Futebol
Trincão mete Sporting nas bocas da Europa e já bate de frente com Vinícius Júnior, mas não só
19 Mar 2026 | 15:19
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
24 Abr 2024 | 12:27 |
Rúben Amorim tem sido alvo, perante o desempenho que tem mostrado no Sporting, de propostas de diversos emblemas internacionais. André Pinotes Batista comentou, num artigo para o jornal ‘Record’, a possível transferência do técnico dos leões. “Nas asas de Amorim voámos e, no dia em que – muito justamente – mude de ninho com voo mais alto, nas asas do trabalho estrutural em curso continuaremos a voar. Afinal de contas, num bom projeto todos estão mais próximos de vencer”, lançou.
Foi com estas palavras que Pinotes Batista, terminou, esta quarta-feira, a coluna da publicação desportiva onde escreve. Ao longo do texto, o conhecido adepto do Sporting desfez-se em elogios ao técnico de Alvalade. “Transpor em letra de artigo o enormíssimo sucesso alcançado por Rúben Amorim aos comandos técnicos do Sporting é, hoje, tão difícil quanto improvável foi, em março de 2020, crer no profético “e se corre bem?” com que se apresentou”, começou por escrever.
Pinotes Batista prosseguiu: “Volvidos três anos e quatro títulos, aos quais se poderão somar – brevemente - mais um Campeonato Nacional e uma Taça de Portugal, é notório o contributo decisivo, prestado pelo jovem timoneiro, no recolocar do Sporting no lugar de competitividade que a sua história merece, o desfazer da crónica tentação de que, no Sporting, tudo o que podia correr mal – e até o que não podia acabava invariavelmente em trágico desfecho”, rematou, em elogios a Rúben Amorim.
O deputado debruçou-se então sobre o assunto na ordem do dia – o voo de Amorim para reunião com o West Ham, introduzindo o tema com algum contexto. “Após meses de tentativas de desestabilização externa, em torno do seu futuro, em conferência de imprensa de antevisão do embate contra o Gil Vicente, o treinador leonino rematou – com assertividade – a certeza de que, enquanto o clube estivesse em disputa competitiva, não existiriam consigo nem entrevistas, nem acordos.”
André Pinotes Batista continuou, acerca do recente acontecimento que deixou os adeptos do Sporting perplexos, a menos de uma semana do clássico no Porto: “Neste contexto, a deslocação inesperada, a Londres, na companhia do seu agente, semeou perplexidade nos milhões de sportinguistas que têm apelado à sua continuidade. Se é indisfarçável a perplexidade perante a aparente contradição e o pouco que publicamente se conhece sobre o seu futuro, é também inegável que a atração dos tubarões europeus pelo jovem prodígio treinador é não mais do que o corolário lógico do brilhantismo de um percurso que enche museus e corações”, concluiu, sobre Rúben Amorim.
Treinador dos verdes e brancos termina contrato apenas em 2027, mas a intenção da estrutura passa por dar um voto de confiança ao técnico
20 Mar 2026 | 08:52 |
O Sporting deu um passo mais firme rumo à continuidade de Rui Borges, com o arranque formal das negociações para a renovação do contrato do treinador na última quinta-feira, dia 19 de março, e já existem novidades sobre esta primeira reunião.
Nas últimas horas, houve um primeiro encontro entre responsáveis da SAD e os representantes do técnico de 44 anos. Ainda não saiu um acordo fechado, mas o mais importante deste momento inicial foi conseguido: alinhar posições e lançar bases sólidas para um entendimento que обе as partes encaram com otimismo.
Em cima da mesa estiveram pontos-chave como a duração do novo vínculo - com duas hipóteses principais a serem discutidas: prolongamento por duas temporadas ou um contrato de um ano com outro de opção - e também uma revisão salarial. Já no que toca à cláusula de rescisão, essa deverá manter-se nos 20 milhões de euros.
Recorde-se que Rui Borges tem contrato até 2027, mas a intenção de prolongar essa ligação é clara. Frederico Varandas já tomou a decisão de avançar, refletindo a confiança total no trabalho desenvolvido desde que o treinador chegou ao Sporting, em dezembro de 2024.
E os argumentos são fortes. Na época de estreia, Rui Borges conduziu a equipa ao bicampeonato e à conquista da Taça de Portugal. Esta temporada, voltou a elevar o nível competitivo, levando o Sporting aos quartos de final da Champions League e mantendo a equipa na luta pelo tricampeonato.
Outro fator decisivo é a ligação ao grupo. O treinador conquistou o balneário, e essa sintonia tem-se refletido na consistência exibicional da equipa - algo que a estrutura vê como essencial para o futuro. Faltam ainda acertar alguns detalhes, mas o processo está bem encaminhado. A expectativa é que as negociações avancem nas próximas semanas e que o acordo possa ficar fechado antes do final da temporada.
Clube de Alvalade ganha novas soluções numa fase decisiva da época e há motivos para equipa acreditar em conquista de títulos
19 Mar 2026 | 17:03 |
O Sporting entra na fase mais crítica da temporada com boas notícias para Rui Borges. Apesar das lesões que marcaram os últimos meses, o treinador leonino vê agora o plantel ganhar uma nova vida com vários regressos e soluções que podem fazer a diferença na luta por todos os objetivos.
Depois da intensa eliminatória europeia com o Bodo/Glimt, a equipa mostrou não só capacidade de superação, mas também profundidade no plantel. Eduardo Quaresma foi um dos destaques, mostrando segurança defensiva e afirmando-se como uma alternativa sólida na rotação para os jogos decisivos que se aproximam.
Também Zeno Debast regressou em bom plano após longa paragem, acrescentando qualidade na construção de jogo e versatilidade tática. Já Nuno Santos é outro 'reforço' de peso, regressando após uma recuperação longa e provando que pode ser opção tanto para a defesa como para o ataque.
No meio-campo, Daniel Bragança volta a ganhar ritmo competitivo e já começa a justificar a confiança com golos e influência no jogo. Na frente, o jovem Rafael Nel surge como surpresa agradável, aproveitando oportunidades e mostrou faro de golo num momento em que a equipa precisa de alternativas frescas.
Por fim, Geovany Quenda está cada vez mais perto de regressar à competição, podendo tornar-se numa arma importante para o ataque na reta final. Com estas 'novas' opções, Rui Borges ganha margem para gerir o desgaste e atacar com ambição todas as frentes até ao final da época.
Atleta do Clube de Alvalade somou minutos contra o Bodo/Glimt e ficou de fora das opções do seu selecionador, que justificou a sua ausência
19 Mar 2026 | 16:34 |
Hidemasa Morita ficou de fora dos convocados do Japão para os duelos contra Escócia e Inglaterra, a 28 e 31 de março, respetivamente. A convocatória elaborada por Hajime Moriyasu inclui 28 atletas. O selecionador justificou a sua ausência.
Hajime Moriyasu: "Quando olhamos para as opções"
"Quando olhamos para as opções para o meio-campo, temos jogadores como o Daichi Kamada (Lazio), Kaishu Sano (Mainz), Ao Tanaka (Leeds) ou Joel Fujita (St. Pauli), que competem nas cinco principais ligas europeias e estão em boa condição física", disse.
O selecionador ainda deu outro motivo. "Neste estágio optámos por avaliar o equilíbrio geral do plantel e dar espaço à concorrência. Considero que 28 nomes é o número adequado para este estágio. O meu objetivo é que o maior número possível de jogadores conheça os nossos conceitos", falou.
Hajime Moriyasu: "Não ficaria deslocado da seleção"
Contudo, Hajime Moriyasu revelou que conta com o atleta de 30 anos para os próximos compromissos, devendo estar presente no Mundial. "O Morita é um jogador que não ficaria deslocado na seleção. Sabemos que foi peça fulcral na qualificação para o Mundial. Contudo, temos de promover a competitividade interna", revelou.
O timoneiro nipónico assistiu à goleada do Sporting diante do Bodo/Glimt e, consequentemente, à exibição de Hidemasa Morita. "Tanto eu como a minha equipa técnica acompanhamos o desempenho do Morita jornada após jornada. Atualmente, ele e o Hiroki Ito (Bayern Munique) são os únicos japoneses ainda em prova na Liga dos Campeões. Vimos o Morita jogar cerca de 70 minutos contra o Bodo/Glimt. Estamos perfeitamente cientes do seu rendimento e que atua numa boa equipa", expressou.
Trincão mete Sporting nas bocas da Europa e já bate de frente com Vinícius Júnior, mas não só
19 Mar 2026 | 15:19
Rui Borges no topo! Treinador do Sporting merece grande destaque: "É o nosso maior embaixador"
19 Mar 2026 | 13:52
Transfermarkt atualiza valores e há dois tombos dos grandes no Sporting
19 Mar 2026 | 14:18