
Futebol
Rui Borges sem palavras para exibição de craque no Sporting - Famalicão: "É fora do normal"
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
No passado domingo, dia 6 de outubro, o Bologna voltou a somar desaires na Serie A, ao empatar, na receção ao Parma, sem um único golo no marcador. O emblema italiano, recorde-se, irá defrontar o Sporting para a Liga dos Campeões, e esta ‘maré de azar’ pode ser bom prenúncio para os leões.
Apesar das 17 tentativas de golo e dos quatro remates que ameaçaram a baliza adversária, o emblema italiano não conseguiu nenhum remate certeiro, nem agora frente ao Parma, nem no jogo antes, para a Liga dos Campeões, frente ao Liverpool (2-0). O último triunfo do Bologna remota a 22 de setembro, no duelo com o Monza.
Os italianos vão ter de tentar a sua sorte em Lisboa, deslocando-se duas vezes à capital portuguesa. Primeiro, para enfrentar o Benfica, no dia 11 de dezembro e, depois, para fazer frente ao Clube de Alvalade, a 29 de janeiro.
Vale recordar que depois dos dois jogos na competição milionária, frente ao Lille (2-0) e frente ao PSV, primeiro empate dos leões, o Clube de Alvalade irá ainda ter de enfrentar o Manchester City, dia 5 de novembro, o Sturm Graz, a 22 de outubro, o Arsenal, 26 de novembro, Club Brugge, 10 de dezembro, o Leipzig, a 22 de janeiro e, finalmente, na última jornada, o Bolonha, a 29 de janeiro,
Recorde-se que neste novo formato da Champions, as equipas que ficarem nos primeiros oito lugares da Liga dos Campeões apurar-se-ão automaticamente para os oitavos de final, enquanto as posicionadas entre o nono e 24.º postos disputarão um play-off, a duas mãos, para definir as restantes oito formações que seguem para os oitavos.
Futebolista viveu períodos conturbados com a Listada verde e branca, mas parece ter encontrado a melhor forma em Alvalade e está muito feliz
|
O Sporting venceu o Famalicão, por 3-1 - veja AQUI o resumo do jogo. Iván Fresneda abriu o marcador com 59 segundos de jogo e levou os adeptos, que ainda cantavam O Mundo Sabe Que, à loucura. No final, admitiu que o renascimento em Alvalade é "um sonho"
"Todos os jogos estão a ser importantes, sobretudo nesta fase complicada com lesões, jogadores que saíram e outros entraram, por diferentes razões, e todos são importantes todos os jogos são importantes. Vamos agora para paragem que pode ajudar a equipa, que pode ajudar alguns jogadores, como o Pote e St. Juste", disse, à SportingTV.
Questionado sobre o golo, logo a abrir o encontro, o lateral-direito espanhol não escondeu: "É um sonho, sempre me imaginei a triunfar aqui no Sporting, desde que cheguei... tive um bocadinho de sorte, naquela assistência do Trincão [risos], mas é tudo importante e estou muito feliz".
Fresneda garantiu que o caminho "é seguir a trabalhar" e, se assim for, "de certeza que vão vir mais golos". O jovem defesa deixou ainda um aviso, explicando que "agora os jogos ainda são mais importantes, perto do final da época" e, para ultrapassar as dificuldades, é importante o incansável apoio dos adeptos: "Nota-se isso até a jogar fora. Nunca tinha visto nada assim. No fim, quando estávamos a sofrer, foi muito importante", terminou.
Em 2024/25, Iván Fresneda - avaliado em 7 milhões de euros – soma 25 encontros com a Listada verde e branca. No total, o 'camisola 22' dos leões disputou 1.467 minutos, nos quais fez o gosto ao pé por três ocasiões, não tendo, para já, qualquer assistência realizada.
Jogador tem sido algo criticado pela massa associativa dos verdes e brancos, mas treinador leonino coloca água na fervura e elogia o pupilo
|
O Sporting venceu o Famalicão, por 3-1 - veja AQUI o resumo do jogo. O golo adversário surgiu de uma grande penalidade cometida por Ousmane Diomande, que não tem estado na melhor forma ao longo dos últimos jogos. Apesar de algumas críticas dos adeptos, Rui Borges ilibou o central.
"É um lance normal, não vi, deve ter sido penálti. É normal pela forma como salta. Acho que o lance do Maxi é penálti, mas o futebol é mesmo isto. Fez um grande jogo independentemente do penálti. Não vi o lance ainda com olhos de ver", começou por dizer o técnico, em conferência de imprensa.
Rui Borges admitiu que o costa-marfinense "é um central diferenciado", mas que "vai errar algumas vezes", sendo um jovem com "crescimento rápido". Para terminar, o treinador leonino fez um pedido à massa associativa dos Sporting: "Temos de o apoiar, por mais que às vezes erre. As qualidades dele são soberbas, é um central de que se vai falar durante anos".
Vale recordar que, nos últimos quatro jogos que disputou para o campeonato, o 'camisola 26' cometeu duas grandes penalidades (AVS e Famalicão) e foi expulso por duas ocasiões consecutivas (Porto e AVS), o que lhe valeu muitas críticas por parte dos adeptos.
Na presente temporada, ao serviço do Sporting Ousmane Diomande - avaliado em 40 milhões de euros - foi utilizado em 37 partidas: 24 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, duas na Taça da Liga, uma na Taça de Portugal e outra na Supertaça. O jovem de 21 anos disputou 2.958 minutos e marcou dois golos - seis desde que chegou a Alvalade, em 2022/23.
Clube de Alvalade tem possibilidade de garantir jogador a título definitivo, mas decisão será tomada em sintonia por toda a estrutura verde e branca
|
O Sporting ainda está a estudar a compra de Kauã Oliveira. Tal como revela o nosso Jornal, neste Exclusivo Leonino, os responsáveis verdes e brancos não tomaram uma decisão quanto ao futuro do médio, havendo possibilidade de não continuar em Alvalade.
Emprestado aos leões pelo Ibrachina, clube de São Paulo, o médio que brilhou na Copinha tem uma cláusula de compra no valor de 1 milhão de euros. Apesar de já ter sido utilizado por Rui Borges, fazendo a estreia no plantel principal do Sporting, os próximos meses serão cruciais.
A estrutura verde e branca irá analisar o desempenho de Kauã com a equipa B, comandada por João Pereira e, em sintonia com o antigo lateral-direito e as perspetivas de Rui Borges para o futuro, irá decidir o que fazer com o futebolista brasileiro de 21 anos, numa altura em que a SAD procura mais médios para 2025/26.
“É o momento porque treina connosco todos os dias. Nem tem tido muitos minutos na equipa B, vem de lesão grave. Mas tem-me agradado a capacidade de ter bola, tem inteligência. É uma questão de feeling. Às vezes vamos pressentindo. De qualquer das formas, feliz pela estreia. Vem à procura do sonho. Se calhar há seis meses estava na favela. Nem sei se é da favela ou não. Imagino a felicidade do miúdo. Acima de tudo é mérito dele”, disse Rui Borges, logo após a estreia do jovem, diante do Gil Vicente.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Kauã Oliveira soma nove encontros pela equipa B, nos quais disputou 155 minutos - média de 17,2 por partida - e marcou um golo. O médio esteve parado devido a uma fratura no perónio, que o obrigou a ficar de fora durante cerca de três meses. No plantel principal tem oito minutos de jogo.