
Futebol
Rui Borges troca voltas a jogador do Sporting: Saída pode ser em janeiro
11 Out 2025 | 12:45
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
09 Mar 2024 | 11:17 |
À conversa com o jornal 'A BOLA', Ricardo Pereira, ex-guarda-redes do Sporting e atual treinador de guarda-redes do Valladolid, discutiu a fase de construção que tem início com o guarda-redes, usando como exemplo o último golo marcado pelo Sporting frente à Atalanta.
"Vejo no Sporting um modelo muito bem trabalhado, que estava a ser feito pelo Adán. É muito claro o que o Sporting faz e o que pretende do seu guarda-redes: que encontre um homem livre de forma direta ou indireta, com um terceiro homem, um médio, que vai buscar a bola para a transição.", começa por dizer.
"O Sporting aposta bem na bola batida no ponta de lança, que não seja a cair na sua frente, de modo que a possa rececionar e depois rematar. São movimentos muito bem identificados, tal como os movimentos do guarda-redes quando salta na presença com um ou dois jogadores, algo que vejo o Franco Israel a fazer bem. Parar a bola de sola e esperar para eliminar a primeira linha de pressão.", prossegue:
"Há uma capacidade de decisão muito acima da média face ao tempo de reação. É fruto do trabalho com os guarda-redes incluídos no processo de treino. As características de cada um pode potenciar a que a equipa saia melhor, o Adán tem mais experiência, mas o Franco Israel tem talento, à vontade e coragem. Acredito que de jogo para jogo o vá fazendo melhor, já teve três testes interessantes pela frente, com o da Atalanta a ser de fogo, e foi encontrando respostas.", afirmou Ricardo.
Quanto à estratégia da equipa em poder jogar com o guarda-redes quase como um central, Pereira diz: "O que vemos no Sporting, e noutras grandes equipas do Mundo, é atacar com onze. Permite a construção a três, ao contrário do passado em que tinha de baixar um médio. Com o guarda-redes a construir no meio de dois centrais fica mais difícil para o adversário numa pressão com dois, porque quem ataca fica em superioridade 3x2."
"É assim o modelo do Sporting e há até quem faça outra coisa, como aconteceu na minha passagem pelo Equador, no Independiente del Valle, em que usávamos o guarda-redes como central. Tem sempre que ver com o modelo de jogo, mas o guarda-redes é uma mais-valia quando assume esta construção, está envolvido, sabe posicionar-se e tem visão de jogo, permite quebrar uma ou outra linha de pressão, com o adversário a ficar logo com quatro ou cinco jogadores para trás.", conclui.
Estrutura tem tudo acordado com futebolista de Rui Borges para prolongar o vínculo por mais três épocas, com direito a aumento salarial
11 Out 2025 | 13:43 |
O Sporting tem tudo acordado com Ousmane Diomande para a renovação contratual do defesa. Afastado dos relvados desde a primeira jornada da Liga Portugal Betclic, devido a lesão, o 'camisola 26' vai regressar diante do Paços de Ferreira, na Taça de Portugal.
Segundo informação avançada pelo jornal A Bola, o costa-marfinense vai estender a ligação ao Clube de Alvalade por mais três anos. Diomande tem vínculo até 2027 e vai prolongar o contrato até 2030, recebendo também uma revisão salarial.
A cláusula de rescisão irá continuar nos 80 milhões de euros, mas o central passará a auferir um ordenado mais condizente com a expressão que tem tido no plantel do Sporting, desde que foi contratado ao Midtjylland no mercado de inverno de 2022/23.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Ousmane Diomande – avaliado em 45 milhões de euros – participou em duas partidas. O central internacional pela Costa do Marfim foi titular na Supertaça Cândido de Oliveira, cumprindo 68 minutos diante do Benfica, e ainda frente ao Casa Pia, estando em campo 58', antes de se lesionar.
O Sporting volta a entrar em campo apenas no sábado, dia 18 de outubro, frente ao Paços de Ferreira. O encontro, a contar para a terceira eliminatória da Taça de Portugal, diante da turma liderada por Filipe Cândido, jogar-se-á no Estádio Capital do Móvel, às 20h15.
Antigo jogador dos verdes e brancos aconselha leões a segurar futebolista "durante muitos anos", mas crê ser difícil resistir ao mercado
11 Out 2025 | 13:29 |
Tonel acredita que Gonçalo Inácio pode sair do Sporting. Apesar de aconselhar os leões a manterem o central "durante muitos anos", o antigo defesa dos leões crê que, dado o recente interesse do Barcelona, é possível que o 'camisola 25' dixe Alvalade.
Tonel: "Inácio é um dos pilares da equipa do Sporting"
"É um dos pilares da equipa do Sporting. Um jogador que tem vindo a melhorar, a crescer. Está melhor hoje do que estava há um ano, meio ano. Se continuar com esta evolução que tem tido nos últimos anos, pode chegar a um nível mais alto. Já está num nível fantástico, mas pode ir para outras ligas mais competitivas. É cada vez mais maduro com e sem bola. As melhorias são mais visíveis sem bola, porque com bola é um jogador que sempre ligou muito bem no jogo, por dentro, no passe interior, que decide bem, tem um bom passe médio e longo", disse, ao jornal A Bola.
Para Tonel, Inácio "sem bola, está a melhorar muito", o que se traduz numa melhor coordenação da defensiva vede e branca: "Está muito sereno, muito concentrado, muito confiante. Nesta altura, não tenho dúvidas de que é um dos pilares da equipa".
Tonel: "Acho que para o Sporting seria benéfico manter o Gonçalo durante muitos anos"
"Acho que para o Sporting seria benéfico manter o Gonçalo durante muitos anos, até para ter uma identidade, é português, formado no clube, seria líder, imagem forte do clube. Mas hoje em dia o dinheiro fala muito alto e se aparecer proposta a bater a cláusula, acredito que queira experimentar outra coisa e também subir substancialmente o salário. Barcelona? Olhando o aspeto desportivo acho que no campeonato o Gonçalo se identificava muito bem. Comparando com Inglaterra, acho que encaixava melhor na La Liga", atirou, sobre o interesse dos catalães.
Neste arranque de temporada 2025/26, Gonçalo Inácio - avaliado em 45 milhões de euros - é um dos totalistas na equipa do Sporting. O defesa central verde e branco soma 990 minutos em 11 jogos, nos quais já conseguiu fazer duas assistências para golo.
Substituto de Hugo Viana em Alvalade já tem alvos definidos para janeiro e plantel orientado por Rui Borges irá receber caras novas
11 Out 2025 | 13:11 |
Yeremay Hernández continua a ser desejo do Sporting. Bernardo Palmeiro, diretor do futebol do Sporting, continua em contacto com o Deportivo e tenciona voltar a negociar o passe do extremo espanhol no mercado de inverno, tendo já outros nomes como segunda opção.
Segundo informação avançada pelo jornal Record, o Sporting sabe que a fasquia por Yeremay está no limite mínimo de 30 milhões de euros. Além do mais, os galegos estão a lutar pela subida à La Liga e o avançado tem um pacto que o impede de sair.
No entanto, a SAD liderada por Frederico Varandas voltará à carga, garantindo a mesma fonte que, caso falhe novamente a contratação de Yeremay Hernández, a estrutura verde e branca já tem alternativas em mente para o plantel de Rui Borges.
Certo é que o Sporting vai movimentar-se durante a próxima janela de transferências de janeiro, de forma a contratar um extremo desequilibrador. Alisson Santos tem sido uma agradável surpresa, mas o Clube de Alvalade vai reforçar a equipa.
De relembrar, que o extremo do país vizinho vem de uma temporada oficial muito produtiva em termos ofensivos. Esta época, o futebolista - avaliado em 15 milhões de euros - já leva três golos em oito encontros oficiais pelo conjunto d'A Corunha, que ocupa o primeiro lugar da segunda liga espanhola.