Futebol
Maria Botelho Moniz, adepta do Sporting, desabafa no Instagram: "Não tinha saudades disto"
0
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Filipe Çelikkaya está há quatro temporadas seguidas no Sporting e desde que chegou que o lugar a que está mais habituado é o de treinador principal da equipa B dos leões, apesar de ainda na época passada ter orientado os sub-19 na UEFA Youth League (saiba mais AQUI). Durante a caminhada, tem sido um verdadeiro 'abono de família' para a seleção nacional.
A ideologia principal que está neste momento imposta no clube é a de que a equipa B serve necessariamente para passar jogadores para o plantel principal, valorizando-os, algo que Çelikkaya já se habituou a procurar. No entanto, não é só o Sporting a beneficiar do crescimento dos jovens atletas leoninos, mas também as seleções.
Na última pausa para a disputa de jogos entres países, foram onze os jogadores que se distribuíram pelas equipas de sub-19 (Rodrigo Ribeiro, Mauro Couto, Miguel Alves, Rafael Nel, Manuel Mendonça e Francisco Silva), sub-20 (David Monteiro, Marco Cruz, Lucas Anjos e Gonçalo Esteves) e de sub-21 (Dário Essugo).
Note-se que o número de selecionados podia subir para 13 caso João Muniz e Afonso Moreira, apesar de já terem voltado a treinar (saiba mais AQUI), não estivessem lesionados na altura da escolha das equipas. Jogadores que têm estado recorrentemente com a equipa A, apesar também jogares pelos bês, como o médio, Essugo, e o ponta de lança, Rodrigo Ribeiro.
O técnico treinou ainda atletas que já estão cimentados em primeiras divisões. Rafael Leão (Milan), Eduardo Quaresma (Sporting), Mateus Fernandes (emprestado ao Estoril), Renato Veiga (Basileia), Samuel Justo (emprestado ao Casa Pia) e entre outros. De sublinhar que outro grande objetivo nesta época é subir para a Liga 2, sendo que de momento, os leões ocupam o segundo lugar do grupo B da Liga 3.