
Futebol
Influencer digital diz que tem medo da Supertaça e deixa recado ao treinador do Sporting
29 Jul 2025 | 12:29
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
27 Fev 2023 | 08:30 |
Rúben Amorim tem tido alguns problemas a montar a equipa do Sporting, desde a saída de Pedro Porro para o Tottenham, no último mercado de inverno. Como perdeu o elemento mais desequilibrador do plantel, e com a entrada de Héctor Bellerín, o treinador leonino revela dificuldades em encontrar a solução para desbloquear o adversário através das alas.
O próprio admitiu este facto, após o último clássico com o Porto. “O Fatawu foi o escolhido para jogar pela explosão que tem. Olhei para todos os jogos que fizemos com o Porto e a verdade é que precisávamos de um jogador de 1×1. Não tínhamos o Porro, podíamos jogar com o Nuno Santos, mas ele é mais de chegada e cruzamento e não é tão forte no 1×1. Não tendo o Porro, temos de ter um jogador explosivo, senão fica tudo bloqueado pelos corredores”, explicou.
Tendo em conta a necessidade de os leões arranjarem um jogador mais forte no desequilíbrio, a estrutura do futebol do Sporting procura, agora, uma solução para este enigma. Segundo apurou o nosso Jornal, Rúben Amorim quer um titular absoluto para o lado esquerdo, e o ‘scouting’ leonino já entrou em ação.
Depois de Nuno Mendes… mais nada
Desde a saída de Nuno Mendes, para o PSG, em 2021/22, o Sporting nunca mais conseguiu arranjar um lateral absoluto para o lado esquerdo. Rúben Vinagre foi um ‘flop’ e Matheus Reis adapta-se melhor a central. Então, Rúben Amorim ‘pôs’ mãos à obra e encontrou a solução: pôs extremos a fazer… a ala inteira.
Amorim tem abdicado de defesas e procurado adaptar jogadores mais atacantes e vertiginosos à posição de ala-esquerdo. Tendo em conta que, do lado direito, Bellerín e Esgaio são laterais mais clássicos, de combinação e aptos para o cruzamento, o ‘novo Porro’ vai ser contratado… para o lado esquerdo. O perfil do jogador que o Sporting procura, neste momento, é o de um atleta que permita à equipa desequilibrar mais no corredor canhoto.
Mudança tática também está em cima da mesa
Porém, e como já falou várias vezes em conferências de imprensa, uma das hipóteses para a temporada 2023/24 é o Sporting passar a jogar num 4x2x3x1 ou num 4x4x2, libertando os extremos de parte do trabalho defensivo que os alas têm, neste momento.
"Em Portugal, as equipas estão a jogar muito em 4x4x2. A forma com que o Vizela se apresenta, o Benfica, etc. Nós também vamos fazer essa avaliação e ver como vamos jogar para o ano", afirmou o técnico português, na sala de imprensa.
Ora, o reforço desejado pelo Sporting na próxima temporada tem já em conta estas possíveis mudanças que podem vir a acontecer. Embora Nuno Santos, Arthur Gomes e Fatawu sejam atletas que podem perfeitamente jogar mais à frente, Rúben Amorim considera fundamental encontrar um ‘às’ no desequilíbrio, com estatuto de titular absoluto.
Técnico do Clube de Alvalade abordou encontro com os rivais lisboetas, sem se esquecer de falar das possíveis baixas para o jogo
29 Jul 2025 | 14:27 |
A Supertaça Cândido de Oliveira está prestes a ser disputada, com encontro marcado entre o Sporting e o Benfica na próxima quinta-feira, dia 31 de julho, no Estádio do Algarve. Rui Borges mostrou-se entusiasmado para o “belíssimo jogo”, marcado para as 20h45 e que simboliza o começo da época, tendo ainda mencionado algumas baixas para a final e um possível reforço futuro.
Rui Borges: "Que seja um belíssimo jogo entre duas grandes equipas"
“Que seja um belíssimo jogo entre duas grandes equipas, que seja disputado com paixão e exigência, mas sem passar dos limites”, começou por dizer Rui Borges em declarações ao canal Sport TV, apontando para um dérbi respeitoso entre ambas as partes.
De seguida, o técnico de 44 anos deixou um pedido aos Sportinguistas: “Pedir aos adeptos que se façam comparecer, acredito que lá estarão como sempre e a dar força quando mais precisarmos para conseguirmos ser melhor e ultrapassar uma grande equipa”.
Rui Borges: "Não podemos contar com ele"
“(Maxi Araújo) Continua em dúvida para o que será o jogo. Acreditamos que estará disponível, há otimismo da nossa parte e do atleta. (Matheus Reis) Está castigado, tem tido um desempenho muito bom nesta pré-época, mas não podemos contar com ele”, continuou por dizer Rui Borges, colocando em perspetiva as ausências e possíveis regressos para a Supertaça.
Em relação ao mercado de transferências, Rui Borges decidiu abordar, de forma muito breve, a iminente chegada de uma cara conhecida, com Ricardo Mangas prestes a ser novo reforço do Sporting: “É alguém que conheço, mas ainda não foi oficializado, por isso é tudo o que vou dizer”.
Colombiano é o novo 'camisola 97' do Clube de Alvalade e chega proveniente do Almería com a missão de fazer esquecer Viktor Gyokeres
29 Jul 2025 | 14:20 |
Rui Borges já teve oportunidade de falar do seu mais recente pupilo, Luis Suárez. O jogador colombiano chega ao Sporting - onde já teve oportunidade de falar aos adeptos verdes e brancos - com a difícil missão de fazer esquecer Viktor Gyokeres. Ainda assim, o técnico de Mirandela acredita que as características do ex-Almería são diferentes das do sueco e mostra-se confiante com o novo avançado.
Rui Borges: "Luis Suárez? É um jogador que acredito que vai marcar a passagem pelo Sporting, ajudar a ser fortes e vitoriosos"
“Já estava identificado há algum tempo, estávamos precavidos com o que o Viktor tinha vindo a fazer. É um jogador que acredito que vai marcar a passagem pelo Sporting, ajudar a ser fortes e vitoriosos. Diferente do Viktor, com as suas características, mas será importante”, revelou o treinador dos leões em conversa com a Sport TV.
Quem já teve oportunidade para falar aos adeptos do Sporting, foi Luis Suárez, através de uma série de perguntas rápidas respondidas nas redes sociais do Clube. O avançado explicou que irá usar a ‘camisola 97’ em referência ao seu ano de nascimento e destacou a sua “consistência” e “regularidade”.
O colombiano chega com a difícil missão de suceder a Viktor Gyokeres na frente de ataque da equipa de Rui Borges, mas ainda assim, terá de disputar a vaga com o seu novo colega de equipa Conrad Harder. Com esta informação em mente, existem dúvidas em quem será a aposta inicial de Rui Borges no jogo frente ao Benfica, a contar para a Supertaça.
Em 2024/25, com a camisola do Almería, na segunda divisão espanhola, Luis Suárez - avaliado em 8 milhões de euros - disputou 43 partidas, nas quais foi utilizado ao longo de 3.828 minutos. No total, o internacional pela Colômbia marcou 31 golos e fez oito assistências.
Avançado sueco despediu-se dos leões e já assinou contrato pelo Arsenal, com o técnico leonino a falar pela primeira vez da saída do jogador
29 Jul 2025 | 14:16 |
Viktor Gyokeres foi o goleador máximo do Sporting nas duas últimas temporadas, tendo protagonizado um episódio infeliz no seu último mês de leão ao peito, ao forçar a sua saída do Clube de Alvalade. Com o futebolista oficializado no Arsenal no passado sábado, dia 26 de julho, Rui Borges não demorou a falar da saída do sueco para o emblema londrino.
Rui Borges: "Gyokeres marcou uma era no Sporting e no futebol português"
“Gyokeres marcou uma era no Sporting e no futebol português, mas é passado. Não vamos fugir a que marcou as duas últimas épocas do Sporting e ser gratos, mas estamos noutra fase, olhar para a frente. Jogadores novos, tentar reinventar com o nosso plantel e continuar a ser forte”, começou por dizer o treinador de 44 anos, em declarações à Sport TV.
De seguida, Rui Borges afirmou que o Sporting não está dependente de um jogador para ter sucesso, sem desmerecer o sueco, de 27 anos: “Já passaram grandes jogadores no Sporting, o Sporting ganhou e continua a ganhar. Agradecer ao máximo e já estamos a olhar para outro caminho, continuar a ser competentes, competitivos e vitoriosos”.
Rui Borges: "Não mexeu com a parte técnica"
“São coisas normais do futebol, cada um a lutar pela sua parte. Não mexeu com a parte técnica. É o futebol, entram e saem jogadores a toda a hora, em todo o lado, em todos os clubes. Já estamos a pensar à frente”, finalizou o mirandelense, que não mostrou assim qualquer ressentimento pela forma como o internacional sueco saiu de Alvalade.
Recorde-se que Viktor Gyokeres rumou até ao Arsenal num negócio avaliado em cerca de 76 milhões de euros. O Sporting recebe, em primeira instância, cerca de 65 milhões de euros fixos, podendo acrescer a isso mais de 10 milhões de euros em objetivos a cumprir ao longos dos cinco anos de contrato do goleador nórdico.