
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
A Arábia Saudita, de Roberto Mancini, voltou a realizar um duelo amigável, esta sexta-feira, dia 13 de outubro, diante da Nigéria, de José Peseiro, e empatou a duas bolas frente à turma liderada pelo antigo treinador do Sporting.
Após uma primeira parte sem golos, os árabes colocaram-se na frente do marcador, através de Al Faraj, em cima da hora de jogo, mas acabariam por sofrer... a reviravolta. Os nigerianos responderam, beneficiando de um autogolo de Amri (73'), completando a remontada no placard por intermédio de Kelechi Iheanacho, aos 81 minutos.
Contudo, já no último lance do jogo, aos 90+10 minutos, os sauditas conseguiriam chegar ao empate, por intermédio de Kanno. Desta forma, Roberto Mancini evita a terceira derrota consecutiva e soma o primeiro empate.
Já José Peseiro conta com duas passagens como treinador principal do Sporting (2004 a 2006 e 2018). Contratado por Dias da Cunha, o técnico somou 63 jogos e 34 vitórias entre 2004 e 2006 em Alvalade, tendo alcançado uma final da Taça UEFA e um terceiro lugar no Campeonato Nacional.
Na sua segunda passagem pelos leões, em julho de 2018, José Peseiro, contratado pela Comissão de Gestão liderada por Artur Torres Pereira, com Sousa Cintra na SAD, foi despedido em outubro por Frederico Varadas. Em 14 jogos, venceu por nove ocasiões, empatou uma e perdeu por quatro vezes.
Dirigentes do emblema verde e branco já terão mesmo realizado os primeiros contactos com o clube argentino para conhecer valores pretendidos
|
O Sporting pensa em avançar para a contratação de Tiago Palacios, extremo uruguaio. O Clube de Alvalade abordou o Estudiantes para analisar a possibilidade de trazer o jogador de 24 anos, que também é seguido também por outros clubes europeus.
A informação é avançada por Uriel Lugt, jornalista argentino especializado em assuntos relacionados com o mercado de transferências. Os dirigentes do Sporting já terão mesmo realizado os primeiros contactos com o clube argentino, tendo em vista a eventual transferência do atleta.
A cumprir a segunda temporada no Estudiantes, o extremo – avaliado em 3,5 milhões de euros - soma, em 2025, 23 jogos, seis golos e quatro assistências, ao serviço do clube argentino. Em 2024, Tiago Palacios assinou sete remates certeiros e oito passes para golo, em 43 partidas disputadas pelo emblema de La Plata, tendo conquistado uma Taça da Liga e uma Supertaça da Argentina.
Vale lembrar que o Sporting já assegurou a contratação de um extremo, para a próxima temporada. Alisson Santos, contratado aos brasileiros do Vitória, a troco de 2,1 milhões de euros, vai reforçar as opções de Rui Borges, em 2025/26, sendo que já treina há alguns meses, na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, depois de deixar a União de Leiria.
O Sporting está também no mercado há procura de um reforço para a frente de ataque, tendo em conta a possível saída de Viktor Gyokeres. Nesta altura, o alvo prioritário é Luis Suárez, atacante que atua no Almería. Os primeiros contactos entre os clubes já se realizaram e Frederico Varandas definiu que os leões não vão ultrapassar a fasquia dos 25 milhões de euros na proposta pelo atleta.
Diretor desportivo do clube afirmou publicamente que objetivo é contratar “um jogador que faça a diferença, que ajude a equipa a dar um passo em frente"
|
O Milan está interessado em Viktor Gyokeres. Massimiliano Allegri, novo treinador da turma italiana, sonha com a contratação do ponta de lança do Sporting já nesta janela de transferências, mas sabe que terá de abrir os cordões à bolsa pelo goleador sueco.
O jornal italiano La Gazzetta dello Sport elaborou uma extensa lista de avançados que apresentam o perfil desejado pelos dirigentes do Milan para concorrer com Santiago Giménez, o habitual titular da equipa transalpina. Igli Tare, diretor desportivo do clube italiano, já afirmou publicamente que o objetivo é contratar “um jogador que faça a diferença, que ajude a equipa a dar um passo em frente”.
Neste sentido, Gyokeres é o “sonho” dos responsáveis do Milan, embora o elevado valor exigido pelo Sporting para aceitar a saída do atleta seja incomportável para o clube italiano. O referido jornal escreve mesmo que "seria necessário um milagre" para os ‘rossoneri’ garantirem a contratação do goleador internacional sueco – que pode reencontrar Ruben Amorim, no Manchester United.
De resto, o Milan estuda outras alternativas para o reforço do setor ofensivo, com destaque para avançados que atuam no futebol italiano, tais como Mateo Retegui (Atalanta), Dusan Vlahovic (Juventus), Artem Dovbyk (Roma) e Lorenzo Lucca (Udinese). A lista apresentada pela Gazzetta dello Sport inclui ainda outros atletas, nomeadamente Victor Boniface (Bayer Leverkusen), Dominic Solanke (Tottenham), Alexandre Sorloth (Atlético Madrid), Vangelis Pavlidis (Benfica) e Samu (Porto).
Vale lembrar que, em 2024/25, Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – participou em 52 encontros, ao serviço do Sporting: 33 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, sete na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.250 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 54 golos e fez 13 assistências.
Antigo treinador do emblema verde e branco foi sondado por André Villas-Boas como possível sucessor de Martín Anselmi no comando dos dragões
|
Carlos Carvalhal, antigo treinador do Sporting, foi sondado pelo Porto como possível sucessor de Martín Anselmi no comando técnico dos dragões. Ainda sem decisão oficial sobre a continuidade do treinador argentino, a SAD portista tem explorado alternativas, numa altura em que a saída do argentino continua em cima da mesa.
De acordo com informação avançada pelo jornalista Rui Santos na CNN Portugal, o ex treinador dos leões é uma das hipóteses em cima da mesa. O português de 59 anos, encontra-se livre depois de terminar a sua ligação ao Braga. O comentador refere, ainda assim, que Francesco Farioli é o plano A de André Villas-Boas.
“Francesco Farioli está na linha da frente, numa posição muito boa para ser o próximo treinador do Porto”, afirmou Rui Santos. "Estamos perante um treinador muito parecido com Martín Anselmi", avisou, destacando, ainda assim, uma diferença: Farioli "tem experiência europeia", nomeadamente no Nice (França) e Ajax (Países Baixos).
Apesar disso, Carlos Carvalhal, que já passou por clubes como Olympiacos, Celta de Vigo, Braga, Rio Ave e Swansea, conhece bem o futebol nacional e poderá representar uma opção de continuidade com experiência no panorama português, apesar de não ser a escolha inicial.
De recordar que Carlos Carvalhal treinou o Sporting durante a temporada desportiva de 2009/10. Em 33 jogos, alcançou a vitória em 16 encontros, terminado o Campeonato Nacional na quarta posição. O técnico orientou jogadores como Rui Patrício, João Pereira ou Liedson.