
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Rafael Soares, jornalista e comentador no programa Record na Hora, fez duras críticas à abordagem tática de Rui Borges no comando do Sporting, apontando que a equipa tem demonstrado uma mentalidade "bastante conservadora". Em declarações fortes ao canal NOW, Soares afirmou que o treinador tem optado por sistemas e substituições que, na sua opinião, não refletem a confiança necessária para a equipa crescer.
"Tem tido uma mentalidade muito conservadora. Joga com três centrais, joga numa linha de quatro, voltou a ser visível e parece não haver muita confiança em Harder", afirmou Rafael Soares, referindo-se às escolhas de Rui Borges em relação ao sistema tático e à gestão de jogadores. Para o comentador, a substituição de Harder foi um exemplo claro disso, já que o jogador só entrou tarde em campo, mesmo após uma primeira parte pouco convincente da equipa.
Soares também não poupou críticas ao facto de Rui Borges ter recuado muito as linhas após marcar, e apontou para um meio-campo que, segundo ele, não tem contribuído de forma eficaz para o jogo ofensivo da equipa. "Ontem havia um meio campo que já não dava assim tanto ofensivamente, Debast e Eduardo Felicíssimo", disse Soares, destacando um dos pontos fracos do sistema implementado por Rui Borges.
Apesar do sistema 3x4x3 ter proporcionado bons resultados ao Sporting, incluindo a conquista de cinco vitórias consecutivas, o jornalista questiona a filosofia por trás dessa abordagem. "A mentalidade conservadora não se explica com as opções que tu tens, explicas com aquilo que tens na tua cabeça e com aquilo que queres para a tua equipa", afirmou, deixando claro que, para ele, o treinador está a travar a evolução do conjunto com decisões táticas e de gestão de jogadores.
Rui Borges começou a temporada apostando no sistema 4x4x2, mas rapidamente voltou ao sistema 3x4x3, que tinha sido utilizado por Ruben Amorim, após perceber que os jogadores se sentiam mais à vontade com essa formação. No entanto, Rafael Soares parece não ver os resultados dessa mudança como suficientes para silenciar as críticas à mentalidade do treinador, alertando para a necessidade de maior ousadia e confiança nas suas escolhas. Rui Borges, recordo-lhe que recentemente, tem lidado com o problema que já tinha quando chegou ao Sporting: a ala do lado direto da equipa, posição da qual muito se tem comentado.
Lateral rumou ao emblema italiano no último mercado de janeiro; Falta de minutos levam ala a querer voltar a Portugal no próximo verão
|
Alberto Costa quer rumar ao Sporting na próxima janela de transferências, sabe o Leonino. A Juventus está disposta a deixar sair o jogador por empréstimo, mas quer garantir uma opção de compra obrigatória no final de 2025/26 no valor de 15 milhões de euros.
Ao que o nosso Jornal apurou, o valor em causa é considerado excessivo pelo emblema liderado por Frederico Varandas, que, ainda assim, acredita que pode baixar o montante, de forma a garantir que o jogador volta a reencontrar Rui Borges, técnico com quem trabalhou no Vitória de Guimarães.
O Clube de Alvalade nunca perdeu o jogador de 'vista', apesar de o mesmo ter rumado à Serie A, quando estava muito perto de assinar pelos leões. Caso a cedência não se concretize, a SAD verde e branca têm vindo a explorar outras alternativas, como é o caso de Georgios Vagiannidis.
De resto, a boa relação do treinador dos leões com Alberto Costa é encarado como um elemento decisivo para as negociações chegarem a bom porto. Além disso, o ala direito de 21 anos vê nos campeões nacionais a oportunidade para somar minutos com regularidade, algo que não tem acontecido no emblema italiano.
Até ao momento, Alberto Costa – avaliado em 10 milhões de euros – soma apenas seis jogos pela Juventus, num total de 122 minutos disputados. Pela turma vimaranense, o internacional sub-20 português fez 21 partidas, tendo marcado um golo e apontado duas assistências.
Dérbi eterno está marcado apenas para dia 10 de maio; Jornalista português atribuiu vantagem à turma de Bruno Lage mesmo antes de o encontro começar
|
Hugo do Carmo diz que Benfica parte em vantagem para o dérbi entre águias e Sporting que se ai realizar no próximo dia 10 de maio. Apesar de faltar mais de uma semana para o encontro, o jornalista português refere, inclusive, que a turma de Bruno Lage já está a vencer por 3-1.
Hugo do Carmo: "Na minha opinião, os leões já começam o dérbi a perder, isto apesar de liderarem a Liga"
"Falta mais de uma semana para o dérbi da Luz, onde provavelmente vai decidir-se o campeonato, e há até ainda uma jornada pelo meio, mas todas as contas já apontam para o Benfica - Sporting de 10 de maio. E na minha opinião os leões já o começam a perder, isto apesar de liderarem a Liga", começou por escrever Hugo do Carmo - que recentemente também afastou os leões da corrida do título.
"Parece paradoxal, até porque o Sporting tem a vantagem de ter o ganho o dérbi da primeira volta, o que lhe dá, diria, meio ponto de avanço, já que o primeiro critério de desempate é o confronto direto e dada a vitória no jogo de Alvalade é o Benfica que está obrigado a vencer de forma a ultrapassar o rival. Mas dizia que os leões já partem atrás dada a falta de planeamento na gestão dos cartões amarelos. Mais: considero que o Benfica está a vencer o dérbi por 3-1", acrescentou, pintando ainda mais de negro o cenário para o emblema verde e branco.
Hugo do Carmo, neste mesmo texto, falou ainda sobre o facto de Morten Hjulmand correr o risco de ser castigado para o dérbi e recordou, para isso, o caso de João Palhinha: "Em vésperas de defrontar o… Benfica, o médio foi punido com um jogo de suspensão, mas apresentou uma providência cautelar que acabou deferida pelo Tribunal, o que lhe permitiu jogar o dérbi; curiosamente, saído do banco na última meia hora".
"Há também a possibilidade de Hjulmand ver mais um cartão amarelo no dérbi, o que seria o nono no campeonato - na primeira sequência de amarelos, o castigo é aplicado ao 5.º e na segunda ao 4.º -, o que o afastaria da última jornada, a receção ao V. Guimarães, que pode ser decisiva. Situação que vale, obviamente, para Matheus Reis. Já o Benfica tem Carreras, Florentino e Di María prontinhos para o dérbi e para a deslocação a… Braga. Trabalhos de casa bem feitos na Luz", concluiu Hugo do Carmo.
Antigo técnico do emblema verde e branco não resiste aos maus resultados e tem via aberta para assumir comando da seleção do Brasil
|
Jorge Jesus foi despedido do Al Hilal - segundo indicavam os rumores - e vai ser substituído, de forma interina, por Mohammed Al Shalhoub, figura de grande peso do clube da Arábia Saudita, já a partir do jogo com o Al Raed, marcado para a próximo quarta-feira, dia 7 de maio. Espera-se que a saída do treinador seja oficializada nas próximas horas.
Segundo a imprensa desportiva saudita, a eliminação da Liga dos Campeões da Ásia terá sido a gota de água para os dirigentes sauditas. O Al Hilal perdeu com o Al Ahli, por 3-1 e falhou assim um dos principais objetivos da temporada, tal como o próprio revelou no início da época.
Em solo saudita existia a expectativa para perceber se o treinador iria orientar o treino de sábado, dia em que a equipa de Riade regressa de folgas, mas, ao que tudo indica, a sessão de trabalhos já não será orientada pelo técnico. No total, o técnico fez 130 jogos na equipa saudita. Venceu 101, empatou 18 e perdeu 11, marcando 354 golos contra 115 sofridos.
O nome de Jorge Jesus tem sido avançado com alguma frequência para selecionador do Brasil. Com a recusa de Carlo Ancelotti em assumir o cargo na Canarinha, uma vez que terá recebido uma proposta financeiramente irrecusável da Arábia Saudita, a CBF vira-se para o antigo treinador do Sporting.
O contrato de Jorge Jesus nesta sua segunda passagem pelo Al Hilal, em que conquistou uma liga saudita, duas Supertaças da Arábia Saudita e ainda a Taça do Rei saudita, era válido por mais um ano. Abel Ferreira também é um dos favoritos a assumir a seleção brasileira.