Futebol
Sporting ultrapassa obstáculos por Pedro Lima e já há data para apresentação
20 Mai 2026 | 12:15
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
08 Fev 2024 | 17:08 |
Na quarta-feira, o Sporting derrotou o União de Leiria por 3-0, com golos marcados por Viktor Gyokeres aos 32' e 74', e por Pedro Gonçalves aos 37'. No confronto dos quartos de final da Taça de Portugal, a equipa de Rúben Amorim dominou o jogo e obteve uma vitória tranquila e merecida. No fim da partida Pedro Empis, partilhou a sua experiência de defrontar os leões.
Empis, lateral-esquerdo da União de Leiria, teve a difícil missão de enfrentar Catamo, Gyökeres e Trincão durante o jogo contra o Sporting, e como previa, não foi tarefa fáci: "É igual ao que parece... Na televisão dá para ver a qualidade deles, correspondeu às expectativas. Já sabia que ia ser assim", afirmou o jogador formado no Sporting, em declarações à Sport TV. "Foi especial, no sentido de ter sido um grande. Queremos é jogar estes jogos, com estádio cheio".
Apesar da derrota por 3-0, Empis elogiou a exibição dos leirienses, mas expressou um lamento: "Notou-se desde o início, aceleram muito o jogo com muita qualidade individual. Batemo-nos bem na primeira parte, eles desbloquearam na bola parada e ficou mais difícil."
"No início da segunda parte tivemos duas oportunidades, mas o Sporting teve mérito depois e no resto do jogo. Se marcássemos ganhávamos mais confiança para jogar e ter a bola. Faltou um pouco isso: mas também pressionar mais o Sporting e deixá-los desconfortáveis", explicou, por fim.
Com a vitória frente ao União de Leiria – a 25.ª em 32 jogos na presente temporada –, o Sporting garante um lugar nas meias-finais da Taça de Portugal, onde não marcava presença desde a época 2021/22, tendo sido eliminado pelo Porto. Os leões terão pela frente – numa eliminatória a duas mãos e que se disputará a 28 de fevereiro e 3 de abril – o vencedor da partida entre o Vizela e o Benfica.
Quanto à Liga Portugal Betclic, o Sporting volta a entrar em ação no próximo domingo, 11 de fevereiro, às 18h00, na receção ao Braga, no Estádio José Alvalade, em jogo relativo à 21.ª jornada do Campeonato Nacional. Os verdes e brancos vão tentar somar os três pontos e regressar à liderança da prova.
Jornalista comentou o possível futuro do internacional português no Clube de Alvalade, podendo regressar aos leões 4 anos depois
20 Mai 2026 | 14:02 |
O Sporting continua a sonhar com o regresso de João Palhinha a Alvalade e já trabalha nos bastidores para tentar concretizar uma das operações mais ambiciosas do próximo mercado de verão. Paulo Cunha defende que ele seria peça fundamental para Rui Borges.
Paulo Cunha: "Seria Palhinha e mais dez neste Sporting"
"Apesar das épocas serem longas, penso que seria Palhinha e mais dez neste Sporting. É um jogador que já conhece e teve sucesso no Clube, permitiu ao Sporting um grande encaixe financeiro ,quando saiu há uns anos, e ,com a saída de Morten Hjulmand e Hidemasa Morita, o Sporting vai precisar de reformular o meio-campo. Seria um grande reforço", começou por dizer, à BOLA TV.
O jornalista do mesmo órgão comunicacional reforça que a vontade do atleta pode fazer a diferença. "Há um fator importante que é a vontade do jogador de Palhinha regressar a Portugal. O Sporting também tem capacidade para investir e tem a necessidade de um médio com estas características. Estão todos a remar para o mesmo lado", falou.
Apesar dos rumores, de acordo com o nosso exclusivo, o regresso do trinco de 30 anos ao Sporting é, nesta altura, um cenário praticamente impossível. Os valores envolvidos na situação do internacional português afastam, para já, qualquer hipótese real de entendimento entre todas as partes.
Na equipa principal do Sporting, João Palhinha esteve presente num total de 95 encontros, tendo marcado sete golos. Pelo Clube de Alvalade, o internacional português sagrou-se campeão nacional e venceu a Taça da Liga, em 2020/21, e conquistou ainda a Supertaça, na época seguinte. No verão de 2022, o médio foi vendido aos ingleses do Fulham, numa transferência que rendeu 22 milhões de euros aos cofres dos leões.
Lateral associado aos leões volta a marcar presença num lote de escolhas que mistura várias figuras conhecidas do futebol português
20 Mai 2026 | 13:38 |
A seleção da Grécia já definiu os convocados para os particulares de preparação marcados para o início de junho, com Georgios Vagiannidis, lateral direito do Sporting, a voltar a integrar as escolhas do selecionador sérvio Ivan Jovanovic.
O defesa direito - que não vai sair do Sporting por empréstimo - surge numa lista onde também se destaca Vangelis Pavlidis, avançado do Benfica, além de Andreas Ntoi, médio que atua no Rio Ave, numa convocatória que mantém várias figuras com ligação ao futebol português. Entre os nomes chamados destaca-se ainda Odysseas Vlachodimos, antigo guarda-redes do Benfica, que mantém a sua presença regular na seleção helénica.
A Grécia, que não conseguiu garantir presença no Mundial 2026, vai medir forças com a Suécia e a Itália nos dias 4 e 7 de junho, respetivamente, aproveitando esta janela internacional para testar soluções antes do período de férias dos jogadores.
Em sentido contrário, Fotis Ioannidis, avançado do Sporting que atravessa um período de recuperação física, acabou por ficar de fora desta convocatória, sendo uma das ausências mais notadas na lista final divulgada pela federação grega.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Georgios Vagiannidis - avaliado em 11 milhões de euros - participou em 31 partidas. O lateral dos verdes e brancos disputou um total de 1.785 minutos, nos quais conseguiu fazer sete assistências para os companheiros.
Médio associado ao Clube de Alvalade acabou ultrapassado nas escolhas para o Mundial e há factores que podem explicar a decisão da Seleção Nacional
20 Mai 2026 | 12:34 |
João Palhinha foi uma das grandes ausências da convocatória de Portugal para o Mundial 2026 e a decisão de Roberto Martínez está a gerar enorme discussão entre os adeptos da Seleção Nacional. O médio do Tottenham, apontado ao Sporting para a próxima temporada, acabou ultrapassado por Samu Costa na luta por uma vaga no meio-campo português.
O selecionador nacional justificou a escolha com o impacto deixado pelo jogador do Maiorca nos particulares realizados em março. Roberto Martínez destacou "a energia, a garra e o aspeto tático" demonstrados pelo médio de 25 anos, considerando que o perfil encaixa perfeitamente no que Portugal procura para a competição.
Samu Costa chega ao Mundial depois da melhor temporada da carreira em termos ofensivos. O médio do Maiorca soma sete golos e duas assistências em 35 jogos, números nunca antes alcançados pelo internacional português, que também se destacou pela intensidade defensiva e pela capacidade física demonstrada ao longo da época.
Já João Palhinha viveu uma temporada mais complicada, apesar de ter registado seis golos e duas assistências em 43 encontros pelo Tottenham. Emprestado pelo Bayern Munique aos "Spurs", o antigo médio do Sporting foi elogiado publicamente por Roberto De Zerbi, que assumiu querer continuar a contar com o internacional português na próxima época.
Apesar da exclusão do Mundial, os números mostram um duelo equilibrado entre os dois médios. Segundos dados da Goal Point, enquanto Samu Costa leva vantagem no jogo aéreo e nos passes progressivos, João Palhinha continua a destacar-se pela eficácia no desarme, apresentando impressionantes 72% de sucesso nas tentativas realizadas esta temporada, tem maior taxa de passes certos (84%) e mais ações defensivas no terço intermediário (3,6 por jogo) .
Recorde a última vez que Palhinha visitou Alvalade:
Sporting ultrapassa obstáculos por Pedro Lima e já há data para apresentação
20 Mai 2026 | 12:15
Sporting propõe mão pesada para quem atacar árbitros em Portugal, mas não só
20 Mai 2026 | 11:52
Se Aston Villa não ajudar, Sporting já sabe quem pode enfrentar na Champions e há nomes de peso
20 Mai 2026 | 11:26