
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Rúben Amorim fez, esta sexta-feira, 16 de outubro, a antevisão ao clássico frente ao FC Porto, que se realiza este sábado, pelas 20h30, no Estádio José Alvalade. O treinador dos leões garantiu que a equipa será competitiva e revelou que João Mário está convocado, mas que não será titular devido à condição física. Cristian Borja e Eduardo Quaresma, ambos por lesão, estão também fora das contas. “O João Mário esteve muito tempo parado. É um jogador com muita qualidade, muito experiente e traz peso à equipa. Nota-se nos treinos, na forma como comunica com os colegas, com um peso diferente. Sabemos que vai dar-nos coisas boas, mas vai ter de correr muito para ganhar o lugar seja a quem for. Depois vai ajudar-nos muito e ajudar naquilo que queremos fazer”, começou por referir o técnico, revelando logo de seguida que Borja e Quaresma estão ´fora´ do clássico: “O Borja não pode, pois há um mês que está positivo à Covid-19. E há o Quaresma, que veio lesionado da seleção”. Questionado sobre o qual o 11 que irá atuar frente ao FC Porto, Rúben Amorim ironizou, afirmando que “não entregarei o ouro, digamos assim…”. “Não podemos desviar consoante os adeptos estejam ou não satisfeitos” Quanto ao desaire numa fase precoce da Liga Europa e à insatisfação dos adeptos, o técnico mostrou-se confiante no rumo que a equipa está a seguir: "Já conseguimos ver que basta uma derrota para a confiança cair no trabalho. É normal nos grandes. Aconteceu no ano passado. Não foi só por ter falhado o terceiro lugar. É que uma derrota nestes clubes que tem um impacto grande nos adeptos. Como treinador, não nos podemos desviar consoante os adeptos estarem ou não satisfeitos. Estava tudo bem antes do LASK, até a comunicação social dizia isso. A seguir ao LASK, estava tudo mal. É assim que os jogadores têm de entender o clube e o jogo”. Sobre a pausa para compromissos das seleções, Rúben Amorim considerou que a mesma “teve coisas boas e más” e que, independentemente disso, os leões vão ter “uma equipa muito competitiva. Vamos crescendo de jogo para jogo e espero que aconteça isso amanhã”. Por fim, relativamente à falta de um avançado centro, Rúben Amorim revelou que, desde que chegou, sabe o homem golo que deseja: “Desde que cheguei que tenho uma ideia do avançado centro que pretendo e, se não for possível, mais vale apostar num miúdo da formação, de 17 anos, para o construir e ter avançado que queremos. Isso está claro na minha cabeça. Sei os jogadores que quero e, se não o conseguir, não vale a pena”.
Fotografia de Sporting CP
Encontro entre os conjuntos da África do Sul e do Brasil marcou o término da competição para um elemento com passagem pelo Clube de Alvalade
|
Miguel Cardoso foi eliminado do Mundial de Clubes depois do empate a zero no Sundowns - Fluminense. O treinador português, que chegou a ser técnico adjunto no Sporting, viu a sua formação, que alinha no campeonato sul africano, terminar a participação no terceiro lugar no F, e falhar o acesso aos oitavos de final da prova. Relembrar uma grande surpresa que já aconteceu nos Estados Unidos.
O Sundowns precisava de um conjunto de resultados para ultrapassar a fase de grupos, mas, acima de tudo, precisava de vencer o seu jogo contra o Fluminense. A equipa do ex Sporting Miguel Cardoso entrou melhor, com mais posse e mais remates, mas não conseguiu marcar na primeira parte do encontro.
A segunda parte viu mais do mesmo. A equipa da África do Sul tentou de tudo para derrotar o Fluminense, conjunto brasileiro do Rio de Janeiro, mas viu as suas tentativas serem frustradas, e o conjunto da América do Sul conseguir o empate, que servia na perfeição para o apuramento para a fase seguinte.
A jogar com o resultado do Sundowns - Fluminense estava o Borussia - Ulsan Hyundai. No outro jogo do grupo F, alemães e nipónicos também lutavam para conquistar o melhor lugar possível no grupo F. Na primeira parte, o Dortmund adiantou-se, por Svensson. O golo solitário foi suficiente para ganhar a partida para a equipa europeia.
Estes dois resultados da última jornada do grupo F viram Borussia Dortmund assegurar o primeiro lugar, com sete pontos em três partidas disputadas. Atrás, ficou o Fluminense, com cinco pontos, no último lugar de acesso aos oitavos finais. Em terceiro, o Sundowns de Miguel Cardoso, seguido do Ulsan Hyundai, equipas que ficam pelo caminho após a parte inicial da competição.
Elemento muito próximo do treinador verde e branco falou, recentemente, com a imprensa nacional, e explicou que não estava à espera deste percurso
|
Manuel Borges, pai de Rui Borges, admitiu que não esperava ver o filho chegar tão rápido ao Sporting. Em declarações aos microfones da Sporttv, o familiar próximo do treinador verde e branco aproveitou para fazer um pequeno comentário sobre o percurso no futebol.
Manuel Borges: "Sempre pensei que ele fosse alguém no futebol, mas nunca que chegasse tão rápido a um Sporting. Mas merece"
"Fica sempre na memória. Uma pessoa sofre mais um bocadinho. Vou começando a ver, mas dá-me aquela tremedeira e às vezes desligo um bocadinho o jogo", começou por explicar Manuel Borges, na reportagem que foi realizada e transmitida pela Sporttv.
Prosseguiu, acabando por fazer uma admissão acerca da carreira de Rui Borges, que não esperava que disparasse com tamanha brevidade: "Sou um pai sortudo. Sempre pensei que ele fosse alguém no futebol, mas nunca que chegasse tão rápido a um Sporting. Mas merece".
Relembrar que Rui Borges teve uma ascensão quase meteórica no futebol português. Começou no Mirandela, em 2017/18, tendo passado pelos vários escalões do futebol português até chegar ao Mafra, em 2022/23. Na época seguinte rumou ao Moreirense, depois disso assinou pelo Vitória de Guimarães, antes de, em dezembro de 2024, rumar ao Sporting, onde se sagrou campeão nacional.
Rui Borges é, de resto, uma das figuras mais adoradas na sua terra natal de Mirandela. O treinador do Sporting fez questão de mencionar várias vezes o amor pela terra natal durante a sua estadia em Lisboa, voltou para receber várias homenagens durante as férias, e têm sido várias as peças que ilustram o carinho que os habitantes de Mirandela têm pelo treinador dos leões.
italianos e ingleses defrontam-se, esta quinta-feira, no último jogo da fase inaugural da prova e decidem o primeiro lugar do Grupo G
|
O destaque desta quinta-feira vai para mais encontros decisivos do Mundial de Clubes. O confronto entre Juventus e Manchester City, transmitido na TVI, promete ser um dos pontos altos da competição, reunindo dois gigantes europeus que, com a qualificação para a próxima fase já garantida, precisam apenas de decidir quem fecha o grupo na primeira posição.
No mesmo horário, e para a mesma prova, o WAC enfrenta o Al Ain, sendo que, na madrugada de sexta-feira, há mais confrontos para ver. O Al Hilal defronta o Pachuca, enquanto o Real Madrid mede forças com o Red Bull Salzburg. Neste Grupo H, ainda é possível que aconteçam algumas surpresas e só mesmo o conjunto mexicano já está garantidamente fora da competição.
Confira, abaixo, a lista de jogos agendados para esta quinta-feira:
• Juventus - Manchester City: 20h00, Mundial de Clubes 2025, TVI;
• WAC - Al Ain: 20h00, Mundial de Clubes 2025, DAZN;
• Al Hilal - Pachuca: 02h00 (quinta-feira), Mundial de Clubes 2025, DAZN;
• Red Bull Salzburg - Real Madrid: 02h00 (quinta-feira), Mundial de Clubes 2025, DAZN.
Aproveite e carregue aqui para ver a listagem completa.