
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Em contagem decrescente para a paragem reservada ao Mundial do Qatar, o Sporting prepara a visita a Famalicão, no domingo, 9 de novembro, para aquele que será o último compromisso da Liga Portugal Bwin antes do Natal - depois desta jornada, haverá apenas jogos da Taça da Liga.
Ainda privado de Daniel Bragança, Luís Neto e Nuno Santos, sendo este último o único que ainda pode recuperar e ser opção (Saiba mais AQUI), Rúben Amorim voltou a conceder oportunidades a jogadores da formação.
Além de repetir a chamada de Diogo Travassos, um lateral-direito que também pode jogar à esquerda, também Renato Veiga, de 19 anos, foi chamado e tem sido preparado para o lugar de defesa-central, de modo a fazer face às baixas ao longo da época.
Contudo, os jovens da casa têm vindo, de facto, a perder brilho sucessivamente desde a entrada do técnico. Na época de 2019/20, nos seus 11 jogos no banco do Sporting, Amorim deu 44,2% dos minutos possíveis a jovens da formação (como Matheus Nunes e Nuno Mendes). Em 2020/21, baixou para 38,32% e em 2021/22, outra ligeira descida, até 33,19%. Nesta temporada, até à data, o valor caiu para 15,73%.
A pesquisa do jornal “Record” confirma a tendência relativamente ao arranque da Era Amorim. Na reta final de 2019/20, o técnico apresentou cinco titulares ‘made in Alcochete’ em seis de 11 jogos e chegou a seis representantes. Em 2020/21, lançou quatro nomes da Academia em 20 dos 42 encontros e nunca ficou abaixo dos dois. Em 2021/22, em 22 de 53 jogos, apostou em três jogadores da ‘casa’ na equipa inicial. Nesta época, até então, não foi além de quatro (em Arouca), criando um ponto controverso: frente ao Estoril, na 5.ª jornada, em que o Sporting não tinha qualquer jogador da formação no onze inicial.
Ainda assim, a ausência prolongada de Neto obrigou a repensar a decisão e o técnico já passou das palavras aos atos. Amorim iniciou o já referido jogo em Arouca com quatro titulares da formação, pela primeira e única vez em 2022/23, dois deles com relativa surpresa (Nazinho e Essugo). Mateus Fernandes junta-se a essa dupla e está encontrada a base a partir da qual Amorim quer construir o novo ciclo. Isto sem esquecer Marsà, Fatawu, Rodrigo Ribeiro, Diogo Travassos ou Renato Veiga, que já treinam com a equipa A.
Existem dois nomes em maior evidência e um deles em fase de ascensão. Depois de Marsà ter assumido protagonismo, quando foi titular na vaga de Coates, frente ao Gil Vicente, agora é a vez de Nazinho marcar pontos com o treinador, aproveitando neste caso a baixa de Nuno Santos. Já com 221 minutos de jogo na equipa principal em 2022/23, Nazinho foi titular em Arouca e com o Vitória SC, além de se ter estreado na Liga dos Campeões. O momento é de crescimento, como acontece ainda com Essugo ou Mateus Fernandes.
Os verdes e brancos folgam hoje e regressam ao trabalho amanhã, sexta-feira, dia 11 de novembro.
O grupo de Amorim é, ao momento, o quinto classificado do Campeonato Nacional, com 22 pontos em 12 jornadas e um saldo de golos de 24 marcados e 12 sofridos. À frente dos leões seguem o Casa Pia (23 pontos), Braga (25), o Porto (26) e o Benfica (34).
O jogo diante dos famalicenses, equipa que ocupa a 14.ª posição da Liga Portugal Bwin, com 11 pontos, tem pontapé de saída marcado para as 20h30 do próximo domingo, dia 13 de novembro.
Cube, que terminou a Ligue 1 no oitavo lugar, tem como prioridade o reforço do meio campo e olha para jogador na mira do Clube de Alvalade
|
Afonso Sousa tem o futuro ainda por definir. Tal como o Leonino adiantou em exclusivo, o médio está na mira do Sporting, mas os franceses do Lens apresentaram uma proposta ao Lech Poznan nos últimos dias com o objetivo de fechar a contratação do internacional jovem português.
A informação é avançada por Sebastian Staszewski, jornalista polaco especializado em assuntos relacionados com o mercado de transferências. O clube, que terminou a Ligue 1 no oitavo lugar, tem como prioridade o reforço do meio campo, no mercado de verão, e Afonso Sousa é o alvo preferencial.
Ainda assim, o jogador não parece disposto a trocar o Lech Poznan pelo Lens, preferindo esperar pela chegada de propostas oriundas de clubes mais fortes. O médio de 25 anos já terá mesmo recusado as abordagens do Braga e dos turcos do Samsunspor, que também estavam interessados a sua contratação.
O Sporting mantém-se atento à situação de Afonso Sousa e a ponderar a apresentação de uma proposta. O Clube de Alvalade estará na disposição de investir cinco milhões de euros na contratação do médio português, que está avaliado em 4M. O jogador vai entrar no último ano de contrato com o emblema polaco, uma vez que o vínculo é válido até junho de 2026.
Vale sublinhar que Afonso Sousa foi eleito melhor médio da liga polaca, em 2024/25 e esteve ainda entre os três finalistas para o prémio de jogador do ano. O atleta foi uma peça-chave do Lech Poznan, na campanha que culminou na conquista do campeonato polaco, somando 32 jogos, 13 golos e quatro assistências na equipa orientada pelo treinador dinamarquês Niels Frederiksen.
Equipa minhota prepara-se para fazer várias alterações do plantel, sendo o médio português de 24 anos um dos alvos mais valiosos da turma vimaranense
|
O Vitória de Guimarães prepara-se para fazer várias alterações do plantel, sendo Tomás Handel um dos alvos mais valiosos da equipa. Tal como já foi avançado por um Exclusivo do nosso Jornal, o Sporting está interessado em contratar no jogador e procura aproveitar a situação financeira periclitante dos vimaranenses.
Com o Vitória de Guimarães a não assegurar o apuramento para as competições europeias da próxima temporada, Tomás Handel pode deixar a formação minhota, tendo como um dos principais interessados o emblema leonino, do treinador Rui Borges, que já conhece bem o jogador luso-austríaco.
A direção presidida por Frederico Varandas não é a única que tem o médio do emblema vimaranense em mente. Ainda no último mercado de inverno clubes como o Porto ou o Milan perguntaram pelo jogador de 24 anos, que acabou por se manter no Vitória de Guimarães.
Caso exista um negócio por Tomás Handel, pelo seu valor de mercado, o jovem médio será o terceiro maior encaixe financeiro da história do Vitória de Guimarães, ficando apenas atrás de Edmond Tapsoba e Alberto, que foram vendidos por 20,2 e 13,8 milhões de euros, respetivamente.
Esta última temporada, com a camisola do Vitória de Guimarães, Tomás Handel - avaliado em 13 milhões de euros - fez dois golos e assistiu os companheiros por uma ocasião, ao longo de 48 jogos oficiais, nos quais foi utilizado durante 3.631 minutos, sendo o quarto jogador com mais partidas pelo emblema minhoto.
Futebolista fez uma retrospetiva à temporada e aponta a conquista da "dobradinha" frente ao Benfica como o ponto mais alto da época
|
Fechada uma época histórica para o Sporting e para os comandados de Rui Borges, Iván Fresneda diz estar muito feliz em Alvalade. O ala dos leões confessou ainda que o objetivo que se segue é ser chamado à seleção principal de Espanha, orientada por Luis de la Fuente.
Iván Fresneda: "Somei minutos de qualidade e conquistámos a "dobradinha"
Em declarações à rádio "Marca", o ala fez uma retrospetiva à temporada e aponta a conquista da "dobradinha" frente ao Benfica como o ponto mais alto da época: "Consegui dar a volta a um período muito difícil, com a questão do ombro e a pouca utilização, mas no geral foi uma época muito boa. Somei minutos de qualidade e conquistámos a "dobradinha". O meu próximo objetivo é chegar à Seleção de Espanha e estou a lutar para fazer uma época muito bem conseguida", começou por referir.
Iván Fresneda: "Não sou de Valladolid desde nascença, mas sim de coração"
O jogador lembra ainda a passagem pelo Valladolid: "Recordo-me de muitas coisas no Valladolid e o vínculo com o clube é vitalício. Foram os melhores três anos da minha vida. Não sou de Valladolid desde nascença, mas sim de coração. Sinto que era necessário para o clube vender. Para gerir o Valladolid é preciso estar muito presente. Foi a melhor decisão para todas as partes", acrescentou.
O atleta não vai sair o Sporting, apesar das notícias recentes que davam conta de uma possível transferência, fruto da chegada de um novo lateral. Os planos de Rui Borges não passam por ceder o 'camisola 22' dos leões. Apesar da chegada de um novo concorrente para a posição, o técnico quer manter o jovem no plantel de 2025/26.
Iván Fresneda - avaliado em 8 milhões de euros - foi utilizado em 32 jogos esta temporada - recorde na carreira - nos quais disputou um total de 1.803 minutos. Na conta pessoal, o lateral-direito espanhol fez três golos, mas não conseguiu assistir os companheiros de equipa.