostar no espanhol. Apesar dos resultados positivos, há uma clara diferença no impacto ofensivo de cada jogador: Quenda oferecia maior volume de jogo no ataque, algo evidente contra adversários mais fechados.
Fresneda, no entanto, apresenta um registo superior no capítulo dos golos, com três marcados na Liga contra apenas um de Quenda. Contudo, a criatividade do jovem português tem sido superior, criando mais do dobro das oportunidades de golo (18 contra 7). Esta análise estatística foi feita com base na comparação do desempenho de Quenda nas primeiras 11 jornadas da temporada e os números de Fresneda entre a 16.ª e a 27.ª ronda.
Além da criação de oportunidades, Quenda também rematou mais vezes (16 contra 8) e tocou mais vezes na bola dentro da área adversária (30 contra 16). No entanto, Fresneda destaca-se em parâmetros defensivos, sendo mais eficaz nos desarmes (24 contra 7), duelos ganhos (95 contra 60) e recuperações de bola (41 contra 33). Estes dados mostram que a escolha entre um e outro depende das necessidades táticas em cada partida.
Rui Borges reconhece que ambos oferecem qualidades diferentes e que as estatísticas podem ser subjetivas. A decisão sobre a utilização de Quenda na ala direita dependerá do impacto do seu regresso ao ataque e da recuperação de jogadores como Pedro Gonçalves, que podem alterar a estrutura tática da equipa. Recordar que o jovem avançado de 17 anos, está entre os melhores dribladores jovens do mundo. A única certeza é que a disputa entre os dois jogadores continuará a ser um tema de análise entre adeptos e especialistas.
Treinador verde e branco tem conseguido valorizar muitos jogadores, e com a equipa num bom momento, vê uma das estrelas atingir feito especial
31 Mar 2025 | 13:15 |
Rui Borges tem sido capaz de valorizar os jogadores do Sporting, colocando-os de volta ao nível a que tinham habituado os adeptos antes da saída de Ruben Amorim. O melhor exemplo é Viktor Gyokeres, que parece de volta à melhor forma, e que entrou para a história dos leões na última partida, frente ao Estrela.
No dérbi de Lisboa contra a equipa da Amadora, o avançado sueco dos leões marcou o seu 84º e 85º golos com a Listada verde e branca. Com esses números, Viktor Gyokeres garante, desde já, entrada no top 20 de melhores marcadores de sempre da história do Sporting.
O avançado internacional pela Suécia tem mantido uma média incrível de golos no Sporting, e com menos de dois anos de Clube, já se tornou no 19º melhor marcador de sempre de leão ao peito. À sua frente está, agora, Marinho, com apenas mais um golo - ou seja, Viktor Gyokeres deverá, nas próximas partidas, continuar a subir na tabela histórica dos leões.
Em relação à Liga, leva 30 golos marcados até ao momento, e persegue, agora, os 34 marcados por Bas Dost e Jonas, em 16/17 e 17/18, respetivamente. Acima deles, Jardel com 42 golos em 2001/2002, e Yazalde, que estabeleceu o recorde com 46 golos marcados, em 73/74.
Com os dois golos frente ao Estrela da Amadora, ambos através da marca da grande penalidade, Viktor Gyokeres também deu um passo em frente numa lista curiosa: é o segundo jogador com mais penáltis concretizados em Portugal desde a entrada do VAR. Está a apenas um de Taremi, que entretanto já deixou o campeonato português.
Treinador português não estará agradado com a situação, mas pode ver mesmo um dos seus craques deixar o Clube, o que seriam boas notícias para os leões
31 Mar 2025 | 13:05 |
O interesse do Real Madrid em Bruno Fernandes é, ao que tudo indica, real. A equipa da capital espanhola mostra uma tremenda quantia de dinheiro ao Manchester United e Ruben Amorim pode estar prestes a perder o seu capitão, num negócio que também seria lucrativo... para o Sporting.
Ruben Amorim, treinador dos Red Devils, não estará nada agradado com a possibilidade de perder Bruno Fernandes, mas a verdade é que a quantia apresentada pelo Real Madrid pode tornar o negócio difícil de recusar, até tendo em conta as dificuldades financeiras que o Manchester United atravessa. Na imprensa internacional, fala-se de valores a rondar os 107 milhões de euros.
Em Alvalade, os responsáveis do Sporting esfregam aos mãos ao ouvir falar nos montantes discutidos. Isto porque os leões ainda mantém 10% de uma futura mais valia do jogador português. Uma vez que o Manchester United gastou cerca de 65 milhões com o português, isto significa uma mais valia de qualquer coisa como 42 milhões de euros.
Nesse sentido, caso a transferência de Bruno Fernandes para o Real Madrid se concretiza, o Sporting iria faturar cerca de 4,2 milhões de euros, um valor bastante generoso tendo em conta que os leões estariam apenas a ver de longe o desenrolar do negócio.
Relembrar que Bruno Fernandes marcou uma época nos leões, tendo chegado a ser capitão de equipa em Alvalade. O médio português saiu do Sporting, rumo ao Manchester United, onde manteve o nível a que habituou os Sportinguistas. Tornou-se também capitão de equipa nos Red Devils, e tem sido o jogador mais importante da equipa nos últimos anos.
Tubarão do futebol mundial tem uma nova cara no futebol profissional, e pode trazer novidades negativas para o lado de Alvalade
31 Mar 2025 | 12:57 |
Uma notícia que vem de Inglaterra pode ter impacto no futuro do Sporting. O Arsenal, equipa treinada pelo espalhou Mikel Arteta, contratou Andrea Berta para a posição de diretor desportivo, reforço oficializado no último domingo, dia 30 de março. Tudo se prende com Viktor Gyokeres.
O novo homem forte do futebol do Arsenal chega proveniente do Atlético Madrid e é, desde logo, um grande apreciador das qualidades de Viktor Gyokeres, segundo avançou o The Athletic, conceituada publicação britânica. O plano será mesmo fazer do sueco a prioridade em termos de contratações para o próximo verão.
Viktor Gyokeres não é o único nome na lista do Arsenal, apesar de ser o mais consensual. O cenário de sonho dos gunners seria Alexander Isak, também sueco, do Newcastle, mas os valores pedidos serão altos de mais. Por outro lado, Benjamin Sesko, outro dos nomes na lista dos ingleses, reúne menos consenso que o avançado do Sporting.
O Arsenal não é, de resto, o único clube que segue de perto Viktor Gyokeres e que já fez saber do seu interesse, com, por exemplo, Barcelona e Bayern Munique na mesma situação. No entanto, os gunners são o clube onde o avançado sueco aparece mais acima na lista de prioridades, uma vez que um ponta de lança de referência tem sido um forte desejo de Arteta nas últimas temporadas, posição que tem estado salvaguardada nos outros emblemas mencionados.
Resta perceber, agora, por que valores irá o Sporting negociar o Viking de Alvalade. A cláusula aponta para os 100 milhões de euros, mas haverá um acordo para negociar o avançado por menos - resta saber qual será a margem deste compromisso entre as duas partes, e por que valores Gyokeres acaba efetivamente por deixar o Clube.