
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Rúben Amorim tem tido alguns problemas a montar a equipa do Sporting, desde a saída de Pedro Porro para o Tottenham, no último mercado de inverno. Como perdeu o elemento mais desequilibrador do plantel, e com a entrada de Héctor Bellerín, o treinador leonino revela dificuldades em encontrar a solução para desbloquear o adversário através das alas.
O próprio admitiu este facto, após o último clássico com o Porto. “O Fatawu foi o escolhido para jogar pela explosão que tem. Olhei para todos os jogos que fizemos com o Porto e a verdade é que precisávamos de um jogador de 1×1. Não tínhamos o Porro, podíamos jogar com o Nuno Santos, mas ele é mais de chegada e cruzamento e não é tão forte no 1×1. Não tendo o Porro, temos de ter um jogador explosivo, senão fica tudo bloqueado pelos corredores”, explicou.
Tendo em conta a necessidade de os leões arranjarem um jogador mais forte no desequilíbrio, a estrutura do futebol do Sporting procura, agora, uma solução para este enigma. Segundo apurou o nosso Jornal, Rúben Amorim quer um titular absoluto para o lado esquerdo, e o ‘scouting’ leonino já entrou em ação.
Depois de Nuno Mendes… mais nada
Desde a saída de Nuno Mendes, para o PSG, em 2021/22, o Sporting nunca mais conseguiu arranjar um lateral absoluto para o lado esquerdo. Rúben Vinagre foi um ‘flop’ e Matheus Reis adapta-se melhor a central. Então, Rúben Amorim ‘pôs’ mãos à obra e encontrou a solução: pôs extremos a fazer… a ala inteira.
Amorim tem abdicado de defesas e procurado adaptar jogadores mais atacantes e vertiginosos à posição de ala-esquerdo. Tendo em conta que, do lado direito, Bellerín e Esgaio são laterais mais clássicos, de combinação e aptos para o cruzamento, o ‘novo Porro’ vai ser contratado… para o lado esquerdo. O perfil do jogador que o Sporting procura, neste momento, é o de um atleta que permita à equipa desequilibrar mais no corredor canhoto.
Mudança tática também está em cima da mesa
Porém, e como já falou várias vezes em conferências de imprensa, uma das hipóteses para a temporada 2023/24 é o Sporting passar a jogar num 4x2x3x1 ou num 4x4x2, libertando os extremos de parte do trabalho defensivo que os alas têm, neste momento.
"Em Portugal, as equipas estão a jogar muito em 4x4x2. A forma com que o Vizela se apresenta, o Benfica, etc. Nós também vamos fazer essa avaliação e ver como vamos jogar para o ano", afirmou o técnico português, na sala de imprensa.
Ora, o reforço desejado pelo Sporting na próxima temporada tem já em conta estas possíveis mudanças que podem vir a acontecer. Embora Nuno Santos, Arthur Gomes e Fatawu sejam atletas que podem perfeitamente jogar mais à frente, Rúben Amorim considera fundamental encontrar um ‘às’ no desequilíbrio, com estatuto de titular absoluto.
Especialista aponta dedo à Direção do Clube de Alvalade e garante que leões podem ter hipotecado parte do futuro com decisão recente
|
Nuno Félix arrasou a decisão do Sporting em vender Geovany Quenda por apenas 51 milhões de euros. O Chelsea paga o valor mencionado, sem quaisquer bónus ou percentagens de passe divididas com o Clube de Alvalade, com o jovem a ficar a próxima temporada emprestado aos verdes e brancos.
"'- Here we go'... Assim anuncia o Fabrizio Romano cada transferência de mercado com emojis de bombinhas com rastilhos a arder. E esta aterrou esta manhã em Alvalade como uma bomba: Geovany Quenda, a mais brilhante joia da coroa do campeão nacional, ruma ao Chelsea. Mais um talento precoce que escapa por entre os dedos do Sporting e uma vez mais por decisão da gestão desportiva da SAD verde branca. E, pior, a preço de saldo", disse, ao jornal Record.
Para o jornalista, "a cláusula de rescisão, arma de que outros clubes não abdicam para fazerem render os melhores frutos das suas academias, para a administração do Sporting parece agora mero adereço contratual", uma vez que o 'camisola 57' dos leões tem "potencial para valer ouro e um rendimento desportivo já comprovado", mas acaba por "sair por muito menos do que aquilo que irá brilhar no momento certo do epilogo da sua formação que manifestamente ainda não chegou".
"As perguntas que se impõem são:-Onde está a visão, a ambição, a capacidade de segurar os nossos melhores jogadores nacionais?-Poderá o Sporting Clube de Portugal ser “tão grande quanto os maiores da Europa” com decisões precipitadas como esta?", questiona, garantindo que "Quenda não é caso isolado. O mercado global fervilha com a caça a talentos sub-18. Endrick foi para o Real Madrid, Estêvão Willian (Messinho) assinou também pelo Chelsea, ou Vitor Roque já anteriormente pelo Barcelona
"Clubes milionários não hesitam em investir em promessas, antecipando o seu futuro. O Sporting que por ADN é um clube formador, mas que outrora foi igualmente um celeiro de talentos, parece estar cada vez mais a acomodar-se à base desta pirâmide alimentar", atirou Nuno Félix.
O especialista recorda que "enquanto outros clubes blindam os seus prodígios com cláusulas milionárias, e fazem-nas cumprir, o Sporting, com esta decisão, desvaloriza-se, dá provas da sua impotência, e colabora na fuga de mais um diamante em bruto para o estrangeiro... Não faz sentido vender jogadores ainda em processo de formação para segurar jogadores feitos de 26/27 anos...No dia de hoje, o Sporting viu um bom pedaço do seu futuro esvair-se", terminou.
Frederico Varandas, Presidente do Clube de Alvalade, terá de desembolsar quantia choruda devido a acusações descritas em documento oficial
|
O Sporting vai ser obrigado a pagar um total de 4.460 euros euros em multas relativas à deslocação a Rio Maior, para enfrentar o Casa Pia, de acordo com o mapa de castigos da jornada 25 da Liga Portugal Betclic, divulgado pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
O valor da coima aplicada ao Clube de Alvalade está associado à deflagração de engenhos pirotécnicos, descritos no documento disponibilizado pelo organismo que gere a arbitragem portuguesa como "quatro flashlights" e "três tochas incandescentes".
"Os adeptos da equipa visitante que deflagraram os engenhos explosivos que constam no quadro em cima, foram identificados pelas suas roupas, cachecóis e cânticos de apoio. (…) No final do jogo, os Delegados da LPFP reuniram-se com o Sr. Comandante da Força Policial, Diretor de Segurança do Visitado e Coordenador de Segurança, e o mesmo confirmou a informação relatada no quadro de uso de engenhos explosivos", pode ler-se.
Pedro Proença foi recentemente eleito como novo presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Através de um comunicado, o Clube leonino felicitou o dirigente e e mostrou-se entusiasmado com a possibilidade de um “momento de viragem” no que toca à "proteção e valorização da carreira dos árbitros" portugueses.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo este sábado, dia 15 de março, frente ao Famalicão. O encontro, a contar para a 26.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Hugo Oliveira, tem pontapé de saída marcado para as 20h30, no Estádio José Alvalade.
Atual treinador do Lusitano de Évora orientou jogador na chegada a Portugal e explica que, com o passar do tempo, ganhou aptidões que não tinha
|
Pedro Russiano orientou Geny Catamo no Amora. Chegado do Black Bulls de Moçambique, o 'camisola 21' do Sporting foi utilizado pelo atual treinador do Lusitano de Évora em várias posições, adaptando-se sempre ao contexto pedido pelo técnico, que guarda boas memórias do jogador verde e branco - que regressa ao onze frente ao Famalicão.
"É um miúdo que aceita bem a mudança. Comigo jogou a extremo esquerdo, a extremo direito e a médio ofensivo e sempre aceitou tudo da melhor forma", começou por revelar, ao jornal Record, garantindo que o canhoto, "jogou a extremo-esquerdo, a extremo-direito e a médio ofensivo e sempre aceitou tudo da melhor forma".
Pedro Russiano explica que, sob as suas ordens, o futebolista do Sporting "realizou vários jogos a número 10" e que, com Ruben Amorim, desenvolveu aptidões que não tinha "entre elas, aprender a defender", explica, admitindo que o moçambicano "tinha lacunas a fechar o espaço interior, a definir aquilo que era o espaço e o momento de pressão. Essas adaptações fizeram dele o jogador que é hoje".
"Comigo, Catamo também jogou a extremo-esquerdo, pois tem uma valência que é poder explorar os cruzamentos com o pé esquerdo, ganhar mais a linha de fundo com o seu pé dominante. Vai trazer outra variabilidade à forma como joga do lado contrário. Um dos movimentos de referência dele, no lado direito, é vir para dentro e dar na baliza com o pé esquerdo. Se conseguir fazê-lo do outro lado com o pé direito, ficará um jogador ainda mais completo", terminou.
Ao longo desta temporada, Geny Catamo – avaliado em 15 milhões de euros – conta com 36 jogos disputados ao serviço do Sporting. Ao longo do total de 2.217 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o canhoto apontou quatro golos e tendo realizado três assistências, procurando bater os números do ano anterior.