Futebol
Clássico 'quentinho': Antes do Porto - Sporting, paredes são pintadas de verde (vídeo)
22 Abr 2026 | 12:58
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
21 Jun 2025 | 04:00 |
Henrique Monteiro considera que a saída de Viktor Gyokeres do Sporting é um cenário muito provável, no mercado de verão. Em declarações exclusivas ao Leonino, entre outros temas abordados, o antigo membro da Comissão de Fiscalização do Clube de Alvalade elogia a forma como Frederico Varandas tem gerido o processo e aponta ao valor de 80 milhões de euros para os leões aceitarem a transferência.
Henrique Monteiro: "Considero que a saída de Gyokeres é praticamente um dado adquirido"
“Considero que a saída [de Gyokeres] é praticamente um dado adquirido, porque penso que Gyokeres, com toda a legitimidade, quer dar o salto na sua carreira e ir para um clube com mais dinheiro e com maior historial europeu do que o Sporting. Não há dúvida que foi o Sporting que lançou Gyokeres internacionalmente, mas ele também já tem 27 anos e não pode adiar muito esse salto. Por outro lado, o Sporting também já contava, desde o início desta época, com a saída de Gyokeres e com o dinheiro que essa saída traz”, começou por referir Henrique Monteiro.
O jornalista acredita que o Sporting “vai conseguir arranjar outro Gyokeres” e destaca um avançado que já integra o plantel leonino: “Os golos, sobretudo o primeiro, que Harder marcou nos sub-21 da Dinamarca, foram já muito ao estilo do Gyokeres”. Henrique Monteiro elogia ainda a postura de Frederico Varandas no processo e deixa críticas ao empresário do atleta: “O presidente do Sporting esteve muito bem, porque tinha um preço definido para o Gyokeres, abaixo dos 100 milhões da cláusula de rescisão. Quem começou com toda esta confusão, que aliás só está a fazer mal ao próprio Gyokeres, foi o empresário do jogador, que não me parece ser um homem muito cumpridor daquilo que deve ser a urbanidade nos negócios”.
Henrique Monteiro: "Não se pode vender Gyokeres como se não valesse nada"
Questionado sobre os eventuais valores da transferência de Gyokeres - que recebeu um recado da Torcida Verde -, Henrique Monteiro apontou para a fasquia dos 80 milhões de euros: “É natural que o Sporting prometesse ao jogador que não iria exigir a cláusula de 100 M, mas também me parece avisado que, em função da carreira que este ano o jogador fez, que esse desconto não fosse além de 20%, para aproximadamente 80 M. Não se pode vender o Gyokeres como se não valesse nada, mas também não se pode vender por um preço que ninguém dá, porque assim ele também não consegue desenvolver a carreira, até em função da idade. E não vale a pena ter um jogador no plantel, por muito bom que seja, que esteja contrariado”.
Sobre a preparação da nova temporada, Henrique Monteiro destaca a contratação do médio Giorgi Kochorashvili, elogia o guarda-redes Rui Silva, “um reforço muito importante” no passado mercado de inverno, e destaca as prováveis permanências de Trincão e Pote. O adepto do Clube de Alvalade acrescenta ainda que os leões “terão jogadores para poder aspirar, com uma certa confiança, ao tricampeonato”: “O Presidente e a Direção também já o disseram e só se fôssemos ‘completamente extraterrestres’ é que não se queria, agora que o bicampeonato foi conquistado, chegar ao ‘Tri’”.
A terminar, Henrique Monteiro comentou a possibilidade de a equipa verde e branca realizar os primeiros jogos de 2025/26 no Estádio do Jamor, devido às obras em Alvalade: “O Jamor não tem condições para adeptos nenhuns. Deveriam ser feitas obras, que o tornassem num estádio moderno. Portanto, espero que o Sporting acabe as obras a tempo, até porque há uma série de problemas, nomeadamente de dinheiro, pois perde-se provavelmente muito dinheiro. Espero que não haja grandes atrasos ou até adiantamentos”.
Avançado internacional sueco, que 'matou' saudades da sua antiga casa quando defrontou os leões no início deste mês, decidiu mesmo assim retornar mais uma vez
22 Abr 2026 | 14:05 |
Viktor Gyökeres esteve por estes dias em Lisboa e acabou por jantar no restaurante Solar dos Presuntos, espaço gerido pelo reconhecido adepto do Sporting Pedro Cardoso, filho do antigo cozinheiro da Seleção Nacional Evaristo Cardoso.
"De regresso ao Solar dos Presuntos, Viktor Gyökeres. Longe da 'vista', em representação do Arsenal, sempre perto do 'coração'", escreveram os responsáveis de comunicação do restaurante em reação ao momento, na rede social Instagram.
Já o gerente do requintado espaço, Pedro Cardoso, publicou uma foto com as irmãs gémeas Inês e Joana Aguiar. Recorde-se que que o antigo 'camisola 9' do Sporting manteve um relacionamento amoroso com Inês Aguiar enquanto representou o Clube.
Esta foi a segunda visita do avançado internacional sueco a Portugal só neste mês. Ora, Gyökeres voltou a Alvalade no dia 7 de abril para defrontar o Sporting, em jogo da primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões. O Arsenal levou a melhor desse encontro ao ter vencido por 1-0, fechando a eliminatória em Londres com um empate sem golos e consequentemente afastando os leões da prova milionária.
Com a camisola do Arsenal, Viktor Gyökeres – avaliado em 65 milhões de euros – leva 47 encontros: 31 na Premier League, dez na Liga dos Campeões, quatro na Taça da Liga inglesa e dois na Taça de Inglaterra. Nos 3.034 minutos que esteve em campo, o ponta de lança sueco marcou 18 golos e fez três assistências.
Antigo candidato à presidência do Clube de Alvalade deixou a sua análise a esta temporada protagonizada pelos verdes e brancos
22 Abr 2026 | 13:30 |
Em entrevista ao Desporto ao Minuto, Pedro Madeira Rodrigues fez um balanço global positivo da época do Sporting até ao momento, mesmo depois da derrota frente ao Benfica e da eliminação da Taça de Portugal, afastando críticas à política de contratações.
"De uma forma geral, nos vários mandatos de Frederico Varandas, reforçámos sempre muitíssimo bem a equipa. No princípio da época, a nossa grande preocupação era quem iria substituir o Gyokeres. Fomos buscar um jogador sensacional que é o Luis Suárez, que fez esquecer o Gyokeres e que, na minha opinião, é melhor do que ele. Aí não apontava culpas à direção", afirmou, em declarações ao Notícias ao Minuto.
"O que me preocupa mais, e que vem de já há algum tempo, é este departamento de alta performance"
Ainda assim, deixou reparos ao departamento médico e à gestão física do plantel. "O que me preocupa mais, e que vem de já há algum tempo, é este departamento de alta performance. O Sporting tem sempre muitas dificuldades em recuperar os jogadores. O Ioannidis nunca mais está bom e já se lesionou em outubro. O Luís Guilherme também se magoou, o Pote não está a 100%. À semelhança de outros anos, as lesões voltaram a fazer a diferença".
O antigo candidato à presidência também apontou alguma falta de ambição no mercado de janeiro, recordando a saída de Matheus Reis para o CSKA. "O Sporting podia ter sido apenas mais ambicioso no mercado de janeiro. Tenho muita pena pela saída do Matheus Reis, mas percebo. Acho que ele nos fez falta no jogo em Londres. Tivemos uma boa substituição com o Luís Guilherme, que se lesionou. E o Faye não garanto que seja uma boa contratação".
"Acho que somos a melhor equipa de jogo de futebol em Portugal"
Apesar disso, Madeira Rodrigues reforça a qualidade global da equipa. "Acho que o Sporting tem uma belíssima equipa, está a fazer uma ótima época. Uma excelente prestação na Liga dos Campeões, um bom campeonato em que nos faltou sorte em alguns momentos determinantes, como no dérbi. Acho que somos a melhor equipa de jogo de futebol em Portugal e espero que ainda ganhemos a Taça".
Ainda assim, Madeira Rodrigues considera que a época pode terminar em nota positiva. "Acho que se o Sporting ficar em segundo lugar e ganhar a Taça de Portugal, mais a prestação fantástica na Liga dos Campeões, é uma temporada positiva. Perdemos uma oportunidade única de sermos tricampeões e ficará sempre esse amargo de boca".
"Longe vão os tempos de Bruno de Carvalho em que o Sporting vendia e comprava 20 jogadores por ano"
De seguida, destacou ainda a mudança estrutural na gestão do clube, deixando uma comparação direta com o passado recente: "Longe vão os tempos em que o Sporting tinha de vender mal, por isso mérito desta direção. Longe vão os tempos de Bruno de Carvalho em que o Sporting vendia e comprava 20 jogadores por ano. Não acredito que haja uma revolução. Vamos manter peças chave, com certeza, e a equipa vai voltar a ser competitiva no próximo ano".
Por fim, deixou elogios ao trabalho do técnico leonino. "Rui Borges tem saído melhor do que a encomenda. Tem feito um trabalho muito bom, estamos muito agradecidos e esperançados que, com ele ao leme, o Sporting volte a ser campeão no próximo ano".
Ao relembrar as alturas no Manchester United, consequentemente referindo as inúmeras qualidades do ex Sporting, médio francês opinou fortemente
22 Abr 2026 | 13:09 |
Ao recentemente ter falado sobre o ex Sporting, Paul Pogba acredita que "se Bruno Fernandes estivesse no Manchester City, seria Bola de Ouro". Nesse mesmo sentido, o campeão do Mundo com a França em 2018 não se cansou ao referir as inúmeras qualidades do médio internacional português - que persegue recordes na Premier League.
Paul Pogba: "Se o colocares no Manchester City, seria Bola de Ouro"
"O Bruno Fernandes, outros clubes grandes, estaria no top3 da Bola de Ouro (...). Achas que o Bruno, se estivesse noutra equipa, não estaria top3? Achas que não seria um jogador de Bola de Ouro? Se o colocares no Manchester City, seria Bola de Ouro", vaticinou, numa extensa entrevista a Rio Ferdinand, publicada no canal de Youtube 'Rio Ferdinand Presents'.
"Ele está em todo o lado, dentro de campo. Ele tem um volume de jogo. Continua a correr. Ele é inteligente. Ele consegue jogar a um ou a dois toques. Ele consegue rematar", refletiu, deixando, ainda assim, ao companheiro de posição um sério aviso para o futuro: "Quando não ganhas, as pessoas não pensam em ti".
Bruno Fernandes e Paul Pogba partilharam o balneário do Manchester United durante cerca de duas épocas e meia, entre janeiro de 2020 - altura em que o internacional português chegou a Old Trafford vindo do Sporting - e o verão de 2022, quando o francês deixou o clube.
De referir que, Pogba, depois de um período afastado dos relvados devido a um castigo por doping, regressou à competição esta temporada, agora ao serviço do Monaco. O médio francês tenta relançar a carreira após uma longa ausência, procurando recuperar ritmo e protagonismo no futebol europeu.
Confira o momento:
Clássico 'quentinho': Antes do Porto - Sporting, paredes são pintadas de verde (vídeo)
22 Abr 2026 | 12:58
Virgílio Lopes deixa aviso antes do Porto - Sporting: "É este o título que resta"
22 Abr 2026 | 12:08
Antigo companheiro de Hjulmand 'rasga' capitão do Sporting: "Via-se que era um..."
22 Abr 2026 | 11:36