Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

AMORIM PREPARA ATAQUE AO MERCADO 'INTERNO'; PAUSA DO SPORTING SERÁ DE AVALIAÇÃO

Paragem para o Mundial do Qatar vai dar força à próxima vaga de jogadores a serem aposta do técnico

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

10 Nov 2022 | 12:28 |

Icon Comentário0

Em contagem decrescente para a paragem reservada ao Mundial do Qatar, o Sporting prepara a visita a Famalicão, no domingo, 9 de novembro, para aquele que será o último compromisso da Liga Portugal Bwin antes do Natal - depois desta jornada, haverá apenas jogos da Taça da Liga.


Ainda privado de Daniel Bragança, Luís Neto e Nuno Santos, sendo este último o único que ainda pode recuperar e ser opção (Saiba mais AQUI), Rúben Amorim voltou a conceder oportunidades a jogadores da formação.


Além de repetir a chamada de Diogo Travassos, um lateral-direito que também pode jogar à esquerda, também Renato Veiga, de 19 anos, foi chamado e tem sido preparado para o lugar de defesa-central, de modo a fazer face às baixas ao longo da época.


Contudo, os jovens da casa têm vindo, de facto, a perder brilho sucessivamente desde a entrada do técnico. Na época de 2019/20, nos seus 11 jogos no banco do Sporting, Amorim deu 44,2% dos minutos possíveis a jovens da formação (como Matheus Nunes e Nuno Mendes). Em 2020/21, baixou para 38,32% e em 2021/22, outra ligeira descida, até 33,19%. Nesta temporada, até à data, o valor caiu para 15,73%.

A pesquisa do jornal “Record” confirma a tendência relativamente ao arranque da Era Amorim. Na reta final de 2019/20, o técnico apresentou cinco titulares ‘made in Alcochete’ em seis de 11 jogos e chegou a seis representantes. Em 2020/21, lançou quatro nomes da Academia em 20 dos 42 encontros e nunca ficou abaixo dos dois. Em 2021/22, em 22 de 53 jogos, apostou em três jogadores da ‘casa’ na equipa inicial. Nesta época, até então, não foi além de quatro (em Arouca), criando um ponto controverso: frente ao Estoril, na 5.ª jornada, em que o Sporting não tinha qualquer jogador da formação no onze inicial.


Ainda assim, a ausência prolongada de Neto obrigou a repensar a decisão e o técnico já passou das palavras aos atos. Amorim iniciou o já referido jogo em Arouca com quatro titulares da formação, pela primeira e única vez em 2022/23, dois deles com relativa surpresa (Nazinho e Essugo). Mateus Fernandes junta-se a essa dupla e está encontrada a base a partir da qual Amorim quer construir o novo ciclo. Isto sem esquecer Marsà, Fatawu, Rodrigo Ribeiro, Diogo Travassos ou Renato Veiga, que já treinam com a equipa A.

Existem dois nomes em maior evidência e um deles em fase de ascensão. Depois de Marsà ter assumido protagonismo, quando foi titular na vaga de Coates, frente ao Gil Vicente, agora é a vez de Nazinho marcar pontos com o treinador, aproveitando neste caso a baixa de Nuno Santos. Já com 221 minutos de jogo na equipa principal em 2022/23, Nazinho foi titular em Arouca e com o Vitória SC, além de se ter estreado na Liga dos Campeões. O momento é de crescimento, como acontece ainda com Essugo ou Mateus Fernandes.

Os verdes e brancos folgam hoje e regressam ao trabalho amanhã, sexta-feira, dia 11 de novembro.

O grupo de Amorim é, ao momento, o quinto classificado do Campeonato Nacional, com 22 pontos em 12 jornadas e um saldo de golos de 24 marcados e 12 sofridos. À frente dos leões seguem o Casa Pia (23 pontos), Braga (25), o Porto (26) e o Benfica (34).

O jogo diante dos famalicenses, equipa que ocupa a 14.ª posição da Liga Portugal Bwin, com 11 pontos, tem pontapé de saída marcado para as 20h30 do próximo domingo, dia 13 de novembro.

 


Futebol

Sporting empata com o Sevilha e soma primeiro jogo sem vencer na pré-época

Num encontro disputado em Espanha, Clube de Alvalade acabou por passar largos períodos remetido ao seu meio-campo durante reta final da partida

Equipa de futebol feminino do Sporting somou mais um teste de preparação para a nova temporada, ao empatar (0-0) diante do Sevilla
Equipa de futebol feminino do Sporting somou mais um teste de preparação para a nova temporada, ao empatar (0-0) diante do Sevilla

29 Jul 2026 | 15:11 |

Icon Comentário0

A equipa de futebol feminino do Sporting somou, esta quarta-feira, mais um teste de preparação para a nova temporada, ao empatar (0-0) diante do Sevilla, num encontro disputado em Espanha. Este foi o primeiro jogo sem vencer na pré-época, depois da vitória diante do Torreense na última semana.


A primeira parte foi marcada por ocasiões para ambos os conjuntos, mas a oportunidade mais flagrante pertenceu às leoas. Aos 41 minutos, Ana Dias apareceu solta ao segundo poste, contudo, não conseguiu enquadrar o remate com a baliza, desperdiçando a melhor chance antes do intervalo.


Na etapa complementar, o Sevilla subiu o nível exibicional e começou a criar mais dificuldades à formação orientada por Micael Sequeira. A equipa andaluza esteve perto de inaugurar o marcador aos 78 minutos, quando Esther Martín-Pozuelo cabeceou ao lado da baliza leonina.


Com maiores dificuldades em sair para o ataque e várias perdas de bola na construção, o Sporting acabou por passar largos períodos remetido ao seu meio-campo durante a reta final da partida. Apesar da pressão exercida pelo conjunto espanhol, as leoas conseguiram manter a baliza inviolada até ao apito final.

Este foi mais um ensaio de pré-temporada para o Sporting. As verdes e brancas - que estão perto de perder Daniela Arques - voltam agora atenções para o duelo diante do SeaSters Odesa, agendado para o próximo dia 5 de agosto, referente à fase de qualificação para a Liga dos Campeões.



Futebol

Javi Gracia avisa Rui Borges e diz reforço perto do Sporting é "fora do nor­mal"

Jogador é umas das prioridades dos verdes e brancos neste mercado de transferências e são várias as características que interessam ao técnico

Javi Gracia aprova a investida do Sporting por Nestory Irankunda, jogador que se pode juntar ao plantel de Rui Borges em breve
Javi Gracia aprova a investida do Sporting por Nestory Irankunda, jogador que se pode juntar ao plantel de Rui Borges em breve

29 Jul 2026 | 14:43 |

Icon Comentário0

Javi Gracia aprova a investida do Sporting por Nestory Irankunda e acredita que Alvalade poderá ser o destino ideal para o crescimento do jovem extremo. O treinador espanhol trabalhou com o internacional australiano no Watford durante a última temporada e não poupa elogios ao jogador de 20 anos.


Em declarações ao jornal O Jogo, o técnico foi questionado sobre o interesse dos leões e reagiu de forma imediata: "Penso que faz muito bem". Gracia destacou as características pouco comuns do jogador que está a ser negociado para ocupar a vaga deixada por Pedro Gonçalves no ataque verde e branco.


Javi Gracia: "È um jogador diferente, um jogador com um potencial terrível, uma qualidade física fora do normal"


"Sem querer ser excessivamente elogioso, direi que é um jogador diferente, um jogador com um potencial terrível, uma qualidade física fora do normal, sem esquecer, obviamente, a velocidade que coloca em cada movimento. Além disso, tem capacidade de remate, dispara com muita potência à baliza. Marca verdadeiramente a diferença. É um desequilibrador nas ações individuais", afirmou.

Javi Gracia comparou Irankunda a Crysencio Summerville, com quem também trabalhou no Leeds, e salientou a versatilidade do australiano. "São jogadores com características muito semelhantes", explicou, acrescentando que o alvo leonino "pode jogar nas várias posições do ataque", incluindo no apoio ao ponta-de-lança ou como referência mais adiantada.


O espanhol deixou ainda elogios à atitude do extremo no dia a dia. "É uma pessoa que gosta de trabalhar, aceita os conselhos que damos, percebe-se que tem vontade de crescer e ser melhor a cada dia", referiu, considerando que o Sporting possui experiência e condições para desenvolver jovens com talento.

"Já revela uma maturidade fora do normal, é um miúdo maduro, com qualidade para triunfar em qualquer equipa", concluiu Javi Gracia. O antigo treinador do Watford não tem dúvidas de que Irankunda possui "uma enorme margem de progressão" e poderá alcançar patamares superiores durante a carreira.


Futebol

Titular do Famalicão interessou ao Sporting, mas vai para outro clube por 20M

Criativo vai realizar exames médicos no novo emblema antes de assinar contrato; Jogador abraça primeira aventura fora de Portugal

Gustavo Sá, médio que foi alvo do Sporting, já deixou o estágio de pré-temporada do Famalicão para avançar com a mudança para o Nottingham Forest
Gustavo Sá, médio que foi alvo do Sporting, já deixou o estágio de pré-temporada do Famalicão para avançar com a mudança para o Nottingham Forest

29 Jul 2026 | 14:35 |

Icon Comentário0

Gustavo Sá já deixou o estágio de pré-temporada do Famalicão para avançar com a mudança para Inglaterra. O médio ofensivo está a caminho do Nottingham Forest, num negócio que vai permitir ao emblema minhoto encaixar 20 milhões de euros pelo atleta que estava na mira do Sporting.


O internacional sub-21 português vai realizar os habituais exames médicos antes de assinar contrato com o clube da Premier League. Depois de concluir esse processo, irá juntar-se ao estágio dos 'Tricky Trees', que decorre atualmente no Algarve.


Apesar de ser contratado em definitivo, o jogador não deverá permanecer em Inglaterra nesta fase. O plano passa por ser cedido ao Olympiakos durante uma temporada, permitindo ao criativo continuar a sua evolução com mais tempo de jogo e experiência competitiva.


A saída representa um novo passo na carreira de Gustavo Sá, que se destacou ao serviço do Famalicão e despertou a atenção de vários clubes. A SAD, liderada por Miguel Ribeiro, garante assim um importante encaixe financeiro com a venda o criativo de 21 anos.

O Nottingham Forest - que está perto de contratar Ousmane Diomande - continua a preparar a nova época no sul de Portugal, com o conjunto orientado por Oliver Glasner a permanecer no Algarve até ao final do mês. Durante este período, os ingleses têm agendado um particular frente ao Sporting, marcado para esta sexta-feira.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Excedentário recambiado para a equipa B do Sporting deixa mensagem enigmática: "Vou ganhar"
Futebol

Excedentário recambiado para a equipa B do Sporting deixa mensagem enigmática: "Vou ganhar"

29 Jul 2026 | 12:16

Icon Comentário0
Oficial! Sporting chega a acordo com compatriota de Robert Lewandowski: "É uma grande oportunidade"
Futebol

Oficial! Sporting chega a acordo com compatriota de Robert Lewandowski: "É uma grande oportunidade"

29 Jul 2026 | 13:11

Icon Comentário0
Oficial! Defesa do Sporting sai por empréstimo para o Vitória de Guimarães
Futebol

Oficial! Defesa do Sporting sai por empréstimo para o Vitória de Guimarães

29 Jul 2026 | 12:53

Icon Comentário0