Futebol
Alvo do Sporting faz assistência na vitória surpresa do Celta de Vigo sobre o Real Madrid (2-0)
08 Dez 2025 | 12:34
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
19 Mai 2025 | 10:46 |
Com a conquista do bicampeonato, garantida no passado sábado, o Sporting garantiu a presença na fase de liga da Liga dos Campeões, na próxima temporada. O Clube de Alvalade preenche a única vaga direta atribuída ao campeonato português e é a 20.ª equipa apurada para a prova milionária em 2025/26, sabendo já alguns dos emblemas que pode enfrentar e a quantia choruda que vai receber.
Nesta altura, a hipótese mais provável é o Sporting integrar o pote 3 do sorteio, que vai decorrer no próximo dia 28 de agosto. À semelhança da presente época, cada equipa vai defrontar dois adversários de cada pote, um em casa e um fora, num total de oito jogos. A primeira jornada da nova edição da competição está agendada para 16 de setembro.
Este fim de semana, além dos leões, mais três formações asseguraram presença na fase de liga da Liga dos Campeões. O Arsenal, com a vitória (1-0) frente ao Newcastle, já sabe que terminará no segundo lugar da Premier League, enquanto o Villarreal, que venceu no reduto do Barcelona (3-2), fechou as contas da quinta posição da La Liga. Por sua vez, o Galatasaray sagrou-se tricampeão da Turquia e também garantiu uma vaga na prova milionária.
Vale sublinhar que outras 18 equipas também já têm presença garantida na maior competição europeia de clubes: Barcelona, Real Madrid, Atlético de Madrid, Athletic Bilbao, Liverpool, Nápoles, Inter, Atalanta, Bayern Munique, Bayer Leverkusen, Eintracht Frankfurt, Borussia Dortmund, Paris Saint-Germain, Marselha, Mónaco, Ajax, PSV, Slavia Praga e Olympiacos.
Nos próximos dias, serão conhecidas mais seis formações diretamente apuradas para a fase de liga da Liga dos Campeões. O vencedor do Manchester United – Tottenham, referente à final da Liga Europa, também garante presença na prova milionária. De resto, mais três clubes ingleses – entre Newcastle, Chelsea, Aston Villa, Manchester City e Nottingham Forest -, um italiano – Juventus, Lazio ou Roma – e um belga - Union Saint-Gilloise ou Club Brugge – estão igualmente na luta por uma vaga direta na competição.
Ex-juiz internacional analisou alguns dos principais casos da 13.ª jornada da Liga Portugal Betclic, que teve António Nobre como um dos protagonistas
08 Dez 2025 | 17:29 |
Iturralde González analisou alguns dos principais casos da 13.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O ex-juiz internacional abordou alguns lances do dérbi entre Benfica e Sporting (1-1), nomeadamente o cartão vermelho a Gianluca Prestianni e um lance entre Morten Hjulmand e Richard Ríos, contestado por José Mourinho que, de forma indireta, referiu que o médio leonino deveria ter visto cartão amarelo. Para o especialista, nem falta era.
I. González: "Para mim nem há sequer falta"
"Para mim nem há sequer falta. Se o árbitro apita a falta, tem de admoestar o jogador do Sporting por ser um ataque prometedor e o jogador do Benfica estar em boa situação. Mas, para mim, não há falta, é apenas uma disputa de bola entre os dois jogadores e o Ríos acaba por deixar-se cair", começou por escrever no jornal 'Record'.
I. González: "É uma jogada para cartão vermelho claríssimo"
Relativamente à expulsão do jogador encarnado, Iturralde González foi taxativo: "É uma jogada para cartão vermelho claríssimo. Sem dúvida alguma. O jogador do Benfica atira-se, perde o controlo do seu corpo, entra por trás e de lado com os dois pés e pode lesionar com gravidade o seu adversário. É de manual".
O antigo árbitro diz que António Nobre tinha obrigação de ter visto o lance sem recuso ao VAR: "Uma daquelas jogadas que quase já não se vê no futebol, pois é uma entrada muito perigosa e coloca em risco a integridade do jogador do Sporting. Só não percebo como um árbitro de elite não o consegue ver, sem ter a ajuda do VAR. O árbitro deveria ter feito algo mais por ver, ele próprio, este lance", terminou.
Com o empate no dérbi eterno, os comandados de Rui Borges têm agora 32 pontos e continuam no segundo lugar da tabela classificativa da Liga Portugal Betclic. O Porto (37) está no primeiro posto com mais cinco pontos. Por outro lado, o Benfica é terceiro com 29.
Clube de Alvalade está em oitavo lugar da fase de liga da Champions, com 10 pontos somados; Já os bávaros são terceiros, com 12 pontos
08 Dez 2025 | 15:09 |
Pedro Gonçalves, Francisco Trincão e Geovany Quenda vão falhar o encontro entre Bayern de Munique e Sporting. Os dois primeiros ficam de fora devido a lesão. Quanto ao 'camisola 8', a ausência da lista de convocados será por uma questão de gestão física.
Georgios Vagiannidis, que falhou a sessão de treino desta segunda-feira, dia 8 de dezembro, segue para a Alemanha, juntamente com Flávio Gonçalves, Salvador Blopa e Eduardo Felicíssimo. O Sporting viaja para Munique às 15h00 e, ao final da tarde, Rui Borges e João Simões vão falar em conferência de imprensa para projetar o duelo.
Por outro lado, Daniel Bragança foi a grande novidade no treino do Sporting, desta segunda-feira, dia 8 de dezembro, em Alcochete. O médio, que sofreu uma lesão grave no joelho esquerdo em fevereiro, regressou ao trabalho e foi recebido pelos colegas com boa disposição (Saiba mais AQUI), apesar de ainda não estar apto.
Convocados do Sporting: Guarda-redes: Rui Silva, João Virgínia, Diego Callai; Defesas: Vagiannidis, Fresneda, Eduardo Quaresma, Diomande, Gonçalo Inácio, Matheus Reis, Ricardo Mangas, Maxi Araújo; Médios: João Simões, Daniel Bragança, Hjulmand, Kochorashvili, Eduardo Felicíssimo, Morita; Avançados: Geny Catamo, Luís Suárez, Ioannidis, Blopa, Flávio Gonçalves, Alisson, Rodrigo Ribeiro.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Pedro Gonçalves - avaliado em 30 milhões de euros - soma já 19 jogos: 13 para a Liga Portugal, quatro para a Liga dos Campeões, um para a Taça de Portugal e outro para a Supertaça. Durante os 1.484 minutos em que foi utilizado, o ‘camisola 8’ dos leões já apontou 10 golos e seis assistências.
Futebolista de 18 anos de idade saiu com queixas do dérbi frente ao Benfica da passada sexta-feira, dia 5 de dezembro e vai parar
08 Dez 2025 | 13:26 |
O Sporting perde uma peça importante para as próximas semanas. Geovany Quenda sofreu uma lesão no pé e vai falhar seguramente o encontro frente aos alemães do Bayern Munique, válido para a sexta jornada da Champions League, sendo que o cenário poderá ser agravado.
De acordo com o jornal A Bola, o jogador fará exames e os mesmos podem ditar o pior, levando o futebolista a parar por algumas semanas, deixando Rui Borges com menos uma opção. A situação fica ainda mais complicada devido à ausência de Geny Catamo, que vai estar presente na CAN.
O futebolista de 18 anos de idade saiu com queixas do dérbi frente ao Benfica da passada sexta-feira, dia 5 de dezembro. Entretanto as dores não passaram e nas últimas horas ficou a saber-se que a lesão vai obrigá-lo a ficar afastados das escolhas do técnico nos próximos jogos.
A SAD do leonina não descarta avançar para a contratação de um reforço no mercado de janeiro. O Sporting já está no terreno em busca do negócio ideal. Yeremay (Deportivo), Wesley (Al Nassr), Giannis Konstantelias (PAOK), Abde Ezzalzouli (Betis) ou Christos Tzolis (Club Brugge) são alguns dos nomes em cima da mesa.
Na presente temporada desportiva, com a camisola do Sporting, Geovany Quenda - avaliado em 45 milhões de euros - participou em 22 partidas dos leões. Nos 1.271 minutos em campo, o prodígio do Clube de Alvalade soma já cinco golos e oito assistências.
Grande golo de Quenda: