Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0O Sporting voltou a ser protagonista na janela de transferências, desta vez ao disputar o lateral-direito Andrés García, mas acabou por não conseguir assegurar a contratação do jovem espanhol, que reforça o Aston Villa. O clube de Alvalade estava na corrida pelo jogador, mas o oitavo classificado da Premier League acabou por levar a melhor, assegurando um dos laterais mais promissores da atualidade, uma decisão que deixa os leões a precisar de novas opções para a posição.
Andrés García, de 21 anos, deixa o Levante, da segunda divisão espanhola, para ingressar no Aston Villa, num negócio que, segundo a imprensa de Valência, envolve sete milhões de euros fixos, mais 2,25 milhões em variáveis. O Levante, por sua vez, garantiu 15% de uma futura venda do jogador. O Sporting também apresentou uma proposta semelhante, mas com condições de pagamento menos vantajosas, o que pode ter pesado na decisão final.
O jovem defesa espanhol destacou-se pelo Levante nesta época, com 23 jogos, três golos e três assistências, sendo uma das figuras de uma equipa que ocupa a quinta posição da LaLiga 2. O seu desempenho não passou despercebido, despertando o interesse de vários clubes, incluindo o Sporting, que pretendia reforçar a lateral direita com um atleta jovem, mas já com provas dadas em competições profissionais.
O Aston Villa, comandado pelo compatriota Unai Emery, acabou por convencer o jogador, oferecendo-lhe a possibilidade de competir na Premier League, uma das ligas mais mediáticas do mundo. García terá agora a oportunidade de se afirmar num contexto altamente competitivo, enquanto o Sporting volta ao mercado em busca de soluções para uma posição que tem sido difícil de reforçar.
Esta transferência reflete a crescente dificuldade dos clubes portugueses em competir financeiramente com os emblemas ingleses, mesmo quando apresentam propostas semelhantes. Ainda assim, o Sporting mantém-se atento a outras possibilidades e procura colmatar as lacunas no plantel para enfrentar os desafios que restam na época.
Comentador desportivo da Sport Tv, e cronista do Jornal 'O Jogo', avalia na sua crónica prestação de jogador da equipa Leonina
|
0Luis Freitas Lobo , conhecido comentador da Sport Tv e cronista do jornal 'O Jogo', na sua crónica Planeta do Futebol, faz a sua análise sobre a exibição de Zeno Debast, como médio centro, em Vila do Conde.
O jogador Belga de 21 anos foi contratado para central, numa equipa que jogava com três centrais com Ruben Amorim. Porém a defesa a dois de Rui Borges, aliada à onda de lesões de jogadores no setor meio campista, levou o técnico leonino a colocar Debast numa posição diferente.
Para Freitas Lobo, foi uma surpresa Debast jogar naquela posição: "De início, pensei que a solução mais natural, fosse Gonçalo Inácio a jogar a médio, mas mal começou o jogo, viu-se que a opção era colocar Debast nessa posição, ao lado de Hjulmand".
No passado sábado, dia 18 de janeiro, frente à equipa do Rio Ave, Zeno Debast constou mesmo no onze inicial, com Daniel Bragança e Hidemasa Morita no banco, embora recém recuperados de lesões, mas também com João Simões, que tinha sido titular frente ao Benfica - este sem qualquer informação de alguma lesão.
Houve quem pensasse que, olhando para o 11 inicial, com o regresso de Gonçalo Inácio às escolhas de Rui Borges, e tendo ele já feito a posição de trinco em recurso com Amorim , que fosse ele a ocupar essa posição ao lado do capitão Morten Hjulmand
Luís Freitas Lobo está confiante que a opção Debast constitui uma mais valia para Rui Borges: "Debast pode ser um dos melhores em campo mesmo numa 'casa tática' que não é sua", concluiu o jornalista a sua reflexão.
Treinador português, que fez parte dos quadros do Sporting durante vários anos, vai tendo algumas dificuldades na adaptação ao futebol inglês
|
0Ruben Amorim não tem tido vida fácil desde que rumou a Inglaterra, proveniente do Sporting, para reforçar o Manchester United. O treinador português voltou a somar uma derrota, no passado domingo, dia 19 de janeiro, por 3-1, frente ao Brighton. No final do jogo, segundo relatos da imprensa britânica, o técnico dos Red Devils não terá sido nada brando com os seus jogadores - tal como já tinha acontecido com Bruno Fernandes.
Segundo conta o 'The Athletic', publicação inglesa com enfoque no futebol, a 'dura' de Ruben Amorim aos seus atletas, no final da partida que terminou com derrota, foi tão intensa, que o treinador terá inclusive partida uma televisão do balneário no calor do momento.
O treinador português costuma, normalmente, analisar o jogo apenas no dia a seguir ao encontro, de modo a obter maior distanciamento e fazer uma análise mais a frio. No entanto, a mudança de abordagem terá deixado muitos jogadores chocados, e está até a merecer comparações com os métodos de Sir Alex Fergurson - lenda do Manchester United que treinou o clube durante 25 anos, conquistando múltiplos títulos e construindo algumas das mais celebradas equipas da história do futebol mundial.
Estas novas informações complementam algumas notícias que vieram a público na passada segunda feira, dia 20 de janeiro, que davam conta do ralhete de Ruben Amorim no balneário dos Red Devils, que teria sido tão intenso que alguns jogadores do clube de Old Trafford chegaram até a deixar cair algumas lágrimas.
Relembrar que o Manchester United não tem a vida fácil na Premier League esta temporada. Um início de ano difícil, que Ruben Amorim ainda não conseguiu reverter, deixa os jogadores do clube inglês em 13º. lugar da Liga Inglesa, com 26 pontos somados em 22 partidas disputadas.
Equipa verde e branca empatou esta manhã, dia 21 de janeiro, contra o Future Falcons, a contar para a fase de grupos da Al Abtal Cup
|
0A equipa de juniores do Sporting empatou 0-0 com o Future Falcons na terça-feira, dia 21 de janeiro, na 3.ª jornada da fase de grupos da Al Abtal Cup. Apesar de não ter conseguido os três pontos, o Sporting mantém-se invicto na competição.
Atualmente, o Sporting ocupa o 2.º lugar do Grupo B, com 5 pontos, ficando atrás do Future Falcons, que lidera o grupo. Neste grupo, além dos leões, também estão presentes clubes de renome como o Ajax da Holanda, o Barcelona e o Leganés de Espanha, assim como o Slavia de Praga da Chéquia.
A equipa apresentada na partida pelo emblema verde e branco foi composta por: Afonso Redondo, Francisco Cabeçana, Mário Almeida, Alexandre Rosado, João Rijo, Rodrigo Nogueira, Sandro Ferreira, Martim Almeida, Manuel Costa, Leonardo Varela e Vítor Conceição.
Recorde-se que o Sporting venceu esta competição em 2022, derrotando o Dínamo Zagreb nas grandes penalidades (4-1), após um empate sem golos no tempo regulamentar. Na decisão por penáltis, Marco Cruz, Tiago Augusto, Isnaba Mané e Emanuel Fernandes marcaram para os leões.
A Al Abtal International Cup é um torneio de futebol sub-19, criado em 2021 e promovido pela Federação Saudita de Futebol e pelo Ministério do Desporto da Arábia Saudita, com o objetivo de desenvolver jovens talentos num ambiente altamente competitivo.