Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
10 Nov 2022 | 12:28 |
Em contagem decrescente para a paragem reservada ao Mundial do Qatar, o Sporting prepara a visita a Famalicão, no domingo, 9 de novembro, para aquele que será o último compromisso da Liga Portugal Bwin antes do Natal - depois desta jornada, haverá apenas jogos da Taça da Liga.
Ainda privado de Daniel Bragança, Luís Neto e Nuno Santos, sendo este último o único que ainda pode recuperar e ser opção (Saiba mais AQUI), Rúben Amorim voltou a conceder oportunidades a jogadores da formação.
Além de repetir a chamada de Diogo Travassos, um lateral-direito que também pode jogar à esquerda, também Renato Veiga, de 19 anos, foi chamado e tem sido preparado para o lugar de defesa-central, de modo a fazer face às baixas ao longo da época.
Contudo, os jovens da casa têm vindo, de facto, a perder brilho sucessivamente desde a entrada do técnico. Na época de 2019/20, nos seus 11 jogos no banco do Sporting, Amorim deu 44,2% dos minutos possíveis a jovens da formação (como Matheus Nunes e Nuno Mendes). Em 2020/21, baixou para 38,32% e em 2021/22, outra ligeira descida, até 33,19%. Nesta temporada, até à data, o valor caiu para 15,73%.
A pesquisa do jornal “Record” confirma a tendência relativamente ao arranque da Era Amorim. Na reta final de 2019/20, o técnico apresentou cinco titulares ‘made in Alcochete’ em seis de 11 jogos e chegou a seis representantes. Em 2020/21, lançou quatro nomes da Academia em 20 dos 42 encontros e nunca ficou abaixo dos dois. Em 2021/22, em 22 de 53 jogos, apostou em três jogadores da ‘casa’ na equipa inicial. Nesta época, até então, não foi além de quatro (em Arouca), criando um ponto controverso: frente ao Estoril, na 5.ª jornada, em que o Sporting não tinha qualquer jogador da formação no onze inicial.
Ainda assim, a ausência prolongada de Neto obrigou a repensar a decisão e o técnico já passou das palavras aos atos. Amorim iniciou o já referido jogo em Arouca com quatro titulares da formação, pela primeira e única vez em 2022/23, dois deles com relativa surpresa (Nazinho e Essugo). Mateus Fernandes junta-se a essa dupla e está encontrada a base a partir da qual Amorim quer construir o novo ciclo. Isto sem esquecer Marsà, Fatawu, Rodrigo Ribeiro, Diogo Travassos ou Renato Veiga, que já treinam com a equipa A.
Existem dois nomes em maior evidência e um deles em fase de ascensão. Depois de Marsà ter assumido protagonismo, quando foi titular na vaga de Coates, frente ao Gil Vicente, agora é a vez de Nazinho marcar pontos com o treinador, aproveitando neste caso a baixa de Nuno Santos. Já com 221 minutos de jogo na equipa principal em 2022/23, Nazinho foi titular em Arouca e com o Vitória SC, além de se ter estreado na Liga dos Campeões. O momento é de crescimento, como acontece ainda com Essugo ou Mateus Fernandes.
Os verdes e brancos folgam hoje e regressam ao trabalho amanhã, sexta-feira, dia 11 de novembro.
O grupo de Amorim é, ao momento, o quinto classificado do Campeonato Nacional, com 22 pontos em 12 jornadas e um saldo de golos de 24 marcados e 12 sofridos. À frente dos leões seguem o Casa Pia (23 pontos), Braga (25), o Porto (26) e o Benfica (34).
O jogo diante dos famalicenses, equipa que ocupa a 14.ª posição da Liga Portugal Bwin, com 11 pontos, tem pontapé de saída marcado para as 20h30 do próximo domingo, dia 13 de novembro.
Rui Borges tem várias alterações em mente para o onze inicial dos leões, em comparação com a partida diante do AFS, para a Taça de Portugal
09 Fev 2026 | 09:28 |
O Sporting apresenta-se esta noite de segunda-feira no Estádio do Dragão, frente ao Porto, às 20h45, com um onze bastante distinto daquele que alinhou a meio da semana diante do AFS, nos quartos de final da Taça de Portugal. No total, Rui Borges deverá fazer cerca de seis alterações.
As mudanças começam na baliza. Depois de João Virgínia ter sido titular na prova-rainha, Rui Silva regressa à baliza no clássico frente aos dragões. Na linha defensiva, há igualmente alterações significativas: Georgios Vagiannidis, Eduardo Quaresma e Ricardo Mangas, utilizados frente aos avenses, deverão ceder o lugar a Iván Fresneda, Ousmane Diomande e Maxi Araújo, opções mais recorrentes de Rui Borges.
No meio-campo, João Simões surge no lugar de Giorgi Kochorashvili, formando dupla com o capitão Morten Hjulmand. Já no setor ofensivo, a organização também será diferente. Apesar da boa resposta dada na Taça de Portugal, Luís Guilherme deverá iniciar o clássico no banco, abrindo espaço para Geny Catamo no corredor direito. Francisco Trincão será deslocado para uma zona mais central, com Pedro Gonçalves a atuar sobre a esquerda, no apoio ao avançado colombiano Luis Suárez.
Num cenário distinto do vivido há poucas semanas, marcado por limitações no plantel fruto de lesões e castigos dos seus jogadores, Rui Borges enfrenta agora a necessidade de deixar alguns nomes fora da ficha de jogo para o Clássico.
O Sporting volta a entrar em campo nesta segunda-feira, dia 9 de fevereiro, frente ao Porto. O encontro, a contar para a 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da formação orientada por Francesco Farioli jogar-se-á às 20h45, no Estádio do Dragão.
Equipa do Clube de Alvalade chegou ao norte do país ainda no decorrer da noite do último domingo, com a partida a disputar-se segunda-feira, 9 de fevereiro
09 Fev 2026 | 09:12 |
Clássico de grande dimensão na Invicta entre Sporting e Porto, a contar para a 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic. A comitiva leonina já se encontra no Norte do país e é liderada pelo Presidente Frederico Varandas. Entre as novidades na lista de viajantes está um jovem da equipa B.
A deslocação de Lisboa para Vila Nova de Gaia decorreu sem incidentes. É naquela zona que o Sporting está concentrado antes do duelo no Estádio do Dragão, com vista para o Douro e para a cidade do Porto. Desta feita, Frederico Varandas seguiu desde o primeiro momento com a equipa, num sinal de proximidade e apoio nas horas que antecedem o encontro marcado para esta segunda-feira, às 20h45.
Na comitiva segue também Rafael Nel, avançado da equipa B que volta a merecer a confiança da estrutura técnica. A chamada justifica-se pela indisponibilidade de Fotis Ioannidis, ainda lesionado, o que deixa Luis Suárez como única referência ofensiva de raiz no plantel principal.
A saída de Alvalade aconteceu por volta das 17h00, num ambiente marcado pelo apoio de centenas de adeptos. Com cânticos, bandeiras, tochas e fumo verde, os Sportinguistas incentivaram a equipa antes da viagem. A chegada ao Norte registou-se cerca de três horas depois, já com adeptos leoninos à espera para voltar a manifestar apoio.
O Sporting volta a entrar em campo nesta segunda-feira, dia 9 de fevereiro, frente ao Porto. O encontro, a contar para a 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da formação orientada por Francesco Farioli jogar-se-á às 20h45, no Estádio do Dragão.
Verdes e brancos voltam a entrar em campo já nesta segunda-feira, dia 9 de fevereiro, em partida válida para a 21.ª jornada do Campeonato Nacional
09 Fev 2026 | 09:00 |
Rui Silva, Iván Fresneda, Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio e Maxi Araújo; Morten Hjulmand e João Simões; Geny Catamo, Francisco Trincão, Pote e Luis Suárez. Este deverá, à partida, ser o onze inicial do Sporting para a partida diante dos insulares.
Rui Borges vai levar a jogo a dupla de centrais de referência, uma vez que Gonçalo Inácio já estará a 100% para dar o seu contributo a titular. Por outro lado, Zeno Debast ainda não está em condições de ir a jogo e Matheus Reis deverá começar o encontro do banco de suplentes.
No miolo, Morten Hjulmand mantém-se nas opções do treinador do Sporting e deverá fazer dupla com João Simões. De resto, Geny deverá surgir à direita, enquanto Pote trata da meia-esquerda, com Francisco Trincão no apoio ao ponta de lança, Luis Suárez.
O Sporting volta a entrar em campo nesta segunda-feira, dia 9 de fevereiro, frente ao Porto. O encontro, a contar para a 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da formação orientada por Francesco Farioli jogar-se-á às 20h45, no Estádio do Dragão.
Neste momento, os verdes e brancos ocupam a segunda posição da tabela classificativa do Campeonato Nacional, com 51 pontos conquistados. O Benfica é terceiro classificado, com 49 - mais um jogo disputado -, enquanto a equipa do Porto lidera a competição, com 55 pontos.