AMORIM PREPARA ATAQUE AO MERCADO 'INTERNO'; PAUSA DO SPORTING SERÁ DE AVALIAÇÃO
Paragem para o Mundial do Qatar vai dar força à próxima vaga de jogadores a serem aposta do técnico
Redação Leonino
Texto
10 de Novembro 2022, 12:28

Em contagem decrescente para a paragem reservada ao Mundial do Qatar, o Sporting prepara a visita a Famalicão, no domingo, 9 de novembro, para aquele que será o último compromisso da Liga Portugal Bwin antes do Natal – depois desta jornada, haverá apenas jogos da Taça da Liga.

Ainda privado de Daniel Bragança, Luís Neto e Nuno Santos, sendo este último o único que ainda pode recuperar e ser opção (Saiba mais AQUI), Rúben Amorim voltou a conceder oportunidades a jogadores da formação.

Além de repetir a chamada de Diogo Travassos, um lateral-direito que também pode jogar à esquerda, também Renato Veiga, de 19 anos, foi chamado e tem sido preparado para o lugar de defesa-central, de modo a fazer face às baixas ao longo da época.

Contudo, os jovens da casa têm vindo, de facto, a perder brilho sucessivamente desde a entrada do técnico. Na época de 2019/20, nos seus 11 jogos no banco do Sporting, Amorim deu 44,2% dos minutos possíveis a jovens da formação (como Matheus Nunes e Nuno Mendes). Em 2020/21, baixou para 38,32% e em 2021/22, outra ligeira descida, até 33,19%. Nesta temporada, até à data, o valor caiu para 15,73%.

A pesquisa do jornal “Record” confirma a tendência relativamente ao arranque da Era Amorim. Na reta final de 2019/20, o técnico apresentou cinco titulares ‘made in Alcochete’ em seis de 11 jogos e chegou a seis representantes. Em 2020/21, lançou quatro nomes da Academia em 20 dos 42 encontros e nunca ficou abaixo dos dois. Em 2021/22, em 22 de 53 jogos, apostou em três jogadores da ‘casa’ na equipa inicial. Nesta época, até então, não foi além de quatro (em Arouca), criando um ponto controverso: frente ao Estoril, na 5.ª jornada, em que o Sporting não tinha qualquer jogador da formação no onze inicial.

Ainda assim, a ausência prolongada de Neto obrigou a repensar a decisão e o técnico já passou das palavras aos atos. Amorim iniciou o já referido jogo em Arouca com quatro titulares da formação, pela primeira e única vez em 2022/23, dois deles com relativa surpresa (Nazinho e Essugo). Mateus Fernandes junta-se a essa dupla e está encontrada a base a partir da qual Amorim quer construir o novo ciclo. Isto sem esquecer Marsà, Fatawu, Rodrigo Ribeiro, Diogo Travassos ou Renato Veiga, que já treinam com a equipa A.

Existem dois nomes em maior evidência e um deles em fase de ascensão. Depois de Marsà ter assumido protagonismo, quando foi titular na vaga de Coates, frente ao Gil Vicente, agora é a vez de Nazinho marcar pontos com o treinador, aproveitando neste caso a baixa de Nuno Santos. Já com 221 minutos de jogo na equipa principal em 2022/23, Nazinho foi titular em Arouca e com o Vitória SC, além de se ter estreado na Liga dos Campeões. O momento é de crescimento, como acontece ainda com Essugo ou Mateus Fernandes.

Os verdes e brancos folgam hoje e regressam ao trabalho amanhã, sexta-feira, dia 11 de novembro.

O grupo de Amorim é, ao momento, o quinto classificado do Campeonato Nacional, com 22 pontos em 12 jornadas e um saldo de golos de 24 marcados e 12 sofridos. À frente dos leões seguem o Casa Pia (23 pontos), Braga (25), o Porto (26) e o Benfica (34).

O jogo diante dos famalicenses, equipa que ocupa a 14.ª posição da Liga Portugal Bwin, com 11 pontos, tem pontapé de saída marcado para as 20h30 do próximo domingo, dia 13 de novembro.

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

 

Fotografia de Sporting

  Comentários